VINHOS DA BAIRRADA NA FEIRA DE MARÇO

4/04/2009 01:47:00 da tarde Publicado por Carla Teixeira

É no Parque de Exposições de Aveiro, no âmbito da Feira de Março – a maior montra económica da Região Centro, que arrancou no dia 25 de Março e se prolonga até 26 de Abril, com organização da Aveiro-Expo E.M. e alto patrocínio da Câmara Municipal de Aveiro – que tem hoje lugar, entre as 16 e as 20 horas, uma prova de vinhos. Num evento dinamizado pela Rota da Bairrada, a cidade da ria recebe o produtor de vinhos Luís Pato, proprietário da Adega Luís Pato, sediada na freguesia de Óis do Bairro, no concelho de Anadia, para uma prova de um vinho branco e de um vinho tinto, estando reservada para amanhã a presença da Adega da Quinta do Encontro, também sediada no concelho. Para o próximo mês de Setembro está agendada a 2ª Gala do Espumante da Bairrada.

Os protagonistas
A Adega Luís Pato foi criada na sequência da associação de duas famílias tradicionais da Bairrada: a família Pato e a família Melo Campos. Na Quinta do Ribeirinho, há documentos que indicam que ali é feita produção de vinhos desde o século XVIII, mas com a demarcação da região bairradina o carácter distinto dos vinhos levou a que se enveredasse pelo engarrafamento da produção própria nos anos 70 do século XX. Na década de 80, os prémios em concursos locais deram ânimo para prosseguir a senda de inovação implementada por esta empresa, onde os artesãos combinam técnicas ancestrais de velho mundo com o melhor da tecnologia do novo mundo para “desenhar” dezena e meia de diferentes vinhos, néctares que satisfazem diferentes gostos.
O projecto Quinta do Encontro, surgiu, com um novo conceito, no ano 2000, tendo como filosofia de base a produção diferenciada em relação à imagem associada à região da Bairrada. Produz vinhos com a denominação Bairrada num estilo moderno e actual. Situado na freguesia de S. Lourenço do Bairro, em Anadia, este empreendimento deve o nome à sua localização, perto da Cruz do Encontro. Iniciou a produção de vinhos em 1930, numa pequena adega situada em Paredes do Bairro. Em Outubro de 2007, a Quinta do Encontro deu a conhecer a sua nova adega, de arquitectura moderna e inovadora, nascida da necessidade de dinamizar o projecto, aumentando e melhorando a capacidade de vinificação. No novo espaço, assente num conceito de promoção do enoturismo, é agora possível tomar contacto com as várias fases do processo produtivo, da vinha à prova.
Criada em Novembro de 2006, a Associação da Rota da Bairrada, segundo os estatutos, é uma associação de carácter regional, constituída sem fins lucrativos, que tem como objectivo a dinamização, promoção e valorização da actividade vitivinícola da Bairrada, e actividades afins, enquanto produtos turísticos e culturais da região. A cerimónia da Outorga da Escritura Pública da constituição da nova Associação “Rota da Bairrada” realizou-se no salão Nobre dos Paços do Concelho de Anadia, com a presença de Sua Excelência o Ministro da Agricultura, do Desenvolvimento Rural e Pescas – Dr. Jaime Lopes Silva. A Rota da Bairrada é assim um novo projecto de revitalização da então existente Rota dos Vinhos Bairrada, que teve desde o seu início uma forte e activa participação das Autarquias da região. Um movimento de renovação que consiste basicamente em unir os vários intervenientes na área do turismo, de toda a região da Bairrada, organizando, de forma articulada e estruturada, as valências que cada um tem para oferecer de forma a conseguir criar produtos turísticos que consigam responder às exigências dos vários públicos-alvo. A Bairrada, terra de serra e mar, termas e vinhos, gastronomia e desporto tem tudo para se tornar um forte destino turístico e foi nessa convicção que se iniciou esta nova e forte dinâmica baseada na pró-actividade, e que consiste a sua acção no princípio base de “Unir para ir mais longe…”.

Texto: Carla Teixeira
Fotografia (direitos de autor): Leiam a Imagem

0 comentário(s):