Tribunal venezuelano condena homicidas de empresário de Sangalhos

3/03/2012 02:14:00 da tarde Publicado por Jolly Jumper

O 36º Tribunal de Controlo da Área Metropolitana de Caracas condenou dois homens a penas que variam entre 12 e 14 anos de prisão pelo homicídio do empresário aveirense Armindo Seabra de Almeida.

O desfecho deste caso, que remonta a Setembro de 2008, foi dado a conhecer esta quinta-feira pela Radio Nacional da Venezuela, citando um comunicado do Ministério Público.

Face às provas apresentadas pela acusação e à confissão quanto à responsabilidade no homicídio do emigrante português, de 59 anos, o Tribunal decretou 14 anos e 2 meses de prisão para Johan Jesús Rangel Domínguez; e 12 anos e 10 meses para Orasma Ortuño.

Ambos vão cumprir as penas na Penitenciária Geral da Venezuela, situada em San Juan de Los Morros, Estado de Guárico.

O Tribunal deu como provado que a 6 de Setembro de 2008, por volta as 5h30 horas, a vítima saiu de casa, em La Trinidad, Município de Baruta, para rumar à sua empresa, a Darpaca, situada na auto-estrada Pan-americana. Foi nessa altura que foi surpreendido pelos dois indivíduos agora condenados e outros homens armados que, sob ameaça de morte, coagiram o empresário a passar para os assentos traseiros do seu veículo.

Quando seguiam em direcção à zona do Litoral Central, os sequestradores decidiram imobilizar o veículo em cima de um viaduto, do cimo do qual vieram a atirar o empresário, ainda com vida. Armindo Seabra terá tido morte imediata. Por esclarecer ficaram as razões que levaram os condenados a cometer este acto.

O corpo foi encontrado em avançado estado de decomposição, cerca de uma semana depois do sequestro, próximo da berma da estrada velha que liga Caracas a La Guaira, uma zona montanhosa que liga a capital do país ao vizinho Estado de Vargas.

Armindo Seabra de Almeida era natural de Sangalhos, concelho de Anadia, Aveiro, e proprietário da Arpaca, uma importante empresa de distribuição de papel e materiais plásticos. Era também uma pessoa muito respeitada pela comunidade portuguesa radicada neste país sul-americano, principalmente a de Caracas, onde era sócio do Centro Português e membro da direcção do Instituto Português de Cultura.

DNoticias