PRIMEIRA PROPOSTA DO PROJECTO DESPORTIVO E TURISTICO 1ª Secção / 2ª Secção / 3ª Secção / Prova de Perícia
PROGRAMA OFICIAL
Dia 06 de Março, sexta-feira. Jantar Enogastronomico Bairrada / Penacova – Peixinhos do rio, arroz de lampreia, doces conventuais, acompanhados com vinhos Bairrada Museu do Vinho Bairrada, pelas 20.00 horas.
Dia 07 de Março, sábado. Concentração no Anfiteatro do Vale Santo / Anadia, das 08.30 às 09.15 horas, para verificações técnicas e documentais.
- 1ª Secção / Anadia – Sever do Vouga 10.00 Horas - Partida em frente à Câmara Municipal de Anadia. 11.45 Horas – Super-especial de Sever do Vouga, na pista do Alto do Roçário ( primeira passagem ) 13.00 Horas – Almoço em Sever do Vouga.
- 2ª Secção / Sever do Vouga – Penacova 15.00 Horas - Super-especial de Sever do Vouga, na pista na pista do Alto do Roçário ( segunda passagem ) 17.30 Horas – Em frente à Câmara Municipal de Penacova 17.45 Horas – Rampa cronometrada na Portela da Oliveira / Museu do Moinho Vitorino Nemésio em Penacova. – Coffee-Break, na cafetaria do Moinho.
- 3ª Secção / Penacova - Anadia 18.30 Horas – Partida de Penacova. 20.30 / 21.30 Horas – Super-especial nocturna no Complexo Desportivo de Anadia. 21.30 Horas – Jantar na Estalagem de Sangalhos.
Dia 08 de Março, domingo. Concentração em frente ao Estádio Municipal de Anadia, pelas 10.30 Horas Prova Complementar de Perícia. - Complexo Desportivo de Anadia, das 11.00 às 12.00 horas. Visita livre ao Museu do Vinho Bairrada. Almoço, no Museu do Vinho Bairrada pelas 12.30 Horas, com entrega de prémios.
ORGANIZAÇÃO:
Direcção Técnica, Desportiva e Logística – DEMOPORTO / Clube de Desportos Motorizados do Porto. Promoção e Divulgação – CM de Anadia, CM de Penacova e CM de Sever do Vouga.
Complexo Desportivo de Anadia Carlos Neves ( Secretário do Vereador / Área de Desporto )
Os escolas do Anadia foram ao terreno do Fiães vencer por 3-2.
Segundo o treinador visitado, Nelson, "apesar dos golos de Diogo Barbosa e Miguel, o jogo ficou marcado pela fraca arbitragem que acabou por interferir no resultado em nosso prejuízo".
Na vila da Palhaça, bem perto do complexo desportivo da ADREP construiu-se uma ciclovia, onde os ciclistas podem deslocar-se com maior segurança, em família ou individualmente, realizando umas boas pedaladas. Semelhante pista também poderia ser construída aqui em Anadia, dado possuir um relevo pouco acidentado, ruas e avenidas com óptimas condições para tal, como já referi em anterior artigo, tais como a rua das Laranjeiras e acrescento a zona do Montouro, toda a área envolvente ao complexo desportivo, etc. Deste modo criavam-se mais hábitos para a prática desportiva, combatendo-se o sedentarismo que está enraizado na nossa cultura.
O Jornal da Bairrada publica esta semana uma história que é o máximo. É sobre uma porca que dorme no sofá da sala, só come comida cozinhada, adora um docinho e toma um banho por dia.
. Estas são apenas algumas das particularidades da “Joana” - uma porca com 10 meses de idade e 200 quilos de peso que o casal Ortélia Seco e Alberto Marta, da Moita, acolheu em casa, com apenas um dia de vida, já lá vai quase um ano.
No próximo dia 1 de Março entrarão em vigor os Conselhos Municipais da Juventude; esta Concelhia (por quem?) estará também representada, juntamente com as demais juventudes partidárias, associações de estudantes e associações juvenis legalmente reconhecidas e inscritas, entre outros.
. O orgão será apartidário e tomará voz activa no aconselhamento do Executivo em todas as matérias relativas a políticas de juventude, incluindo a emissão de parecer sobre o Orçamento. Apela-se a todas as associações que poderão legalmente estar representadas que escolham o seu representante de forma a que possa o orgão começar o exercício de funções quanto antes, não esperando pelo fim do prazo máximo de seis (6) meses previstos para a sua implantação.
. Deverão consultar a Lei 8/2009, de 18 de Fevereiro; a Concelhia prestará todos os esclarecimentos de que necessitem.
A Lampreia de Penacova e os Vinhos da Bairrada unem-se num Jantar Eno-Gastronómico que decorrerá no próximo dia 06 de Março, pelas 20H00, no Museu do Vinho Bairrada, em Anadia. O Arroz de Lampreia à Moda de Penacova, prato principal do Evento, será, neste Jantar, confeccionado pelo Restaurante “Côta” (Azenha do Rio – Penacova).
...
O Jantar que terá como limite de participantes 80 pessoas é uma organização conjunta da Câmara Municipal de Penacova e do Museu do Vinho Bairrada e visa a promoção de dois importantes valores gastronómicos regionais: os Vinhos da Região Demarcada Bairrada e o Arroz de Lampreia à Moda de Penacova.
Ao que tudo indica está para breve a decisão dos órgãos distritais de Aveiro sobre o candidato do PSD à presidência da Câmara de Anadia .Litério Marques ou José Manuel Ribeiro, eis a decisão?Segundo o que corre na praça pública, as pressões, junto dos elementos que compõem a distrital, têm sido mais do que muitas. Os apoiantes das duas candidaturas têm andado numa roda viva, para conseguir um lugar ao sol.É assim, a política à portuguesa. Esquemas e mais esquemas para se atingir interesses pessoais e de meia dúzia.
