A Câmara Municipal de Anadia atribuiu uma verba de dois mil euros aos Bombeiros Voluntários de Anadia (BVA) para face às despesas acrescidas ao normal funcionamento da Corporação.
Este pedido de apoio suplementar deve-se ao facto de este ano o período crítico se ter prolongado por mais um mês, tendo havido necessidade de reforçar a sua actuação em diversas ocasiões. Por outro lado, verificaram-se com maior incidência, nos meses de Agosto e Setembro, situações mais complicadas que deram origem a pedido de reforços de corporações afectas a outros concelho o que levou a que BVA tivessem de proporcionar suplementarmente refeições aos elementos das corporações vizinhas.
A despesa inerente ao apoio concedido às corporações envolvidas nas diversas ocorrências representa uma despesa significativa para a Associação Humanitária face ao orçamento e às suas receitas que no dia-a-dia têm vindo a reduzir.
|
RICARDO ESTUDANTE/GLOBAL IMAGENS |
Os bustos em bronze na Bairrada estão a ser vigiados, de madrugada, em turnos de seis horas consecutivas, por militares que usam viaturas pessoais, contra as normas da GNR. Em Anadia, a única patrulha nocturna deixou as ruas para ficar no quartel por conta dos bustos.Uma ordem interna do comandante do destacamento da GNR de Anadia não deixa dúvidas: "Considerando o flagelo que se tem assistido na zona de acção do destacamento de Aveiro relativamente aos furtos de bustos de bronze, há que tomar medidas no sentido de prevenir esta criminalidade".
Por isso, o capitão Tiago Silva ordenou aos postos da Mealhada, Oliveira do Bairro, Sangalhos, Bustos e Anadia e ao Núcleo de Investigação Criminal que vigiassem, com "o máximo de militares disponíveis", entre a meia-noite e as 6 horas, de quinta-feira a domingo, todos os bustos.
JN
Bem, depois de passado o dia e a romaria... perdão - cabeça a minha -, passado o dia de greve... faz-se o resumo sintético (esperando contributos para saber a globalidade da adesão no concelho) do dia 24 de Novembro: tribunal parado e jornalistas da Lusa que não se sabem explicar ou que não sabem geografia.
A GNR interveio hoje quando grevistas tentaram bloquearam a circulação de comboios na Pampilhosa (Anadia) e em Penafiel, informou fonte do comando geral da corporação.
Na zona da Anadia, pelas 10:00, sindicalistas "tentaram controlar o tráfego ferroviário" e na estação da Pampilhosa quiseram travar a partida de comboios, tendo a GNR intervido "sem incidentes".
Pois é... não se entende! Afinal, o que aconteceu com os comboios?
A ACIB – Associação Comercial e Industrial da Bairrada vai promover a terceira edição do Sorteio de Natal nos concelhos de Anadia e de Oliveira do Bairro, que decorrerá de 01 a 31 de Dezembro, com prémios aliciantes para os consumidores do comércio tradicional.
Depois da boa aceitação dos anos anteriores, a ACIB decidiu apostar novamente na realização do Sorteio de Natal, de forma a promover e dinamizar o comércio tradicional incitando os consumidores a fazerem compras no comércio local, habilitando-se assim a fantásticos prémios como uma viagem à Madeira, cabazes de compras, electrodomésticos, etc.
Podem aderir ao Sorteio todos os comerciantes que estejam interessados. As inscrições deverão ser efectuadas até 28 de Novembro.
Além do Sorteio, a ACIB irá promover mais uma edição do já tradicional Concurso de Montras de Natal dos concelhos de Anadia e de Oliveira do Bairro. O objectivo desta iniciativa é tornar o comércio tradicional mais apelativo durante a época natalícia e embelezar as ruas do concelho no decorrer deste período. Os concursos abrangem todos os estabelecimentos comerciais dos dois concelhos, estando as inscrições abertas até dia 03 de Dezembro.
Para mais informações e/ou inscrições, contacte a ACIB através do telefone: 234 730 320 ou via o e-mail: relacoespublicas@acib.pt
O Sr. Presidente da Concelhia de Anadia do CDS-PP, João Tiago Castelo Branco, deu início à sessão pouco depois das 21h. Com o Salão Nobre da Freguesia de Tamengos repleto, com quase uma centena de pessoas (corrijam-me, por favor), foi apresentado o Documento Verde, principalmente as questões à volta da reorganização territorial das freguesias e, especificamente, no que diz respeito ao Concelho de Anadia.
