Prof Litério explica finalmente critério de atribuição de subsidios

10/06/2009 03:41:00 da tarde Publicado por Jolly Jumper

Estas declarações estão numa acta disponivel no site da Câmara de Anadia. A pergunta foi: que critérios para atribuição de subsidios, a resposta foi:

Mas há uma coisa que eu lhe digo. Umas contas, não são realmente, são números, mas os números também contam. E, questiona-me sobre os subsídios às Associações. Quero-lhe dizer, em primeiro lugar, que não tenho regulamento e parece que a Câmara Municipal, embora do seu lado, do lado do PS, me venham falando muito em regulamentos, mas é precisamente por causa dos regulamentos, regulamentos - eu vou-lhe dizer isto assim com um bocadinho, mas a brincar, não é para doer - regulamentos como o PS, estou eu cansado de ter e, depois, não tenho a possibilidade de aplicabilidade da legislação porque o regulamento entronca numa grande complicação que não me deixa aplicar, naturalmente, o tal projecto que a Câmara tem.

É exactamente por isso que as Associações sempre que são beneficiadas de algum subsídio, não é o Presidente da Câmara que aleatoriamente lhe dá o subsídio. Leva-o à Câmara e é votado. Felizmente, tenho que dizer que a Câmara tem votado numa grande percentagem, quase por unanimidade, esses próprios subsídios.

Portanto, não estaremos muito longe. Se se refere a algumas Associações que eu não posso aqui enumerar, mas que com certeza que as há, que querem subsídios por tudo e por nada, que fazem despesas, que apresentam as coisas já consumadas, quero-lhe dizer que o dinheiro público tem regras para ser aplicado e a Câmara tem de ser, essencialmente, a primeira a pugnar pela aplicação dessas regras. Portanto, muitas vezes aparece…

Outras vezes, há Associações que, enfim, que sonham que é possível tudo e mais alguma coisa, não é. A Câmara não tem muito dinheiro para dar. Acontece, até, que muitas das vezes, sabe que não são assim tão apoiadas quanto, mas que fazem, digamos, colaboram com o Presidente da Câmara, tenho que o dizer claramente, que acham que às vezes até há subsídios a mais, note-se isso.
Ver em acta 267

...
Conclusão: não tem critérios, a não ser os dele! E basta ver as respostas dadas pelo Vereador da Cultura em reuniões com as ditas Associações... - enviado por Roberto

José Manuel Ribeiro quebra o silêncio

10/06/2009 12:24:00 da tarde Publicado por Jolly Jumper

Presidente da Comissão Política Concelhia considera que “a escolha do actual presidente da Câmara, como recandidato, ocorreu numa ambiência claramente anti-democrática”

Os presidentes da Comissão Política Concelhia e da Juventude Social Democrata de Anadia, José Manuel Ribeiro e Pedro Esteves, respectivamente, em conferência de imprensa sem direito a perguntas, deram a conhecer a razão do silêncio daquelas estruturas sobre o processo autárquico do município, tendo referido que tal se deveu “a uma solicitação da presidente do PSD, Manuela Ferreira Leite, devido aos dois actos eleitorais (Europeias e Legislativas) que iriam ter lugar”.
...
José Manuel Ribeiro considerou que “a escolha do actual presidente da Câmara Municipal, como recandidato, ocorreu numa ambiência claramente anti-democrática”, sublinhando que “o processo autárquico foi retirado à Comissão Política de Anadia”, tendo sido entregue “ao candidato à Câmara e à Comissão Permanente Distrital (CPD) de Aveiro do PSD”.
...
O responsável social-democrata critica a actuação do interlocutor da CPD de Aveiro neste processo. No seu entender, “em nada contribuiu para atenuar a crispação e as profundas diferenças entre alguns membros da família social-democrata no concelho de Anadia”, tendo apenas “demonstrado unicamente uma exacerbada preocupação em colocar uma amiga num lugar elegível na lista da Câmara Municipal de Anadia, o que de facto veio a acontecer”.
...
José Manuel Ribeiro afirmou que “a Comissão Política de Anadia não tem qualquer responsabilidade na feitura das listas de candidatos aos vários órgãos”.
...
O presidente da Concelhia de Anadia realçou, ainda, o facto de “o candidato à Câmara não ter sido aprovado pela Comissão Política Distrital Alargada de Aveiro do PSD”, tendo “sido o único candidato a uma Câmara, dos mais de 300, em todo o país, a não ser sujeito a aprovação pelo respectivo órgão distrital”.
...
Apesar de discordar com a decisão da Comissão Política Nacional do PSD, a Concelhia de Anadia “respeita-a, de forma serena e disciplinada, enquanto estrutura do PSD” e espera que no próximo acto eleitoral autárquico “o PSD de Anadia atinja um resultado similar aos anteriores conseguidos”.
...
Quanto às eleições Legislativas e Europeias ocorridas, o presidente da Concelhia afirmou que “o PSD, no concelho de Anadia, obteve vitórias claras e robustas, o que demonstra bem a força consolidada que o partido tem no município”.
...
Publicado em Diário de Aveiro

Rally de Portugal Histórico

10/06/2009 10:52:00 da manhã Publicado por Ana Jesus Ribeiro


[Enviado pelo Departamento de Desporto da CM de Anadia]