...
Vamos ver qual vai ser o veredicto final e as respectivas reacções.
Como é de conhecimento as obras de alargamento da ponte da Canha em Anadia prosseguem em bom ritmo. Deste modo é grande a azáfama de trabalhadores e máquinas, podendo provocar alguns momentos de paragem na circulação rodoviária, o que é compreensível. Por isso, calma, serenidade e atenção são requisitos necessários todos nós que somos condutores quando circulamos na estrada nacional 235, junto aos semáforos na Malaposta, em direcção a Sangalhos, Oliveira do Bairro e Aveiro.
Olhando atentamente para o mapa que o PSD distribuiu na Assembleia da República, facilmente se percebe que, se auto-estrada do luxo existe, ela foi lançada precisamente pelo PSD, mais precisamente pela Ministra de Estado e das Finanças de Durão Barroso, que assinou por baixo a construção da auto-estrada Porto-Oliveira de Azeméis. Provavelmente, porque o PSD achava, na altura, que essa seria a melhor maneira de servir aquelas populações. Mas, se continuarmos a olhar para o mapa, percebemos que a auto-estrada do luxo desce por aí abaixo, substituindo o IC2 (antiga EN1), entre Oliveira de Azeméis e Coimbra, eliminando, dessa maneira, uma das estradas que mais vidas ceifou nas últimas décadas - é que o IC2 está transformado numa estrada quase urbana de grande densidade de tráfego. Nesse troço, a auto-estrada do luxo vai beneficiar directamente os concelhos de Oliveira de Azeméis, Albergaria-a-Velha, Anadia e Coimbra, que de cor-de-rosa pouco têm. Mas olhemos melhor para o mapa. A partir de Coimbra, e até Tomar, a auto-estrada do luxo inclina-se para o interior e vai tirar do isolamento os seguintes concelhos: Miranda do Corvo, Penela, Ansião, Figueiró dos Vinhos, Alvaiázere, Ferreira do Zêzere e Tomar. Também eles muito pouco rosa... De Tomar para baixo, o mapa só existe ainda na cabeça dos estudiosos da São Caetano... Antes de voltar a mostrar o mapa da auto-estrada cor-de-rosa, talvez não fosse má ideia a Dr.ª Manuela falar com os autarcas dos concelhos acima mencionados. Para perceber que não, essa auto-estrada não é para viajar de Lisboa para o Porto, ou vice-versa. Essas estradas, porque de várias se trata, destinam-se a servir, em condições similares às das populações do litoral, os portugueses do interior, que já pagaram com os seus impostos as auto-estradas do litoral e ainda são obrigados a perder horas e vidas em estradas feitas para os (poucos) carros dos seus avôs.
O Carnaval começou cedo para as Instituições de Solidariedade (IPSS´s) e Misericórdias do distrito de Aveiro, que na passa quarta-feira juntaram-se para o baile de Carnaval Inter-Institucional, que decorreu na Quinta dos Três Pinheiros, na Mealhada. Foram cerca de 400 utentes, oriundos da APPACDM de Anadia, Associação Social de Avelãs de Caminho, Centro Social de Aguim, Avelãs de Cima, Paredes do Bairro, Poutena, Casa do Povo de Amoreira da Gândara, Centro Paroquial de Esgueira, Centro Social de Mogofores, Vlila Nova de Monsarros, Paraíso Social de Aguada de Cima, Santa Casa da Mealhada, Anadia, Sangalhos, Aveiro, Lar de Antes e Clube de Ancas.
Porque várias escolas do distrito concorrem com alunos em ambas as categorias, o Município de Anadia está a planear um dia com várias actividades. Assim, enquanto os alunos do 3º CEB realizam a prova, os do Ensino Secundário estarão em visita a espaços do Concelho. À tarde, durante a realização da prova do Ensino Secundário, os alunos do 3ª Ciclo farão a visita. O Município de Anadia irá ainda oferecer o almoço a todos os alunos participantes, bem como aos professores acompanhantes.
O Centro de Estágio de Anadia recebeu, de 14 a 19, uma selecção feminina de futebol de formação do Estado Norte-Americano do Massachusetts, em Sub-12 e Sub-14. A organização esteve a cargo da Portugal Pró Soccer em parceria com a Câmara Municipal de Anadia, com o apoio da Associação de Futebol de Aveiro, União Recreativa Ferreirense e dos Bombeiros Voluntários de Anadia.
A selecção Americana realizou o primeiro amigável, no dia 16, com a selecção de sub-17 de Aveiro, num jogo que as Aveirenses venceram por 2-1, controlando a partida quase na sua totalidade, a meio a segunda parte a selecção de Aveiro, efectuou várias substituições, o que permitiu ás Americanas subirem no terreno, marcando um golo de livre directo e ocuparem o meio campo Aveirense até ao final da partida. Para o segundo amigável, realizado no dia 17, alinhou um misto da UR Ferreirense e jogadoras jovens, com idades compreendidas entre os 15 e os 17 anos de vários clubes da região. As Americanas venceram por 2-0, mostrando uma disponibilidade física e espírito de entreajuda, com nota máxima para o seu meio campo. De destacar a prestação da extremo-esquerda Felícia Mulhoiland que, com 13 anos, foi uma permanente dor de cabeça para a defesa “verde e amarela”, tendo apontado um golo e criado muito perigo.
