Anadia perde população

6/30/2011 06:53:00 da tarde Publicado por Jolly Jumper

Pouco mais de 30 mil residentes
Aveiro e Oliveira do Bairro aumentam população, todos os outros perdem! Anadia não é excepção, mas é dos concelhos que menos famílias, alojamentos e edifícios ganha nos últimos 10 anos.

Os dados podem ser consultados no INE.

Anadia - Quinta do Encontro | S. Lourenço do Bairro

6/29/2011 03:19:00 da tarde Publicado por Jolly Jumper



Agride a soco GNR que pede informação

6/29/2011 11:45:00 da manhã Publicado por Jolly Jumper

Um homem de 43 anos agrediu a murro um GNR que lhe pediu informações sobre um homem que momentos antes tinha apedrejado um café em Aguim, Anadia.

Tudo começou quando a patrulha foi chamada, pela 01h30 de ontem, por causa de outro homem que estava a apedrejar a montra do café. Os guardas perguntaram a um popular se sabia de algo. O homem respondeu com insultos e acabou por receber voz de prisão, reagindo a murro. O suspeito foi detido e o GNR sofreu um golpe do lábio e escoriações nos braços.

ACIB organizou Anadia Fashion

6/28/2011 07:05:00 da tarde Publicado por Jolly Jumper


A ACIB – Associação Comercial e Industrial da Bairrada, no âmbito das actividades da candidatura ao MODCOM e em parceria com a Câmara Municipal de Anadia, promoveu mais uma edição do Anadia Fashion, a 24 de Junho, pelas 22h, na Feira da Vinha e do Vinho.

O objectivo desta iniciativa foi divulgar a oferta do concelho, ao nível do vestuário, acessórios, cabeleireiro e maquilhagem como forma de apelar ao consumo no comércio local.

No desfile participaram as seguintes lojas:
Atelier o Corpete
Cambeta Cabeleireiros
Centro de Estética Bem Estar
Floral de Anadia
Galeria Infantil
Lili Cabeleireiros
Pó D’Arroz
Selina Cabeleireiros
Stop Shop
Tiffosi
Traquinas

Os manequins e as apresentadoras foram penteados pela Cambeta Cabeleireiros, Lili Cabeleireiros e Selina Cabeleireiros e maquilhados pelo Centro de Estética Bem Estar e pelo Pó D’Arroz. As apresentadores foram vestidas pelo Atelier O Corpete.

Fotografias: JA Reportagens

Programa oficial Fiacoba 2011

6/28/2011 04:38:00 da tarde Publicado por Jolly Jumper

O JB disponibiliza o programa neste link!

José Cid é mandatário da candidatura do Leitão da Bairrada

6/28/2011 12:37:00 da tarde Publicado por Jolly Jumper

Cantor dá a cara pela candidatura às “7 Maravilhas da Gastronomia Portuguesa”, enaltecendo as vertentes económica, mas também cultural

A Rota da Bairrada apresentou ontem o cantor José Cid como mandatário da candidatura do Leitão da Bairrada ao concurso “7 Maravilhas da Gastronomia Portuguesa”.

Na conferência de imprensa, que decorreu a quinta onde reside José Cid, em Mogofores, Anadia, o presidente da Rota da Bairrada, Jorge Sampaio, explicou que se tratou de uma decisão unânime entre os parceiros, nomeadamente as oito autarquias envolvidas e as confrarias do Leitão da Bairrada e das Almas Santas da Areosa e do Leitão.

O também vereador na Câmara de Anadia disse ainda que, por outro lado, a resposta do cantor “foi imediata”, referindo José Cid que se trata de “uma iniciativa muito importante para o país e especialmente para a região”.

O cantor defendeu que a importância do Leitão da Bairrada é, não só económica, “porque gera postos de trabalho”, mas também cultural, a dimensão “que define melhor o país”, numa altura em que a economia está globalizada.

