Definiram-se este fim de semana os primeiros Campeões Nacionais de Squash de 2012, nas categorias de sub 13 e sub 17.
No escalão de sub 13 masculino, Simão Neves (Anadia), e com apenas 10 anos, sagrou-se Campeão Nacional ao vencer na final José M. Silva (Porto) por 3/0. Pelas meias finais tinham ficado Guilherme Prata (Lamas) e Gonçalo Santos (Anadia) respectivamente. Na disputa do 3º / 4º lugares Guilherme Prata levou a melhor sobre Gonçalo Santos por 3/1.
Simão Neves juntou assim ao titulo se 2011 o desta época ,tornando-se pelo segundo ano consecutivo campeão nacional. Neste escalão para além do Simão Neves e Gonçalo Santos ainda participaram os seguintes jogadores, Miguel Belo, Henrique Belo, José Belo e Rui Neves. De realçar que a grande maioria dos jogadores que disputaram este Campeonato para a proxima época ainda permaneceram neste escalão.
No escalão de sub 17 feminino, Alexandra Santos (Anadia) sagrou-se Vice Campeã Nacional Squash 2012,. O jogo da final foi frente a Catarina Nunes (Porto) e o resultado foi de 3/0.
No escalão de sub 17, o Campeão Nacional foi Cláudio Pinto (Porto) que venceu Tomas Silva (Porto) por 3/1. Participaram de Anadia, João Oliveira, Xavier Oliveira e Francisco Belo, que realizaram jogos bastante equilibrados
O certame começa no dia 23 de Junho e termina a 1 de Julho. É aguardada a presença dos artistas Carminho, Aurea, André Sardet, Quim Barreiros, David Antunes e Herman José
Carminho, Aurea, André Sardet, Quim Barreiros, David Antunes e Herman José são os cabeças de cartaz da “Feira da Vinha e do Vinho de Anadia 2012”, que vai decorrer entre 23 de Junho e 1 de Julho, no Vale Santo, em Anadia. Este ano, o certame vai ter como slogan “Anadia, Capital do Espumante”.
As entradas vão ter um custo de 2.50 euros (dias 23 de Junho, 24, 30 e 1 de Julho) e de dois euros nos restantes. O investimento no cartaz de animação ronda os 57 mil euros.
Este ano, os produtores/engarrafadores não vão pagar o stand de exposição, tal como foi anunciado pelo presidente da Câmara Municipal na abertura da edição do ano passado.
As marchas populares abrem o evento, no dia 23. O desfile irá percorrer as principais artérias de Anadia, terminando no anfiteatro do Vale Santo, onde actuam.
Decorreu dia 19 de Maio, no Pavilhão de Desportos de Anadia, a 2ª etapa do I Circuito Squash Júnior de Anadia (único circuito de squash dedicado exclusivamente a juniores em Portugal), este circuito conta com o apoio da Câmara Municipal de Anadia, Complexo Desportivo de Anadia, Tecnifibre e Eye
Nesta 2º etapa, participaram 16 atletas, oriundos de Anadia, Aveiro e Lamas que competiram nos escalões de sub 13 e sub 15.
Em termos competitivos no escalão sub 13,Simão Neves (Anadia)venceu na final Guilherme Prata (Lamas) por 3-0 (11/5, 11/4; 11/4). No terceiro lugar ficou Gonçalo Santos (Anadia) que venceu Xavier Oliveira (Anadia) por 3-2.
No escalão de sub 15 feminino a grande vencedora foi Alexandra Santos (Anadia) que venceu Inês Rolo (Anadia).
No escalão sub 15 masculinoJorge Monteiro (Aveiro) venceu na final João Oliveira (Anadia) por 3-0 (11/6;11/5; 11/5). No terceiro lugar ficou Diogo Dias (Anadia).
A próxima etapa irá realizar-se a 29 de Setembro onde serão atribuídos prémios aos primeiros classificados do ranking deste I Circuito Squash Júnior de Anadia.
Está a decorrer a segunda exposição de fotografia, realizada pelos membros do Núcleo de fotografia “OS PAPARAZZI”, com o tema: “PORTAS, JANELAS E MOBILIÁRIO URBANO”.
Durante o mês de Maio a exposição foi recebida pela Biblioteca Municipal de Cantanhede, seguindo depois em Agosto e Setembro para a Biblioteca Municipal de Anadia.