No último jogo de preparação, realizado no dia 18, as americanas voltaram a ter a selecção de Aveiro como adversária, tendo José Manuel Sá convocado para este segundo jogo outras jogadoras, dado assim a oportunidade das aveirenses usufruírem de uma experiência competitiva de carácter internacional. Logo nos minutos iniciais da partida as “pupilas” de Laura Ray mostraram vontade de resolver a partida, causando muito perigo aos 10 minutos de jogo, tendo como interveniente Felícia Mulhoiland, que fugiu a defesa aveirense, pelo corredor esquerdo, entrando na área e rematando com pouco força para uma defesa fácil da guarda-redes. Poucos minutos depois, num lance muito semelhante, Felícia Mulhoiland, voltou a causar muitos calafrios às aveirenses, num lance também pelo lado esquerdo, e depois de passar a defesa e a guarda-redes, rematou já sem ângulo, num bonito lance de futebol. Após os primeiros 20 minutos de jogo, em que as americanas tiveram duas excelentes oportunidades não concretizadas, foi a vez das aveirenses descerem até á baliza do topo norte, e no primeiro lance de perigo apontarem o primeiro golo.
O segundo golo foi também marcado ainda na primeira parte, levando as aveirenses para o intervalo uma vantagem de 2-0. A segunda parte foi muito equilibrada, tendo as Americanas apontado um golo, por Felícia Mulhoiland, revelação do estágio, apelidada de “coelhinha” dada a velocidade desta jovem promessa das “terras do tio Sam”.
A selecção dos Mass Youth USA, realizou nesta estadia em Anadia cinco treinos e três jogos, tendo a treinadora principal, Laura Ray, feito um balanço muito positivo: “foi um excelente estágio, com muito boas condições de treino no Complexo Desportivo de Anadia e de estadia no Hotel Cabecinho, que nos serviu muito boa comida. Também apreciámos muito os passeios turísticos a Coimbra e Aveiro, os vinhos e o leitão.
As meninas e os familiares estão encantados com a região da Bairrada, e em particular com a cidade de Anadia” Sobre os jogos referiu: “realizámos três jogos equilibrados, apesar das jogadoras portuguesas serem mais velhas, mas foi sem dúvida um excelente teste na preparação desta selecção”. Sobre o apoio recebido: “tivemos um grande apoio da Câmara Municipal de Anadia, e de todas as entidades que colaboraram com a nossa equipa, desde a equipa local o Ferreirense à Associação de Futebol de Aveiro e aos Bombeiros de Anadia. As pessoas foram muito simpáticas e colaborantes”. Laura Ray terminou com o desejo de voltar em 2010, com duas equipas de futebol feminino.
Era este o aspecto que apresentava um sinal rodoviário, hoje de manhã, às portas de Anadia. Aquele ou aqueles que fizeram este serviço, mais tarde vão entender o erro que cometeram. Quando estiverem na posição de condutores verificarão a importância que uma boa sinalização vertical representa. Talvez esteja na hora de o Estado nas escolas atribuir mais horas às disciplinas de formação cívica e moral, para a população estudantil adquirir regras de boa conduta e preocuparem-se menos, com coisas que não têm importância nenhuma para o crescimento pedagógico, cívico e social das crianças.
De salientar, que alguém de bom senso já ergueu o dito sinal, continuando o mesmo, dentro das suas possibilidades e condições a informar os condutores, pois é para isso que ele é útil.
no dia 24 de fevereiro o grupo do anadiabikers festijou o novo equipamento. a partido foi de anadia seguide vila novo de monsarro subimos ate o luso par acabar no palacio.
ordenamento do território e do desenvolvimento regional de remeter a V. Exas. informação
sobre o procedimento de revisão do plano director municipal de anadia.
como se constata da análise da informação anexa, a demora no decurso do procedimento de
revisão do plano director municipal de anadia não é imputável aos serviços da administração
central, nem aos procedimentos previstos na legislação.
aliás, este governo tem-se empenhado na simplificação, transparência e celeridade dos
processos de planeamento territorial.
acresce que, como V. Exa. saberá, o governo não aprova planos directores municipais, sendo
essa uma competência exclusiva dos municípios. [Drª Maria José Ribeiro, chefe do gabinete de Sua Excelência o ministro dos assuntos parlamentares]
[anexo: o mencionado]
PROCEDIMENTO DE REVISÃO DO
PLANO DIRECTOR MUNICIPAL DE ANADIA
30.06.1998 – a câmara municipal (CM) delibera dar início à revisão do plano director municipal (PDM).
[...]
10.10.2008 – reunião conjunta entre a CCDRC, a CM e a DRAPC para esclarecimento dos
elementos enviados pela CM em julho de 2008 (adenda às propostas de exclusão da RAN e da
REN). na referida reunião, a CCDR esclareceu que na anterior reunião da CTA, do conjunto
total de manchas que foram apreciadas em bloco pela CNREN, foi manifestada a eventual
abertura, dada a realidade existente no local, para apoiar a CM no pedido de reanálise de uma ou
outra situação pontual, situações estas que foram identificadas em planta naquela reunião.
contudo, os elementos enviados pela CM não traduziram aquela disponibilidade, contendo um
conjunto significativo de outras manchas, que tiveram parecer desfavorável quer da CTA, quer
da CNREN e da CRRA. A CCDR sugeriu que fosse repensada a proposta apresentada, sendo que
caso a CM pretendesse mantê-la, face ao actual quadro legal e às profundas alterações entretanto
ocorridas a nível legislativo – nomeadamente o regime jurídico dos instrumentos de gestão
territorial, alterado pelo D.L. n.º 316/2007, de 19 de setembro, a portaria n.º 1474/2007, de 16
de novembro que regula a constituição, composição e funcionamento das comissões de
acompanhamento da elaboração e revisão dos PDM, o regime de avaliação ambiental de plano e
programas, aprovado pelo D.L. n.º 232/2007, de 15 de Junho e o novo regime jurídico da REN,
estabelecido pelo D.L. n.º 166/2008, de 22 de Agosto – era entendimento da CCDR que se
estava a iniciar um novo procedimento e que a actual CTA se deveria converter numa comissão
de acompanhamento, nos termos da legislação actualmente em vigor.
- por ofício de início de janeiro de 2009, a CM remeteu à CCDR um conjunto de elementos,
nomeadamente uma proposta de ordenamento de dezembro de 2008 e respectiva “nota
explicativa”, estando neste momento a CCDR a proceder à análise dos mesmos.”"
_________________
de referir que houve “apenas demora da parte do governo” nesta resposta acima transcrita que data de 16 de fevereiro de 2009. o José Manuel Ribeiro levantou a questão a 9 de janeiro do mesmo ano.
Das últimas sete pessoas que chegaram a este blog através de pesquisa do google, sete (100%) procuraram algo como «Carnaval da mealhada preço bilhetes»;
Na última hora foram 5 a fazer essa pesquisa;
Dos sete acessos, seis foram realizados no norte do País.
Conclusão:
Os portugueses só conhecem Anadia porque passam lá para ir até à Mealhada.
Eu não quero ser queixinhas, mas há coisas que temos o direito de reclamar como cidadãos atentos. A foto em cima atesta uma realidade bem antiga na rua das Laranjeiras, onde o passeio nunca mais é concluído. Esta artéria é muito utilizada por peões, que depois do jantar fazem as suas caminhadas e neste local têm de o fazer em cima do asfalto, pondo em perigo a sua integridade física. Esta rua possui excelentes condições para se fazer também uma ciclovia, convidando à prática desportiva derivado à sua extensão. Se tal se concretizasse Anadia reforçava ainda mais a condição de "capital do desporto". Estamos em ano de eleições autárquicas, espero que este aspecto do passeio feio e de abandono desapareça e dê lugar a uma paisagem bonita e airosa.
Todo o ser humano tem o direito de expressar os seus sentimentos, contudo, deve fazê-lo em locais apropriados e não na parede de um templo religioso, como é o caso, a capela de São Sebastião, no centro da cidade de Anadia.
Esses putos reguilas que gostam de vandalizar nem escrever sabem. Herói é uma palavra acentuada. Já agora, frase para ser frase deve ser pontuada. Nem a estragar há cultura.
A Volta a Portugal para veteranos terá quatro etapas em linha e um contra-relógio individual, totalizando 420 quilómetros. A corrida começa com uma ligação de 95 quilómetros, com partida de Alpiarça e chegada prevista para Ansião. Segue-se o “crono” de 12 quilómetros em Soure. Ao terceiro dia os ciclistas fazem uma viagem de 98 mil metros entre Anadia e Sever do Vouga, na tirada considerada “rainha”. A quarta etapa é a mais longa, 115 quilómetros de Aveiro até Vila do Conde. A vizinha cidade da Póvoa de Varzim acolhe o fim de festa, acolhendo a partida e a chegada da última etapa, que terá 100 quilómetros.
O Sol, tímido, sobrepõe-se às nuvens, mas o vento frio torna a tarde de domingo desagradável. O tempo não convida à festa. No entanto, esse não é o único responsável pelo relativo à-vontade com que - em contraste com anos anteriores - se circula e assiste no Sambódromo da Mealhada ao corso "mais brasileiro" dos carnavais portugueses.
"Há gente que vem aqui e volta para trás", reconhece o porteiro de uma entrada no recinto, feito de ruas e largos na zona do complexo desportivo. Carros alegóricos e escolas locais de samba já desfilam, ao ritmo dos sons quentes vindos do outro lado do Atlântico. Só isso aquece os foliões.
"Mas ainda é cedo", adverte o porteiro, escusando-se a adiantar outro motivo, além do "mau tempo", para a afluência de pessoas, muito abaixo das 10 a 15 mil esperadas.
No jardim do centro da cidade, próximo da câmara municipal, não faltam alguns turistas. Um casal e três filhos, de Anadia, passeiam "para ajudar a digestão". Susana e Miguel, 16 e 12 anos (o irmão foge com a mãe à conversa), lamentam, embora compreendam a decisão: "Está a ver, cinco pessoas a seis euros é dinheiro", justifica-se assim o pai.
Isabel Soeiro, 20 anos, traz um cesto de vime pendurado no braço - "É bonito, não é?" Veio, "com o noivo e um casal amigo", de Aveiro, para ver o cortejo. O preço dos bilhetes fez, todavia, com que o grupo mudasse de ideias e, com o dinheiro que poupou, comprou a cesta para, graceja, "guardar as prendas do casamento" marcado para breve.
Nos restaurantes que, na estrada (EN1), anunciam o famoso leitão à Bairrada, o Carnaval "não se nota muito". A hora de almoço já lá vai e "tivemos um domingo quase normal", conta a empregada de uma destas casas. Na ruas da cidade "há mais gente do que o habitual", mas entre os comerciantes também não faltam queixas sobre o rumo dos negócios.
No Sambódromo, os vendedores dos mais diferentes produtos - de comidas e bebidas a brinquedos, passando pelos cobertores ou loiças - também se afirmam insatisfeitos. Até porque têm de desembolsar para terem direito ao espaço. "E não é pouco", censura Rosa Peixoto, vendedora de pão de Deus e regueifa doce. Vem de Santa Maria da Feira à Mealhada já há muitos Carnavais, mas neste "ainda não se estreou a vender". Por enquanto... Os negócios estão frios como o tempo e, neste caso, nem a música os anima.
a câmara municipal de anadia não dá “margem para folgas”. o próximo espectáculo no ciné-teatro de anadia já está agendado e a maioria dos ”gaiteiros” são do lugar de espairo, freguesia de são lourenço do bairro:
Encontraram-se em Anadia duas equipas que se conhecem muito bem e que desde que são pré-escolas demonstram ser duas das melhores do nosso distrito. Previa-se por isso um jogo equilibrado, porém o resultado é enganador. Se bem que o Anadia entrou melhor chegando cedo a uma vantagem de 2-0, viu-se, a partir daí, um Fermentelos diferente e que ainda antes do intervalo soube dar a volta e liderar o resultado por 2-3.
Na segunda parte continuou o domínio fermentelense e o 2-4 a que se chegou poderia muito bem ser bem mais volumoso, contudon no futebol nem sempre o resultado explica o que se passou e a três minutos do fim o Fermentelos sofre o 3-4, e já no último minuto sofre o golo do empate fruto de um erro grosseiro da equipa de arbitragem que marcou uma falta a favor do Anadia junto a área do Fermentelos, quando foi o atleta do Anadia que jogou a bola com as duas (?) mãos.
Parabéns aos nossos atletas porque se portaram muito bem e continuam, ainda assim, nos primeiros lugares sem derrotas.
É NESTE ESTADO QUE ESTA UMA CASA COM 2 ANOS DE CONSTRUÇÃO? É PARA ISTO QUE JÁ FORAM DESPEJADAS 2 MINIS, MEIA DE ESPUMANTE E DOIS CROQUETES AOS TROLHAS QUE LA ANDAREM NESTE TEMPO TODO? O QUE VALE É QUE PAULINHO ESTÁ UM MESTRE DA SUECA... PELO MENOS VEMOS NA IMAGEM QUE A CASA DO CHUVEIRINHO JÁ ESTÁ PRONTA... É AQUELA AMARELA... HAJA VERGONHA!!
O ex-libris gastronómico da Bairrada, o famoso leitão assado, começa a dar indicadores de crise, como qualquer outra actividade económica local. Se por um lado há quem vá mantendo os indicadores positivos de negócio, por outro há quem fale de dificuldades, uma crise que já não é de agora mas que já vem de há três anos a esta parte. Mas a maior dificuldade parece ser a desunião em toda a fileira do leitão, curiosamente, quando há várias associações em torno deste ícone bairradino.
O Anadia venceu, em casa, o Fiães. Os trevos aproveitaram o Carnaval para pregar uma partida ao, então, líder da tabela classificativa, vencendo a partida por 2-1.
1. Cinfães 41 2. Fiães 41 3. Anadia 38 4. Tocha 36 5. Tondela 36 6. Ac. Viseu 35 7. Milheiroense 31 8. U. Lamas 31 9. F. Algodres 25 10. Águeda 24 11. Valecambrense 23 12. Sátão 22 13. Avanca 22 14. S. João Ver 18
Neste fim-de-semana temos a presença do Circo Roy Cardinali aqui em Anadia. Muitos são os cartazes a anunciar as datas dos espectáculos. Contudo reparei que em muitos deles está escrito "En esta localidad".
Será que os proprietários do circo pensam que Anadia faz parte de alguma Região Autónoma de Espanha? Se o Ministério Publico da nossa cidade souber deste facto, ainda vai mandar retirar os cartazes.
Continuando a falar em Parques Infantis, espaço em carência na cidade de Anadia, ontem no regresso da praia fui com os meus filhotes até Oliveira do Bairro até ao seu parque infantil, junto ao complexo desportivo, para brincar um pouco com eles, nos baloiços, cavalinhos, escorregas, etc.
.
Segundo informações recolhidas parece que finalmente se vai avançar para a construção de um espaço lúdico na nossa cidade, por isso, fico feliz que assim seja. As nossas crianças merecem-no.
Foi ministro e Presidente do Conselho de Ministros em diversas ocasiões, incluindo o ano de 1890, quando a 11 de Janeiro Portugal recebe o ultimato britânico de 1890, do qual resultou a queda do seu governo e o início de uma longa crise política que desembocou na implantação da República Portuguesa em 1910.
Natural de Oliveirinha (concelho de Aveiro), José Luciano de Castro radicou-se em Anadia, onde se casou com a filha do jurisconsultor Alexandre Ferreira de Seabra.Foi chefe do partido progressista e notável estadista da monarquia liberal, tendo recebido em sua casa a visita de muitas personalidades da política portuguesa.
Na Bairrada não há só leitão e bons vinhos, mas, sobretudo, muitas mulheres bonitas.
Prova disso são as várias jovens que foram eleitas Miss de cada um dos sete concelhos que formam a Bairrada. Os concursos foram realizados ao longo de todo o ano de 2009, pelo Estúdio Marques.
Aqui ficam elas, para serem apreciadas:
Miss Aveiro ChocolateChocolate 2008 - Mónica Silva, Aveiro
Miss Mealhada Chocolate Chocolate 2008 - Éden Rico, Mealhada
Miss Anadia Estalagem de Sangalhos 2008 – Cátia Silvério, Levira Anadia
Miss Águeda Estudio Marques 2008 - Daniela Santos (Aguada de Baixo) 18 anos
Miss Cantanhede ChocolateChocolate 2008 - Patrícia Sampaio, Febres
Miss Vagos Loja das Gangas 2008 - Cristina Ferreira, Vagos
Miss Oliveira do Bairro Dom Rogério 2008 - Bia Silva Oiã
Nos próximos dias 20, 21 e 22 de Março, realizar-se-à a 3ª Edição da Universidade da Europa, na Curia. A Universidade da Europa, promovida conjuntamente pelo PSD, a JSD, o Instituto Sá Carneiro e o PPE é um evento que conta com a presença de mais de 100 jovens, de elevado potencial e um naipe de formadores e oradores de grande qualidade, que durante 3 dias, vivem uma jornada de estudos intensivos sobre assuntos relacionados com a Europa e o Mundo.
Hoje vi finalmente a Sábado com a reportagem relativa aos verdadeiros amores de António de Oliveira Salazar, e qual não foi o meu espanto quando descobri que afinal foram muito mais do que aqueles que a SIC escolheu contar (provavelmente porque as restantes actrizes estavam nas dez novelas que a TVI emite em simultâneo e não havia que chegasse). Já ontem, através de quem sabe, soube da tal condessa, Carolina Maria José Correia de Sá - que, ao contrário do que contou a SIC, não era Viscondessa de Asseca, mas filha do Visconde. Era sim Condessa (viúva) de Anadia. O Geneall mostrará, curiosamente, que o neto de Carolina Asseca é, nem mais nem menos, que o antigo patrão da TVI, Miguel Pais do Amaral, futuro Conde de Anadia.
O romance existiu e quase teve direito a casamento. Chegou a haver baile nas Necessidades para que Carolina Asseca aparecesse ao lado de Salazar, que então acumulava o Ministério dos Negócios Estrangeiros com a Presidência do Conselho. A Time de 46 publicou uma fotografia dos dois, que a Sábado volta a publicar esta semana. E o artigo de 46 chamado "How Bad Is the Best?" começava assim: "Last week Portugal produced no big spot news ; it hadn't for 20 years ; it might not for 20 years more if the God he strove so hard to serve spared Antonio de Oliveira Salazar." E vai por aí adiante, fazendo pouco do fado, dizendo que os hot dogs portugueses eram as sardinhas, que não havia progresso...
Na comparação com os outros ditadores, Salazar aparecia como o bom da turma: "Other modern dictators had been men so evil that their personalities obscured the inherent evil of dictatorship. Franco was a barrack-room bully, Mussolini a strutting liar, Hitler a ranting sadist, and Stalin a bloody-minded professor of the art of power. But Salazar was a virtuous man—selfless, intelligent, efficient. If despotism could be benevolent, Salazar's character was ideal material for "the good dictator." (...) he had made such good marks in grade school that his peasant mother, whom he worshiped, called him "the little priest.""
De Carolina Asseca dizia que tinha conhecido o ditador durante a visita da Rainha D. Amélia e acrescentava: "The most significant fact about Salazar's relationship with the Countess is that not even the gossipy Portuguese, not even Salazar's thousands of enemies, suggest that she is his mistress. His reputation for piety is so great that a liaison is considered unthinkable. Many Portuguese hope the rumors that he intends to marry are true; they say marriage might humanize the man whom most of them fear, but whom few love."
20 anos depois Salazar continuava no poder; Carolina Asseca não resistiu à reportagem.
vale de salgueiro, alféolas [registada ontem], em área REN correspondente a máxima infiltração [no entender e denuncia a aquaecuriva]
zona industrial de alféolas, [registada ontem] “mesmo ao lado” e já com infraestruturas de um loteamento industrial.
a REN no concelho de anadia.
a referida denúncia [proc. nº 002/2009] da associação para a defesa do património ambiental e cultural da bairrada, a AQUAECURIVA, em carta registada e dirigida ao Exmo. Sr. inspector geral do IGAOT.
Eis na íntegra o artigo de opinião publicado no Diário As Beiras, Diário de Aveiro e no Semanário da Região Bairradina, do qual sou "articulista" desde o presente mês:
"O município de Anadia, outrora dito a “capital da Bairrada”, encontra-se hoje numa posição de inferioridade face aos concelhos limítrofes: enquanto Águeda, Cantanhede, Mealhada e Oliveira do Bairro apostaram em estratégias de desenvolvimento (mais ou menos) sustentadas e conseguidas, o poder executivo de Anadia permanece desconexo no planeamento e infrutífero na execução, sendo que Anadia apresenta hoje índices demográficos ao nível do pior que existe no distrito de Aveiro.
.
Aliado à falta de coordenação e de visão estratégica, ao contrário de concelhos vizinhos, em Anadia não assistimos à instalação de indústria de ponta, nem sequer possuímos zonas industriais devidamente infra-estruturadas. Não se discerne uma coerente estratégia cultural: pese embora a dedicação das diversas instituições e associações do município (quantas vezes hercúleos na acção, não apreciada devidamente), confundem-se equipamentos com produções.
.
A nível ambiental, a ainda reduzida taxa de cobertura de saneamento envergonha quantos neste município vivem.A Câmara Municipal de Anadia tem que alterar a sua estratégia, fazendo uma aposta clara nas pessoas.Percebendo que a riqueza de um município não se mede apenas por metros cúbicos de betão, quilómetros de alcatrão ou receita de I.M.I. e Derrama, mas também e sobretudo pela qualidade de vida proporcionada aos seus habitantes, pela satisfação que estes patenteiam e pelo desejo de, de forma activa, participarem no progresso e desenvolvimento da polis.E quanto a políticas de juventude? O concelho apresenta uma das mais baixas taxas de natalidade e assiste-se a uma fuga de jovens para os concelhos limítrofes, onde os esperam empregos mais qualificados e melhores condições de vida;
.
na zona serrana do concelho os nascimentos são uma miríade! Mostra-se necessária a adopção de medidas que estanquem esta fuga e, mais importante, promovam a chegada de novas famílias, novos trabalhadores, com os consequentes ganhos para a indústria e economia locais.O cenário que vivemos pode ser alterado, melhorando a qualidade de vida da população e criando factores de atracção para jovens através da adopção de algumas medidas, de reduzido impacto financeiro para o erário da autarquia – devidamente compensado pela chegada de novas famílias e, por aí, de mais receitas de impostos sobre o património, mais rentabilidade do comércio local e aumento do número de postos de trabalho; quais sejam?
.
