PS/Anadia apresenta candidatos na Curia

8/31/2009 12:38:00 da tarde Publicado por Sérgio Bandeira

O Partido Socialista de Anadia vai fazer a apresentação pública dos seus candidatos às próximas Eleições Autárquicas do concelho, no Sábado, dia 5 de Setembro, pelas 19h00, no Largo Dr. Luis Navega, na Curia, com a presença de Maria de Belém Roseira.

Do programa do dia, consta uma visita ao Mercado Municipal de Anadia e instituições do concelho, com particular destaque para as instituições de carácter social, com o objectivo de melhor identificar as necessidades e problemas existentes, de modo a poder contribuir para a sua satisfação e resolução.

Haverá ainda um passeio pedestre pelo centro de Anadia.

Publicado em Região Bairradina

Curia: Festa do Leitão em risco de não se realizar

8/31/2009 11:44:00 da manhã Publicado por Sérgio Bandeira

Ao contrário do que tem acontecido nos anos anteriores, a Festa do Leitão da Curia não se realizou este ano. O evento era promovido pela Junta de Turismo da Curia, em parceria com a Junta de Freguesia de Tamengos, com o apoio da Câmara de Anadia. Em risco poderá estar também a habitual Festa das Vindimas que se realiza no primeiro fim-de-semana de Setembro.
Ao RB, o presidente da Junta de Freguesia, Francisco Saraiva lamentou que a Festa não se tenha realizado, uma vez que, normalmente é um grande chamariz, atraindo sempre algumas centenas de pessoas a esta estância termal. “Eram muitas as pessoas que costumavam vir à Curia para participar no evento”, referiu.

Para além de promover a iguaria da Bairrada, era também uma forma de promover a Estância Termal da Curia.

As razões que levaram à sua não realização não estão ainda bem explicitas, contudo, o facto de a Junta de Turismo da Curia ter sido “absorvida” pela nova entidade do Turismo Centro de Portugal, é uma dessas razões, dado que este organismo não promove este tipo de eventos, apenas apoia.

Há quem seja da opinião de que a promoção da Festa deveria ser da Câmara Municipal de Anadia.

Quanto à possibilidade de a Junta avançar com a sua realização, Francisco Saraiva explicou que não tem meios financeiros, nem logísticos para a realizar.

O evento realizava-se sempre no feriado de Agosto (15). Paralelamente, a Junta de Freguesia promovia um passeio cicloturístico com a participação de cerca de uma centenas de pessoas, o qual foi cancelado, dado que era mais um complemento da festa. “Não faria sentido realizar o passeio se não havia a Festa do leitão”, realçou o autarca que adiantou que “deverá ter lugar na Festa das Vindimas, caso esta se realize”.


Publicado em Região Bairradina

Nota: Embora a notícia do RB refira "Festa das Vindimas", penso que é "Festa do Leitão".

Anadia FC afastado da Taça de Portugal

8/30/2009 08:29:00 da tarde Publicado por Jolly Jumper

http://www.futebol.pt/include/pic.php?cat=teams&dim=b&pid=55024 - 3 http://www.futebol.pt/include/pic.php?cat=teams&dim=b&pid=9329
O Anadia FC foi afastado da Taça de Portugal pelo Nelas, tendo os "Trevos" perdido, em casa do adversário, por 4-3. O Oliveira do Bairro é a única equipa da Bairrada a seguir em frente na competição. Em casa, venceu o Pontassolense nas grandes penalidades, enquanto que o Pampilhosa perdeu, em casa, com o Vizela, na marcação de grandes penalidades.
...
Publicado em RB

Formação Profissional na ACIB

8/29/2009 07:48:00 da tarde Publicado por Ana Jesus Ribeiro

A ACIB – Associação Comercial e Industrial da Bairrada irá promover novos cursos de formação profissional a partir do mês de Setembro, tanto na sua sede no Espaço Inovação, na Zona Industrial de Vila Verde, em Oliveira do Bairro, como na sua delegação em Anadia.

Em Oliveira do Bairro, decorrerão as seguintes acções:

- Higiene e Segurança Alimentar, de 14 a 23 de Setembro, às segundas, quartas e sextas-feiras, com a duração de 16 horas

- Iniciação ao Photoshop, de 21 de Setembro a 07 de Outubro, às segundas e quartas-feiras, com a duração de 16 horas

- Formação Pedagógica Inicial de Formadores, de 06 de Outubro a 11 de Dezembro, com a duração de 96 horas

- Iniciação ao Dreamweaver, de 19 de Outubro a 02 de Novembro, às segundas e quartas-feiras, com a duração de 16 horas

- O Novo Código do Trabalho, de 19 de Outubro a 02 de Novembro, às segundas e quartas-feiras, com a duração de 16 horas

Em Anadia, serão promovidos os cursos de:

- Segurança e Higiene no Trabalho para Trabalhadores Designados, de 18 de Setembro a 08 de Outubro, às segundas, quartas e quintas-feiras, com a duração de 45 horas

- Mediadores de Curso EFA, de 10 e 17 de Outubro, ao sábado (9h00 às 12h30 e das 14h00 às 18h30), com a duração de 16 horas


Para mais informações e/ou inscrição, contacte o Departamento de Formação através do telefone:
234 730 320 ou via e-mail:
formacao@acib.pt. Poderá ainda efectuar a sua inscrição on-line, através do site da ACIB: www.acib.pt

[Press release do Departamento de Relações Públicas da ACIB]

Actividades do Clube de Ancas

8/29/2009 06:48:00 da tarde Publicado por Jolly Jumper

Não é que tenham chegado ao fim as actividades, no Clube de Ancas, por mais um ano. A justificar esta afirmação, temos as actividades de ocupação dos tempos livres, para crianças e adolescentes, durante os meses de Julho e Agosto. Esta iniciativa tem como principal objectivo, dar resposta às necessidades dos pais que se viam a braços com o problema de como e onde deixar os filhos em tempo de férias.
...
Mas este é um tema que retomaremos mais adiante. No entanto há sempre um momento próprio para se fazer um balanço daquilo que se fez, daquilo que se poderia ter feito e não se conseguiu fazer, da maneira como se fez, enfim uma avaliação final das principais actividades que se foram realizando ao longo do ano. Com esse objectivo e para dar conhecimento à comunidade, passamos a divulgar as festas de encerramento de actividades, que funcionam, exactamente como meio de avaliação dessas mesmas actividades. E foram várias …e foram muito interessantes…e porque temos que começar por alguma, sem olhar ao seu grau de importância, para nós são todas importantes, começamos por ordem cronológica da sua apresentação:

1- Noite de Dança
Uma grande noite de dança, a de 5 de Julho.
A sala do Clube de Ancas foi pequena para acolher toda a gente que assistia, deliciada, à apresentação sucessiva das várias modalidades de dança. (...)

2- Audição da Escola de Música
A Audição da Escola de Música teve lugar no passado dia 7 de Julho que marcou o final do ano
lectivo da Escola. O seu impacto na plateia foi excelente! Música Clássica, Funky, Pop e Fados
deliciaram todos os presentes. (...)

3- Audição de Piano
No final da tarde de 15 de Julho, foi a vez da classe da professora Raquel Resende, com alunos dos 5 aos 16 anos, mostrar os seus dotes musicais. Enternecedor para os mais pequeninos! (...)