O Sr. Prof. José Manuel Mata Justo, co-autor dum estudo sobre o custo e benefício das freguesias em Portugal terminado em Dezembro de 2004, tomou a palavra para fazer a sua apresentação (o único a fazê-la de pé) que indicou a forma como foi feito este estudo encomendado pela ANAFRE – Associação Nacional de Freguesias, como o nosso país é ileterado e analfabeto, passando por casos caricatos como o de um presidente duma junta de freguesia que era pastor e tinha três telemóveis (um de cada rede) e só ia à aldeia ao fim de semana para abrir a sede da junta de freguesia ao domingo depois da missa. As conclusões desta investigação, muito resumidamente, são que a esmagadora maioria da população confia no seu presidente de junta de freguesia e que está muito satisfeita com o trabalho da sua autarquia local, no entanto, é necessário evoluir e conceder mais competências e poderes ao órgão político mais próximo das populações.
O Sr. Arquiteto Domingos Doutel, Coordenador Autárquico Nacional do CDS-PP, começou por atribuir todas as responsabilidades pela crise, pelo chamamento da Troika e do acordo com esta, assim como o compromisso desta reorganização territorial ao Partido Socialista e ao anterior Governo em particular. Explicando a postura e a posição do CDS-PP, admitiu a falta de poder do seu partido no Governo e que a proposta expressa no Documento Verde não é a sua visão. Afirmou que o CDS-PP tem um projeto mais arrojado que passa pela reorganização municipal e das freguesias mas com outros critérios.
O Sr. Presidente da ANAFRE e da Junta de Freguesia de Oliveirinha pelo PSD, Armando Vieira, com um tom muito amistoso e bastante sereno, apresentou-se e à sua associação com o trabalho feito: estudos da aplicação dos critérios expressos no Documento Verde, as freguesias que são para agregar ou extinguir, assim como os número absolutos e relativos por distrito e por concelho. Deixou expressa uma postura bastante trabalhada, extremamente aberta e muito direcionada para as populações, a qualidade dos serviços e para a melhoria da situação. Entre várias opiniões, deixou expressa a vontade das freguesias, por iniciativa própria, se reunirem e chegarem a consensos. Deixou claro que a vontade do Governo é a de pôr as populações a falar e a preocuparem-se com este tema. Não é para se fazer ipsis verbis o que está no Documento Verde segundo a sua opinião e as informações que tem do Governo, mas este documento deve servir de base à discussão. Contou também que, na altura em que António Costa queria fazer esta reforma, se encontrou com este e com o Presidente Jorge Sampaio e, em conversa informal avisou António Costa que alguém lhe estaria a dar falsas informações e maus conselhos sobre este tema; o que é certo é que o Ministro da Administração Interna deixou cair o projeto.
Moderado pelo Sr. António Loureiro, Presidente da Distrital de Aveiro do CDS-PP, entre alguns comentários e perguntas do público, que já começava a abandonar a sala, e as várias tentativas de resposta do painel de convidados, a conversa foi divagando para temas como a regionalização, a possibilidade de grupos de cidadãos se poderem candidatar a eleições autárquicas sem apoios partidários, a acusação desta reforma ser para dar lugares aos rapazes dos partidos uma vez que saem das vereações municipais, até que a Eng. Arminda Martins, Vereadora da Câmara Municipal da Mealhada, interromper e “meter ordem” na conversa, visto se estar a divagar em demasia e não se estar mais concentrado no tema principal.
Destes comentários, destacam-se os dois primeiros, por serem opinion makers de Anadia. José Carlos Coelho, Presidente da Concelhia de Anadia do PS foi o primeiro a tomar da palavra para garantir que já tinha pensado neste tema e que achava que a sua opinião era bastante próxima da ideia geral exposta pelo painel de convidados: que os ganhos não são nenhuns e as perdas são inúmeras. Logo depois, André Ferreira de Oliveira interveio pondo em cima da mesa a possibilidade da criação de regiões administrativas, já que se estava a intervir nesta área, poderia aproveitar-se esta oportunidade. A certa altura, houve também a intervenção do Sr. Presidente da Junta de Freguesia de Vale Maior, Manuel Letra, que, de forma muito fervorosa, mostrou a sua indignação pelo caminho traçado e por, na sua opinião, quererem arranjar “lugares para os rapazes” ganharem mil e novecentos euros mensais que só é possível se as freguesias forem maiores e com mais população. A penúltima intervenção foi do representante da Junta de Freguesia de Tamengos, Tesoureiro da mesma, António Pimentel que, também de forma efusiva e descontente, conspirou que o Documento Verde deveria ter sido redigido num décimo terceiro andar em Lisboa por quem vai passar férias ao estrangeiro.
