Estudo de Impacte Ambiental em Avelãs de Cima

6/08/2012 07:57:00 da manhã Publicado por Jolly Jumper

Informa-se que está a decorrer até ao dia 04 de Julho de 2012, o estudo de impacte ambiental da "Exploração das Pedreiras de Avelãs de Cima".

Não deixa de ser curioso o facto de salvo melhor interpretação, a empresa proponente já laborar na zona há algum tempo e só agora se estar a fazer o estudo...

Independentemente disso, o que será importante é esclarecer e salvaguardar os interesses dos cidadãos desta freguesia (interesse público) quanto ao impacto ambiental que será causado por exemplo nos seguintes casos:
- Polo Escolar de Avelãs de Cima
- Centro Social de Avelãs de Cima
- Parque desportivo da Candieira
- Parque desportivo da Cêrca
- Povoação da Candieira,
- Povoação da Cêrca...
- Niveis freáticos locais, 
- etc...

Quais os riscos associados (por exemplo o afogamento de um aluno, um idoso...). Qual o impacto que a água estagnada pode causar...para além do mar azul... Já agora, será conveniente equacionar tudo o que está para trás, analisar como e até onde já se chegou ... Será que existem garantias da reposição da "feridas" que já provocaram na nossa paisagem...

Haja vontade, capacidade e competência para salvaguardar o nosso meio ambiente, porque "para chegar aos miolos, já não falta escavar muito"...

Enviado por Aldeias Com Vida

Curia: 2.ª Edição da Universidade do Poder Local (do PSD)

6/08/2012 12:11:00 da manhã Publicado por Jolly Jumper

A 2.ª Edição da Universidade do Poder Local (do PSD) irá ser realizada na Curia/Anadia, entre os dias 07 e 10 de Junho, no Hotel das Termas da Curia, onde largas dezenas de jovens de todo o país participarão numa interessante acção de formação política, aprofundando matérias ligadas ao poder local.

A Universidade do Poder Local do PSD é uma iniciativa organizada em conjunto pelo PSD Nacional, JSD Nacional e Grupo Europeu do PSD (GEPSD), que se direcciona exclusivamente a jovens social-democratas, sob a direcção do “reitor” Carlos Coelho (Deputado Europeu).

Do extenso programa, destacam-se os seguintes painéis:
- “Gerir os recursos: como ler um orçamento”
Rui Rio (Presidente CM Porto);
- “Proteger o ambiente / Agenda XXI”
Macário Correia (Presidente CM Faro);
- “A autarquia do futuro e o serviço aos cidadãos”
Pedro Pinto (Presidente CM Paços de Ferreira, Presidente dos Autarcas Social-Democratas);
- “Intervir no social: lutar contra a pobreza e contra a exclusão”
Marco António Costa (Secretário de Estado da Solidariedade e da Segurança Social);
- “Poder local: a reforma necessária”
Paulo Júlio (Secretário de Estado da Administração Local e da Reforma Administrativa);
- “Dar respostas na educação e na cultura”
David Justino (Ex-Vereador e Ex-Ministro da Educação).

A sessão formal de encerramento realizar-se-á no dia 10 de Junho (Domingo), pelas 15:30 horas, na sala cinema do Hotel das Termas da Curia, e terá a presença de Jorge Moreira da Silva (1.º Vice-Presidente do PSD).

Por sugestão do PSD/Anadia, os organizadores decidiram abrir a sessão formal de encerramento, aos militantes, aos simpatizantes, à população em geral, à comunicação social, pelo que, todos estão convidados a participar nesta interessante iniciativa política. 

O Presidente do PSD/Anadia
– José Manuel Ribeiro –