A criança mais inconveniente do momento é anadiense

9/30/2011 11:47:00 da manhã Publicado por Jolly Jumper


Café da Manhã // RFM

O Couto de Aguim

9/28/2011 09:36:00 da tarde Publicado por Jolly Jumper


  

O COUTO DE AGUIM

SUBSÍDIOS PARA A SUA HISTÓRIA


JOSÉ RODRIGUES

Com capítulos sobre a romanização da região da Bairrada, a instituição do Couto, os forais de Aguim, as guerras liberais, e outros (vide fotografia do índice), bem como apontamentos biográficos de «homens do Couto»: José Feliciano de Castilho, Francisco Xavier Machado, António Xavier Machado, Inácio Cabral Arez da Silveira Barros, António Joaquim Coelho e o Padre Eusébio Gomes Rosmaninho. As 60 páginas finais dedicadas à transcrição de documentos antigos. 238 páginas. 18 x 25 cm. Capa com algumas manchas. Miolo impecável. Anadia: Cisial, 1959.
Preço: 30 euros.

Publicado em 1870 livros

Clube Squash Anadia joga em Estarreja

9/28/2011 10:12:00 da manhã Publicado por Jolly Jumper

O Clube Squash do Agrupamento de Escolas de Anadia - Anadia Squash clube, vai estar presente com 10 atletas no Campeonato Nacional sub 15 & sub 19 que se vai realizar em Estarreja nos dias 1 e 2 de Outubro de 2011.

Sub 15 Masc:
- Simão Neves
- Rui Neves
- Diogo Dias
- Francisco Belo
- Xavier Oliveira
- Gonçalo Santos

Sub 15 Fem:
- Matilde Belo
- Alexandra Santos
- Matilde Pereira

Sub 19 Fem:
- Sara Neves

4ª etapa do Circuito Anadia Squash Clube

9/27/2011 06:10:00 da tarde Publicado por Jolly Jumper

Estão abertas as inscrições para a 4ª etapa do Circuito Anadia Squash Clube que se vai realizar no dia 8 de Outubro no Pavilhão de Desportos de Anadia. Este Circuito conta com o apoio da Câmara Municipal de Anadia, Complexo Desportivo de Anadia, Eye e Tecnifibre.

Devido à anulação da 3ª etapa, a qualificação para o Masters sofreu uma ligeira alteração, poderão participar os dezasseis melhores que tenham participado em pelo menos duas etapas.

Este torneio está limitado a 32 participantes e cada um desses participantes realizará no mínimo 3 jogos.

Terá Quadro Principal e Placas.
Data limite das inscrições : 6 de Outubro de 2011 ás 12.00h
O valor da inscrição é de 10€ (seguro incluído).
Para atletas até 18 anos 5€(seguro incluído).
Alunos do Anadia Squash Clube - gratis (seguro incluído)

Vinho Santo regressa ao Mosteiro de Santa Clara-a-Velha

9/27/2011 12:28:00 da manhã Publicado por Jolly Jumper

O Mosteiro de Santa Clara-a-Velha, em Coimbra, acolhe este fim-de-semana as Jornadas Europeias do Património e do programa faz parte o lançamento do Vinho Santo, um néctar produzido pela Quinta dos Abibes e com origem medieval.

O Vinho Santo tem o seu nome ligado ao da Rainha Santa Isabel, mulher do rei D. Dinis, e regressa agora pela mão do produtor-engarrafador Batel Marques, um professor catedrático da Faculdade de Farmácia da Universidade de Coimbra que em 2007 lançou o vinho Quinta dos Abibes e desde então já obteve vários prémios. 

Batel Marques contou hoje à Agência Lusa que aquele mosteiro, onde viveu a Rainha Santa, “tinha o padroado das terras de Anadia e de Sangalhos e os agricultores que as trabalhavam pagavam-nas com um vinho que lá iam entregar”. “Era um vinho obtido à bica do lagar” e utilizado para dar às “grávidas, aos desvalidos e aos doentes”, conta Batel Marques.
Quando a Rainha Santa morreu, em 1336, “o vinho ficou conhecido entre o povo como vinho santo”. Essa história vem no rótulo deste novo Vinho Santo, que é um “facsímile de um documento coevo em que se fala” desse néctar que agora ressurge.