Após o término da sessão, por volta da meia noite e meia (e sem uma única tacinha de espumante), os convidados para o painel e alguns dos ilustres convidados para a audiência foram “molhar o bico”, conhecer a realidade local e continuar a animada conversa no café D. João, na Curia.
Parabéns ao Tiago e ao CDS-PP Anadia pela iniciativa.
Só é pena o público ter sido tão desprovido de cidadãos comuns.
Espera-se que as assembleias de freguesia consigam envolver a população num tema que deveria preocupar e motivar todos os cidadãos.
António D'Orey Capucho, a convite da Comissão Política de Secção do PSD de Anadia (PSD/Anadia), deslocar-se-á ao Concelho de Anadia, para a Conferência "Sá Carneiro - O Homem e o Político".
Esta iniciativa ocorrerá no próximo dia 03 de Dezembro (Sábado), pelas 21 horas, no Curia Palace Hotel.
Esta Conferência é dirigida aos militantes do PSD, mas está igualmente aberta à população.
Só por curiosidade e porque não deixa de ter alguma ironia que o sacrário da Nossa Senhora dos Leitões não seja em Anadia, Mealhada, Águeda ou Cantanhede...
A capela de Nossa Senhora dos Leitões, em Mira, Aveiro, foi assaltada entre a noite de sábado e a madrugada de domingo, tendo os assaltantes furtado o sacrário, informou à Lusa fonte da GNR.
A mesma fonte disse ainda que não se sabe quantos indivíduos furtaram o sacrário, nem que meios foram utilizados no roubo, sabendo-se apenas que entraram pela porta da sacristia.
O caso está a ser investigado pela Polícia Judiciária.
TVI
O primeiro-ministro, Pedro Passos Coelho, anunciou em Vila Real, neste sábado, que o Governo vai devolver às misericórdias os hospitais públicos que foram nacionalizados depois do 25 de Abril de 1974.
“Ainda hoje são mais de uma quinzena de hospitais públicos que se mantêm na esfera pública, mas que vieram destas santas casas [da misericórdia] . O Governo vai agora começar a preparar de uma forma programada e organizada a devolução desses hospitais às santas casas respectivas”, afirmou, citado pela agência Lusa.
“Hoje é um dia histórico. [A declaração do primeiro-ministro] tem um sentido político enorme”, comentou ao PÚBLICO o presidente da União das Misericórdias Portuguesas (UMP), Manuel Lemos, especificando que são 23 as unidades que estão nesta situação. No grupo estão como hospitais de grande envergadura, como o Santo António (Porto), e outros mais pequenos, nomeadamente Montijo, Serpa, Régua, Póvoa de Varzim, Vila do Conde, Barcelos, Famalicão, Valongo, Cantanhede e Anadia.
Se a intenção se concretizar, “representará uma grande responsabilidade”, porque a actividade das misericórdias [que hoje gerem 18 hospitais] mais do que duplicará”. Por isso, Manuel Lemos defende que o processo deve avançar “devagar” e vai implicar uma análise “caso a caso”. O primeiro-ministro disse que o cronograma deverá estar pronto até ao final do primeiro trimestre de 2012.
A devolução dos hospitais públicos às misericórdias, considera o presidente da UMP, “é melhor para os portugueses”. E isto porque, diz, as misericórdias fazem nos seus hospitais “mais consultas e cirurgias com menos custos” do que as unidades do SNS.
Se receberem de volta os hospitais nacionalizados em 1974, vão herdar todo o pessoal e os equipamentos? “Essa é uma discussão muito interessante. A gestão [das misericórdias] não é a do Estado. Se ficarmos com toda a gente, no fundo gastamos o mesmo”, responde, sublinhando que o Estado tem hoje “um grave problema financeiro” para resolver.
Em 1974, os hospitais – que eram quase todos propriedade das misericórdias – foram nacionalizados, à excepção de três, lembra Manuel Lemos.