Trata-se, para José Cid, de uma oportunidade de defender a Bairrada em toda a sua riqueza e diversidade, na etnografia, gastronomia, vinhos e praias, sendo o leitão uma peça central. “Agradeço que se tenham lembrado de mim”, disse, gracejando que “nem sempre sou reconhecido culturalmente, mas sou gastronomicamente”, assumindo-se como um bairradino, porque, apesar de “não ter nascido aqui, sou daqui e vivo aqui”.

(Ler artigo completo na edição em papel)

José Carlos Salgueiro
Publicado em Diário de Aveiro

Workshop de Guitarra Eléctrica e Acústica

6/27/2011 11:51:00 da tarde Publicado por Jolly Jumper

Na Curia, aos Sábados
A Associação Rota da Bairrada promove a partir do próximo sábado um workshop de guitarra acústica e eléctrica com o professor guitarrista Carlos Viegas. O Workshop destina-se aqueles que se querem aperfeiçoar ou iniciar a pratica da guitarra. Decorrerá no Espaço Bairrada, Estação da Curia aos sábados das 15h ás 18h durante 6 semanas.

A todos os interessados em participar no Workshop de Guitarra a acontecer no próximo sábado pelas 15h no Espaço Bairrada, não se esqueçam de fazer a inscrição através do email: info@rotadabairrada.pt ou ligar para o numero 231 503 105.

“Câmara de Anadia não sente a crise”

6/27/2011 08:46:00 da tarde Publicado por Jolly Jumper

Para os que criticam o fogo de artifício lançado no encerramento Feira da Vinha e do Vinho 2011 e que perguntaram se não havia crise em Anadia.
 “Apesar de se falar em crise, continuamos financeiramente a não sentir a crise em Anadia, cumprindo todos os compromissos que connosco são assumidos”, assegurou o presidente da Câmara Municipal de Anadia, Litério Marques, durante a inauguração da Feira da Vinha e do Vinho, realizada no último sábado. JB

Óbvio é que todas as obras necessárias à população terão que esperar.

ACIB organiza V edição do Concurso “Melhor Sobremesa com Kiwi”

6/27/2011 12:32:00 da tarde Publicado por Jolly Jumper

17 de Julho na FIACOBA
A ACIB – Associação Comercial e Industrial da Bairrada vai promover a V edição do Concurso “Melhor Sobremesa com Kiwi”, no próximo dia 17 de Julho, na pelas 15 horas, no recinto da FIACOBA, no Espaço Inovação - Zona Industrial de Vila Verde, em Oliveira do Bairro, integrado no III Festival do Kiwi da Bairrada

Com esta iniciativa, a ACIB pretende promover a utilização dos kiwis na confecção de sobremesas, fomentado assim a gastronomia da Região.

O concurso está dividido em duas categorias:
- Amadores (Público em Geral e Associações);
- Profissionais (Padarias, Pastelarias, Restaurantes, Escolas de Hotelaria e Profissionais da área).

Os doces vão ser apreciados/avaliados por um Júri, composto por um chefe de pastelaria, um chefe de cozinha e uma entidade da área.

A avaliação terá em conta os seguintes critérios:
- Apresentação
- Paladar
- Originalidade

Serão atribuídos prémios aos 3 primeiros classificados de cada categoria e Certificados de participação a todos os participantes.

As candidaturas estão abertas até dia 8 de Julho, na sede da ACIB, na Zona Industrial de Vila Verde, em Oliveira do Bairro.

O que não foi postado da Feira da Vinha (vídeos)

6/26/2011 09:19:00 da tarde Publicado por Jolly Jumper

A Feira da Vinha e do Vinho 2011 termina, a bem dizer, hoje com o concerto de Tony Carreira. Foi um belo certame, apesar de todos os erros fatais que por este blogue foram sendo apontados. 
Esperamos pelos números oficiais de visitas para os comparar com anos anteriores e para comparar com as perspectivas, tornadas públicas, nos dois primeiros anos. nós não esquecemos.
Estamos certos que haverá quem queira tornar esta Feira auto-sustentável e que pense em formas de o conseguir, sem esquecer a sua raiz de promoção cultural e comercial do concelho de Anadia.