Batel Marques afirma que “o vinho santo foi produzido até ao século XIX”, período da nossa história em que são extintas as ordens religiosas e o mosteiro ficou submerso pelas águas do Mondego”.

O convento, situado na margem esquerda daquele rio, reabriu há dois anos e os seus responsáveis “decidiram reatar um conjunto de tradições” ligadas ao seu passado secular. “A ideia é dar-lhe hoje a vida que ele já teve”, restaurando “parte do seu património” essencial, frisa este produtor-engarrafador da Bairrada.

Foi por isso decidido reiniciar a produção das “clarissas”, um doce conventual, e do vinho santo, este fruto de uma parceria com a Quinta dos Abibes, de Anadia, onde Batel Marques trabalha com o enólogo Osvaldo Amado. A marca Vinho Santo está, porém, registada pelo Mosteiro de Santa Clara-a-Velha, um edifício tutelado pela Secretaria de Estado da Cultura, e vinho só ali, na sua loja, poderá ser comprado, estando o seu preço fixado em “20 euros”.

Toda a história em CNotícias

Vídeo: Eu preferia que estivesse aqui o Sócrates

9/26/2011 06:28:00 da tarde Publicado por Jolly Jumper

Portugal recebe Europeu de pista de juniores e sub-23

9/26/2011 01:26:00 da tarde Publicado por Jolly Jumper

O Velódromo Nacional, em Sangalhos, vai voltar a receber em 2012 o Campeonato da Europa de ciclismo de pista, para juniores e sub-23, anunciou a federação da modalidade.

De acordo com a Federação Portuguesa de Ciclismo (FPC), o sucesso da edição de 2011, "elogiada por todas as delegações presentes", terá sido a razão de o campeonato voltar a decorrer em Sangalhos.

O Campeonato da Europa de pista de 2012 vai disputar-se de 3 a 8 de julho, no Velódromo Nacional, em Sangalhos, poucas semanas antes do início dos Jogos Olímpicos de Londres.

A FPC conta receber no Europeu, que será a mais importante das 30 provas que decorrerão em Portugal, "os principais talentos jovens que competirão nos Jogos Olímpicos".

PSD critica gestão socialista dos centros de alto rendimento

9/25/2011 10:16:00 da tarde Publicado por Jolly Jumper

http://1.bp.blogspot.com/_WJKfRhLjUXk/ShscBvkNoNI/AAAAAAAAAFQ/zhoTchJwhCI/s400/Vel%C3%B3dromo_Nacional_Sangalhos_Obra.jpg
foto: Ana Jesus Ribeiro
O deputado social-democrata Paulo Cavaleiro solicitou ao secretário de Estado do Desporto uma análise sobre a atividade dos Centros de Alto Rendimento desportivo, que, na sua opinião, foram desaproveitados pelo Governo anterior e importa agora rentabilizar.

De acordo com um comunicado do PSD, o parlamentar eleito pelo círculo de Aveiro está "preocupado com os erros cometidos no que toca às infraestruturas criadas no âmbito da política para o alto rendimento desportivo", e, nessa medida, questionou o secretário de Estado Alexandre Mestre sobre a eventual existência de um documento em que o Governo de José Sócrates tenha estabelecido "objetivos mensuráveis" para o desenvolvimento do setor.

"Os erros cometidos podem criar dificuldades a uma estratégia articulada, que pensamos não existir", referiu Paulo Cavaleiro na audição em que apontou como resultado dessa falta de planeamento a situação da Câmara Municipal de Anadia, que, tendo inaugurado há dois anos um centro de alto rendimento, estará sem receber os 100 mil euros anuais prometidos para o efeito pelo Instituto do Desporto de Portugal.