Em Vila Real, o primeiro-ministro anunciou ainda que, até Março de 2012, o Governo vai regularizar as dívidas prioritárias às misericórdias, nomeadamente no âmbito das unidades de cuidados continuados, que, só nesta área, até à semana passada ascendia a 12,5 milhões de euros.
A 11 de Julho deste ano:
Hospital de Anadia para a Misericórdia
As medidas da "troika" resultaram num conjunto de alterações à legislação laboral. Atenta a esta realidade a ACIB – Associação Comercial e Industrial da Bairrada vai organizar um workshop de esclarecimentos sobre o que muda e o que pode ser afectado na relação Estado/Empresas/Colaboradores nos próximos anos em Portugal.
Esta sessão decorrerá no dia 22 de Novembro, no Espaço Inovação, na Zona Industrial de Vila Verde, em Oliveira do Bairro, das 09h às 18h.
O objectivo deste workshop é dar a conhecer as principais alterações introduzidas pelo Memorando de Entendimento FMI/UE/PORTUGAL ao nível da Legislação Laboral e identificar, de forma genérica, as principais implicações sobre as empresas e seus recursos humanos.
A acção destina-se a empresários, chefias, quadros técnicos e colaboradores na área dos Recursos Humanos, profissionais na área do direito laboral e público em geral com interesse específico na temática.
Na sessão, conduzida pelo advogado Miguel Soares Fernandes, serão apresentados os seguintes temas: O Memorando de Entendimento FMI/EU/Portugal; Os Objectivos referentes ao Mercado de Trabalho: a) Prestações de Desemprego: duração máxima do subsídio de desemprego; o alargamento aos trabalhadores independentes; b) Legislação de Protecção do Emprego: Os novos limites das compensações por cessação de contrato de trabalho; O Fundo de Compensação Empresarial; c) A nova definição de Despedimentos Individuais; d) Regimes dos Tempos de Trabalho: a flexibilização dos tempos de trabalho: o caso do “banco de horas”; e) Fixação de Salários e Competitividade: a extensão das Convenções Colectivas; A nova concertação salarial; A descentralização da negociação colectiva; f) Políticas Activas no Mercado de Trabalho; A Proposta de Lei do Governo: a) Exposição de Motivos; b) O novo texto do Código do Trabalho; Corte no Subsídio de Natal de 2011 – Regras.
Para mais informações e/ou inscrições, contacte a ACIB através do telefone 234 730 320 ou via o e-mail: acib@acib.pt
Nas próximas semanas irão ser debatidas coisas que o mais comum dos cidadãos não entende, não quer entender, não se mostra interessado em saber, mas que irá afectar a sua vida, o sistema democrático e a realidade política do seu país. Falamos - como o cidadão atento já deverá ter entendido - da Reforma da Administração Local!
O cidadão-escravo, aquele que sem espírito crítico limita-se a aceitar o que os outros decidem, deverá acordar. Mais digo: deverá ser acordado. Porque isso do "povo" somos todos nós. Porque isso da "cidade" e da "sociedade" somos, também, todos nós. De que nos queixamos se não discutirmos, debatermos e analisarmos tão importantes assuntos para a nossa vida, cultura e Estado?
O cidadão-livre, aquele que com espírito critico e interventivo debate as mais diversas questões, tem hoje mais do que nunca um papel decisivo na sociedade. Um papel árduo repleto de gotas de injustiça e críticas (ofensivas, por vezes), é certo. Mas cabe a este cidadão - que um dia até já terá sido escravo - alertar e motivar, servindo de libertador de consciências.
Dito isto, segue uma postagem e uma convocatória do CDS-PP... somente porque o texto em cima está demasiado sério!
João Tiago Castelo Branco, Presidente da Concelhia de Anadia do CDS-PP e Deputado Municipal de Anadia, vem informar/comunicar V.ªs Ex.ªs que:
No dia 21/11/2011, às 21:00horas, vai decorrer na Sede da Junta de Freguesia de Tamengos, sita na Rua das Palmeiras, n.º 5 ( IC2 - entrada pela Curia), uma Conferência/Debate subordinada ao tema “Documento Verde: A Reforma da Administração Local no âmbito das Freguesias”. Esta iniciativa destina-se a todos os interessados pelo tema, autarcas e população em geral.
Do painel de oradores constam: Armando Vieira, Presidente da ANAFRE, José Manuel Mata Justo, professor da Universidade Lusíada de e coordenador do estudo, a nível nacional, sobre "O Trabalho da Freguesia: Análise e Resultados", Domingos Doutel, Coordenador Autárquico Nacional, António Loureiro, Presidente da Distrital de Aveiro e, em representação da concelhia de Anadia, João Tiago Castelo Branco.
Esta Conferência/Debate prende-se com a necessidade de esclarecer e informar os cidadãos para o tema da Reforma da Administração Local, em particular no que diz respeito às Freguesias. Desta forma, pretende-se dar um contributo positivo e esclarecedor, num momento em que o “Documento Verde”, lançado pelo Governo, se encontra em discussão pública.
Postagem:
Este documento vem introduzir algumas profundas alterações das competências políticas das estruturas de poder local, na composição das mesmas e a eliminação de freguesias.
De acordo com os critérios fixados, o Município de Anadia ficará em risco de perder 13 das suas 15 freguesias, o que necessariamente implicará fusões e, eventualmente, extinções.
O Executivo, monopartidário, será composto por 4 Vereadores (o Presidente de Câmara e mais um Vereador apenas a tempo inteiro), sendo formado pelo partido mais votado entre as listas à Assembleia Municipal, organizado pelo primeiro Candidato da lista vencedora, com liberdade de escolha entre aqueles.
A composição da Assembleia Municipal (e de Freguesia) será alterada, sendo que a composição será diminuída no número de Deputados (sendo crível o quase esvasiamento de poderes dos Presidentes de Junta), embora os poderes de fiscalização sobre o Executivo saiam sobremaneira reforçados.
Nos meses de Novembro e Dezembro de 2011 e Janeiro de 2012 estão abertas a discussão pública as linhas-mestras e soluções deste diploma.
Seja a nível de freguesia, seja a nível municipal, é importante motivar os cidadãos, informá-los acerca das principais alterações, envolvê-los na discussão pública pois que, decerto, o projeto sairá mais adequado à realidade local.
Que se não deixe tudo para Janeiro de 2012, quando a quase histeria tomaráos holofotes da exposição mediática!
Política com Alma, André Ferreira de Oliveira
Sara Neves, Alexandra Santos e Simão Neves, do Anadia Squash Clube, estão convocados para os trabalhos das selecções juniores de squash que vão decorrer mensalmente, com vista aos diversos campeonatos europeus.
Sara Neves em sub 19, tem como objectivos preparar-se para representar Portugal no Campeonato Europeu sub 19 que se realizará no Porto em Março e participar no Europeu Individual de sub 19 também a ser realizado na cidade invicta.
Alexandra Santos nos escalão de sub 15, tem como objectivos representar Portugal no Campeonato da Europa que se realizará na Finlândia em Maio
E Simão Neves sub 13, foi convocado para estes trabalhos de selecção no intuito de poder desenvolver o seu jogo com adversários mais fortes e assim apresentar-se ao mais alto nível nas suas participações internacionais.
A JSD de Anadia vai realizar o seu segundo workshop deste ano, levando à discussão a temática da Gestão de Equipas.
As juventudes partidárias deverão focar-se nos interesses e preocupações dos jovens; e numa actualidade cada vez mais difícil em termos de emprego, torna-se importante que cada vez mais haja uma preocupação com o desenvolvimento das consideradas soft skills (competências comportamentais e inter-relacionais). É nesse sentido que a JSD de Anadia, no próximo dia 18 de Novembro, pelas 20h30, no restaurante O Pompeu dos Frangos na Malaposta – Anadia, vai realizar um evento que se pretende que venha a traduzir-se num impacto positivo a todos os participantes.
Esta actividade está aberta a todos os militantes/simpatizantes da JSD/PSD, bem como a todas as pessoas que queiram conhecer e testar as suas habilitações para a gestão de uma qualquer equipa a que pertençam.
As inscrições deverão ser feitas para o email: Anadia.jsd@gmail.com ou por telefone para 914124770;
O cão da foto é o Kiko. Ele é um macho castrado de 2 anos de idade. Quando desapareceu não tinha coleira, no entanto penso ser um cão inconfundível.
Ele é relativamente grande e corpolento, branco e amarelo, com a ponta da cauda branca (tipo pincel!) e uma mancha rosa no branco do focinho.
O cão é super simpático tanto com outros animais como com pessoas.
Chip nº: 620098100461830
POR FAVOR AJUDEM A ENCONTRAR!