Deixamos hoje alguns vídeos da edição deste ano que encontrámos no youtube.




Anadiense faz nascer conceito inovador

6/26/2011 03:30:00 da tarde Publicado por Jolly Jumper

O pressuposto é simples: «é necessário valorizar os produtos feitos em Portugal». E foi nisso que Patrícia Valinho se empenhou, preparando-se para lançar um projecto/conceito completamente inovador. A empresária recorda contas feitas por estudiosos, de acordo com as quais, «se cada português comprar 140 euros/mês de produtos portugueses, a nossa balança comercial ficaria mais equilibrada». Mas a empreendedora, natural de Anadia, aponta ainda outra realidade, que não é de hoje e se prende com um espírito “estrangeirado” que caracteriza os portugueses, aliado a uma «baixa auto-estima, que nos faz pensar que o que vem de fora é que é bom». Puro engano, garante Patrícia Valinho, que ganhou total consciência dessa realidade quando, em 2007, esteve em Londres. «O que para os ingleses eram produtos de qualidade não tinham nada a ver, comparativamente, com os nossos produtos, sobretudo em termos alimentares». Significa, conclui, que «as nossas potencialidades são imensas». E resolveu começar a aproveitá-las.

A “oportunidade” aconteceu quase por acaso. Em 2005 Patrícia Valinho visitou a aldeia de Ferraria de São João, no concelho de Penela, e percebeu que estava ali «um território com enorme potencial» e acabou, no ano seguinte, por ali comprar uma casa. Inicialmente era «para uso pessoal», mas a experiência vivida em Inglaterra acabou por a fazer mudar de ideias e pensar que a casa da Ferraria de São João representava uma “potencialidade” a merecer atenção. E surge, assim, um conceito novo e diferente, que está a nascer no concelho de Penela. Trata-se de “Uma casa portuguesa”, uma marca que vai começar a ser testada e promete vingar.

Notícia completa  em Diário de Coimbra

Mickael Carreira em Anadia (vídeo)

6/22/2011 09:53:00 da tarde Publicado por Jolly Jumper

Mickael Carreira na Feira da Vinha e do Vinho 2011 - 19 de Junho

Se não queres filhos, fá-lo com a cunhada... terás sobrinhos!

6/22/2011 12:57:00 da tarde Publicado por Jolly Jumper


Alertados pelo Bairradices, apenas deixo links!

1º Torneio TREVOS TRAQUINAS

6/22/2011 12:42:00 da tarde Publicado por Jolly Jumper

No próximo dia 25 de Junho
Este Sábado, dia 25, realiza-se o 1º Torneio TREVOS TRAQUINAS no escalão Traquinas A. Os jogos terão início pelas 15h30m no campo sintético do Anadia FC e participam as seguintes equipas:

Anadia FC
SC Beira Mar
UD Mourisquense
Gândara

O escalão de Traquinas A é formado por atletas com 8/9 anos e nascidos em 2002.

Compareça e venha apoiar os nossos jovens atletas.
Pais traquinas

Anadia: Acidente aparatoso com dois camiões feriu camionista

6/22/2011 08:13:00 da manhã Publicado por Jolly Jumper

Um dos motoristas ficou ferido e teve que ser hospitalizado. O trânsito esteve condicionado durante cerca de duas horas

Uma colisão entre dois pesados de mercadorias, que ocorreu ao início da manhã de ontem, em Anadia, provocou ferimentos, embora ligeiros, no condutor de um dos camiões.

O acidente aconteceu cerca das 6.30 horas, sentido Sul/Norte do IC2, nuns semáforos que regulam o trânsito na zona de Malaposta, quando, ao que tudo indica, um camião da empresa de transportes e logística Edgar e Prieto, da Azambuja, embateu na traseira do outro pesado, por motivos ainda não totalmente apurados.