Para Paulo Cavaleiro, Portugal deveria seguir a esse nível o exemplo da política espanhola, "cujo caminho seguido há muitos anos está agora a dar os seus frutos", e sublinha: "Em alguns casos, temos melhores infraestruturas" reconhece o deputado quanto à situação portuguesa, "mas não tem havido um caminho que toda a gente entenda".

Publicado em Record

"Eu preferia que estivesse aqui o Sócrates"

9/25/2011 07:07:00 da tarde Publicado por Jolly Jumper

O porquê talvez ninguém o venha a descobrir, mas esta criança de Anadia preferia José Sócrates a Nuno Crato, a Litério Marques ou , até, à sua professora!

Talvez para lhe atirar um ovos, talvez para lhe dar um abraço! A verdade é que José Sócrates marcou de alguma forma esta criança.

A foto é do Bairradices e é retirada deste vídeo!

Nélson Oliveira é 17º Melhor do Mundo

9/25/2011 01:11:00 da tarde Publicado por Jolly Jumper

O português Nélson Oliveira conseguiu o 17.º melhor registo no exercício individual, a 4m14,98s do vencedor, enquanto Rui Costa quedou-se pelo 49.º posto, a 6m17,44s do novo campeão do mundo.

Na sua primeira participação em elites, Oliveira, vice-campeão mundial na especialidade na categoria de sub-23 em 2009, conseguiu o melhor resultado de sempre de um português no “crono” em elites.

“Além de o percurso não ser totalmente ao meu jeito, os outros corredores foram muito melhores. Foi o primeiro Campeonato do Mundo em elite e a diferença para o que tinha feito noutras categorias é enorme”, reconheceu o corredor natural de Anadia, manifestando-se optimista no futuro, uma vez que tem “muitos anos pela frente”.

Já o seleccionador português de ciclismo considerou que o “bom” resultado de Oliveira demonstra a sua “margem de progressão”, antevendo dentro de “um ou dois anos conseguirá entrar no top 10 e talvez não se fique por aí”.

“O Nélson ainda tem idade de sub-23, só correu na elite porque está numa equipa WorldTour e, neste caso, os regulamentos obrigam-no a integrar a categoria superior”, afirmou José Poeira, citado pela Federação Portuguesa de Ciclismo (FPC), no seu sítio oficial na Internet.

Notícia completa em publico.pt

Centro Escolar de Arcos, em Anadia

9/24/2011 11:11:00 da tarde Publicado por Jolly Jumper

Nuno Crato mostrou receptividade para receber os professores e esclarecer todas as dúvidasO ministro da Educação disse hoje em Anadia que a manifestação contra o alegado problema da colocação de professores, que está marcada para sexta-feira em frente ao Ministério da Educação e Ciência, em Lisboa, “não tem razão de ser”.
(...)

Nuno Crato falava durante a inauguração do Centro Escolar de Arcos, em Anadia, que representou um investimento de cerca de 3,7 milhões de euros.

O estabelecimento entrou em funcionamento em Março passado, acolhendo as crianças provenientes das escolas primárias de Anadia, Póvoa do Pereiro e Alféloas e do Jardim-de-Infância de Famalicão, e conta actualmente com 255 alunos.

O edifício com dois pisos inclui 14 salas de aula (11 do primeiro ciclo, duas do pré-escolar e 1 sala de educação especial), biblioteca, pavilhão polivalente e refeitório.

Notícia completa em Publico.pt

Anadia Bairrada Metal Fest3 Club de Ancas (vídeo)

9/22/2011 04:42:00 da tarde Publicado por Jolly Jumper


Costa e Oliveira entre os outsiders

9/21/2011 04:42:00 da tarde Publicado por Jolly Jumper

Rui Costa e Nélson Oliveira são os representantes portugueses na prova de contrarrelógio de elites do Campeonato do Mundo de Copenhaga que se disputa hoje. São 46,5 quilómetros a percorrer pelos ciclistas, que vão estar divididos em quatro grupos.