4- Folk 2009
Esta é uma actividade por excelência. É já o 4º ano que se repete, sem nunca se “repetir”. Os mais diversos grupos internacionais de folclore que nele participam e outras actividades inovadoras incluídas neste certame, assim o justificam.
Este ano, cumpriu-se o programa com o GEFAC da Associação de Estudantes da Universidade de Coimbra, na noite de 11 de Julho. Musical etnográfico de grande qualidade, normalmente apresentado em grandes salas de espectáculo.
(...)
Seguiu-se a actuação do grupo “Sons de Avelãs”, de Avelãs de Caminho, também do agrado das pessoas presentes. A Orquestra Típica e Rancho da Secção de Fado da Associação Académica de Coimbra e do Grupo de Etnografia e Folclore da Universidade de Coimbra apresentaram o seu reportório, que constituiu um momento especial tanto pelos números executados como pela maneira clara e objectiva como foram apresentados.
Depois foi a vez do Grupo Folclórico do Centro Social, Cultural e Recreativo de Paredes do Bairro.
(...)

5º- Ginástica Geriátrica
Esta é uma actividade que não teve demonstração final, mas que ninguém duvida do seu mérito.
Desde Outubro do ano transacto que um grupo com cerca de 30 participantes, com idades que variam entre os 60 e os 95 anos, se juntam, duas vezes por semana, no salão do Clube de Ancas, para executar os mais variados exercícios, adequados às suas necessidades e …possibilidades, orientados pelo professor Rui Lopes que além da sua simpatia, prima pela competência nesta área.
(...)

6º - Club de Férias (Ocupação de tempos livres)
O projecto “Club de Férias” surgiu no âmbito da ocupação de tempos livres de crianças e jovens com idades compreendidas entre os 6 e os 15 anos.
Em tempo de férias, surge a necessidade de ocupar a incansável imaginação das crianças. Neste
sentido, o Club de Ancas – IPSS criou, novamente, a possibilidade de toda e qualquer criança
participar nas divertidas actividades diárias, que desenvolvemos entre os meses de Julho e Agosto.
(...)

7 -Actividade Inter-institucional: Convívio Sénior
No âmbito da planificação de actividades inter-institucionais o Club de Ancas – IPSS, o Centro
Social, Cultural e Recreativo de Avelãs de Cima e o Centro Social e Cultural Nª Sr.ª do Ó de Aguim uniram-se na realização de um divertido dia de convívio. Assim no dia 11 de Agosto reunimos na encantadora tranquilidade da Quinta Convivial, do Club de Ancas mais de 70 idosos. Pelas doze horas servimos o almoço que decidimos que fosse partilhado, optámos pelo apetecível sabor de frango de churrasco, um apetitoso arroz de legumes, finalizado com um doce sabor a melão. E para que o ambiente fosse perfeito o soar de um misto de músicas populares portuguesas acompanharam e alegraram a hora da refeição.
Durante a tarde proporcionámos a todos os presentes momentos de convívio e de bem-estar que
culminaram com um lanche partilhado.
...
Enviado por Clube de Ancas

Sugestão: o ASG nas redes sociais

8/28/2009 01:38:00 da tarde Publicado por Ana Jesus Ribeiro


O Grupo Masters Of Farfalha, um Movimento para a protecção e conservação do bigode tradicional português e de alguns buços estrangeiros, https://twitter.com/mastersfarfalha, tem estado a divulgar por diversas redes sociais como o facebook, o twitter..., sobre a organização de um Encontro Nacional de Bigodaças, que é já amanhã, sábado dia 29 de Agosto, no restaurante Impala, nas traseiras da Estação dos Correios do Seixal.


É exigido a todos os participantes do encontro a apresentação de bigode ou barba, preferencialmente, naturais (em detrimento dos postiços)


No caso de haver participantes femininas,... http://www.facebook.com/event.php?eid=241490985625

Fica a divulgação no blog ASG, na eventualidade de algum(a) anadiense, com os requisitos exigidos pelo Movimento (que muitos desconhecerão como eu desconhecia), interessado(a) em participar, ou caso algum(a) participante anadiense que por lá apareça, agradece-se com todo o respeito uns registos em foto e/ou reportagem para este espaço, um projecto que cada vez mais se comprova também de novas ideias "mediáticas e interessantes" para a participação, pelo concelho de Anadia.

Caro Jolly, camaradas co-autores e leitores/participantes deste blog.... que tal o ASG no Twitter ou noutra rede social? Uma sugestão, pela visibilidade q.b. já conquistada e visível, como qualquer bigode!

[Foto retirada do "facebook" do Movimento]

A minha janela para Anadia #11

8/28/2009 12:47:00 da tarde Publicado por Jolly Jumper

...
Póvoa do Pereiro e Anadia ali tão perto.
Foto de: Paulo "Cagido"

Fundo Social... eu não me esqueço

8/27/2009 08:26:00 da tarde Publicado por Jolly Jumper



«"Encontro com... História, música e poesia"
Os grupos de Teatro Baluarte e ADABEM vão promover, no dia 26 de Setembro, pelas 21h30, no Cine-Teatro de Anadia o "Encontro com... História, música e poesia". O bilhete custa 2,5 euros. A receita do espetáculo reverte para o Fundo Social da Autarquia
Publicado em RB
Como anda esse Fundo Social? Quanto reverteu da Feira da Vinha e do Vinho?! A quem será distribuído o dinheiro?! Quem gere o Fundo?! Está Litério Marques a guardar todas estas respostas como trunfo político para as eleições que se seguem?!

A minha janela para Anadia #10

8/27/2009 12:35:00 da tarde Publicado por Jolly Jumper

...
Zi Paraimo
Foto de aSALVADOR

A minha janela para Anadia #9

8/26/2009 07:45:00 da tarde Publicado por Jolly Jumper

...
"A luz que me ilumina é de fonte segura, social e moralmente correcta e naturalmente eficiente"
Cumprimentos

Rádio Província 100.8 FM

8/26/2009 07:21:00 da tarde Publicado por Jolly Jumper


Ouvi, voltei a ouvir e tornei a ouvir....não vale mesmo a pena.
...
Parece a Rádio de um homem só, em que a mesma voz, desgastada, lê as notícias, a publicidade, o tempo.....em que as notícias têm a música de fundo mais horrível que já ouvi e pronúncia mais desequilibrada de que há memória...em que a publicidade é feita sem gosto e do modo mais artesanal que me lembro....como se não tivesse existido qualquer evolução desde os primórdios das "piratas" dos anos 80.
...
Com a agravante de que parece que esta ainda retrocedeu no tempo...
100.8 - Mealhada-Anadia..mas só por curiosidade.
...
Publicado em Emissão Especial
...
Rubrica de Mário Matos para a Rádio Província (100.8 fm - Anadia), emissões de sábado à tarde, após as 19h30 * Esta rubrica: Harold and Kumar escape from Guantanamo Bay - Grande moca meu! A fuga (Programa 13, 19-07-08) *
Copyright owner of some images: Syratherripped, musclemecca* Mais conteúdos em mmplda.blogspot.com e tudo sobre Vila Nova nos blogs associados vnmf.blogspot.com e vilanovademonsarros.blogspot.com * MMPLDA Meios de Produção.
Categoria: Educação

Acampamento Giofrater em Mogofores

8/26/2009 05:12:00 da tarde Publicado por Sérgio Bandeira

O Movimento Giofrater realiza mais um acampamento, entre os dias 23 e 30 de Agosto, em Mogofores (Anadia), na Quinta Vale de Estevão, com o tema: “Alarga o espaço da tua tenda…”
Como em outros anos haverá um dia aberto, que coincide com o encerramento do acampamento (dia 30/8,Domingo), e no qual estarão presentes Irmãs, Pais, familiares, amigos, e outros elementos do Gio que não tenham possibilidade de participar no acampamento, trazendo o almoço para partilhar. (Poderão trazer cadeiras ou bancos, pois não teremos para todos).
Quem vier só a este dia, não paga nada, desde que traga almoço.