A redução do valor das licenças de construção quando requeridas por casais jovens, com menos de 35 anos, para a construção da primeira habitação permanente;
.
A venda, pela autarquia, de terrenos para construção, a preços acessíveis, a casais jovens; como forma de fixação da população e para evitar qualquer intuito especulativo dos beneficiários, inclusão de uma cláusula resolutiva em caso de venda do mesmo por um período até 10 anos;
.
O lançamento de um projecto de bairros residenciais de moradias unifamiliares, com espaços verdes e espaços infantis, a custo controlado, permitindo não apenas a casais jovens adquirirem a sua habitação a preços condignos, mas também impulsionar a actividade da indústria da construção civil local;
.
Atribuição de subsídio de incentivo à maternidade a casais jovens a partir do segundo filho, com descontos para os espaços culturais e desportivos do município, com escalonamento (até à isenção) em função dos rendimentos do agregado familiar;
.
Criação de percursos pedestres, equestres e de desportos radicais (nomeadamente btt), além de percursos geológicos, aproveitando a riqueza geológica e de flora da zona serrana do concelho, incentivando um turismo de maior qualidade e, desta forma, com pequenas unidades de turismo de natureza, fixando população nas zonas mais desertificadas do concelho;
.
Reforço de investimento na área ambiental, com programas locais de sensibilização ecológica, implementando centros de compostagem ao nível das freguesias (criando-se, desta forma, uma plataforma intermédia de recolha e gestão de resíduos sólidos alimentares e agrícolas), potenciando a reciclagem de produtos de poda e alimentares e promovendo a agricultura biológica;
.
Criação de hortos comunitários, desta forma incentivando formas de agricultura ecologicamente sustentável, uma educação para o ambiente e reforçando os laços comunitários;
.
Aposta no associativismo jovem, com disponibilização de espaços para funcionamento de actividades e publicidade das mesmas no boletim municipal.Pequenos gestos, grande significado, máxima repercussão.Anadia não pode continuar à espera.Anadia tem a oportunidade;
Como já devem ter reparado estamos à procura de uma imagem para embelezar o espaço.
"Este espaço pode ter um trabalho teu! Procuramos uma imagem de Anadia para ilustrar este blogue. Utiliza a tua imaginação e envia a(s) tua(s) foto(s). As imagens terão que ter 750 pixeis de largura e 100 de altura, e nela terá que estar o nome do blogue e a sua descrição. worldpains@gmail.com"
Na caixa de e-mail já nos chegou a primeira proposta:
Homem, que ficou desempregado, tentou furtar carteira para pagar dívidas. Populares aperceberam-se e tentaram fazer justiça pelas próprias mãos
Um delegado de informação médica, desempregado, escapou à justiça popular depois de ter assaltado um automóvel para furtar uma carteira, na Rua Luís Marques, em Anadia.
.
Algumas pessoas aperceberam-se e perseguiram-no, chegando a cercá-lo numa altura em que a GNR já se encontrava no local, conseguindo serenar os ânimos exaltados da população.
.
O suspeito, de 40 anos, residente em Coimbra e sem cadastro, foi detido e levado sob protecção policial para o posto da GNR de onde saiu pouco depois, após ter sido constituído arguido e prestado Termo de Identidade e Residência, como prevê o actual Código de Processo Penal. Foi, ainda, notificado para comparecer ao tribunal. O suspeito terá explicado que ficou desempregado e com as contas para pagar, pelo que resolveu tentar a sua “sorte” no mundo do crime, mas a sexta-feira 13 foi de azar e foi apanhado. O homem foi presente a Tribunal, que baixou o processo a inquérito.
Iniciados - Série dos Primeiros 1º R.D.AGUEDA 3 jogos 9 pontos 2º FIAES S.C. 2 jogos 6 pontos 3º C.D.FEIRENSE 3 jogos 6 pontos 4º ANADIA F.C. 3 jogos 4 pontos 5º S.C.ESPINHO 3 jogos 4 pontos 6º C.F.U.LAMAS 3 jogos 4 pontos 7º F.C.AROUCA 3 jogos 4 pontos 8º S.C.BEIRA MAR 3 jogos 1 pontos 9º OLIV.BAIRRO S.C. 2 jogos 1 pontos 10º C.D.ESTARREJA 3 jogos 0 pontos
Juvenis - Série dos Últimos 1º C.D.ESTARREJA 3 jogos 6 pontos 2º C.D.PACOS BRANDAO 3 jogos 6 pontos 3º G.D.EIXENSE 3 jogos 6 pontos 4º ANADIA F.C. 3 jogos 6 pontos 5º S.C.S.JOAO DE VER 3 jogos 5 pontos 6º A.D.ARGONCILHE 3 jogos 4 pontos 7º FIAES S.C. 3 jogos 4 pontos 8º S.C.PAIVENSE 3 jogos 3 pontos 9º G.D.MEALHADA 3 jogos 1 pontos 10º A.C.CUCUJAES 3 jogos 1 pontos
Toni vai ser o treinador do Al Sharjah, dos Emirados Árabes, até final da temporada, ou seja, para os próximos 4 meses.
O técnico português já tinha sido abordado por este mesmo clube, mas só agora pôde aceitar o novo desafio que passa, para já, pela permanência no escalão principal do futebol daquele país.
"Fui contactado pelo Al Sharjah pela primeira vez em novembro, mas estava a trabalhar na Arábia Saudita [no Al-Ettifaq] e não estava disponível. Agora, voltaram a falar comigo e, como estava livre, aceitei", explica o técnico português que, com tão pouco tempo de trabalho pela frente, recusa falar em "projeto": "Não podemos falar em projetos, até porque sou da opinião que isso não existe em futebol. Temos 4 meses pela frente e o nosso objetivo, para já, é trabalhar. Apenas trabalhar."