O corredor da Movistar e vencedor do Grande Prémio de Montreal será o último a ir para a estrada no terceiro grupo, iniciando a sua prova às 13h52 portuguesas, enquanto Oliveira foi colocado no último grupo, onde estão os principais candidatos ao título. O ciclista de Anadia parte às 14h42, à frente, por exemplo, do dinamarquês Jakob Fuglsang, e dez minutos antes do último a ir para a estrada, o tricampeão do Mundo Fabian Cancellara.

Leia este artigo na íntegra na edição impressa de Record desta quarta-feira

Portas em Anadia - SIC Notícias

9/17/2011 05:34:00 da tarde Publicado por Jolly Jumper

Paulo Portas discursa em Anadia, emissão em directo na SIC Notícias!

11 de Setembro atingiu anadienses

9/15/2011 11:35:00 da manhã Publicado por Jolly Jumper

Seis meses antes do atentado, a portuguesa Virgínia Ferreira e David LeMagne, o homem com quem iria casar em breve, subiram ao topo do World Trade Center, em Nova Iorque. “Foi a primeira vez que ele lá foi. Nesse dia disse-me que era o sítio mais calmo onde tinha estado, que se sentia uma paz que não existia em nenhum outro lugar da cidade”. Ironicamente, foi numa das torres do WTC que David, filho de pai cubano e mãe porto riquenha, veio a encontrar a morte, deixando Virgínia, nos EUA desde a infância, com a vida em suspenso. “Perdi a pessoa com quem ia passar o resto da minha vida. Íamos mudar nos no dia 1 de Outubro para uma casa nossa e tínhamos tudo planeado: a reforma em Portugal, um ‘bed and breakfast’ [hotel] em Anadia, junto à vinha do meu pai. Até tínhamos decidido que ele seria polícia e eu enfermeira para termos flexibilidade de horários e podermos criar os nossos futuros filhos”. Passaram dez anos mas para Virgínia “parece que foi ontem”. As memórias do último dia na vida do noivo foram-lhe contadas por colegas que o viram antes da derrocada da Torre Sul, para onde tinha ido como polícia e paramédico, mas é como se já fossem dela, de tanto que as pensou na última década.

Reportagem completa em Correio da Manhã

Adeus, Velódromo!

9/14/2011 09:49:00 da tarde Publicado por Jolly Jumper

Seria para rir, se não fosse tão sério...

É por estas e outras que este país está como está! Não se podem avançar com obras deste tipo sem haver dinheiro. Promessas há muitas, e Litério Marques sabe disso. Confiar que o Governo iria cumprir com verbas?!

Paguemos, anadienses...
O Centro de Alto Rendimento (CAR) – Velódromo Nacional, em Sangalhos, fez, no passado dia 11, dois anos que entrou em funcionamento. Esta estrutura desportiva alberga cinco federações: Ciclismo, Ginástica, Judo, Esgrima e Trampolins. Em conferência de imprensa, o presidente da Câmara de Anadia, Litério Marques, mostrou-se preocupado com a sustentabilidade da estrutura desportiva, dado que o Estado ainda não cumpriu com a sua parte do acordado.

O autarca afirmou que está preocupado com a sustentabilidade da estrutura desportiva, dado que “há situações que escapam ao controlo da Câmara”.

In: RB

Paulo Portas em Anadia

9/14/2011 09:35:00 da tarde Publicado por Jolly Jumper

Paulo Portas, estará no dia 17 de Setembro, Sábado, às 17h00, no auditório do Museu do Vinho Bairrada, para a abertura do ano político do CDS-PP/Anadia.

4youngsters & na old Guy

9/13/2011 12:44:00 da tarde Publicado por Jolly Jumper

A Associação Rota da Bairrada apresentou este sábado no Espaço Bairrada, o recente projecto de música de inspiração celta “4youngsters & na old Guy”, uma banda residente no concelho de Anadia.

A banda, constituída por 6 elementos, é detentora de uma sonoridade rica e recheada de sons que  transporta para o folk irlandês. O grupo apresenta um trabalho de reinterpretação e arranjos surpreendente, brindou o público com temas já conhecidos, e entre covers e originais apresentaram músicas com uma roupagem totalmente nova e bem ritmado aos sons da música folk.

Ao longo do seu percurso, a Associação Rota da Bairrada tem vindo a apresentar e a promover diversos projetos musicais existentes na região da Bairrada, atravessando diversos estilos, tem passado pelo “Palco do Espaço Bairrada” nomes como: “ Pauta Humana”, Estudio de Artes Performativas de Águeda com uma formação Jazz, “Sax Ensemble”, Quarteto de Saxofones proveniente do Conservatório de Artes e Comunicação de Oliveira do Bairro, “Noche Rivera” Grupo de ritmos bossa nova, proveniente do município de Vagos, a Classe de saxofones de Henrique Portovedo do Conservatório de Musica de Aveiro Calouste Gulbenkian, o saxofonista Sócrates Borras da Escola de Artes da Bairrada, “RockLand” grupo da Academia de Musica de Ançã, diversas “Jam Sessions”, (musica tocada de improviso) que contaram com as participações de; Associação dos Amigos da Musica de Anadia, Guitarrista Jurgen Wischert, Guitarrista Carlos Viegas, Baterista Rui Silva entre outro! s músicos e amantes da musica da região bairradina.

Para mais informações contacte: info@rotadabairrada.pt

Exercício - vídeo da TVI

9/13/2011 02:33:00 da manhã Publicado por Jolly Jumper



Quantas vezes é referida a cidade de Anadia na reportagem da TVI - Estrada Nacional na Bairrada?

Aveiro: Hospital começa a realizar análises clínicas solicitadas pelos centros de saúde

9/11/2011 12:42:00 da tarde Publicado por Jolly Jumper

O Hospital Infante D. Pedro, em Aveiro, começou esta semana a fazer análises clínicas aos utentes solicitadas pelos médicos dos centros de saúde, anunciou a administração daquela unidade, citada pela agência Lusa.

A medida surge em resposta a um despacho do secretário de Estado da Saúde, Manuel Ferreira Teixeira, que define um conjunto de procedimentos para a obtenção de melhores níveis de eficiência no Serviço Nacional de Saúde (SNS).

No despacho publicado no mês passado, o governante determina que os hospitais do SNS devem promover uma articulação com unidades de cuidados de saúde primários, por forma a possibilitar a realização de meios complementares de diagnóstico e terapêutica aos utentes, aproveitando a sua capacidade instalada.

(...)

Nos primeiros dias, ainda foram poucos os utentes a utilizar este serviço, mas Luís Coelho espera que este número cresça pouco a pouco, à medida que os utentes forem sendo informados desta disponibilidade.

Além da realização das análises para os centros de saúde, o mesmo responsável revelou que a administração do Hospital Infante D. Pedro está a analisar se tem capacidade de resposta, sem aumentar encargos, para alargar esta disponibilidade a outras áreas, como a realização de RX e electrocardiogramas.

Os resultados das análises realizadas no hospital são disponibilizados numa plataforma informática acessível à comunidade médica que reúne toda a informação clínica dos utentes, como relatórios de RX, relatórios de altas e prescrições de medicamentos, entre outros dados.

A Rede Telemática da Saúde, que também começou a funcionar esta semana, liga os Hospitais de Aveiro e de Águeda aos centros de saúde de Águeda, Anadia, Oliveira do Bairro, Sever do Vouga, Aveiro, Ílhavo, Vagos e Albergaria-a-Velha.

O próximo passo será alargar a utilização do sistema aos centros de saúde de Estarreja, Murtosa e Ovar, passando assim a abranger todas as unidades da área geográfica de referência do Hospital de Aveiro.

Leitão é maravilha da gastronomia

9/10/2011 11:37:00 da tarde Publicado por Jolly Jumper

As 7 Maravilhas da Gastronomia de Portugal são (pela ordem em que foram anunciadas): Alheira de Mirandela, Queijo Serra da Estrela, Caldo Verde, Arroz de Marisco, Sardinha Assada, Leitão da Bairrada e Pastel de Belém.

Durante o espectáculo, transmitido em directo na RTP, foram anunciados os resultado deste concurso que contou com quase 900 mil votos do público, de norte a sul de Portugal.

Desde o passado dia 07 de maio, que 21 pratos seleccionados por um painel de 21 personalidades – três por cada categoria: entradas, sopa, marisco, peixe, carne, caça e doces - foram colocados a votação.

A promotora das 7 Maravilhas começou, em 2007, por participar na declaração das “Novas 7 Maravilhas do Mundo”, promovendo ao mesmo tempo a eleição das “7 Maravilhas de Portugal”, seguindo-se as escolhas das “7 Maravilhas de Origem Portuguesa no Mundo” e das “7 Maravilhas Naturais de Portugal”.

Em votação estiveram pratos como os pastéis de bacalhau, alheira de Mirandela e queijo Serra da Estrela (entradas), açorda alentejana, caldo verde e sopa da pedra (sopas), amêijoas à Bulhão Pato, arroz de marisco e xarém com conquilhas (mariscos). Nos peixes, bacalhau à Gomes de Sá, polvo assado no forno e sardinha assada, nas carnes chanfana, leitão da Bairrada e tripas à moda do Porto, na caça coelho à caçador, coelho à Porto Santo, à caçador e perdiz de escabeche de Alpedrinha e, nos doces, pastel de Belém, pastel de Tentúgal e pudim Abade Priscos.

Folk irlandês na Associação Rota da Bairrada

9/09/2011 09:13:00 da tarde Publicado por Jolly Jumper

A Associação Rota da Bairrada irá promover este sábado, dia 10 de Setembro, a partir das 16h30 um concerto de música de inspiração celta (folk irlandês) com a banda “4youngsters & an old Guy”, um projecto multifacetado composto por músicos residentes no concelho de Anadia, apresentará o seu trabalho no Espaço Bairrada, antiga Estação de Comboios da Curia.

A Banda “4youngsters & an old Guy”, apresentará ainda outros covers e promete uma tarde bem animada e repleta de boa música, onde não faltará o Espumante Bairrada para brindar.

Esta ação enquadra-se na animação do Espaço Bairrada que tem como objetivo dinamizar este espaço cultural, animando a Curia e os seus visitantes. O Espaço Bairrada pretende igualmente continuar a apoiar os projetos artístico-culturais da região, apresentando trabalhos das mais diversas áreas ao público em geral.

A Associação Rota da Bairrada está ainda a promover a segunda edição do Workshop de Guitarra Elétrica e Acústica com o professor de Musica de Anadia Carlos Viegas. As Inscrições estão abertas e o Workshop decorrerá a partir de outubro em horários flexíveis.

Para mais informações, inscrições ou apresentação de novos trabalhos contacte: info@rotadabairrada.pt

Escola e BMX junto ao Velódromo

9/09/2011 04:44:00 da tarde Publicado por Jolly Jumper

Gabinete do Secretário de Estado do Ambiente e do Ordenamento do Território
Despacho n.º 11234/2011

Pretende a Câmara Municipal de Anadia levar a efeito na área contígua ao Centro de Alto Rendimento — Velódromo Nacional de Sangalhos, dois novos empreendimentos, designadamente o Centro Escolar de Sangalhos (EB1/J1) e uma pista de BMX, apoiados por uma área de estacionamento localizada na continuidade, a norte, das instalações do velódromo existente, no lugar de Paraimo, da freguesia de Sangalhos. Considerando que, para os referidos efeitos, se revela necessária a utilização de 15 928 m 2 do sistema da Reserva Ecológica Nacional (REN) correspondente a áreas de infiltração máxima (REN do município de Anadia, aprovada pela Resolução do Conselhos de Ministros n.º 57/96, publicada no Diário da República, 1.ª série -B, n.º 98, de 26 de Abril de 1996);

Considerando que o Centro Escolar de Sangalhos (EB1/J1) está contemplado na Carta Educativa de Anadia com nível de prioridade elevado e a sua localização foi objecto de parecer favorável da Direcção Regional de Educação do Centro, homologado ministerialmente em 7 de Fevereiro de 2008;

Considerando que a localização e traçado da pista de BMX foi objecto de parecer favorável do Instituto do Desporto de Portugal, I. P.;

Considerando que a localização proposta para a implantação dos referidos projectos visa a optimização dos equipamentos colectivos e das infra -estruturas urbanísticas já existentes e goza de excelentes condições de acessibilidade;

Considerando que, para os referidos efeitos, se revela necessária a utilização de 12 552 m2 de terrenos integrados na Reserva Agrícola Nacional (RAN) do concelho de Anadia, conforme delimitação constante da carta da RAN de Anadia, aprovada pela Portaria n.º 430/92, de 26 de Maio, tendo a pretensão merecido parecer favorável à ocupação pela Entidade Regional da Reserva Agrícola Nacional do Centro;

(...)

Considerando que a Assembleia Municipal de Anadia reconheceu de relevante interesse público municipal a construção destes equipamentos;

(...)

Considerando que foi preocupação da Câmara Municipal rentabilizar o espaço cuja utilização foi já consentida no âmbito do anterior reconhecimento de interesse público, destinado ao Velódromo Nacional de
Sangalhos e objecto do despacho do Secretário de Estado do Ordenamento do Território e das Cidades n.º 4319/2008, publicado no Diário da República, 2.ª série, n.º 25, de 19 de Fevereiro de 2008, inserindo a pista de BMX, na sua quase totalidade, naquela área;

Considerando que a localização em causa é contígua ao perímetro urbano existente e que é compromisso da Câmara Municipal de Anadia, vertido na proposta de ordenamento do processo, em curso, de revisão do PDM, de requalificar a vizinha «Zona de equipamentos colectivos, parques, lagos e jardins», prevista no PDM em vigor, para «Espaço verde urbano», dada a existência de uma lagoa artificial resultante de antiga exploração de gesso e alguma vegetação de médio porte, elementos que valorizarão o respectivo projecto de requalificação e, a contrario, onerariam substancial e desnecessariamente a realização das operações urbanísticas requeridas;

Considerando as sinergias que a proximidade e concentração dos equipamentos em presença — velódromo, pista de BMX e centro escolar — podem exercer a favor do reforço da mútua utilização colectiva, garantindo a partilha de espaços de apoio comuns;

(...)

Considerando que, na execução dos projectos, o município de Anadia deverá dar cumprimento aos condicionamentos e medidas de minimização expressos no parecer da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro, designadamente:
a) Elaboração e cumprimento de planos de prevenção e gestão de resíduos de construção e demolição, correspondente aos projectos em causa;
b) Redução ao mínimo de depósitos temporários de material sobrante das obras;
c) Medidas de controlo da circulação dos equipamentos de transporte afecto às fases de obra, de forma a afectar ao mínimo a vivência dos moradores e o restante tráfego da área envolvente;
d) Garantia do cumprimento durante a fase de construção da Lei do Ruído por parte do adjudicatário;
e) Cumprimento dos horários de laboração por parte do adjudicatário, de modo a não afectar terceiros, designadamente em situação de horário nocturno;

Considerando que as demais condicionantes legais e regulamentares em vigor não obstam à concretização do projecto:
Determina -se, nos termos e para os efeitos do disposto no n.º 1 do artigo 21.º do Decreto -Lei n.º 166/2008, de 22 de Agosto, e no âmbito das competências da Ministra da Agricultura, do Mar, do Ambiente e do Ordenamento do Território, o reconhecimento de relevante interesse público da localização e construção do Centro Escolar de Sangalhos (EB1/J1), pista de BMX e área de estacionamento de apoio.

19 de Agosto de 2011. — Pela Ministra da Agricultura, do Mar, do Ambiente e do Ordenamento do Território, Pedro Afonso de Paulo, Secretário de Estado do Ambiente e do Ordenamento do Território.
205069518

Heróis do estádio

9/09/2011 10:34:00 da manhã Publicado por Jolly Jumper

A equipa dos Maradoninhas vai representar Portugal no torneio de futebol Danone Nations Cup em Madrid, Espanha. Descobre os truques dos campeões!

Os Maradoninhas foram os grandes vencedores da final nacional do torneio de futebol sub-12 Danone Nations Cup, e preparam-se para disputar a final internacional do campeonato. A um mês de viajarem para Madrid, Espanha, o entusiasmo é indisfarçável. Toda a equipa está em contagem decrescente para a data da partida, 5 de Outubro.

Se forem apurados para o último jogo, vão pisar o relvado do estádio Santiago Barnabéu, do Real Madrid, a equipa espanhola treinada por José Mourinho, onde joga Cristiano Ronaldo. Os jogadores da equipa vencedora são do Anadia Futebol Club, do distrito de Aveiro, mas escolheram um nome mais original para participarem no torneio. Maradoninhas é uma homenagem ao célebre jogador argentino Diego Maradona, considerado um dos melhores de sempre.

O ponta-de-lança Nuno Condesso, 12 anos, foi o melhor marcador da prova, e espera somar muitos golos em Espanha. "Gostava de fazer um hat-trick [marcar três golos no mesmo jogo] na final", diz, com alegria. O treinador, Pedro Alegre, 24 anos, tem confiança na equipa e, além da importância dos treinos, destaca a amizade que une o grupo: "as boas relações entre todos veem-se no campo, e são fundamentais para conseguirmos bons resultados".

O defesa-central Rafael Silva, 12 anos, confessa que a melhor parte de participar no torneio é a diversão, "estamos sempre juntos e fazemos muitas brincadeiras", explica. Em campo, também se divertem, mas encaram os adversários com seriedade e tentam dar sempre o melhor.

Claro que nem sempre é possível vencer. Por isso, o treinador da equipa considera que é fundamental saber lidar com as derrotas. A estratégia é simples, explica, "se jogaram bem e perderam, tento elevar-lhes a autoestima e mostrar-lhes que fizeram tudo. Se perderem por não terem dado o máximo, digo-lhes o que fizeram mal".

Em Madrid, os Maradoninhas querem dar o tudo por tudo e, quem sabe, receber o troféu de campeões mundiais sub-12 das mãos de Cristiano Ronaldo! Descobre o que é preciso para ser um jogador de futebol de sucesso e quais as regras que é preciso cumprir na edição de setembro da VISÃO Júnior!

Histórias e fotos em: Visão

Empresário simulou rapto para não pagar dívidas

9/08/2011 08:32:00 da tarde Publicado por Jolly Jumper

PJ apanha homem que tinha fugido para o Brasil

A Polícia Judiciária de Aveiro desvendou um caso surpreendente que inicialmente aparentava ser um rapto, mas que acabou por se revelar um falso rapto imaginado por alguém com dificuldades económicas.

Em causa um empresário de 51 anos, da zona de Anadia, que se encontrava alegadamente sob cativeiro no Brasil, quando transportava uma elevada quantia em dinheiro. Feitas as diligências para tentar perceber a situação, com a ajuda das autoridades brasileiras, o homem acabou por ser encontrado e logo constituído arguido pela simulação de crime.

A PJ esclarece, em comunicado, que o empresário está «a atravessar sérias dificuldades financeiras» e deslocou-se ao Brasil «com uma elevada quantia, que lhe foi apreendida, proveniente das suas relações empresariais». A intenção seria desviar esse dinheiro.

O homem em causa foi preso quando regressava a Portugal e a quantia foi recuperada quase na sua totalidade.