“Segundo contou o nosso motorista, quando o sinal passou a verde e ele arrancou, sentiu o embate na traseira”, explicou ao Diário de Aveiro Ricardo Vieira, da transportadora Pardieiro, sedeada em Esmoriz.

Como consequência do choque, o condutor que seguia atrás ficou enclausurado, mas as operações de desencarceramento efectuadas pelos Bombeiros Voluntários de Anadia – que estiveram no local com 11 elementos e assistiram a vítima com o apoio de duas viaturas – foram simples.
(Ler artigo completo na edição em papel)

Diana Cohen

1 razão para ter visto Mickael Carreira na Feira da Vinha

6/22/2011 12:03:00 da manhã Publicado por Jolly Jumper

Por Carla Batista

JSD: WORKSHOP sobre LIDERANÇA

6/19/2011 09:27:00 da tarde Publicado por Jolly Jumper

Sexta-feira, na sede concelhia do PSD
A JSD de Anadia irá realizar na próxima sexta-feira, na sede concelhia do PSD, pelas 21h, uma actividade de formação sob a forma de um workshop prático. Esta actividade insere-se no programa assumido pela Comissão Política da JSD Anadia em contribuir para a formação dos jovens do concelho em temáticas tão importantes como o conhecimento de todos os aspectos relacionados com o acto de Liderar.

Portugal, mais do que um problema económico e financeiro, tem um grande desafio de formação de líderes. Em diversos quadrantes da nossa sociedade encontramos pessoas a assumir cargos de liderança sem terem o mínimo de vocação ou capacidade para responder às exigências que lhes são colocadas.

Mas será que uma pessoa nasce líder, ou aprende a ser líder? Quais são as características de um bom líder? Eu posso ser líder? Quantos estilos de liderança existem?

Esta actividade pretende dar resposta a estas questões, bem com outras relacionadas com o acto de liderar e o impacto que a liderança tem no nosso quotidiano profissional e pessoal.

A actividade terá um formato dinâmico havendo espaço para os participantes colocarem à prova o seu próprio estilo de liderança.

Serão distribuídos certificados de participação.

A Comissão Política da JSD de Anadia lança o convite a todos os jovens do concelho e arredores, bem como a todas as pessoas interessadas em desenvolver competências nesta área.

O Presidente da CP da JSD de Anadia
Henrique Emanuel Fidalgo

Como não anunciar a Feira da Vinha e do Vinho

6/17/2011 11:30:00 da tarde Publicado por Jolly Jumper

FVVTenho pena do que vou escrever. Não por o escrever mas por ter que o escrever.

A Feira da Vinha e do Vinho foi uma das melhores ideias que já se teve. Parabéns a quem a pensou, a idealizou e a levou para o terreno. A FVV trouxe nas primeiras edições milhares de forasteiros à cidade, que vieram conhecer a cidade, que vieram conhecer o que de melhor se faz em Anadia. Atraídos por quê? Por um cartaz musical atractivo. Ponto!

Actualmente o que temos? Uma Feira que musicalmente não é muito atractiva, que não trará gente de fora, ATÉ PORQUE NÃO PODE SER ANUNCIADA SOMENTE EM PEQUENOS PANOS NA EN1!!!!! É uma Feira para as gentes de Anadia. NÃO PODE! Queremos gentes de fora na nossa terra, queremos trazer dinheiro para o concelho, queremos torná-lo turisticamente apelativo... 


O executivo imaginou então um vídeo:

Mau! 

E então... decidiu acabar com o site da Feira da Vinha e do Vinho! Pumba... dois erros num só!

Portanto, o tema que atrai mais de 20 mil visitas mensais ao ASG não é digno de ter um site próprio na web. Custa 50 euros por ano, meus senhores.

Não matem a melhor ideia que apareceu em Anadia nos últimos 50 anos, por favor....

