Documento Verde: A Reforma da Administração Local
11/16/2011 09:04:00 da tarde Publicado por Jolly Jumper
Nas próximas semanas irão ser debatidas coisas que o mais comum dos cidadãos não entende, não quer entender, não se mostra interessado em saber, mas que irá afectar a sua vida, o sistema democrático e a realidade política do seu país. Falamos - como o cidadão atento já deverá ter entendido - da Reforma da Administração Local!
O cidadão-escravo, aquele que sem espírito crítico limita-se a aceitar o que os outros decidem, deverá acordar. Mais digo: deverá ser acordado. Porque isso do "povo" somos todos nós. Porque isso da "cidade" e da "sociedade" somos, também, todos nós. De que nos queixamos se não discutirmos, debatermos e analisarmos tão importantes assuntos para a nossa vida, cultura e Estado?
O cidadão-livre, aquele que com espírito critico e interventivo debate as mais diversas questões, tem hoje mais do que nunca um papel decisivo na sociedade. Um papel árduo repleto de gotas de injustiça e críticas (ofensivas, por vezes), é certo. Mas cabe a este cidadão - que um dia até já terá sido escravo - alertar e motivar, servindo de libertador de consciências.
Dito isto, segue uma postagem e uma convocatória do CDS-PP... somente porque o texto em cima está demasiado sério!
João Tiago Castelo Branco, Presidente da Concelhia de Anadia do CDS-PP e Deputado Municipal de Anadia, vem informar/comunicar V.ªs Ex.ªs que:
No dia 21/11/2011, às 21:00horas, vai decorrer na Sede da Junta de Freguesia de Tamengos, sita na Rua das Palmeiras, n.º 5 ( IC2 - entrada pela Curia), uma Conferência/Debate subordinada ao tema “Documento Verde: A Reforma da Administração Local no âmbito das Freguesias”. Esta iniciativa destina-se a todos os interessados pelo tema, autarcas e população em geral.
Do painel de oradores constam: Armando Vieira, Presidente da ANAFRE, José Manuel Mata Justo, professor da Universidade Lusíada de e coordenador do estudo, a nível nacional, sobre "O Trabalho da Freguesia: Análise e Resultados", Domingos Doutel, Coordenador Autárquico Nacional, António Loureiro, Presidente da Distrital de Aveiro e, em representação da concelhia de Anadia, João Tiago Castelo Branco.
Esta Conferência/Debate prende-se com a necessidade de esclarecer e informar os cidadãos para o tema da Reforma da Administração Local, em particular no que diz respeito às Freguesias. Desta forma, pretende-se dar um contributo positivo e esclarecedor, num momento em que o “Documento Verde”, lançado pelo Governo, se encontra em discussão pública.
Postagem:
Este documento vem introduzir algumas profundas alterações das competências políticas das estruturas de poder local, na composição das mesmas e a eliminação de freguesias.
De acordo com os critérios fixados, o Município de Anadia ficará em risco de perder 13 das suas 15 freguesias, o que necessariamente implicará fusões e, eventualmente, extinções.
O Executivo, monopartidário, será composto por 4 Vereadores (o Presidente de Câmara e mais um Vereador apenas a tempo inteiro), sendo formado pelo partido mais votado entre as listas à Assembleia Municipal, organizado pelo primeiro Candidato da lista vencedora, com liberdade de escolha entre aqueles.
A composição da Assembleia Municipal (e de Freguesia) será alterada, sendo que a composição será diminuída no número de Deputados (sendo crível o quase esvasiamento de poderes dos Presidentes de Junta), embora os poderes de fiscalização sobre o Executivo saiam sobremaneira reforçados.
Nos meses de Novembro e Dezembro de 2011 e Janeiro de 2012 estão abertas a discussão pública as linhas-mestras e soluções deste diploma.
Seja a nível de freguesia, seja a nível municipal, é importante motivar os cidadãos, informá-los acerca das principais alterações, envolvê-los na discussão pública pois que, decerto, o projeto sairá mais adequado à realidade local.
Que se não deixe tudo para Janeiro de 2012, quando a quase histeria tomaráos holofotes da exposição mediática!
Política com Alma, André Ferreira de Oliveira
Anadienses na selecção nacional
11/16/2011 12:41:00 da manhã Publicado por Jolly Jumper
Sara Neves, Alexandra Santos e Simão Neves, do Anadia Squash Clube, estão convocados para os trabalhos das selecções juniores de squash que vão decorrer mensalmente, com vista aos diversos campeonatos europeus.
Sara Neves em sub 19, tem como objectivos preparar-se para representar Portugal no Campeonato Europeu sub 19 que se realizará no Porto em Março e participar no Europeu Individual de sub 19 também a ser realizado na cidade invicta.
Alexandra Santos nos escalão de sub 15, tem como objectivos representar Portugal no Campeonato da Europa que se realizará na Finlândia em Maio
E Simão Neves sub 13, foi convocado para estes trabalhos de selecção no intuito de poder desenvolver o seu jogo com adversários mais fortes e assim apresentar-se ao mais alto nível nas suas participações internacionais.