Toni, que ontem estava de partida para os Emirados Árabes Unidos, irá acompanhado pelo adjunto Vítor Campelos e o técnico de guarda-redes Paulo Grilo, que já faziam parte da sua equipa técnica na Arábia Saudita.
O antigo campeão nacional ao serviço do Benfica confessou que havia outras opções: "Tinha outras hipóteses, mas tendo em conta que a maioria dos campeonatos caminha para o último terço, esta era a opção mais razoável."
E quanto ao facto de ter assinado um acordo para os próximos 4 meses, Toni justificou: "Nesta altura pareceu-nos a melhor solução. Mas é claro que fica a janela aberta para prolongar este vínculo."
Esta quarta-feira, dia 18, a Quinta dos Três Pinheiros vai receber pelas 14h00 o tradicional baile de Carnaval Inter-Institucional, destinado a Instituições de Solidariedade (IPSS´s) e Misericórdias do distrito de Aveiro.
Baile este que conta com a participação de mais de 400 utentes e, com alguns convidados, como é o caso do Director da Segurança Social de Aveiro, Celestino de Almeida e os presidentes das Câmaras de Anadia e da Mealhada.
As instituições que vão participar são a APPACDM de Anadia, Associação Social de Avelãs de Caminho, Centro Social de Aguim, Avelãs de Cima, Paredes do Bairro, Poutena, Casa do Povo de Amoreira da Gândara, Centro Paroquial de Esgueira, Centro Social de Mogofores, Vila Nova de Monsarros, Paraíso Social de Aguada de Baixo, Santa Casa da Mealhada, Anadia, Sangalhos, Aveiro e Clube de Ancas.
Qu' importa que alguns senhores Me neguem o pensamento? Há de burros mais de um cento Com o título de doutores! Mas porque são possuidores De centenares de cruzados, Julgam que sobre os montados Só medram bestas de carga!... Têm razão : a vida é amarga É a herança dos desgraçados.
Eu nasci na gruta escura, Junto à urze fui criado; Sempre de pão acanhado Sem ter esperança futura, Não segui pela literatura Por viver sempre tão pobre... Não tendo pão que me sobre Para sustentar minha mãe, Vou ganhando algum vintém Com trabalho, que é tão nobre.
Parabéns aqui te ofereço E as minhas honras te faço: Ó Coimbra, dá-me um abraço Se os teus abraços mereço! Humildemente eu te peço, Com os olhos fitos no Céu, Se encontrares um verso meu Sem rima ou sem medição, Sou homem sem instrução Desculpa ao rude plebeu!
p.s.(Em honra ao Manuel Alves, de Vale de Boi, que, porser analfabeto e não saber lerou escrever, dizia não conhecerletra do tamanho de um boi.)
«O secretário de Estado adjunto e da Justiça, Conde Rodrigues, destacou hoje que, no âmbito do novo mapa judiciário, está em curso “um investimento como nunca foi feito na recuperação e requalificação dos tribunais”».
«Conde Rodrigues visitou hoje as obras de adaptação dos tribunais de Anadia, Estarreja e Aveiro ao novo mapa judiciário, inseridos na comarca experimental do Baixo Vouga, onde está a ser feito um investimento de seis milhões de euros que permitirá criar mais sete salas de audiência, melhorar as condições dos edifícios e receber as novas valências criadas pela reforma.
O secretário de Estado iniciou a visita ao Baixo Vouga, esta manhã, por Anadia, cujo tribunal vai ser dotado de mais uma sala de audiências e onde estão a ser gastos cerca de 750 mil euros na requalificação do edifício, recebendo, para além da pequena e média instância cível e criminal que já possuía, um juízo de grande instância cível. Em Estarreja, o tribunal, inaugurado há 20 anos, está em obras de reestruturação, com um custo global de 800 mil euros.
As obras de adaptação passam pela mudança da secretaria para o rés-do-chão, onde funcionaram o notário e o registo predial, o que permite criar uma segunda sala de audiências e novos gabinetes.
Conde Rodrigues assina com José Eduardo Matos, presidente da Câmara de Estarreja, um protocolo de permuta com a autarquia: o Ministério da Justiça cede as casas dos magistrados e a Câmara assegura um novo espaço para as conservatórias civil e predial, libertando espaços no edifício do Tribunal»
Inauguração do Cineteatro Anadia, com a presença de Sua Excelência o Presidente da República A Câmara Municipal de Anadia inaugurou, no passado dia 6 de Fevereiro, o Cineteatro Anadia, com a presença de Sua Excelência o Presidente da República, Professor Doutor Aníbal Cavaco Silva.A cerimónia contou com as actuações do Grupo Coral Clunny Vox, seguido da actuação do artista nosso conterrâneo, José Cid, terminando com um espectáculo pirotécnico-musical.
De salientar que este novo espaço cultural, multifuncional, com capacidade para 270 pessoas, aposta numa programação cuidada e qualificada nas diferentes áreas, que potenciem o Cineteatro como espaço cultural moderno e que promova com qualidade, o cinema, o teatro, a música, a dança, os os congressos, as conferências, entre outras comunicações.
O novo Cineteatro Anadia, orçado em cerca de 2.100.000,00 euros, tem uma implantação de 1182,00 m2 e uma área bruta de construção de 2180.00 m2, pelos quais estão distribuídos as áreas correspondentes ao auditório, sub-palco, oficina, arrecadações, lavandaria, cabina de bombeiro, dois camarins individuais e dois camarins duplos, palco, cafetaria, régie e zona de foyer. Este espaço possui ainda parque de estacionamento próprio.
O equipamento cénico, iluminação, som e projecção, existente é inovador utilizando novas tecnologias de programação.