Se o viram em algum sitio ou se sabem onde ele está por favor contactem para: 91 11 36 520
Principal concurso internacional de fotografia distinguiu uma das imagens de nú artístico do jovem aveirense, que integra a Colecção Berardo
O fotógrafo profissional aveirense Diogo Moreira viu, recentemente, o seu trabalho distinguido num concurso internacional.
O jovem de 27 anos foi agraciado com o 3.o prémio do “5th Annual Photography Masters Cup”, na categoria “Nude” (Nú), entre um prestigiado painel de nomeados e vencedores.
A fotografia alvo de distinção – “Sem Título” – integrou a exposição “Sangue e Corpo Di.Vino – Vinho a Nú”, que Diogo Moreira realizou, no ano passado, no Museu do Vinho de Anadia e que, agora, pertence à Colecção Berardo.
“Saber que fui premiado num concurso com este estatuto é uma sensação muito boa, visto que, mais uma vez, o trabalho que realizo diariamente foi reconhecido”, afirma o jovem.
A cerimónia de revelação dos premiados, decorrida há dias online e em directo, foi vista por amantes da fotografia de mais de 80 países, que não quiseram perder o ponto alto do evento mais importante para a indústria de fotografia a cores.
Carla Real
Mircea Derin, imigrante moldavo de 44 anos, esfaqueou um amigo, da mesma nacionalidade, após uma discussão que começou por causa de um cigarro, fugiu do País mas acabou por ser apanhado em Agosto. Responde no Tribunal da Anadia por tentativa de homicídio.
Mircea Derin, imigrante moldavo de 44 anos, esfaqueou um amigo, da mesma nacionalidade, após uma discussão que começou por causa de um cigarro, fugiu do País mas acabou por ser apanhado em Agosto. Responde no Tribunal da Anadia por tentativa de homicídio.
Contudo, o caso não ficou por ali. Mircea esperou pelos compatriotas em Aguim. Estava armado com uma faca, que escondera na manga do casaco e, assim que Sergiy Melnyk saiu do carro, apunhalou-o na zona do abdómen. Quando viu a vítima a esvair-se em sangue até desfalecer, Mircea levou-o para casa e chamou os bombeiros, mas, pouco tempo depois, fugiu para não ser preso. A vítima viria a recuperar dois meses depois.
As autoridades portuguesas procuraram-no durante quase um ano, mas sem qualquer resultado porque Mircea abandonou, então, o País. Em 2003, foram emitidos mandados de captura internacionais.
Mircea foi preso em Agosto do ano passado pelas autoridades fronteiriças romenas, quando tentava entrar no seu país natal, através da cidade de Albita. Mircea não reagiu e foi extraditado para Portugal, estando, desde então, em prisão preventiva.
CM
Estão abertas as inscrições para a 5º etapa do Circuito Anadia Squash Clube, a realizar no dia 19 Novembro de 2011 no Pavilhão de Desportos de Anadia.
Este quinto torneio que constitui o Circuito Anadia Saquash Clube, apurará os 16 melhores para o Masters a realizar em Janeiro (data a designar, dependendo do calendário do squash nacional),como condição fundamental é a participação no mínimo em dois
torneios.
Esta terceira edição do Circuito Anadia Squash Clube conta com o apoio da Camara Municipal de Anadia, Tecnifibre e Eye.
Este torneio está limitado a 32 participantes e cada um desses participantes realizará no mínimo 3 jogos.Terá Quadro Principal e Placas.
Data limite das inscrições : 17 de Novembro ás 12.00h
O valor da inscrição é de 10€ (seguro incluído).
Para atletas até 18 anos 5€(seguro incluído).
Alunos do Anadia Squash Clube - gratis (seguro incluido)
Bairrada. Aqui mora uma produtora vinícola familiar... mas com fama mundial: é a Quinta das Bágeiras, o projecto de vida de Mário Sérgio.
Em Fogueira (freguesia de Sangalhos, concelho de Anadia) mora uma produtora de vinhos com uma chama imensa. A Quinta das Bágeiras é um "projecto familiar" e com "respeito pela tradição". Mas isso não a impede de chegar longe: é cada vez mais vendida no estrangeiro e este ano foi incluída na lista das 100 melhores adegas do mundo, pela prestigiada revista norte-americana Wine & Spirits.
