Artigo de Opinião "Democracia Participativa"

3/18/2009 04:31:00 da tarde Publicado por Jolly Jumper

"Em 2009 terão lugar três actos eleitorais: eleições europeias, legislativas e municipais.
.
Dos cadernos eleitorais constarão mais algumas centenas de milhares de eleitores e a abstenção irá, nova e infelizmente, atingir cifras elevadíssimas, sobretudo no primeiro daqueles actos.
.
Os cidadãos eleitores portugueses tendem a desvalorizar as eleições europeias, muitas vezes afirmando em estudos de opinião que “não interessam” por “serem longe”, alheados da importância crescente e fulcral da actividade legislativa e mesmo executiva dos órgãos europeus, maxime Parlamento Europeu e Comissão Europeia. O facto de os partidos políticos da oposição (independentemente de quais sejam) assumirem amiúde esse sufrágio como possibilidade de “mostrar um cartão amarelo” ao(s) partido(s) no poder, em nada prestigia a Democracia e tende a afastar cada vez mais cidadãos, já agastados com as questiúnculas que fazem as parangonas dos jornais.
.
As eleições autárquicas, porque de proximidade, são as que mais entusiasmam e mobilizam (quantas vezes por meios menos lícitos e ética e moralmente desvaliosos) as pessoas a votar. Problema enorme é o interregno de quatro anos que separa os plebiscitos…
.
Problema com diversas causas: responsabilidade das estruturas formais de representação, leia-se, sistema partidário, e responsabilidade dos cidadãos".
.
Excerto de texto publicado por André Ferreira em Política com Alma

0 comentário(s):