Freguesia de Tamengos está disponível para agregar as freguesias de Aguim e/ou de Óis do Bairro

9/23/2012 10:15:00 da tarde Publicado por Jolly Jumper

A Assembleia de Freguesia de Tamengos reuniu extraordinariamente, no dia 18, para discutir e redigir o parecer a enviar à Assembleia Municipal de Anadia sobre a solução que acha defender melhor os interesses da Freguesia no que diz respeito à Reforma da Administração Local enquadrada na Lei 22/2012. 

Com uma participação popular invulgar, superior a 70 pessoas, ouviram-se várias propostas, tais como "ficar tudo na mesma", "agregar as freguesias de Aguim e/ou de Óis do Bairro" ou "agregar-se à Freguesia de Arcos". 

A maioria das intervenções populares demonstrou um grande bairrismo, um completo alheamento da referida legislação e até um desconhecimento dos limites territoriais da Freguesia. 

A Mesa decidiu levar a votação as três propostas referidas anteriormente, tendo resultado e sido aprovado em minuta o parecer a entregar à Assembleia Municipal. Resumidamente, foi aprovado por unanimidade que a Freguesia de Tamengos está disponível para agregar as freguesias de Aguim e/ou de Óis do Bairro; foi aprovado por maioria que a Freguesia prefere ficar com o território actual; e foi rejeitado por maioria a proposta de ser agregada pela Freguesia de Arcos.

4 comentário(s):

  1. Anónimo disse...

    Agregar a Freguesia de Aguim!!! Devem ter a memória curta...só pode!!!

    E não se colocou a questão pelo inverso!!??

    Nomeadamente de a Freguesia de Tamengos ficar agregada pela Freguesia de Aguim?

  2. Sérgio Bandeira disse...

    A mim, pessoalmente, não me choca nada, mas deixa-me triste que continue tanta gente que fala do que não sabe e nem sequer conhece a lei.
    Vá lá ver, anónimo, que está tudo explicadinho na lei...

    Sobre a memória curta, não vejo porque erros do passado não podem ser corrigidos... Uma das ideias faladas na Assembleia de Freguesia de Tamengos foi mesmo criar uma freguesia da Curia onde talvez os aguinenses não tivessem este tipo de reação. É uma reação irracional, mas então...

  3. Anónimo disse...

    Caro Sérgio Bandeira,

    Eu falei, e volto a repetir “EU” mais à frente já lhe explico o porquê deste sublinhar… Eu apenas comentei a notícia publicada no Anadia Sem Gente.

    Deixe-me dizer-lhe, que a mim a sua resposta não me deixa triste, deixa-me antes Desiludido consigo ou até Preocupado. Se reparar eu falei no plural porque a notícia rezava o que se tinha passado numa Reunião Extraordinária da Assembleia da Freguesia de Tamengos, onde existiu grande participação e de onde surgiram determinadas conclusões, unânimes ou não, nem se quer foi dito nada sobre a Curia!!... adiante…

    Pois bem…Se você ambiciona algum cargo ou alguma relevância a nível politico, aconselho-lhe vivamente a moderar o tom, assim como a pensar melhor antes de falar ou de escrever, porque este tema não é uma brincadeira de garotos.

    Então reveja bem a sua atitude… você, perante um comentário de um Anónimo a uma noticia específica, onde este demostra a sua ideia ou pensamento pessoal.

    Você o que é que faz…

    Tira a conclusão que acha mais confortável, e que lhe dá mais visibilidade e enche de orgulho aqueles que defende, e com isso pensa você, até consegue dar um ar de superioridade intelectual e vanguardismo Político querendo afirmar-se mais preparado e capaz que os Outros…. Quero dizer-lhe que o que fez apenas me desilude.

    E o pior de tudo é que Generaliza…. o célebre e Imaturo erro grave.

    Então perante a minha opinião…, que eu saiba não sou porta-voz, nem tenho nenhuma procuração do Povo de Aguim, apenas expressei a minha Opinião. E você perante isto, o que é que faz, e passo a sitar: “ talvez os aguinenses não tivessem este tipo de reação. É uma reação irracional, mas então...” Dirige-se a todos os Aguinenses por igual e qualificando-os como irracionais.

    Quero dizer-lhe que o que fez Preocupa-me…

    Além de achar o seu comentário grosseiro, acho que foi injusto e como tal deve Pedir DESCULPAS Publicamente aqui no Anadia Sem Gente a todos os Aguinenses, e corrigir-se com bons modos e educação.

    “Olhe que quem não quer ser tratado como Lobo, não lhe veste a Pel….” O que é que os Aguinenses lhe fizeram para se dirigir assim…que conhecimentos têm para tal, não lhe reconheço moral nenhuma a si, para tal comentário.

    Mais uma vez lhe digo que pouca cautela com as palavras e com a forma como se dirige aos outros, pode leva-lo por maus caminhos… e isto serve para todos os temas, não só neste, com certeza não deve ser esse o caminho que quer trilhar.

    Não sei o que pretende para si, mas se quer ser alguém na Sociedade, tente não deixar uma má imagem da sua Pessoa a ninguém, e muito menos a uma Comunidade, pois o pouco cuidado que tem pode-o deixar em situações de fragilidade social, e levada ao extremo isso classifica-se como “Persona non Grata”.

    Agora faça o favor a si próprio e retrate-se condignamente.

  4. Sérgio Bandeira disse...

    O caríssimo anónimo continua a teimar em escrever sem se informar...

    1. A mim, tal como disse no comentário anterior, não me choca nada que Tamengos se agregasse a Aguim. Provavelmente voltou a comentar sem ler a lei, não foi?

    2. Exatamente por no artigo não se ter referido a tal ideia da freguesia da Curia é que eu a referi. Enfim...

    3. Pode estar descansado que eu não ambiciono nenhum cargo nem nenhuma relevância a nível político. Tudo o que faço é para os outros, a pensar nos outros, penso que esses (os da ambição e da relevância) é que andam a estragar a política.

    4. Quanto ao tema não ser nenhuma brincadeira de garotos, concordamos! Talvez por isso eu ache indecente o anónimo estar a opinar sobre um assunto que tem como base uma lei sem se debruçar sobre ela...

    5. Posso tentar explicar-me melhor se não entendeu, então... Durante a dita assembleia, houve até quem sugerisse a criação duma freguesia da Curia que contivesse os territórios que hoje são as freguesias de Aguim e Tamengos tendo como argumento o facto da população da Freguesia de Aguim desta forma aceitar melhor a agregação.

    6. Quando é que eu generalizei, caríssimo? Vá lá, leia o que eu escrevi...

    7. Eu não qualifiquei os aguinenses de irracionais, é só o anónimo ler o que lá está... se conseguir...

    8. Peço desculpa a todos os aguinenses do Anadia Sem Gente por terem que ler as más interpretações deste anónimo. Desculpai-o, peço-vos!


    Anónimo, não tente ver nos outros as suas atitudes, por favor, porque eu não sou assim...