O objectivo é que a exposição “Portas e Janelas e Mobiliário Urbano” circule por vários espaços públicos da zona Centro, até mesmo por cafés e/ou restaurantes, promovendo a fotografia como actividade cultural, lúdica e valorizando o património local, estando o Núcleo a estabelecer contactos com as instituições.
O Núcleo de Fotografia, nasceu a partir de um projeto apresentado pelo fotógrafo-freelancer Fernando Neves à Biblioteca Municipal de Anadia, na pessoa da sua Diretora Dr.ª Sónia Almeida,em Novembro de 2009, em que após a sua Exposição de fotografia "Multiplicidades" (2009-11-28 a 2010-01-16), se realizou o "Workshop Básico de Fotografia Digital"(2010-01-09 a 2010-02-13), e dada a adesão ao mesmo se avançou com o Núcleo. A participação no núcleo é gratuita e depende do trabalho e da disponibilidade dos seus membros.
O Núcleo reúne já mais de 60 membros dos mais variados Municípios: Anadia, Cantanhede, Mealhada, Águeda, Mortágua, Oliveira do Bairro, Coimbra, Montemor-o-Velho, Aveiro. OS PAPARAZZI não são mais que um grupo de pessoas AMANTES da Fotografia.
Estamos sempre abertos a convites, a proposta de projectos e parcerias, que tenham o objectivo de promover o património cultural e ambiental da região Centro.
Convidamo-lo, ainda, a visitar o nosso blogue e a votar no próximo tema a trabalhar nos próximos meses para exposição: http://nucleofotografiapaparazzi.blogspot.pt
A reunião da Comissão Política do CDS-PP de Anadia, decorreu ontem, segunda-feira, 14/05/2012, na Freguesia de Tamengos.
Em cima da mesa estiveram assuntos como a militância ativa; as eleições autárquicas 2013; o PDM de Anadia e a aberração pela forma como estão a decorrer as requalificações no concelho; o trabalho desenvolvido pelo Grupo Municipal do CDS-PP na Assembleia Municipal de Anadia; a reforma administrativa; os estabelecimentos de ensino e o centro de novas oportunidades; a consulta aberta e a questão dos centros de saúde.
No que diz respeito a este último assunto (centros de saúde), destaca-se a forma, inconcebível, em como foi deixado o Centro de Saúde de Tamengos, um espaço que apresenta todos os requisitos de funcionamento, propositadamente construído para o efeito e que hoje se encontra totalmente ao abandono e a degradar-se a cada dia que passa.
Com efeito, o centro de saúde de Tamengos encontra-se inserido na Estância de Saúde e Turismo da Curia, o que provoca um acréscimo de utentes, que há muito deixou de ser sazonal, para ser durante todo o ano, a juntar aos inúmeros que já residem na freguesia, faz todo o sentido que o mesmo seja novamente ativado.
No final, o Presidente da Concelhia, João Tiago Castelo Branco, agradeceu, na pessoa do Tesoureiro da Junta, António Pimentel, a forma agradável como foram recebidos na Junta de Freguesia de Tamengos, que disponibilizou o espaço para efetuarmos a primeira reunião, das muitas que pretendemos nas freguesias, no interesse da população.
Abriram hoje (21 Maio), as inscrições para o Congresso Internacional de Ciclismo, que vai realizar-se no Cine-Teatro de Anadia nos dias 6 e 7 de Julho.
Todos os interessados em participar naquele que será um importante evento de reflexão e de descoberta de “Pistas para o Futuro” (lema do Congresso) já podem registar a sua participação, inscrevendo-se no Formulário disponível no site da Federação Portuguesa de Ciclismo.
A inscrição tem um custo de dez euros, garantindo lugar no Congresso Internacional de Ciclismo e ainda a entrada no último dia do Campeonato da Europa de Ciclismo de Pista, que vai realizar-se no Velódromo Nacional, entre 3 e 8 de Julho.
O Congresso Internacional de Ciclismo “Pistas para o Futuro” conta com um leque alargado de conferencistas, portugueses e estrangeiros, que vão abordar e debater com os participantes assuntos tão importantes e diversificados como o ciclismo profissional; a mobilidade urbana e a nova cultura ligada à utilização da bicicleta; o combate à dopagem; as escolas de ciclismo e o ciclismo nas escolas; a evolução histórica e sociológica da velocipedia em Portugal; e o ciclismo enquanto actividade económica.
