Pingo Doce: filas desde as 8 da manhã

5/01/2012 11:38:00 da tarde Publicado por Jolly Jumper

Os relatos não são certos, há quem diga que já havia filas à frente da loja antes das funcionárias chegarem. Uns dizem que eram 8h30, outros dizem que ainda não eram 8h da manhã do dia 1 de Maio e já havia quem aguardasse a abertura da Loja.

Tais atitudes não podem ser condenadas, são apenas o espelho do desespero social e/ou da pobreza das pessoas - seja monetária ou de espírito.

É que com tanta confusão as pessoas não fazem realmente as compras que querem, compram o que conseguem ou o que lhes deixam... acabando por sair prejudicadas! Vão ao engano atrás duma réstia de esperança.

As fotos são do Paulo "Cagido".

CM Anadia é quem paga mais rápido

5/01/2012 11:21:00 da manhã Publicado por Jolly Jumper

As câmaras demoram cada vez mais tempo para pagar aos fornecedores. Segundo dados da Direcção-Geral das Autarquias Locais (DGAL), no final do ano passado o prazo médio de pagamento dos municípios cifrava-se em 122 dias, o que representava um aumento em mais 22 dias relativamente ao ano anterior.

ortimão lidera a lista dos piores pagadores, com 899 dias (ver caixa), seguido de Castanheira de Pera (816 dias). No que se refere às duas principais autarquias, Lisboa demora 96 dias e o Porto 16. O município que paga mais rápido é Anadia, com apenas três dias.

O presidente da Associação Nacional de Municípios Portugueses (ANMP) diz que o agravamento do prazo médio de pagamento "já era esperado". Fernando Ruas salienta que "as câmaras têm vindo a perder receitas do Orçamento do Estado" e, por outro lado, a crise "reduziu os impostos locais". Ao mesmo tempo, destaca, "os problemas sociais, aos quais as autarquias têm de dar resposta, aparecem cada vez mais".

O líder da ANMP considera que o mais preocupante são as dívidas de curto prazo com mais de 90 dias, no valor total de cerca de 1,5 mil milhões de euros. A solução passa pela criação de uma linha de financiamento aos municípios. "Estamos a trabalhar com o Governo para resolver a situação", diz Fernando Ruas.

Portimão é a autarquia que demora mais tempo a pagar e uma das mais endividadas do País, segundo o último ‘Anuário Financeiro dos Municípios"