Próximo filme: Knowing

6/28/2009 11:43:00 da tarde Publicado por Jolly Jumper




Quartel tem celas melhores do que camaratas

6/28/2009 11:29:00 da tarde Publicado por Jolly Jumper

foto de Ana Jesus Ribeiro .

Posto_GNR_Anadia_Degradação

Degradação no quartel da GNR local tem "cabelos brancos." Militares denunciam falta de condições há muito tempo, deputado do PSD visitou as instalações e enviou um relatório detalhado ao Ministério da Administração Interna

A fachada, relativamente bem tratada, esconde os problemas que os militares enfrentam no interior da antiga cadeia que também já foi durante alguns anos infantário antes de acolher a GNR em Anadia.

Um quartel onde os detidos passam "melhores noites" do que soldados nas camaratas, antigas celas mal adaptadas para quartos dos cerca de 10 que ali residem durante a semana de trabalho: a Inspecção Geral da Administração Interna (IGAI) "impede que as celas sejam utilizadas para prender os criminosos por falta de condições, mas já servem para os soldados descansarem e viverem" com quatro elementos em cada, disse o deputado do PSD José Manuel Ribeiro, natural de Anadia, onde preside à Assembleia Municipal.

"São queixas com cabelos tão brancos como os meus", ironiza à mesa de café um popular. O seu é també o desasabafo dos militares e ilustra bem a falta de condições do edifício construído há mais de de três décadas que alberga o Destacamento e o Posto Territorial de Anadia da GNR. "O caso do posto de Anadia nos últimos anos figurou entre as primeiras prioridades da antiga Brigada 5 para obras urgentes mas nunca se fez nada de fundo, para além de alguns remendos", revela fonte conhecedora do processo, remetendo para "a esfera política" outros esclarecimentos.

O Ministério da Administração Interna (MAI) recebeu esta semana um relatório em pormenor feito pelo deputado do PSD. "O requerimento é bem ilustrativo mas para acreditar só visto", refere o parlamentar que visitou recentemente o local. A lista de problemas tem "de tudo um pouco". Notam-se deficiências ao nível da rede eléctrica e de canalização (infiltrações e humidades) bem como tectos falsos "a ameaçar ruína". A cozinha "é terceiro mundista".

O deputado fica à espera da resposta do ministro Rui Pereira e defende a mudança para "um novo edifício".

Publicado em DN

Ana Jesus Ribeiro, fotojornalista que acompanhou o jornalista do DN Júlio Almeida, escreve no seu blogue que "as imagens no interior não me foram permitidas, na passada sexta-feira, sem autorização “superior” prévia. Também não tive outras condições para cumprir com a minha função. Fica a referência"

Casa do comandante usada para serviços

6/28/2009 07:09:00 da tarde Publicado por Jolly Jumper

O rés-do-chão do quartel está destinado Posto Territorial e o andar superior, a antiga habitação do comandante, passou a ser ocupado pelo Destacamento Territorial. O edifício concentra órgãos territoriais da GNR diversos, como a Equipa de Protecção da Natureza e do Ambiente (EPNA) e o Núcleo da Escola Segura (NES). O Núcleo de Investigação Criminal (NIC) também funciona em condições precárias.

A GNR de Anadia tem ainda uma esquadra de cavalaria que efectua patrulhamento em diversas áreas do distrito de Aveiro. Além do Posto Territorial de Anadia, com cerca de 40 efectivos, o quartel alberga serviços do Destacamento Territorial de Anadia, que agrupa além de Anadia, os concelhos da Mealhada e Oliveira do Bairro. O deputado do PSD alertou para outras carências. O armamento " escasso face às necessidades" e o mesmo acontece com a frota automóvel. O reforço de efectivos não chegou para as exigências actuais, especial para fazer face ao aumento da criminalidade, que em 2008 já foi 20% superior ao ano transacto.

Publicado em DN