O Programa do Congresso de Ciclismo “Pistas para o Futuro” terá dez painéis e cerca de quarenta comunicações, além de espaços de debate entre os palestrantes e o público.
Estão abertas as inscrições para a IV edição do Bairrada Squash Open 2012, uma das sete etapas que constitui o Circuito Nacional Masculino e Feminino, e que se vai realizar de 1 a 3 de Junho no Pavilhão de Desportos de Anadia e no Grande Hotel de Luso.
Esta etapa do Circuito Nacional é a única, em 2012, que se realizará na região centro, e constitui uma oportunidade de passar um fantástico fim de semana a praticar esta modalidade e usufruir das condições naturais, gastronómicas (Leitão à Bairrada - uma das sete maravilhas de Portugal) , vinícolas, excelentes, que a região da Bairrada oferece.
Esta etapa do Circuito Nacional é organizada pela Federação Nacional de Squash e conta com o apoio da Câmara Municipal de Anadia, Complexo Desportivo de Anadia, Grande Hotel de Luso e Dunlop.
As inscrições e mais informações podem ser feitas no site da Federação Nacional de Squash: http://www.pt-squash.org/
A Maratona BTT Rota da Bairrada agitou a manhã de Oliveira do Bairro, este domingo. A prova, cuja organização pertenceu à autarquia local, clube BTT de Oiã, Imobiliária Medicértima e SLOWDOWN, teve João Tomás, jogador do Rio Ave, como um dos seus padrinhos.
O melhor marcador português da última edição da Liga, que dividiu o papel com os 'Anjos' - os irmãos Sérgio Rosado e Nélson Rosado -, associou-se a um evento com causa solidária, em benefício dos Bombeiros Voluntários de Oliveira do Bairro, Escuteiros de Oiã, Troviscal e Palhaça e Rotary Oliveira do Bairro.
O internacional português, recorde-se, tem acertada a sua continuidade no clube de Vila do Conde.
O estudo de impacte ambiental das Pedreiras de Avelãs de Cima está em consulta pública até 4 de Julho de 2012.
O projecto localiza-se nas freguesias de Aguada de Cima (Águeda) e Avelãs de Cima (Anadia) e o estudo e resumo não técnico está disponível nas duas Câmaras Municipais.
O resumo não técnico pode ser consultado em www.apambiente.pt.
Outro contacto: Margarida Grossinho, 214728200 e 214719074.
Manuel Pinho, presidente do Anadia Futebol Clube, em conversa com o RB, fez um balanço positivo dos dois anos à frente do Clube. Considera que concretizou quase tudo a que se tinha proposto, excepto a questão relativa ao Campo dos Olivais.
Região Bairradina: Que balanço Faz da temporada desportiva?
Manuel Pinho: Não posso dissociar esta época da anterior, dado que o nosso propósito era continuar com os objectivos a que nos tínhamos proposto, desde a sustentabilidade do clube, manutenção de equipas em determinados escalões. O Anadia Futebol Clube não se resume apenas a êxitos desportivos, sendo que é importante que esteja presente na sociedade. É importante salientar que criámos a modalidade de Hóquei.
Quisemos readquirir o estatuto de utilidade pública que o AFC em tempos adquiriu. Havia coisas que tínhamos de fazer e assim melhorámos as condições para a prática desportiva.
Reiniciámos a celebração do nosso aniversário homenageando figuras importantes para o clube.
Infelizmente, não concretizei um projecto a que me propus, que foi a questão dos Campo dos Olivais.
Faço um balanço positivo desta temporada e tenho muita honra em ter servido o AFC. Vou sair deste clube com a sensação de dever cumprido, porque atingi os mínimos a que me propus. Não estou arrependido, nem desiludido por ter estado à frente do AFC.
RB: Na sua opinião o que falhou na equipa sénior para não ter conseguido assegurar a manutenção mais cedo?
MP: No futebol o que dita são os resultados, se me disser que a equipa tem valor para ter assegurado a manutenção mais cedo, inegavelmente tínhamos essa possibilidade, nem que seja só em termos comparativos com as outras equipas. O futebol é isto e não estamos aqui a por em causa o valor da equipa, bem pelo contrário.
(...)
RB: É ponto assente que não vai continuar à frente do AFC?
MP: É ponto assente, esta é a minha posição. Não sou candidato e o cargo está à disposição.
RB: Neste seu mandato, ficou alguma coisa por fazer que gostaria de ter concretizado?