Horário:
11h00 – Acolhimento dos convidados;
Actividades em campo;
12h00 – Almoço partilhado;
14h00 – Festival da canção;
16h00 – Eucaristia de encerramento.

em Região Bairradina



Foto em gioavelãs


O Giofrater é um movimento franciscano de jovens e para jovens.
[Gio = Giovanni, jovem em Italiano][Frater = Irmão]
O Giofrater pretende viver a espiritualidade franciscana, adoptando como lema:
Estar onde a nossa presença possa ser uma ajuda.

em Giofrater


Paz e Bem (como os giofrateiros dizem)

A minha janela para Anadia #8

8/26/2009 04:06:00 da tarde Publicado por Jolly Jumper

...
Olá Anadia Sem Gente!
Não quero deixar de participar. A ideia é interessante.
Aqui vai uma foto real mas... "da minha janela para o quintal": um ouriço "caseiro", que me apareceu no quintal, a banquetear-se, metido na taça da comida dos meus cães...
Beijinho
Maria do Céu Castelo-Branco

A minha janela para Anadia #7

8/26/2009 12:13:00 da tarde Publicado por Jolly Jumper

Cá está a primeira contribuição de fora. Ainda por cima original, uma foto virada para um interior... Obrigado Salvador.

Foto: aSALVADOR
Fonte recuperada em Sá – Sangalhos – Anadia

A minha janela para Anadia #6

8/25/2009 11:29:00 da tarde Publicado por Jolly Jumper


...
Até agora só o pessoal da casa participou! Previ que pelo menos houvesse um dos nossos leitores diários que quisesse entrar na brincadeira. Mas nada de nada... até agora!

A minha janela para Anadia #5

8/25/2009 11:22:00 da tarde Publicado por Jolly Jumper

...
Foto: Sérgio Bandeira

A minha janela para Anadia #4

8/25/2009 09:54:00 da tarde Publicado por Jolly Jumper

...
Foto: Carla Teixeira

José Luis Iglésias

8/24/2009 08:51:00 da tarde Publicado por Jolly Jumper

José Luís Fernandes Lhano Iglésias, conhecido como José Luís Iglésias, é um músico, compositor e dinamizador cultural.

Vida
Filho de pais oriundos de Ferrol Galiza, nasceu em Penafiel. Radicou-se em Anadia a partir de 1 de janeiro de 1948.

Carreira
José Luís Iglésias foi fundador do grupo Rouxinóis. Seu nome marcou, culturalmente, toda a segunda metade do século XX, em Anadia. Em novembro de 1992 recebeu homenagem por ter dado início a toda a gesta “Rouxinóis”.

Ligações externas
Página do Rouxinóis (em português)
...
Publicado em Wikipédia

Condes de Anadia

8/24/2009 08:42:00 da tarde Publicado por Jolly Jumper

O título de Conde de Anadia foi criado por carta de D. Maria I de 17.12.1808 a favor de João Rodrigues de Sá e Melo que já havia sido feito pela mesma monarca Visconde de Anadia por carta de 08.05.1786.

Tendo morrido sem descendência, o título coube a sua parente Maria Joana de Sá Menezes.

A representação do título cabe hoje em dia a Manuel José Maria de Sá Pais do Amaral, 7º Conde de Anadia, pai de Miguel Pais do Amaral, seu herdeiro e milionário dos meios de comunicação social, nomeadamente da TVI.

E onde é que é o Palácio?

O Palácio dos Condes de Anadia, residência oficial da família nobre portuguesa, situa-se na pequena cidade de Mangualde, perto de Viseu. É um edifício em estilo barroco de dimensões palacianas e, sobre as portas principais jaz o brasão da família.

Fonte: Wikipedia
...
Acrescento
Comentário
Convém referir que o 1º visconde foi Secretário de Estado dos Negócios Estrangeiros e da Guerra (Fonte: Geneall) e que a antiga quinta onde moravam é na actual Estação Vitivinicola da Beira Litoral , tendo sido demolida posteriormente afim de ser criada a Escola agrícola Alexandre de Seabra. (Fonte: Solares de Portugal)
Já agora e como reparo, pena ninguém ter mencionado que a 21 de Agosto deste ano fez 495 anos que Anadia recebeu a carta foral por D. Manuel I.
Cumprimentos

Sebastião José de Carvalho e Melo

População anadiense ao longo dos tempos

8/24/2009 08:37:00 da tarde Publicado por Jolly Jumper

Demografia
População do concelho de Anadia (1849 – 2006)
1849 1900 1930 1960 1981 1991 2001 2004 2006
5761 17161 23245 29039 29820 28899 31545 31671 31660
E a cidade em si? Anadia é uma cidade portuguesa pertencente ao Distrito de Aveiro, região Centro e subregião do Baixo Vouga, com cerca de 3 034 habitantes.[1]
...
Fonte: Wikipeia

A minha janela para Anadia #3

8/24/2009 07:40:00 da tarde Publicado por Jolly Jumper

...
Carla Teixeira

Anadia Sem Gente*

8/24/2009 05:28:00 da tarde Publicado por Jolly Jumper

*e não fomos nós que pedimos.
...
(...)No espaço de 5 anos a população em idade escolar em Anadia desce quase 10%. A taxa de natalidade diminui e aumenta a população com idade superior a 65 anos. A população jovem foge de forma maciça do município de Anadia, desiludida com a diminuição da qualidade de vida e motivada pelos factores de atracção de municípios contíguos.(...)
Publicado em Política Com Alma

Anadiense em Missão Pedalar

8/24/2009 12:49:00 da tarde Publicado por Sérgio Bandeira

É muito interessante quando encontramos alguém que nos é conhecido (ou mesmo que não seja conhecido, mas que seja da nossa terra) a fazer uma aventura e a publicá-la na Net.
Carlos Moreira, é um Anadiense que se encontra a realizar uma aventura em bicicleta.

"Sempre pratiquei vários desportos. Amante da prática desportiva e da natureza procurei sempre conciliar estas duas características para encontrar desafios difíceis que requerem boa técnica, táctica, psicologia e até complexidade logística.Trabalho na APPACDM de Anadia em Avelãs de Caminho e quase todos os dias passam peregrinos pelos Caminhos de Santiago em frente às nossas instalações, a pé ou de bicicleta.Pela curiosidade levantada pelos meus alunos investiguei na internet a melhor forma de lhes explicar o fenómeno/espírito dos caminhos de Santiago. Contudo, fiquei envolvido por tal espírito que resolvi há 4 semanas planear uma viagem em bicicleta pelos Caminhos de Santiago e, nada mais, a etapa mais longa da Península Ibérica entre dois santuários, Lourdes – Santiago de Compostela."
por Carlos Moreira em Missão Pedalar

Força Moreira!

A minha janela para Anadia #2

8/23/2009 06:41:00 da tarde Publicado por Jolly Jumper

...
Foto: Ana Jesus Ribeiro

A minha janela para Anadia #1

8/23/2009 03:35:00 da tarde Publicado por Jolly Jumper

...

Carla Teixeira - "imagem de Anadia vista da minha janela de circunstância"

A minha janela para Anadia

8/22/2009 07:03:00 da tarde Publicado por Jolly Jumper

Como já previa ninguém entrou na anterior brincadeira das fotos.
...
Mas como sou persistente, aqui vai um desafio sem prémio. Apenas porque quero ver Anadia em fotografias.
...
O próximo desafio chama-se "A minha janela para Anadia" (entenda-se concelho de Anadia). E o que têm de fazer é ir à janela e tirar uma foto. Fácil... esperamos! Vão enviando para worldpains@gmail.com

(previsão para esta brincadeira: 1 contribuição)

...
Em baixo fica um exemplo daquilo que não pretendemos, mas se que se vier não terá qualquer tipo de problema.

IMAGEM DO DIA

8/22/2009 04:38:00 da tarde Publicado por Jolly Jumper


A Junta de Freguesia da Moita faz questão de informar que a Póvoa do Pereiro pertence ao seu "reino", ao fazer a delimitação da mesma com Anadia. Contudo, tenho a sensação de apesar estarmos tão perto da cidade, somos um pouco esquecidos, assim como, alguma parte serrana do concelho, nomeadamente, a que está virada para o Luso e Mortágua.

Publicado em Paulo "Cagido"

Não sei se riA ou se chore

8/22/2009 01:28:00 da manhã Publicado por Jolly Jumper

Ultimamente temos sido confrontados com várias criticas de anónimos dizendo que nos escondemos por detrás do anonimato. Outros levam à exaustão a crítica a este cavalo por lamentavelmente ter deixado passar um comentário que merecia ter sido recusado. E nem o facto de dizer que a aprovação tinha decorrido por não ter lido o comentário em condições, devido a cansaço, amainou os ânimos.
...
Há ainda aqueles que acusam este blogue de ser tendencioso. Uns dizem que apoiamos a esquerda, outros há que dizem que somo acérrimos defensores da direita. Eu digo: somos defensores e apoiamos uma Anadia melhor.
...
Há ainda aqueles que nos perguntam o que já fizemos por Anadia. Conhecem melhor espaço de promoção que os blogues da região? Destaco a qualidade de Paulo "Cagido", mas também do recente Bairradices e do muito cuidado Bairrada Digital. Queremos também nós ser um espaço na Internet que servia o concelho e que noticie o concelho. Isto não é contribuir para o desenvolvimento de Anadia?!
...
Encontrei na rede um texto de um autor de um blogue que passa pelo mesmo que o ASG está a passar neste momento. Não sei se incomodamos alguém, se é por causa das eleições ou se é simplesmente porque sim, mas a verdade é que há cada vez mais gente a criticar este projecto que foi visionado para unir os anadienses e não afasta-los.
...
Deixo o texto do Pedaços de Alcongosta:
Dizia então que este é um blogue pluralista, aberto a diferentes correntes de opinião. Como blogue pessoal que é, não tinha de agir dessa forma. Mas optou por ser um espaço aberto a todos. No entanto, há quem, por distracção ou ignorância, ande algo confundido. Vejamos exemplos:

Diz um anónimo num comentário: "vê-se bem nos comentários q o blog n é imparcial. Um blog n deve transmitir opiniões pessoais nos textos q s escrevem, ms sim ser isento".
Não deve dar opiniões? Diz quem? Fique o senhor anónimo a saber que, embora não seja a sua essência, este blogue é também opinativo. Não andará o senhor baralhado? Olhe que isto não é nenhum jornal.

Se é imparcial ou não, acho que fica ao critério de quem disponibiliza o seu tempo para fazer o Pedaços de Alcongosta. O senhor anónimo tem sempre a possibilidade de criar o seu próprio blogue. Mas essa do "vê-se bem nos comentários que o blog não é imparcial" já diz do grau de conhecimento que a pessoa em causa tem destas coisas. Em jeito de serviço público deixo-lhe o esclarecimento: posts e comentários são coisas distintas. No caso deste blogue, qualquer um pode deixar escrito o que pensa (agradecemos que o façam com elevação).

E agora o paradoxo: então não é que no raio do blogue, tendencioso que se farta (só ainda não é unânime para que lado) deixa fazer comentários contrários às suas opiniões/observações? Ouça lá, caro "comentador", já reparou no absurdo das suas palavras quando até você tem liberdade para aqui fazer comentários?

Outro exemplo, do conterrâneo Gonçalo: "Já me perguntaram se este blog teria tendências partidárias. Fico então com a certeza de que sim, visto o tipo de comentários que aqui se registam e com a clareza do texto inicial". Mais uma vez a confusão entre posts publicados por quem faz o blogue e a abertura dada a opiniões externas. Inclusivamente ao próprio Gonçalo.
(...)

Critérios de escolha de certo não incluem a competência*

8/21/2009 11:13:00 da tarde Publicado por Jolly Jumper

*no top5 dos itens a analisar num candidato
(...)
Depois da ruptura de relações entre José Manuel Ribeiro (presidente da Comissão Política do PSD - Anadia e presidente da Assembleia Municipal) e o autarca Litério Marques, pode dizer-se que os nomes conotados com o primeiro foram afastados das listas.
...
Nomes conhecidos como José Veloso, João Paulo Branco, Lígia Seabra (deputada na Assembleia), Jorge São José (vereador) e o autarca de Sangalhos, Sérgio Aidos, ficaram de fora das listas "laranja".
...
Assim, à Câmara o actual autarca apresenta uma proposta de executivo renovado, com a entrada de Rosa Maria Tomás Conceição (adjunta do presidente da Câmara de Ílhavo)
...
Publicado em JB

Póvoa do Pereiro já tem Ecoponto

8/21/2009 03:27:00 da tarde Publicado por Jolly Jumper


Antes


Este blogue tem também como objectivo defender os direitos dos cidadãos, sem esquecer, contudo, que temos deveres a exercer, tais como, o de cidadania.

Em artigo anterior falei da necessidade de no nosso concelho haver uma política ambiental mais completa e ajustada às nossas necessidades, onde referi que me tinha de deslocar a Anadia para fazer a separação do lixo. As duas fotos em cima foram tiradas na Póvoa do Pereiro, localidade onde vivo, no mesmo local e, foi com muito agrado que ontem verifiquei a existência de um ecoponto, ali colocado recentemente. Agora já não há desculpa para colocarem diferentes tipos de lixo, tudo no mesmo contentor, aqui pela Póvoa do Pereiro. Compete-nos zelar e preservar o meio ambiente, um dos grandes deveres para o séc XXI.
...
Publicado em Paulo "Cagido"

listas do Partido Popular

8/21/2009 11:58:00 da manhã Publicado por Jolly Jumper

Enviado por Maria do Céu Castelo-Branco, a quem desde já agradecemos!

Câmara Municipal de Anadia
Maria do Céu Anjos Simões Hall Castelo-Branco
João Lopo de Pinho Cancella de Abreu
Fernando José de Sousa Guerreiro
Maria Alexandra de Matos Rosmaninho
Amílcar Fernandes Bártolo
José Carlos Carvalhais da Silveira Costeira
Natália Seabra de Barros Santos
Manuel de Jesus Pinheiro Gamboa
António Adriano Campos Mariz Pereira
Maria Manuel de Figueiredo Ferreira da Silva

Assembleia Municipal
Sidónio Carvalho da Cruz Ferreira Simões
João Tiago Castelo Branco Charula de Azevedo
Ana Maria Boavida Barroso Guerreiro
Rui Manuel Godinho dos Santos
Anselmo Rodrigues das Neves
Olga Cristina Coelho de Oliveira
Nelson de Seabra Henriques
Anacleto Nogueira de Oliveira

Juntas de Freguesia
Aguim - António Lebre de Freitas
Amoreira da Gândara - António Augusto Marques da Silva
Arcos - Ana Maria Semedo Campos Ferreira Pereira Alegre
Avelãs de Caminho - Isaura da C. Ferreira
Avelãs de Cima - Hernâni Manuel Simões Rodrigues
Mogofores - António de Jesus Oliveira
Moita - Jorge Emanuel da Silva Matos
Sangalhos - Trajano Filipe da Costa Martins
São Lourenço do Bairro - Anselmo Rodrigues das Neves
Tamengos - António Manuel Ribeiro Pimentel
Vilarinho do Bairro - Nuno Miguel Gonçalves Seabra
...
Continuamos à espera que outras candidaturas enviem também as suas listas.

Termina hoje

8/21/2009 12:51:00 da manhã Publicado por Jolly Jumper

Para ganhar apenas têm que captar uma imagem (vídeo ou foto) que exemplifique a expressão "Anadia Sem Gente". Ou então, uma imagem que demonstre que a expressão "Anadia Sem Gente" não tem razão de existir.
...
Enviem as vossas contribuições para worldpains@gmail.com

Até agora já há 0 (zero) participações...

Cinema?!

8/20/2009 07:14:00 da tarde Publicado por Jolly Jumper

http://blog.uneb.br/wp-content/upload/2009/08/cinema1.jpg
Há cinema este fim-de-semana?

Sangalhos: Velódromo Nacional inaugurado a 12 de Setembro

8/20/2009 05:51:00 da tarde Publicado por Jolly Jumper

O Centro de Alto Rendimento - Velódromo de Sangalhos, Anadia, vai ser inaugurado no próximo dia 12 de Setembro. Tudo indica com a presença do Primeiro-Ministro, José Sócrates. A obra deverá ter um custo total de cerca de 15 milhões de euros.
(...)
A principal será o Ciclismo. Esgrima, Judo, Ginástica e Trampolim serão as restantes modalidades que poderão utilizar aquele espaço para os seus estágios.
...
O velódromo tem uma pista, com um perímetro de 250 metros. Existe ainda uma zona que alberga toda a parte logística, administrativa, o centro de estágios (com 16 quartos duplos), restaurante, sala de conferência, ginásio, oficinas, entre outros sectores. Para além da vertente desportiva, a estrutura foi concebida, nomeadamente a parte central, para poder receber qualquer tipo de espectáculo, uma vez que o piso é amovível. Ou seja, desde concertos musicais, passando por espectáculos de circo, hipismo, até congressos podem ali ser realizados. Em termos de bancadas, a capacidade ultrapassa os dois mil lugares. Cerca de 1200 nas duas bancadas fixas e mais 900 numa bancada amovível no espaço central. Contudo, num espectáculo musical, a sua capacidade pode aumentar consideravelmente.
(...)
Quanto à possibilidade de esta obra ser um “elefante branco”, Litério Marques diz que quanto muito “será um elefante verde de esperança”, pois, “vai trazer muitas pessoas ao concelho, dinamizando assim o sector económico local de forma positiva”. A gestão do Centro de Alto Rendimento deverá ser feita de forma partilhada, entre as Federações, Câmara Municipal de Anadia e Instituto Nacional do Desporto.
...
Publicado em RB

Receber 27 cartas da PT num só dia

8/20/2009 05:37:00 da tarde Publicado por Jolly Jumper

in “JN” - 20.Ago.09
por: PEDRO FONTES DA COSTA

Até o carteiro se espantou: de uma só vez, entregou 27 cartas da PT em casa de Jorge Aidos, em Sangalhos. Lá dentro, estavam recibos entre oito e dez cêntimos. O cliente diz que não se lembra de alguma vez ter pago esses valores

Um homem, residente em Sangalhos, Anadia, queixa-se de ter recebido, num só dia, 27 cartas remetidas pela Portugal Telecom (PT), contendo recibos referentes à liquidação de quantias entre os oito e dez cêntimos, relativas ao período compreendido entre Março de 2007 e Julho de 2009...
....

Jorge Manuel Aidos diz não entender o desperdício de papel e nem sequer a razão do envio em massa de tais recibos, que se referem a quantias irrisórias que diz não ter pago, até porque "algumas dizem respeito a facturas de 2007"...
....

"Há mais de 20 anos que pago as facturas a tempo e horas. Por isso, não compreendo de onde surgem estes recibos, referentes a pequenas liquidações que não fiz", reforça o queixoso.

O cliente da PT diz que, em tempo de crise, "é uma vergonha gastar tanto papel, e que até o carteiro estava de boca aberta quando procedia à entrega das cartas". "Quando cheguei a casa, nem queria acreditar ao ver o maço de cartas. Senti-me como um empregado de escritório a abrir correspondência", relata.

Jorge Aidos salienta que só pretende alertar a empresa para a necessidade de poupar papel. "Imagine se existem outras pessoas que também receberam perto de três dezenas de cartas. Ora, os carteiros não têm possibilidade de entregar tanto papel. E depois falam em consciência ambiental e poupar", prossegue.

"Se fizermos as contas, o valor de cada recibo não dá para pagar o envio da carta. E o mais curioso são as quantias a que se referem os recibos. Apenas um traduz o valor que paguei", explica Jorge Aidos.

O JN tentou, sem êxito, obter uma explicação da PT.

...
Publicado em NetConsumo

VILARINHO vs FREIXIEIRO

8/20/2009 02:52:00 da tarde Publicado por Jolly Jumper

"ARC VILARINHO do BAIRRO joga com FREIXIEIRO da 1ªDivisão Nacional.

A Associação Recreativa e Cultural de Vilarinho do Bairro (Anadia) depois de defrontar o Sport Lisboa e Benfica vai medir forças com o Freixieiro.
O Freixieiro é a equipa da 1ª Divisão Nacional com mais tradição no futsal, tendo sido compeão nacional à cerca de 5 anos. O plantel do AR Freixieiro é composto por diversos jogadores internacionais, sendo que a equipa se reforçou com diversos atletas para lutar pelo título de campeão nacional.
O jogo terá lugar no Pavilhão Gimnodesportivo de Vilarinho do Bairro, no próximo dia 26 de Agosto (4ªfeira) pelas 20h.

Para além do grande jogo de futsal que se prespectiva, haverá lugar ao sorteio de diversos prémios.
A direcção da ARC de Vilarinho do Bairro lança o apelo para vermos o Pavilhão Gimnodesportivo cheio de amantes do desporto e do futsal."
--
ARC Vilarinho do Bairro
www.futsalvilarinhodobairro.blogspot.com
...
Enviado por arcvilarinho.do.bairro@gmail.com

LIBERTAÇÃO DE AVES 24 DE AGOSTO

8/20/2009 01:54:00 da manhã Publicado por Jolly Jumper

http://travel.mongabay.com/tanzania/600/tz_1927.jpg
Libertação de um Milhafre-preto (Milvus migrans)
16h00, Moita - Anadia
Ponto de encontro: Moita Rugby Clube da Bairrada, Anadia
...
Esta ave juvenil foi apreendida pela equipa do SEPNA de Anadia em conjunto com outras 6 aves de rapina, na casa de um particular, onde terão permanecido durante cerca de um mês. De acordo com o mesmo, as aves terão caído dos respectivos ninhos durante o abate de um pinhal. As aves foram então entregues na RNPA e encaminhadas para o CERVAS. O processo de recuperação desta ave consistiu em alimentação para que aumentasse e mantivesse o peso, processo de muda das penas danificadas, contacto com aves da mesma espécie de modo a adquirir os comportamentos próprios e treinos de voo e caça

Para qualquer informação e/ou para confirmação de presença nestas acções, agradecemos contacto através do e-mail cervas.pnse@gmail.com, do telefone 962714492 (CERVAS) ou do telefone 910748281 (Vigilante da Natureza Pedro Ramalheira - RNPA). "

Se algum dos membros da Comunidade se decidir a participar, peço por favor que contem depois aqui como decorreram as libertações, se tirarem fotos tanto melhor!

FONTE
...
Publicado em Pedra Partida

Programação do XVI Salão internacional de Banda Desenhada de Viseu

8/19/2009 03:59:00 da tarde Publicado por Jolly Jumper

Tex no Salão BD Viseu 2005

Vai decorrer de 13 a 26 de Setembro próximo, o XVI Salão Internacional de Banda Desenhada de Viseu, Salão que recorde-se na edição de 2005, deu um grande destaque ao TEX WILLER, devido à personagem italiana ter sido o herói homenageado em virtude da mostra ”Tex – cowboy e pistoleiro – coleccionar a BD”, dedicada ao herói de papel, emblemático na BD italiana de aventuras, onde se pôde apreciar um panorama impressionante, tanto de edições raras como de peças de “merchandising”, que faziam parte duma das maiores colecções do mundo, pertencente ao coleccionador José Carlos Francisco, de Anadia.

