Ao contrário do que o título pode parecer indicar, nós não abrimos nenhuma garrafeira em Anadia.Há cerca de 3 anos atrás, decidimos a criar este projecto ligado ao mundo do vinho. Devido a algumas indecisões, e à falta de um nome que nos agradasse, ficou quase 1 ano a marinar até que, assim quase do nada, nos surgiu o nome "Magna Casta". A analogia à Magna Carta e, ao mesmo tempo, chamar grande à casta, agradou-nos a todos, especialmente pelo facto de o google não retornar resultados para a pesquisa.
...
Estava escolhido o nome e foi assim que, em Maio de 2007, nasceu o nome e respectivo registo do domínio magnacasta.com.Desde aí foram 2 anos de muita dedicação. Já perdemos a conta aos Kms de estrada percorridos, às horas de sono perdidas, aos sites e revistas lidos e às formações a que temos ido para melhorar os nossos conhecimentos.Por tudo isto, e porque temos várias coisas planeadas para os próximos tempos, decidimos registar a marca.
Acontece que, no dia em que fomos ao site do INPI para fazer o pedido de registo, verificámos que já alguém o fez por nós, ou melhor, que aproveitou o facto de não termos registado a marca. ...
Além disso, vejam só a coincidência, o pedido foi feito por alguém de Anadia. O que tem ser Anadia? Não só é a terra de um dos elementos da Magna Casta, a Ema, como é das zonas do país onde temos mais amizades e conhecimentos com produtores. Adicionalmente, fazendo uma pesquisa no google por vários produtores da zona, aparece sempre o nosso site na primeira página. Por exemplo:
Caves Solar São Domingos,
Luis Pato,
Colinas de São Lourenço,
Campolargo,
Quinta do Encontro,
Quinta das Bágeiras, entre outros.
...
...
É que quem fez o pedido para registar a marca já fez questão de abrir uma loja com esse nome, mesmo antes do processo de registo estar concluído, estando a cometer uma ilegalidade.Não nos interessava estar nesta situação, mas infelizmente fomos levados a isto, por alguém que alegadamente se quis aproveitar do nome que com tanto esforço criámos.
...
Publicado em Magna Casta
...
O Anadia Sem Gente já havia feito referência ao assunto num post da Leiam a Imagem intitulado Pormenor interessante "Magna Casta" .
(...) de nome Magna Casta, que eu desconhecia (nem pelos meios regionais, nem pelos blogs, pedindo desculpa se me passou caso tenha sido divulgada ou esteja a ser divulgada, o que não me parece)... e o mais interessante, é ter a devida indicação junto das "grandes referências" que dinamizam, de alguma forma, a cidade de Anadia.
Não se ouve falar, nem é divulgado, o Magna Casta. Não pude seguir a indicação para ver onde se situava a "dita" loja, mas achei interessante, como me chamou a atenção.