MP: Como já referi anteriormente, o projecto que não consegui concretizar foi o Campo dos Olivais. Este é um espinho que trago na garganta, porque tinha muita vontade de resolver o problema. O AFC é inquilino e apesar de se ter tentado um acordo, o aquisição do espaço foi impossível.
A 2.ª Edição da Universidade do Poder Local (do PSD) irá ser realizada na Curia/Anadia. Após a recente realização da 5.ª edição Universidade da Europa (Janeiro de 2012) na Curia, o PSD/Anadia volta a conquistar nova iniciativa, desta vez dedicada à temática do Poder Local. Apesar da vontade de muitas Secções do PSD em receber a Universidade do Poder Local (num processo bastante disputado), a escolha recaiu na Secção do PSD/Anadia, tendo ficado pelo caminho outros “candidatos” muito fortes.
Esta iniciativa realizar-se-á entre os dias 07 e 10 de Junho, no Hotel das Termas da Curia, onde largas dezenas de jovens terão oportunidade de participar numa interessante acção de formação política, aprofundando o estudo de questões ligadas ao poder local.
A Universidade do Poder Local do PSD é uma iniciativa organizada em conjunto pelo PSD Nacional, JSD Nacional e Grupo Europeu do PSD (GEPSD), que se direcciona exclusivamente a jovens social-democratas, sob a direcção do “reitor” Carlos Coelho (Deputado Europeu).
Com a duração de 4 dias, o programa é muito exigente e contará com a colaboração de alguns dos melhores autarcas e dirigentes do PSD, bem como de vários membros do Governo.
Destacam-se alguns dos ilustres “professores” que estarão na Curia: Rui Rio (Presidente CM Porto), Miguel Relvas (Ministro Adjunto e dos Assuntos Parlamentares); Jorge Moreira da Silva (1.º Vice-Presidente do PSD); Marco António Costa (Secretário de Estado da Solidariedade e da Segurança Social); Paulo Júlio (Secretário de Estado da Administração local e da Reforma Administrativa); Luís Montenegro (Presidente do Grupo Parlamentar); Carlos Carreiras (Presidente CM Cascais); Macário Correia (Presidente CM Faro); Castro Almeida (Presidente CM São João da Madeira) Regina Bastos (Deputada Europeia); e David Justino (Ex-Vereador e Ex-Ministro da Educação).
O evento contará ainda com a presença de José Matos Rosa (Secretário-Geral do PSD), Pedro Pinto (Presidente dos Autarcas Social-Democratas), Duarte Marques (Presidente da JSD), bem como de outros dirigentes nacionais e regionais do PSD e da JSD.
Um casal de idosos da Anadia foi assaltado e sequestrado, na própria casa, na madrugada de ontem, por dois homens que lhes roubaram cerca de dois mil euros em dinheiro e ouro. O crime ocorreu cerca das 04h30, na rua Luciano Castro, no centro da cidade.
Os ladrões arrombaram uma janela e surpreenderam as vítimas, de 90 anos, que dormiam. Sem lhes dar tempo de reacção, a dupla tapou-lhes a boca com almofadas. Como o homem ofereceu mais resistência, foi amarrado a uma cadeira, com as correias de uma carteira da mulher, e amordaçado.
A mulher foi também manietada e não conseguiu reagir ao assaltante que a manteve imobilizada enquanto o cúmplice revistava a casa. Depois de obrigarem os idosos a revelar-lhes os locais onde guardavam o ouro e o dinheiro, os assaltantes fugiram.
Só quando teve a certeza que os ladrões estavam longe é que a mulher soltou o marido. A GNR foi chamada ao local.
Um homem, já detido a cumprir pena, viu, esta quinta-feira, o tribunal de Anadia aplicar-lhe mais quatro anos e meio de prisão efetiva por roubo.
A vítima, funcionária das Caves Aliança, de 48 anos, ausente da leitura da sentença, foi obrigada em fins de Janeiro de 2010, a fazer levantamentos em multibancos por quatro indivíduos.
A Polícia Judiciária (PJ) acabou por conseguir apenas identificar um dos suspeitos, entretanto detido para cumprir uma pena de nove anos por crimes vários (furtos e roubos) acabou ser julgado sem comprometer os restantes.