Anadia Fashion

6/17/2011 09:07:00 da tarde Publicado por Jolly Jumper

Na Feira da Vinha e do Vinho
A ACIB – Associação Comercial e Industrial da Bairrada, no âmbito das actividades da candidatura ao MODCOM e em parceria com a Câmara Municipal de Anadia, vai promover mais uma edição do Anadia Fashion, a 24 de Junho, pelas 22h, na Feira da Vinha e do Vinho.

O objectivo desta iniciativa é divulgar a oferta do concelho, ao nível do vestuário, acessórios, cabeleireiro e maquilhagem como forma de apelar ao consumo no comércio local.

No desfile irão participar as seguintes lojas:
Atelier o Corpete
Cambeta Cabeleireiros
Centro de Estética Bem Estar
Floral de Anadia
Galeria Infantil
Lili Cabeleireiros
Pó D’Arroz
Selina Cabeleireiros
Stop Shop
Tiffosi
Traquinas

Será uma noite cheia de glamour com as novas tendências para a estação que se aproxima.

Esta iniciativa conta ainda com o apoio do CADI - Centro de Atendimento e Desenvolvimento Integrado do programa Escolhas de Anadia, da Intense Models, da Quest, da Incograf, da JA Reportagens e do grupo de formandos do curso EFA de Cozinha – Sabores da Bairrada da ACIB.

Socialistas anadienses com Francisco Assis

6/15/2011 08:27:00 da tarde Publicado por Jolly Jumper

Com a demissão de José Sócrates da liderança do Partido Socialista, devido à derrota nas eleições legislativas do passado dia 5 de Junho, os socialistas partem agora para um novo ciclo interno que tem o seu início com a eleição do novo Secretário-Geral que deverá ocorrer a 22 e 23 de Julho.

Na calha à sucessão de José Sócrates estão, para já, dois candidatos, Francisco Assis e António José Seguro.

O RB falou com alguns socialistas anadienses, no sentido de saber quem irão apoiar. Lino Pintado, actual vereador socialista na Câmara de Anadia, apoia Francisco Assis. No seu entender, “é a pessoa indicada, com o perfil adequado e a que reúne as condições necessárias para ser o próximo líder do PS”.

Por outro lado, considera que, devido à sua experiência como deputado europeu e líder da bancada parlamentar, “tem conhecimento dos principais cadernos europeus e nacionais. Reúne todas as qualidades políticas para exercer o cargo”.

Para José Carlos Coelho, vereador e líder da concelhia do PS Anadia, referiu, a título pessoal, que o seu apoio vai para Francisco Assis, alegando que “é uma pessoa que tem dado provas da sua capacidade e o que melhor está preparado para assumir o cargo de Secretário-Geral e de futuro primeiro-ministro”.

Adiantou ainda que “Francisco Assis tem mostrado no parlamento capacidade de chefia e de liderança”, acrescentando que “nesta altura difícil do Partido é preciso vincar posições”.

Publicado em RB

Valorização Ambiental... Com entulho!

6/11/2011 06:26:00 da tarde Publicado por Jolly Jumper

Local foi "valorizado" com sucessivas descargas de entulho
A Lagoa do Olho como é conhecida, fica em Aguim no concelho de Anadia!

Durante anos votada ao abandono e apenas na memória de pais e avós, que contavam histórias da sua infância passada no local em comunhão com a natureza.

Um sistema lagunar natural com patos, peixes, anfíbios e répteis, um pequeno ecossistema que valeria a pena preservar, com o mínimo possível de interferência humana no local.

A população considerou o local excelente para estabelecer um belíssimo parque de merendas, a vegetação em torno do lago era abundante e oferecia sombreamento agradável nas tardes de Verão para convívios familares, pic nics e outras actividades de lazer!

Não sei se por ser alvo de tanto interesse da população ou puro desleixo... Mas as árvores frondosas em torno do lago desapareceram (trocadas por umas pequenas árvores raquíticas)...
E o local foi "valorizado" com sucessivas descargas de entulho (Que eu julgava ser actividade proibida por lei...)!

