Miguel Frasquilho veio à Curia falar do Orçamento do Estado

2/08/2010 06:19:00 da tarde Publicado por Jolly Jumper

...

Miguel Frasquilho, Vice-presidente do Grupo Parlamentar do PSD, disse na sexta-feira, dia 5 de Fevereiro, na Curia, Concelho de Anadia, que o país está a caminhar para o precipício. O parlamentar referiu que o PSD teve em conta “o interesse do Estado ao viabilizar, pela abstenção, o Orçamento”, mas que o que o PS fez “foi atirar Portugal para uma situação muito complicada”.

O Deputado à Assembleia da República falava no âmbito da conferência “Orçamento do Estado para 2010 – O corolário de cinco anos perdidos”, promovida pela Comissão Política de Secção (CPS) de Anadia do PSD.(...)

Considerado por José Manuel Ribeiro “um dos melhores economistas do país na vida política activa e um valor crescente no PSD”, Miguel Frasquilho regozijou-se por falar para “uma casa cheia”. E começou logo por referir que “o país atravessa um momento particularmente difícil, já há cerca de 10 anos, com o definhamento da nossa economia. Nos últimos cinco anos, o PSD advertiu para os erros da política económica que estava a ser seguida”, acusando o Primeiro-ministro José Sócrates de ser “o causador do pior défice de sempre do país”.

“No ano de 2004, último de governação PSD/CDS, a dívida pública era de 58,7% e em 2010 vai ser na ordem dos 85,4%. Estamos pior ao nível do rendimento por habitante (nível de vida); do crescimento da economia; do défice externo; do investimento público; da carga fiscal; da taxa de desempego” e de outros tantos indicadores. Miguel Frasquilho considerou que estes dados são “o retrato de uma governação falhada”, dizendo não saber “como quem governou nos últimos anos vai conseguir dar a volta”.(...)

Frasquilho referiu que não falava da política fiscal do Orçamento do Estado, “porque ela não existe”. Mas lembrou que Portugal tem um esforço fiscal 20% acima da média da UE: “Pagamos impostos a mais. Espanha paga 17% a menos, o que faz com que tenha margem para aumentá-los e o nosso país já não”. O Deputado disse que “este orçamento ainda não corta na despesa pública” e defendeu, a título de exemplo, o corte “nos estudos de consultoria”.

A sessão terminou com um participado debate, onde a plateia, aberta aos militantes do PSD mas também à sociedade civil, colocou diversas questões a Miguel Frasquilho, que não deixou ninguém sem resposta.

Anadia, 07 de Fevereiro de 2010
A Comissão Política de Secção do PSD de Anadia
*Foto de Ana Jesus Ribeiro

O TRAÇADO DO TGV NO CONCELHO DE ANADIA

2/08/2010 03:50:00 da tarde Publicado por Jolly Jumper

...
Terminou no passado dia 5 de Fevereiro de 2010, sexta-feira, a fase de consulta pública do procedimento de Avaliação de Impacte Ambiental (AIA), durante a qual os interessados poderiam pronunciar-se sobre as opções em avaliação e consultar o Estudo de Impacte Ambiental na Câmara Municipal (no concelho de Anadia existem duas opções, tendo-se de optar pelo EIXO 4 ou EIXO 5).
...

Salvo melhor entendimento, da consulta efectuada sobressai o seguinte:
...
O EIXO 4 ocupa menos o concelho e destrói uma ou duas habitações, a moderna "Adega Quinta do Encontro" e vinhedos circundantes ( pertencentes à moderna "Adega Campo Largo");
...
O EIXO 5 ocupa mais o concelho, destrói cerca de 25 habitações e passa mais perto das localidades de Tamengos, Óis do bairro e Ancas.

Seguidamente, haverá uma Declaração de Impacte Ambiental (DIA), da competência do Secretário de Estado do Ambiente, e será aprovada a alternativa de traçado a implementar, após a qual a RAVE dará início ao desenvolvimento do projecto de execução, de maior detalhe, em que serão optimizadas as soluções a implementar, e cuja conformidade com a DIA será verificada através do correspondente Relatório Descritivo da Conformidade do Projecto de Execução (RECAPE).




Relembro ainda que:
  1. Litério Marques, o Homem que deixou o Hospital de Anadia ficar sem especialidade não tendo aceite a proposta do então ministro (e que acreditava que era impossível o Governo encerrar as urgências de Anadia), não acreditava que o TGV fosse sequer construído. Nem acredita(va) que a passagem do TGV deva ser muito nociva para a agricultura. “Há quem lhe tenha feito bem pior”, desabafou;
  2. A CM da Mealhada defende o troço (trajecto) número 4;

1º aniversário

2/08/2010 03:32:00 da tarde Publicado por Jolly Jumper

...
E daqui a um ano, a cavalgar bem, ainda estaremos por aqui! E pelo Facebook e por outros que tais...

PS: Obrigado a todos os que tem assinalado a data no facebook