Abordada na sua própria viatura, à saída do local de trabalho, ao inicio da madrugada, a mulher foi vendada e forçada a dar conta dos códigos que permitiram ao grupo levantar cerca de 250 euros na zona da Bairrada. Ficou ainda sem um telemóvel.
A PJ identificou um dos suspeitos por outro telemóvel que acabou nas mãos de familiar.
Além do reconhecimento feito pela vítima, foi determinante nas investigações a apreensão de uma peça de vestuário na residência que aparecia em fotogramas das caixas de multibanco.
Apesar de não ter confessado a prática do roubo, o juiz presidente levou em conta o comportamento "raríssimo" do arguido aquando do crime, uma vez que ter-se-á oposto a que os restantes três elementos molestassem sexualmente a mulher e lhe tivesse devolvido a aliança e um dos telemóveis, bem como ter sido deixada num local onde se pudesse orientar.
A ACIB – Associação Comercial e Industrial da Bairrada vai promover a 08 de Maio, pelas 15h, no Espaço Inovação, na Zona Industrial de Vila Verde, em Oliveira do Bairro, um seminário subordinado ao tema: Relatório Único - Enquadramento legal e todos os seus anexos.
Este ano o relatório único deverá ser entregue por meio informático de 02 de Maio a 15 de Junho.
A acção é destinada aos responsáveis pela organização dos serviços de Segurança e Saúde nas empresas, responsáveis de Recursos Humanos, empresários, gestores, contabilistas e outros que possam eventualmente achar o tema benéfico para sua formação profissional.
O modelo entrou em vigor em 2010 e reúne informações até antes dispersas respeitantes ao quadro de pessoal, à comunicação trimestral de celebração e cessação de contratos de trabalho a termo, à relação semestral dos trabalhadores que prestaram trabalho suplementar, ao relatório da formação profissional contínua, ao relatório da actividade anual dos serviços de segurança e saúde no trabalho e ao balanço social. A informação anual inclui ainda aspectos relativos a greves e informação sobre os prestadores de serviço, o que permite superar o procedimento complexo entre as empresas e a administração do trabalho em que até agora assentou a informação sobre as greves. O preenchimento do anexo F, que diz respeito aos prestadores de serviços, ainda não é obrigatório este ano.
Para mais informações e/ou inscrições, contacte a ACIB através do telefone: 234 730 321 ou via o e-mail: higieneseguranca@acib.pt.
Os relatos não são certos, há quem diga que já havia filas à frente da loja antes das funcionárias chegarem. Uns dizem que eram 8h30, outros dizem que ainda não eram 8h da manhã do dia 1 de Maio e já havia quem aguardasse a abertura da Loja.
Tais atitudes não podem ser condenadas, são apenas o espelho do desespero social e/ou da pobreza das pessoas - seja monetária ou de espírito.
É que com tanta confusão as pessoas não fazem realmente as compras que querem, compram o que conseguem ou o que lhes deixam... acabando por sair prejudicadas! Vão ao engano atrás duma réstia de esperança.
As câmaras demoram cada vez mais tempo para pagar aos fornecedores. Segundo dados da Direcção-Geral das Autarquias Locais (DGAL), no final do ano passado o prazo médio de pagamento dos municípios cifrava-se em 122 dias, o que representava um aumento em mais 22 dias relativamente ao ano anterior.
ortimão lidera a lista dos piores pagadores, com 899 dias (ver caixa), seguido de Castanheira de Pera (816 dias). No que se refere às duas principais autarquias, Lisboa demora 96 dias e o Porto 16. O município que paga mais rápido é Anadia, com apenas três dias.
O presidente da Associação Nacional de Municípios Portugueses (ANMP) diz que o agravamento do prazo médio de pagamento "já era esperado". Fernando Ruas salienta que "as câmaras têm vindo a perder receitas do Orçamento do Estado" e, por outro lado, a crise "reduziu os impostos locais". Ao mesmo tempo, destaca, "os problemas sociais, aos quais as autarquias têm de dar resposta, aparecem cada vez mais".
O líder da ANMP considera que o mais preocupante são as dívidas de curto prazo com mais de 90 dias, no valor total de cerca de 1,5 mil milhões de euros. A solução passa pela criação de uma linha de financiamento aos municípios. "Estamos a trabalhar com o Governo para resolver a situação", diz Fernando Ruas.
Portimão é a autarquia que demora mais tempo a pagar e uma das mais endividadas do País, segundo o último ‘Anuário Financeiro dos Municípios"