Excerto de texto publicado em Tex Willer Blog

Verão Total Curia

8/19/2009 12:12:00 da manhã Publicado por Jolly Jumper

Desafio (muito pouco original)

8/18/2009 10:39:00 da tarde Publicado por Jolly Jumper

http://www.colunasdiarias.com/e-mail.jpg
O Bairrada Digital adiantou-se, de qualquer forma deixo aqui o desafio às concelhias, dos vários partidos a concorrer em Anadia, para enviarem as várias listas para worldpains@gmail.com.
...
Terei o melhor gosto em publica-las.

Somos conhecidos internacionalmente

8/18/2009 10:20:00 da tarde Publicado por Jolly Jumper

Até a ABS-CBN fala cá do burgo...
...
Para quem desprezava os eventos realizados no Pavilhão Municipal, fica aqui uma das muitas notícias que têm saído por todo o Mundo.
MANILA – Cue artists Leonardo Didal and Elvis Calasang have posted crucial victories to qualify for the Predator International 10-ball Tour in Anadia, Portugal.
The Predator 10-Ball tournament in Portugal, slated on September 10-12, is a qualifying event for the World Ten Ball Championships in Manila on November 25-30.
According to BilliardPhilippines.com, Didal triumphed over Jeffrey de Luna, 11-8, Marlon Manalo, 11-8, and Jerico Bañares, 11-9, in the Eight Players’ Field Invitational held last Friday.
Calasang, meantime, scored victories over Demosthenes Pulpul, 11-3, Bañares and de Luna, 11-7.
It was Calasang who clinched the first berth in the Portugal 10-Ball tilt.
“I’m so very happy because I made it to the tournament proper of Predator Portugal 10-ball event,” Calasang said.
Meanwhile, Antonio Gabica and Mario Tolentino also participated in the invitational.
Publicado em Abs-Cbn News

À consideração...

8/18/2009 06:44:00 da tarde Publicado por Jolly Jumper

Ainda dizem que os portugueses não têm sentido de humor:
O autor A minha fotografia
Engenheiro Mouta
Anadia, Estado Verídico, Portugal
Jovem que atingiu a meta dos 30 anos emitindo opiniões e pareceres, sem necessitar de uma qualquer "J" para o legitimar... Um prodígio do Século XXI, político e crítico autodidacta, o seu humor baseia-se apenas nas verdades do seu quotidiano! Engenheiro do Ambiente, Técnico Superior de Higiene e Segurança no Trabalho e Formador, acredita que o Mundo é um pouco diferente do que os Media o pintam...

Lei da Paridade

8/17/2009 11:28:00 da tarde Publicado por Jolly Jumper

...
ASSEMBLEIA DA REPÚBLICA
Lei Orgânica n.o 3/2006
de 21 de Agosto
Lei da paridade: estabelece que as listas para a Assembleia da República, para o Parlamento Europeu e para as autarquias locais são compostas de modo a assegurar a representação mínima de 33% de cada um dos sexos.
A Assembleia da República decreta, nos termos da alínea c) do artigo 161.o da Constituição, a lei orgânicaseguinte:
...
Artigo 1.o Listas de candidaturas
As listas de candidaturas apresentadas para a Assembleia da República, para o Parlamento Europeu e para as autarquias locais são compostas de modo a promover a paridade entre homens e mulheres.
...
Artigo 2.o Paridade
1—Entende-se por paridade, para efeitos de aplicação da presente lei, a representação mínima de 33,3% de cada um dos sexos nas listas.
...
2—Para cumprimento do disposto no número anterior, as listas plurinominais apresentadas não podem conter mais de dois candidatos do mesmo sexo colocados, consecutivamente, na ordenação da lista.
...
3—Nas eleições em que haja círculos uninominais, a lei eleitoral respectiva estabelece mecanismos que assegurem a representação mínima de cada um dos sexos
prevista no n.o 1.
...
4—Excepciona-se do disposto no n.o 1 a composição das listas para os órgãos das freguesias com 750 ou menos eleitores e para os órgãos dos municípios com 7500 ou menos eleitores.
Tudo em AJOV

...

...
Anadia tem menos de 7 mil e 500 eleitores? Ou esta lista não foi assim entregue em Tribunal?

Último dia

8/17/2009 11:08:00 da tarde Publicado por Jolly Jumper

Hoje foi o último dia para apresentação das listas para as autárquicas 2009.
...
No entanto, no site Estamos Prontos, nem tudo está pronto. Pelo menos a contar com o número de espaços vazios esperando por uma cara janota, na lista para a Assembleia Municipal.
...
Mas se podemos sorrir com o que em cima está escrito, não podemos de certo sorrir com a falta de informação sobre as restantes listas. Muito especialmente as do PSD, mas também CDU e BE.
...
Parece que em Anadia o importante é mesmo que a TV venha à terrinha, o resto pode esperar. Quinta-feira os papiros já devem trazer tudinho direitinho.

...

8/17/2009 10:05:00 da tarde Publicado por Jolly Jumper

...
JB, 13 de Agosto

José Cid: "Pedi 500 mil euros à Playboy para posar nu"

8/17/2009 12:35:00 da manhã Publicado por Jolly Jumper

http://rockmenten.blogs.sapo.pt/arquivo/Vox_Cid.jpg
Este ano é chique passar férias em Portugal?
Sinceramente, não sei o que é chique. Mas temos um litoral fantástico, sobretudo no Sul, com praias de excepção.
Não é por acaso que quando os romanos chegaram à Península Ibérica, o Sul já era o território mais ocupado. E este ano o Governo organizou uma dinamização do Sul, muitos concertos e festas, o que é bom. Também vou lá estar.

A crise também o vai por a jogar à carica na praia?
Não tenho tempo para ir à praia. Tenho uma piscina fabulosa em casa. A água é verde e não azul, porque não uso químicos. Das três à cinco da tarde, abro a piscina a toda a população da minha freguesia e refugio-me na sesta ou no estúdio. Quando toca o sino, já sabem que é para sair.

É uma espécie de serviço público?
Se quiser, pode chamar-lhe isso. Mas fazia-me impressão saber que tenho a piscina e que algumas crianças vinham cá só para ver como é. É a minha maneira de contribuir para a felicidade de alguém.

Que político imagina a tentar evangelizar eleitores na praia?
Talvez o primeiro-ministro, em fato de banho, já que foi eleito o homem mais sexy de Portugal...

Que político deveria ficar de privado de férias este ano?
Eles já estão todos privados, andam todos preocupados com as campanhas eleitorais. Aliás, já me ligaram para me contratar.

E aceitou?
Aceitei, claro. Vou dar concertos da Esquerda à Direita. Compram o meu trabalho; não compram as minhas ideias.

Quem gostaria de enterrar na areia?
Uma pessoa muito bonita. Gostava de enterrar a Sílvia Rizzo, se pudesse deixar-lhe a cara de fora. É muito bonita.

Já foi a Porto Covo só para roer uma laranja na falésia?
Já. E já lá cantei esse tema fantástico do Carlos Tê.

Repara em quem repara em si?
Claro. E acho um piadão. Sobretudo quando as mulheres olham para um certo sítio que eu tenho nas calças. Às vezes, os homens também olham.

A Playboy é leitura de praia?
O próximo número é porque venho lá eu numa grande entrevista. Perguntaram-me se aceitava posar nu para eles. Disse que sim. Perguntaram-me o cachê. Disse: 500 mil euros. Pedir não custa, não é?

Publicado em JN, a 16 de Agosto de 2009

Fausto Sampaio - Viagem ao Oriente

8/17/2009 12:26:00 da manhã Publicado por Jolly Jumper

...
Fausto Sampaio, auto-retrato


Fausto Sampaio e Tavares Correia

A notícia de uma grande exposição de pinturas e desenhos de Fausto Sampaio na Galeria Sul do Museu da Fundação Oriente, para além do interesse plástico da sua pintura e do tema unificador das 60 obras expostas (“Viagens no Oriente”), lembrou-me a sua amizade com o pintor senense Tavares Correia – que se manteve até à morte de Sampaio (Lisboa, 1956). Mas o que tinham em comum estes dois artistas, o primeiro natural da Anadia (Alféolas, 4 de Abril de 1893) e o outro nascido em Seia (5 de Dezembro de 1908), para além do gosto pelas artes?