O caminho de terra batida mais parece uma autoestrada, fruto da elevada circulação registada no local para deixar os presentes de "valorização ambiental" de resíduos de construção e demolição (RCD, vulgo entulho!).

Até encontrei uma cadeira de escritório nas margens da Lagoa do Olho, mas do secretário, nem rasto!!!

Ficam as imagens para quem de direito reflectir, Câmara Municipal, Junta de Freguesia, SEPNA, ou a "alma caridosa" que valoriza ambientalmente o local com sucessivas descargas de entulho!

Por: Tiago Mouta

Viaturas arderam em stand de automóveis

6/11/2011 06:14:00 da tarde Publicado por Jolly Jumper

Seis veículos ficaram destruídos pelas chamas, que terão tido, na sua origem, um curto-circuito. A Polícia Judiciária está a investigar

Um incêndio que ocorreu na manhã de ontem num stand de automóveis situado em São Lourenço do Bairro, Anadia, provocou danos materiais avultados, tendo destruído seis viaturas que estavam estacionadas na parte exterior das instalações.

Pouco passava das 8.30 horas quando a mulher que reside em frente ao stand alertou os Bombeiros de Anadia. “Estava cá fora a regar e ouvi um estrondo. Na altura, não liguei nada mas, quando voltei a olhar, os carros já estavam em chamas”, contou a vizinha ao Diário de Aveiro.

Poucos minutos depois, já sete bombeiros da corporação de Anadia, apoiados em duas viaturas, combatiam as chamas no Estatuto Automóvel, na Estrada Principal, localidade de Lezírias, que terão tido início numa carrinha, alastrando-se depois a outras cinco viaturas.

A rápida intervenção dos bombeiros evitou que o incêndio se propagasse a outros automóveis, bem como ao edifício principal ou a uma empresa vizinha do sector do papel.

“Foi uma sorte eu ter visto o incêndio a tempo, senão podia ter acontecido uma tragédia, porque todos os carros têm combustível e poderiam ter ocorrido explosões. Esta até é uma forma de alertar as pessoas que têm carros antigos estacionados nas garagens para a importância de terem sempre tudo desligado porque, quando menos esperamos, os acidentes acontecem”, referiu a mesma moradora.

Diana Cohen

Seis estudantes detidos por desacatos

6/07/2011 05:39:00 da tarde Publicado por Sérgio Bandeira

A GNR de Anadia deteve seis jovens, na madrugada desta terça-feira, num bar em Famalicão, próximo da cidade de Anadia, por desacatos e agressões a militares da Guarda, disse, ao JN, fonte daquela força de segurança.
De acordo com a mesma fonte contactada pelo JN, o alerta para os distúrbios foi dado por volta da 1 hora da madrugada, com a indicação de que "cidadãos cabo-verdianos, estudantes numa escola profissional de Anadia, estariam a festejar o final de aulas e terão ingerido bebidas alcoólicas em excesso, no snack-bar 'Pranchas', próximo do Colégio Nossa Senhora da Assunção, em Famalicão".

"Para o local avançou a patrulha de serviço, que se deparou com dezenas de jovens a provocarem os clientes e o empregado do balcão, arremessando vários objectos. Foi pedido reforço de patrulhas da Mealhada e Oliveira do Bairro, o que não foi suficiente para evitar ferimentos num dos guardas, que teve de receber tratamento hospitalar, e danos numa das viaturas da Guarda, que ficou com um vidro partido, e noutras viaturas estacionadas nas imediações do bar".

"Alguns jovens sofreram ferimentos ligeiros, mas recusaram receber tratamento hospitalar", disse a mesma fonte da Guarda, acrescentando que "muitos outros colocaram-se em fuga, razão pela qual só foram detidas seis pessoas, que foram hoje presentes a tribunal", disse a mesma fonte da GNR.

Publicado Em Jornal de Notícias

Resultado Legislativas 2011 em Anadia

6/06/2011 01:24:00 da manhã Publicado por Jolly Jumper

O gráfico referente ao concelho de Anadia: