População de Ancas sem Farmácia

9/02/2009 02:22:00 da tarde Publicado por Sérgio Bandeira

Desde o passado dia 1 de Setembro que a Freguesia de Ancas deixou de ter Farmácia. O estabelecimento existente foi transferido para Anadia. O presidente da Junta, Arménio Cerca, está preocupado com esta situação, pois, no seu entender, a população idosa é a mais penalizada.

Com o objectivo de tentar minimizar a situação, a Junta de Freguesia escreveu ao Infarmed para saber o que pode ser feito para inverter este problema.

O autarca referiu ao RB que “há décadas que Ancas possui uma farmácia, tem cerca de 1000 habitantes e uma Unidade de Saúde com cerca de 800 utentes”.

Sublinhou que a população é bastante envelhecida (tem cerca de 150 pessoas com mais de 65 anos de idade e cerca de 50 pessoas com mais de 80 anos), pelo que “é tremendamente difícil ou quase impossível a deslocação da maior parte desta população para ter acesso aos medicamentos”.

Arménio Cerca invoca ainda as infra-estruturas desportivas, culturais, de lazer e estabelecimentos comerciais que permitem a continuidade de fixação de população.
Por outro lado, referiu que “está em fase de conclusão a construção de um aldeamento para 26 habitações, que permitirá o aumento de população na Freguesia”.

Por outro lado, salientou que a Freguesia de Ancas tem também localizado a Poente uma nova zona Industrial, que “contribuirá também para a fixação de mais população”.

Na missiva enviada ao Infarmed, o presidente da Junta quer saber como poderá ser pedida a instalação de uma nova farmácia nesta Freguesia e se será possível a Junta de Freguesia de Ancas solicitar a instalação de uma nova Farmácia, na área geográfica desta Freguesia.


Publicado em Região Bairradina

2 comentário(s):

  1. Anónimo disse...

    O dinheiro fala sempre mais alto do que o interesse colectivo.
    Li, num semanário da região que o sr, residente da junta, sr. Cerca,está, agora, muito preocupado com os velhinhos de Ancas, que ficaram sem onde comprar os remédios.
    Ora, o Sr cerca tem boa solução.Ele também tem uma farmácia. Se tem tanta pena dos velhinhos, tranfira-a para Ancas.

  2. Sérgio Bandeira disse...

    Se calhar, o que ele quer, é poder abrir outra em Ancas.
    Paredes é logo ali, Amoreira da Gândara também não é nada longe.
    Estamos a falar de Ancas, não é de Anadia nem Avelãs de Cima.
    Ups... Pois é, Anadia fica agora com três farmácias. Será que precisa de tantas? E Avelãs de Cima, uma das maiores freguesias do concelho, tem alguma farmácia? Ah, pois...