Paulo Rangel defende “revolução conservadora” no sistema de ensino

1/09/2010 01:52:00 da tarde Publicado por Jolly Jumper

O deputado do PSD no Parlamento Europeu, Paulo Rangel, defendeu hoje a “urgência” de uma “revolução conservadora” no sistema de ensino português que substitua “o facilitismo pela exigência”. Numa conferência dedicada ao tema da educação, que aconteceu esta noite na Curia, Paulo Rangel recebeu vários incentivos de militantes do PSD para se candidatar à liderança do partido.(...)

No sector da educação, Paulo Rangel criticou o Governo por reduzir os problemas do ensino à avaliação de professores e defendeu introdução de um modelo educativo “totalmente novo”. “É crucial definir uma nova concepção da educação. É necessária uma revolução conservadora no ensino. O principal problema das escolas não é a avaliação dos professores mas é a questão da exigência e da autoridade no ensino”, afirmou, criticando o estatuto do aluno por ser totalmente permissivo em relação às faltas escolares. “Há alguém que possa compreender que estejamos num sistema de ensino em que um aluno por mais que falte não reprova?”, questionou Rangel.(...)

Perante o estado do país, Paulo Rangel defendeu que o PSD, como principal partido da oposição, deve protagonizar uma “mudança de políticas que seja capaz de introduzir rupturas em diversos sectores”.
...
Excerto de notícia publicada no Público

Museu da Bairrada mostra fotografia e pintura

1/09/2010 01:21:00 da tarde Publicado por Jolly Jumper

O Museu do Vinho Bairrada, em Anadia, inaugura, hoje, às 16 horas, uma exposição com os trabalhos mais conhecidos de Manuel Cargaleiro, denominada "Obra gravada", e uma mostra de fotografia, de Diogo Moreira, a que foi dado o nome de "Sangue & Corpo Di.Vino - Vinho a Nu".

As expectativas do director do museu, Pedro Dias, são as maiores. "Contamos ter a casa completamente cheia de público, não apenas amanhã [hoje], mas até ao dia 30 de Abril, data de encerramento das duas mostras de arte", disse ao JN aquele responsável.(...)

Para além do pintor e ceramista Manuel Cargaleiro, vai estar presente na cerimónia de inauguração, hoje, o comendador Joe Berardo, que apadrinha a exposição de fotografia "Vinho a nu".

Pedro Dias considera a mostra de Cargaleiro um "momento altíssimo na história do Museu do Vinho Bairrada", mas, face à sensualidade e a uma certa ousadia das fotografias de Diogo Moreira, admite que poderá ser esta última a que mais público levará a Anadia, sobretudo jovens.

Na verdade, com as imagens de nu artístico, associadas a cenários vínicos emblemáticos na Bairrada, num estilo tão inovador quanto provocador, o fotógrafo promete despertar a atenção do público, quiçá, até, algumas críticas ferozes capazes de mobilizar uma quantidade de visitantes recorde naquele espaço museológico.

Joe Berardo confia que "a liberdade carnal" patente na mostra de fotografia, onde "o artista invoca o vinho não só como nascente de satisfação material, mas também, como instrumento estimulador do espírito, do pensamento e, até, do favorecimento da génese estética e moral", vai ser um enorme sucesso .
...
Publicado em JN