Ambos surdos-mudos (Fausto Sampaio em consequência de uma incapacidade auditiva aos 22 meses e Tavares Correia de nascença), conheceram-se e tornaram-se amigos no Instituto de Surdos-Mudos da Casa Pia de Lisboa. Quinze anos mais velho, Sampaio foi mesmo o primeiro pensionista do Instituto e Tavares Correia entrou em 1918 com o nº 15.

Juntos realizaram a instrução primária e iniciaram a sua aprendizagem técnica e artística sob orientação de Augusto de Campos. Prosseguiram estudos de desenho e pintura da Sociedade Nacional de Belas-Artes, onde Fausto Sampaio expôs pela primeira vez em 1929.
...
(...)
Por ocasião do centenário do nascimento de Fausto Sampaio, em 4 de Abril de 1993, Tavares Correia esteve presente na homenagem que a Câmara Municipal de Anadia prestou ao ilustre filho da terra. A cerimónia contou com a presença de Maria Barroso Soares, esposa do Presidente da República.

Sobre Fausto Sampaio, escreveu Fernando de Pamplona: “Verdadeiro pintor do nosso Ultramar nunca esquecido, fez-nos sentir, em suas telas de viva palpitação cromática, o encanto, o sabor, o sortilégio dessas terras espalhadas pelo vasto Mundo” (1) - sentimentos evocados na exposição que decorre no Museu do Oriente até ao dia 27 de Setembro.


Tavares Correia com a viúva de Fausto Sampaio, D. Maria José Sampaio - Anadia, 4 de Abril de 1993

Tavares Correia com a filha de Fausto Sampaio, Drª Teresa Sampaio, que foi Secretária de Estado do governo de Sá Carneiro - Anadia, 4 de Abril de 1993.

...
Excerto de texto publicado em Escrita(s)

Verão Total na Termas da Curia

8/16/2009 06:41:00 da tarde Publicado por Jolly Jumper

Há cerca de uma semana publicou-se, neste blogue, a presença do programa televisivo da RTP, Verão Total, em directo nas Termas da Curia.
...
Pois bem, apesar da pouca publicidade que se fez sentir, esta manhã a Curia foi palco de um espectáculo em tons de azul e branco apresentado por Sónia Araújo e Júlio Isidro. Um espectáculo com música, debate, entrevistas, reportagens e apresentação da região... Como plano de fundo, as belíssimas termas e parque da Curia, acompanhado pelo intenso sol e boa disposição que se fez sentir.

A juntar à festa, Emanuel cantou para todas as faixas etárias, Irmãos Verdades, fizeram abanar completamente com o público (e os próprios apresentadores, como poderão ver na foto reportagem), e claro, as meninas que refrescaram o ambiente ao cantar e dar show dentro de água.
...
De destacar as centenas de pessoas e imigrantes Portugueses que se juntaram à festa e mostraram que por estes lados, também vive gente... e que gente!
(http://i812.photobucket.com/albums/zz50/nvilhena/DSC05273_edit.png)
...
Foi sem dúvida uma manhã diferente, animada e com muita gente a ajudar à festa, certamente a RTP será bem vinda para posteriores visitas, sobre muitos outros assunto que, nesta região, podem ser apresentados a toda a comunidade Portuguesa e além fronteiras.

...
Texto e fotos enviados pelo Nuno Vilhena
....
Nota: Quanto à informação que se encontrava na produtora dos Irmãos Verdade que dizia que
IRMÃOS VERDADES [Programa de TV "SIC ao Vivo" - SIC] Música ao vivo: Local: ANADIA Hora: 11H00
há a dizer que era no Verão Total da RTP...
Portanto... não haverá dois programas em Anadia, como inicialmente se pensou!

Anadia inaugura Parque Infantil Temático/Militar Único na Europa

8/16/2009 02:18:00 da tarde Publicado por Jolly Jumper

Neste parque infantil nada foi deixado ao acaso, uma vez que, por entre a areia fina e a pouca vegetação do parque (a lembrar o deserto árabe), é possível encontrar várias tomadas eléctricas (qual tal mina anti pessoal a céu aberto) prontas a provocar graves electrocussões nas crianças que por ali passem ou decidam brincar.


No parque infantil várias tomadas eléctricas a céu aberto estão prontas a provocar electrocussões nas criancinhas, que por ali passem ou decidam brincar.


Foto de mais uma mina anti- pessoal colocada estratégicamente no Parque Infantil Temático/Militar de Anadia


Numa numa das árvores do parque infantil, foi deixada uma pequena armadilha, ou seja, um cabo electrico, inteligentemente enrolado, proveniente de um poste de alta tensão, pronto a ser tocado ao mínimo deslize, podendo mesmo provocar a morte das criancinhas.

Também não foi deixado ao acaso, a existência de túnel de treino, na qual as crianças podem escorregar, sem saberem o que lhes espera, como acontece num verdadeiro cenário de guerra. Está, portanto, de parabéns toda a autarquia, por mais uma destas brilhantes iniciativas, oferecendo aos seus munícipes mais um monumento tão peculiar, único no país e em toda a Europa. Anadia convida-o.

...
Excerto de postagem publicada em Anadia Com Vida

Para todos os distraídos...

8/15/2009 09:42:00 da tarde Publicado por Jolly Jumper

Envia as tuas informações

A etapa rainha da 71ª Volta a Portugal passou por Anadia!

8/15/2009 07:07:00 da tarde Publicado por Ana Jesus Ribeiro


A 9ª etapa e rainha da 71ª Volta a Portugal Lagos Sport partiu hoje de Oliveira do Bairro pelas 13 horas rumo à Torre na Serra da Estrela. Todo o pelotão, ainda bem unido, no lugar de , freguesia de Sangalhos, concelho de Anadia.

Nuno Ribeiro segurou a camisola amarela. Terá sido dos bons ares do concelho de Anadia? Seguramente.


[Foto Direitos de Autor de "Leiam a imagem"]

Grupo Pestana mantém intenção de abandonar gestão de resort em São Tomé

8/15/2009 12:29:00 da manhã Publicado por Jolly Jumper

14.08.2009 - 07h39
Por Ana Rute Silva
Hugo Delgado
A visita do primeiro-ministro de São Tomé e Príncipe, Rafael Branco, ao Hotel Pestana Equador, no ilhéu das Rolas, deu "conforto" a Pedro Martins, administrador do grupo Pestana, mas não alterou a posição da empresa portuguesa de abandonar a gestão do resort.

Há cerca de um mês o grupo hoteleiro da Madeira, liderado por Dionísio Pestana, decidiu "não tolerar" mais acusações de desrespeito dos direitos humanos e de mau relacionamento com os habitantes do ilhéu. E, num comunicado assinado por Florentino Rodrigues, presidente do conselho de administração da participada Afrotours, decidiu suspender o contrato de gestão com a concessionária Rotas de África a partir de Novembro.

O grupo hoteleiro, que tem outro hotel em São Tomé, fez um acordo de concessão em 2004 com esta empresa de Anadia, ligada a Sílvio Cerveira (antigo dono da Sanitana, vendida à espanhola Roca). Foi, aliás, a Fundação Helena e Sílvio Cerveira que construiu as casas onde actualmente vivem os moradores do ilhéu.

Pedro Martins admitiu que a visita do primeiro-ministro foi "um conforto para reconsiderar a posição" de sair do ilhéu das Rolas. "Mas para isso tínhamos de ter uma garantia de que essas denúncias de violações dos direitos humanos não voltam a acontecer", disse à Lusa.

