TREZE ANOS À ESPERA DE INDEMNIZAÇÕES

7/27/2009 11:53:00 da tarde Publicado por Carla Teixeira

Os funcionários da falida SIS-SACHS, de Anadia, já começaram a receber as indemnizações laborais (um mês por cada ano de trabalho), após 13 anos de espera. Quando a fábrica fechou foram 100 para o desemprego. Apenas um grupo de seis ex-funcionários, não sindicalizados, continua a aguardar há 13 anos pelo pagamento das indemnizações a que dizem ter direito, ao contrário de muitos outros, que já receberam o dinheiro por ordem judicial. A SIS-SACHS, que se tornou famosa pela criação da motorizada modelo V5, deixou de laborar em 1995, atirando para o desemprego cerca de uma centena de trabalhadores que só agora, passado mais de uma década, começam a ver o processo chegar ao fim. José Carlos, residente em Anadia, que trabalhou durante 21 anos na SACHS e que faz parte de um grupo mais restrito de funcionários que na altura não era sindicalizado, diz não entender por que é que não foi incluído no grupo de funcionários que já receberam as indemnizações. Explica que há dois anos recebeu os ordenados a que tinha direito, mas sobre as indemnizações nada se fala. José Carlos afirma que já deu instruções ao seu advogado para continuar a dura luta que tem sido encetada ao longo dos anos.
Inácio Peres, administrador judicial, explicou que existem, neste momento, dois grupos restritos que ainda não receberam: um é constituído por cinco pessoas que não receberam, porque os cheques estão para assinar na Segurança Social e a responsável entrou de férias. "Neste caso concreto, tudo está a ser feito no sentido de que sejam assinados antes do final do mês", esclarece. O outro grupo, por decisão do Supremo Tribunal de Justiça, não receberá nesta primeira fase, já que não recorreu de decisões judiciais, nem aderiu ao recurso que viria a dar razão aos trabalhadores. Inácio Peres refere ainda que este último grupo só receberá se existir dinheiro, uma vez que outros credores têm prioridades neste momento. "Apenas cumpro decisões judiciais", afirma o gestor da massa falida. As indemnizações a que têm direito ascendem a cerca de 1,250 milhões de euros, no total. Muito deles trabalharam mais de 20 anos na empresa. A fábrica nos 80 chegou a empregar meio milhar de trabalhadores.

Pedro Fontes da Costa
Publicado em Jornal de Notícias

Carro despista-se ao desviar-se de colchão

7/27/2009 09:27:00 da tarde Publicado por Jolly Jumper

O Miguel não ganhou para o susto. Vindo de Mafra com um grupo de amigos e familiares, com destino a Anadia, onde reside, este jovem de 19 anos viu ontem a carrinha que conduzia, uma Citroen SXara, parcialmente destruída num acidente provocado por… um colchão que se encontrava em pleno IC-2, poucos metros a seguir ao acesso à Pedrulha, em Coimbra.
...
«Quis desviar-me do colchão e despistei-me», contou ao Diário de Coimbra o condutor da viatura, ainda perplexo com o que lhe tinha acabado de acontecer. Do acidente, que ocorreu cerca das 14h30, no sentido Norte-Sul do IC-2, apenas resultaram danos materiais na viatura, uma vez que as cinco pessoas que viajavam no automóvel não tiveram quaisquer ferimentos, apesar do CODU ter tido uma chamada para se deslocar para o local.
...
O condutor da carrinha acidentada adiantou ao Diário de Coimbra existirem «testemunhas» de como é que o colchão foi parar ao meio da estrada. Miguel diz que estas mesmas testemunhas terão visto o objecto a cair de uma viatura e que a terão seguido até à zona de Santa Luzia, mas não terá sido possível avisá-los do sucedido. De qualquer forma, continuou o jovem, a PSP estará na posse dos dados da viatura de onde o colchão terá voado.
...
Publicado em Diário de Coimbra

Paulo Portas oficializou Maria Castelo-Branco

7/27/2009 06:51:00 da tarde Publicado por Jolly Jumper

...

Para a apresentação dos candidatos do CDS/PP – ANADIA para Autárquicas de 2009, estiveram em Anadia, no último sábado, dia 25 de Julho, o Presidente do CDS-PP, Paulo Portas, acompanhado pela Deputada e Vice-Presidente da Assembleia da República, Teresa Caeiro, pelo Secretário-Geral, João Almeida e pelo Presidente da Distrital de Aveiro, Raul de Almeida.
...
A meio da manhã, o Presidente da Concelhia do CDS/PP-ANADIA, João Tiago Castelo Branco, o candidato à Presidência da Mesa da Assembleia Municipal, a candidata à Câmara Municipal [Maria Castelo-Branco], os candidatos cabeça de lista para as Freguesia do Concelho, o representante do Núcleo do Partido Popular Monárquico, Rui Godinho, que também integra as listas Autárquicas do CDS/PP, e um grande grupo de centristas, simpatizantes e populares esperavam, junto à sede da Concelhia do CDS/PP-ANADIA, sita na Praça do Município, a chegada de Paulo Portas e Teresa Caeiro.
...
Após a chegada, o grupo dirigiu-se a pé para a Santa Casa da Misericórdia de Anadia onde visitou a Exposição de Arte Digital “O 1/4 de Van Gogh” do pintor anadiense residente na Moita, De Matos, que está patente naquela Instituição até ao final do mês de Julho.
...
De seguida, já em caravana, rumaram para o actual Mercado de Anadia onde o líder do Partido e os restantes elementos da comitiva ouviram os comerciantes presentes e as suas queixas, sobretudo pelas dificuldades que sentem devido à crise económica e à diminuição de clientes que afluem ao novo Mercado.
(...)
(Foto: Teresa Caeiro, Paulo Portas, Maria do Céu Castelo-Branco e Trajano Martins, cabeça de lista da Freguesia de Sangalhos)
...
Excerto de texto publicado em Maria do Céu Castelo-Branco

EIA ’09 - Acção de Divulgação

7/27/2009 04:27:00 da tarde Publicado por Sérgio Bandeira

...

Muitos dos leitores do Anadia Sem Gente têm acesso à Internet no conforto dos seus lares.
Alguns até nos seus dispositivos móveis.
Há ainda outros que acedem à Internet e a este blog recorrendo a espaços públicos pagos ou gratuitos.

Para todos os cidadãos que já estão familiarizados com as tecnologias de informação e com a Internet ou não, o Espaço Internet de Anadia está pronto a receber-nos.

O Espaço Internet de Anadia, sito no Centro Cultural de Anadia, está a anunciar uma acção de divulgação para o dia 06 de Agosto pelas 15 horas.

O cartaz encontra-se em www.cm-anadia.pt/pdf/ultimas_noticias/Espaco_Internet.pdf.