No site da Câmara pode ler-se...
9/14/2009 08:25:00 da tarde Publicado por Jolly Jumper
“Com uma produção diária de cerca de 1,2 kg de "lixo", por cada Anadiense, as políticas adoptadas pela Câmara Municipal de Anadia, vão exigir a tomada de decisões que salvaguardem os interesses públicos e dos utentes, gastando menos com uma maior eficácia. Deste modo, as políticas a seguir apoiam-se na prevenção da produção de resíduos e numa maior taxa de utilização dos ecopontos distribuídos pelo concelho”.
Perguntas:
1 - Quantos ecopontos estão distribuídos pelo concelho?
2 - Que tomada de decisão se os actuais contentores do lixo há anos que não são higienizados?
Os que estão...
Os que deveriam estar...
Publicado em Maria do Céu Castelo-Branco
Perguntas:
1 - Quantos ecopontos estão distribuídos pelo concelho?
2 - Que tomada de decisão se os actuais contentores do lixo há anos que não são higienizados?
Os que estão...
Os que deveriam estar...
Publicado em Maria do Céu Castelo-Branco
14 de setembro de 2009 às 21:22
Este assunto tem sido algumas vezes abordado e comentado na blogosfera, principalmente pelo Paulo Cagido.
A autarquia com certeza sabe a quantidade de contentores e ecopontos necessários para satisfazer as necessidades de cada rua habitada. Já sabem a quantidade de lixo produzida per capita, portanto...uma questão de contas.
Na rua onde resido, ou colocam mais um contentor ou metam uns taipais no que existe, o lixo transborda.
Ecopontos desconheço...conheço bem são as ecotaxas e tenho que as pagar! :(
15 de setembro de 2009 às 00:13
Taipais não! Metam então outro contentor.
Em Anadia, junto ao Museu da Vinha e do Vinho, há 1 ecoponto mas falta lá o contentor azul. Onde está o "Wally"?
Talvez falte manutenção...
15 de setembro de 2009 às 17:03
A publicação destas imagens, "terceiro mundistas",do concelho de Anadia, são recorrentes; mas espalhar contentores por tudo quanto é sítio também não me parece que resolva o problema porque, não raramente, se vêem contentores a transbordar e outros, uns metros mais abaixo, vazios.
O que se precisa são acçoes de motivação e consciencialização das pessoas para que isto não aconteça. É aí que a câmara mais falha. E falha porque se isola dos cidadãos e não interage com eles. O seu líder não tem essa cultura. O seu paradigma de comunicação limita-se à exaltação das "grandes obras" nas publicações caras que nos faz chegar (sem as pedirmos) e aos arraiais, em que ele, de cima dos palanques gosta de oferecer, a torto e a direito, o dinheiro que não é dele, para que digam dele que é um gajo porreiro, e esqueçam aquilo que não faz.
Esta falta de formação "pró ambiente" está patente nas caixas que vemos no chão. Porque é que as colocaram lá e não as levaram para o contentor respectivo? será que são estúpidos, burros,ignorantes, e não sei que mais?
15 de setembro de 2009 às 19:15
Compreendo a tua posição Zé de Lírios, mas para a consciencialização de TODAS as pessoas convem começar por dar um bom exemplo. Afinal, o exemplo normalmente vem de cima...