A comitiva do Governo de São Tomé visitou as 14 famílias que moram actualmente no ilhéu. O abastecimento de água e de energia será reposto a curto prazo "com a comparticipação do Estado", que também prometeu requalificar a aldeia.

No centro da polémica estão notícias que acusavam os responsáveis do grupo Pestana de forçar os habitantes a viver noutros locais em troca de indemnizações, e de cortar o acesso à água e à electricidade. A maior empresa hoteleira portuguesa refutou as acusações e esclareceu que não há qualquer conflito com os moradores.
...
Publicado em Público

Este fim-de-semana

8/14/2009 07:18:00 da tarde Publicado por Jolly Jumper

Image

" Ligações Perigosas ” é o próximo filme a ser exibido no Cineteatro Anadia, nas sessões de 14 de Agosto sexta-feira e 15 de Agosto sábado palas 21,30h.(mais)

Horário de Bilheteira:
Sexta-feira das 18h:00h às 22:00h
Sábado das 18:00h às 22:00h
Domingos das 14:00 às 15:30h

Custo Bilhete: 3,00

Consulte as próximas sessões

“Ligações Perigosas”

Título original: State Of Play
Realização: Kevin Macdonald
Actores: Ben Affleck, Helen Mirren, Rachel McAdams, Robin Wright Penn, Russell Crowe
Produção:Universal Pictures
Género: Thriller
Duração: 127 minutos
País: EUA/Reino Unido/França

Sinopse

Adaptação de uma mini-série produzida pela BBC na qual um grupo de jornalistas trabalha ao lado de um detective da polícia para investigar o assassinato da amante de um congressista.

Publicado em CM Anadia

Uma "lombada" era o que precisavam...!



Será que nesta terra tudo fica pela metade?!

Já não basta a rotunda da cerâmica, que continua a dar a sensação que estamos a entrar no Faroeste, agora ainda temos umas lombas em Grada que nem sequer reflectores têm ... Nem reflectores, nem pintadas, nem marcadas, nem nada!!

Mais de uma centena de plantas de cannabis apreendidas

8/13/2009 06:28:00 da tarde Publicado por Jolly Jumper

O Núcleo de Investigação Criminal (NIC) da GNR de Águeda apreendeu, ontem, 116 plantas de cannabis com um peso total que ultrapassa os 50 quilos

Esta apreensão ocorreu na sequência de meio ano de investigações que culminou numa operação, ontem de manhã, em Aguim (Anadia) à casa de um homem de 42 anos.
A operação decorreu na sequência do cumprimento de mandados de busca domiciliária emitidos pelo Tribunal de Águeda, após uma semana de vigilâncias apertadas ao suspeito. A investigação foi desencadeada após o aumento de tráfico de “liamba” e “maconha” no sul do concelho de Anadia.
O suspeito tinha as plantas de droga no quintal de casa. Fonte da GNR explicou ao Diário de Aveiro que as plantas já tinham atingido um elevado grau de maturidade, estimando-se que delas se pudessem extrair 2,5 quilos de droga, que daria para mais de mil doses de droga com um preço de mercado entre cinco a dez mil euros. Algumas delas tinham mais de 2,5 metros de altura.
O suspeito foi constituído arguido e libertado depois de prestar Termo de Identidade e Residência. O processo baixou a inquérito.
...
Publicado em Diário de Aveiro

Em Anadia: “É só Rir!”

8/12/2009 07:14:00 da tarde Publicado por Jolly Jumper

“É só Rir!” no Cineteatro Anadia, 12 de Setembro pelas 21h30Image

“É só Rir!” é um espectáculo de Revista à Portuguesa com a interpretação do actor Octávio de Matos e actriz convidada Natalina José.

Participam ainda os actores Isabel Damatta, Paulo Oliveira e Rosete Caixinha.

As diversas rábulas de humor acontecem em variados blocos ao longo dos dois actos do espectáculo, apoiados por elementos cenográficos adequados a cada quadro.

Os temas musicais, tão característicos da genuína Revista à Portuguesa, estão confiados à bonita voz de Liliana Silva, acompanhada por formação de bailarinas coreografadas pelo conceituado profissional José Taveira. (mais fotos)



...
Publicado em CM Anadia

Não se passa nada...

8/12/2009 04:14:00 da tarde Publicado por Jolly Jumper

... mas nada mesmo! Está tudo de férias.
...
E como tal, decidi dar um prémio (ainda vou pensar em alguma coisa mas será algo relacionado com o concelho de Anadia)! E perguntam-me vocês: - "O que temos nós anadienses de fazer para ganhar esse belíssimo prémio que nem tu sabes ainda o que vai ser?!"
...
É uma pergunta bastante válida... Portanto, para ganhar apenas têm que captar uma imagem (vídeo ou foto) que exemplifique a expressão "Anadia Sem Gente". Ou então, uma imagem que demonstre que a expressão "Anadia Sem Gente" não tem razão de existir.
...
Se isto correr tão bem como o pedido para o banner superior do blogue, apenas teremos uma participação de alguém que não faz parte da equipa do blogue. O que acaba por comprovar a minha teoria.
...
Ah! Datas... pois! Hummm... até 21 de Agosto. Enviem as vossas contribuições para worldpains@gmail.com com o vosso nome (ou pseudónimo) e uma morada para onde será enviado o regalo.
...
PS: Cada pessoa pode enviar mais que uma imagem, não há limete de participações.

Pedralva terá lar de idosos

8/12/2009 12:25:00 da tarde Publicado por Jolly Jumper

Despacho n.º 18600/2009
...
O Centro Social Recreativo e Cultural de Pedralva (CSRCP), instituição de solidariedade social do concelho de Anadia, desenvolve acções de apoio social à comunidade local, tendo em funcionamento actualmente um centro de dia e ATL. Na prossecução dos seus objectivos sociais, esta instituição pretende a construção de um lar de idosos, utilizando para o efeito 2025 m2 de terreno inserido na Reserva Ecológica Nacional, por força da delimitação da REN de Anadia em vigor, aprovada pela Resolução do Conselho de Ministros n.º 57/96, de 26 de Abril.
...
Considerando o interesse social deste equipamento, justificado por um parecer do Conselho Local de Acção Social de Anadia, de acordo com o qual o projecto apresentado se enquadra no Diagnóstico Social elaborado para o concelho de Anadia e que identifica as necessidades e a problemática relativa ao apoio à Família e Sociedade, com relevo para a insuficiência de apoio à terceira idade face ao índice de envelhecimento do concelho;
...
(...)...
Considerando que, para além da inexistência de solução alternativa à localização proposta, a instituição justifica a construção do lar de idosos no terreno contíguo ao do seu actual centro de dia com base na rentabilização dos recursos humanos existentes e como um complemento das valências já prestadas à comunidade através do seu centro de dia e ATL;
...
Considerando a conformidade do projecto com o Plano Director Municipal de Anadia; Considerando o parecer do Centro Distrital da Segurança Social de Aveiro do Instituto da Segurança Social, I. P.; Considerando o parecer favorável da Comissão Regional da Reserva Agrícola do Centro (CRRAC);
...
(...)
Determina-se que, nos termos e para os efeitos do disposto no n.º 1 do artigo 21.º do Regime Jurídico da REN, aprovado pelo Decreto-Lei n.º 166/2008, de 22 de Agosto, seja reconhecido o relevante interesse público da construção de um lar de idosos do Centro Cultural e Recreativo de Pedralva, localizado no lugar de Pedralva, freguesia de São Lourenço do Bairro, concelho de Anadia.

7 de Julho de 2009.
O Secretário de Estado do Ordenamento do Território e das Cidades, João Manuel Machado Ferrão.
O Secretário de Estado da Segurança Social, Pedro Manuel Dias de Jesus Marques.
...
Publicado em Pt Legislação