Acção informativa sobre o Magalhães

4/01/2009 01:28:00 da manhã Publicado por Carla Teixeira

É já amanhã que a Câmara Municipal de Anadia, através da sua Divisão de Educação, leva a cabo uma acção informativa sobre a correcta utilização do computador portátil Magalhães, um equipamento concebido especificamente para as crianças do 1º ciclo do Ensino Básico, e que visa aproximar os mais novos de ferramentas de trabalho que vão sendo essenciais nos dias que correm, como são o computador e a internet. Essencialmente destinada aos docentes do 1º ciclo e das Actividades de Enriquecimento Curricular, aos auxiliares de acção educativa e aos pais e encarregados de educação, esta iniciativa da edilidade anadiense decorrerá entre as 10 e as 12 horas, na Biblioteca Municipal, sob orientação de Cristina Silva, técnica da Divisão de Informática da autarquia.
São objectivos desta acção a disponibilização de informações essenciais a uma correcta utilização e a um eficaz funcionamento do computador Magalhães, a identificação das principais características do equipamento em termos de hardware (composição física) e software (programas incorporados) e a transmissão de conhecimentos que visem o uso adequado do software disponibilizado, bem como a identificação das principais permissões e restrições associadas à sua utilização. O computador portátil Magalhães é primeiro equipamento do género a ser produzido em Portugal. No resultado de uma parceria entre o consórcio JP Sá Couto/Prológica e o líder mundial de processadores – a Intel –, o Magalhães é baseado no Classmate PC2 da multinacional norte-americana de semicondutores, e está a ser disponibilizado às crianças que frequentam o 1º ciclo do Ensino Básico nas escolas portuguesas, a preços muito atractivos: entre os zero e os 50 euros. Vestido de azul e branco, as cores das nossas conquistas marítimas, sai já da cidade de Matosinhos, onde é produzido, para todo o mundo...

3 comentário(s):

  1. Jolly Jumper disse...

    Os alunos de Anadia já receberam o Magalhães?!?!??!

  2. Anónimo disse...

    Claro que não jolly, Anadia só recebe depois de todos os concelhos com gestão socialista receberem; portanto já não falta tudo, mas é só esperar.

  3. Ana Jesus Ribeiro disse...

    bem... em Sangalhos, estão a receber, e já receberam. Em Anadia, cidade, não?!