José Maçãs de Carvalho expõe em Coimbra

3/02/2011 04:37:00 da tarde Publicado por Jolly Jumper

Coimbra, 02 mar (Lusa) - Cerca de duas dezenas de fotografias e três vídeos, da autoria de José Maçãs de Carvalho, e 11 imagens de José Cepeda vão estar patentes, a partir de sábado, no Centro de Artes Visuais, em Coimbra.

Intitulada “arquivo #0” a exposição de José Maçãs de Carvalho está organizada em três núcleos e revela a incursão do autor “nas entranhas do seu próprio corpo de trabalho, que se foi constituindo no decurso dos 20 anos de prática artística”, segundo Albano da Silva Pereira, que assegura a curadoria de ambas as mostras.

“’Arquivar’ determina a metodologia adotada por Maçãs de Carvalho na constituição deste projeto, mas não só. Dá-se uma investigação mais profunda acerca daquilo que se estabelece como arquivo, nas suas contaminações com a memória”, adianta o diretor do Centro de Artes Visuais, num texto que assina a par com Luísa Seixas.

A exposição de André Cepeda, denominada “2011”, apresenta a última série de fotografias, desenvolvida pelo autor no último ano, após a conclusão do projeto “Ontem”.

Recorrendo ao uso do preto e branco, o artista mostra-nos 11 imagens onde explora, de uma forma mais pessoal do que é habitual no seu trabalho, a relação com o corpo humano e os objetos que com ele coabitam, segundo um texto acerca da mostra.

“Ao olhar para estas imagens temos uma incómoda sensação de estar a ver objetos fora do lugar. Suspensos por uma contra-gravidade que em nada se assemelha à leveza, estão presos numa inércia que não promete movimento, mas antes denuncia a sua impossibilidade”, adianta.

José Maçãs de Carvalho nasceu em Anadia, em 1960, onde vive e trabalha. Licenciado em Línguas e Literaturas Modernas, com uma pós-graduação em Gestão de Artes, frequenta atualmente o doutoramento em Arte Contemporânea do Colégio das Artes da Universidade de Coimbra.

Em 2005, foi nomeado para o Prémio “BESPhoto” e, em 2008, para a “short list” do Prémio de fotografia “Pictet Prix” (Suíça). O seu trabalho encontra-se representado em várias coleções públicas e privadas.

Notícia completa na Lusa