A Bairrada não é apenas sinónimo de leitão. Também é uma região de "bons néctares", como lhe chamam os especialistas. Tem vinhos como o "branco colheita 1994" ou o "tinto garrafeira 2005" da Quinta das Bágeiras a quem a Wine & Spirits deu pontuações acima dos 90 pontos (de 0 a 100) numa recente avaliação.
Por trás deste sucesso está Mário Sérgio, um apaixonado pela vinha, que deu nova vida às terras dos pais e dos avós. (tão apaixonado que, em 1995, teve de abdicar da lua-de-mel para fazer "um dos melhores vinhos tintos" da sua história). Embora a família já produzisse vinho há décadas, a marca Quinta das Bágeiras surgiu apenas em 1989. "Queria tornar a exploração viável economicamente, fazendo uma actividade de que gosto muito", recorda o produtor, que se lançou na vinicultura aos 23 anos. O início não foi fácil: "Nós pensamos sempre que temos o melhor vinho do mundo, mas é preciso vendê-lo. Eu, que nunca tinha vendido nem um prego, tive de me adaptar ao negócio". Mas o sucesso acabou por chegar.
Mário Sérgio ganhou o prémio de Jovem Agricultor Português logo no ano de estreia (e, outra vez, em 1991) e foi considerado o Agricultor do Ano em 2004. E, pelo meio, também os vinhos foram recebendo distinções como as da Wine & Spirits. "Esses prémios encheram-nos de orgulho e proporcionaram que nos conhecessem. O que é muito importante, porque o negócio do vinho vive da imagem", aponta o agricultor, ao DN.
Hoje, a fama está garantida. E Mário Sérgio não esquece o apoio da família. "Eu sou só o rosto mais visível deste projecto. A força familiar foi extraordinariamente importante para chegarmos aqui", assegura. Para prová-lo, dia 23, fará saltar a rolha de uma nova marca da Quinta das Bágeiras; um vinho branco, de 2009, que vai chamar-se "Pai Abel". "É uma homenagem à família, por me ter dado liberdade e acreditado em mim", diz o vinicultor.
DN
Vi hoje na
SicN à hora de almoço:
Os pais e os professores dos alunos de um escola de Anadia alertam para a falta de segurança. Dizem que os estudantes têm de percorrer cerca de 100 metros entre a escola e o pavilhão. Enfrentam o mau tempo e os perigos de uma estrada sem passeio.
No passado dia 31 de Outubro, a Comissão Política de Secção do PSD de Anadia (PSD/Anadia) realizou mais uma conferência no Curia Palace Hotel, desta vez subordinada ao tema “Orçamento do Estado para 2012”. Para este evento foi convidado Miguel Frasquilho, vice-presidente da bancada parlamentar do PSD, contando ainda com a presença de António Topa, presidente da Comissão Politica Distrital do PSD de Aveiro. Com uma sala cheia, estiveram a assistir mais de 100 pessoas, militantes do PSD e outros cidadãos que quiseram ouvir as explicações do orador.
(...)
Na sua intervenção, Miguel Frasquilho começou por afirmar que na entrada para 2012, Portugal vai ter o pior ano desde o 25 de Abril de 1974, situação provocada por um caminho de grande irresponsabilidade levado a cabo pelos governos socialistas. E perante isto era imperioso tomar um conjunto de medidas, muitas delas duras e impopulares, porventura injustas, mas necessárias. Segundo o mesmo, os líderes europeus terão que tomar uma postura mais eficaz e célere na defesa da União Europeia e dos seus povos.
Elucidou ainda os presentes que os cortes nos subsídios de férias e natal em 2012 e 1013 para a função pública, são indispensáveis, para garantir o equilíbrio orçamental exigido pela Troika (2/3 por redução da despesa e 1/3 pelo lado da receita), visto que o problema de Portugal é o excesso de despesa, e estas medidas são cortes na despesa. Rejeitou, como alternativa a estas propostas a aplicação de um imposto a toda a sociedade, situação que seria muito nefasta pois os portugueses já estão fiscalmente muito onerados. (...)
A Comissão Política de Secção do PSD de Anadia
Gabinete de Comunicação
Um homem com cerca de 50 anos ficou ferido ao tentar apagar um incêndio na sua habitação, ontem à noite, em Aguim, Anadia. A vítima sofreu queimaduras na cara e foi assistida pelos bombeiros no local. O incêndio, cujas causas se desconhecem, deflagrou na marquise e destruiu parcialmente a habitação.