Li aqui no Anadia Sem Gente que a CM Anadia vai comemorar o 5º aniversário da elevação de Anadia a cidade.
...Sem dúvida que é de louvar tal facto. Mesmo mantendo eu as minhas incertezas quanto ao facilitismo com que se atribui, neste país, tal título a uma localidade.
...Já houve quem dissesse neste blogue que se devia mostrar o antes e depois. Isto é, a (leia-se cidade de) Anadia há 5 anos e a Anadia tal como está hoje. Há diferenças? Quais são? Lembro-me rapidamente de algumas: temos um novo Cine-Teatro, piscinas municipais (têm menos de 5 anos, certo?), um novo pavilhão desportivo... Não me recordo de mais nada! Ah! O Mercado... deve haver outras coisas, mas assim de repente não me vêm à cabeça.
...Para mim, que há quase 5 anos estou a viver a muitos quilómetros de distância, Anadia parece estar na mesma. Com umas quantas lombas e rotundas a mais!
...Mas em Anadia não há muito mais e mesmo assim a Câmara de Anadia "obriga-se" neste dia de comemoração a promover as poucas (talvez demasiadas tendo em conta a adesão dos anadienses) coisas que há:
Para mim esta parece ser uma forma desesperada e barata de promover estas novas infraestruturas.
...Quem me leu até aqui deve pensar que esta é uma crítica à Câmara de Anadia. Mas não é! Esta é uma crítica à cidade de Anadia (e na qual me incluo), da qual faz parte o executivo camarário mas sobretudo o povo anadiense.
...Continuo sem entender se o povo de Anadia não adere porque não há, ou se em Anadia não há porque as pessoas não aderem!
...Quem saiu um dia de Anadia e agora olha para esta cidade sabe do que falo: Anadia não é atractiva nem do ponto de vista profissional, nem turístico, nem cultural...
A Câmara Municipal de Anadia irá comemorar o 5º Aniversário da elevação de Anadia a Cidade, no próximo dia 9 de Dezembro, nos diversos equipamentos culturais e desportivos de Município, de acordo com o seguinte programa:
Dia 9 Dezembro
Biblioteca Municipal de Anadia
10h00
Inauguração da exposição documental “Anadia em Dia”, patente até 19 de Dezembro
Entrada gratuita
Museu do Vinho Bairrada
10h00 – 13h00 / 14h00 – 18h00
Ateliers diversos de Expressão Plástica, para crianças
Entrada gratuita
Visitas gratuitas ao Museu do Vinho Bairrada
Complexo Desportivo de Anadia
09h00 – 13h00 / 14h30 – 21h30
Natação Regime Livre
Entrada gratuita
17h45 – 18h30 (50 alunos)
Aula de Hidroginástica
Entrada gratuita
18h30 – 19h15 (15 alunos)
Aula de Aeróbica
Entrada gratuita
19h15 – 20h00 (15 alunos)
Aula de Natação
Entrada gratuita
Cineteatro de Anadia
21h30
Espectáculo de Variedades (Associações Culturais do Município)
Entrada gratuita
Dia 10 Dezembro
21h30
“Jazz com Vinhos”
Visitas gratuitas ao Museu do Vinho Bairrada
Dia 11 Dezembro
Visitas gratuitas ao Museu do Vinho Bairrada
Dia 12 Dezembro
11h00 – 13h00 / 15h30 – 17h30
Mini curso de iniciação à Prova de Vinhos
Visitas gratuitas ao Museu do Vinho Bairrada
Neste sentido, convidamos todos os munícipes a participar nesta comemoração que é de todos.
O Presidente da Câmara Municipal
(Litério Augusto Marques, Prof.)
*Nota de Imprensa da Câmara Municipal de Anadia
No passado sábado, dia 28 de Novembro, no Palace Hotel do Bussaco, no Luso, concelho da Mealhada, a Confraria dos Enófilos da Bairrada, que celebrou o seu 30º Aniversário, entronizou como Confrade Efectiva, entre outros, Cristina Maria Sampaio Azevedo, coordenadora da Associação Rota da Bairrada (ARB), que tem sede na Curia, no concelho de Anadia. [Foto Direitos Reservados]
"Lembro-me que há 24 anos, houve muitas vozes contrárias á construção do pavilhão no local onde está edificado ao que hoje chamamos de Pavilhao Velho. Anos mais tarde deram o braço a torcer a até apoiaram grandes iniciativas
que a autarquia em conjunto com uma duzia de 'carolas' promoveram em Anadia. Foi através desses eventos, 'Taça latina de Hoquei em Patins', 'Final dum Campeonato da Europa e Basquetebol Masculino ', jogos entre seleções e equipas de alto gabarito que o desporto federado cresceu e teve sustentabilidade durante alguns anos. Anadia foi o Clube que no basquetenbol deu cartas em Aveiro e no país, especialmente nas camadas jovens e no sector feminino.
O Hoquei teve também equipas de formação razoavelmente trabalhadas e quero aqui lembrar um amigo do Hoquei que acaba de nos deixar - Vitor Simões -. O andebol que teve no S. Lourenço do Bairro expressão a nivel regional e que talvez tenha terminado prematuramente por não ter condições (horários reduzidos) de treino. Eram muitas equipas, centenas de atletas que ocupavam o pavilhão, pelo que algumas equipas eram obrigadas a treinarem no Pavilhão do Ciclo Preparatório e Colégio de Famalicão. Construiu-se um novo Pavilhão mas deixaram-se 'morrer' algumas modalidades e 'definhar' outras. Quando o novo pavilhão foi inaugurado já não havia necessidade dele. O velho pavilhão continua operacional e deve, na minha prespectiva, continuar a fazer-se consistentemente a sua conservação.
O novo pelo local onde está implantado não vejo que num futuro próximo venha a ser palco de Jogos regulares das nossas equipas, a não ser que o novo impulso seja dado às actividades de recintos cobertos. Por aqui se vê que os investimentos em equipamentos devem acompanhar o desencolcimentos desportuvo duma terra e vice versa. Mas agora queo investimento foi feito é necessário rentabilizá-lo, até porque o edificio acaba por de deteriorar mais do que estando ocupado"
Alexandre Pereira - Anadia
Inspector da PJ salva ‘superpolícia’
Um inspector da PJ terá salvado a vida a Mário Mendes, secretário-geral do Sistema de Segurança Interna (SSI) – o ‘superpolícia’ –, que ontem à tarde foi o ferido mais grave da violenta colisão entre a sua viatura oficial e a de Jaime Gama, presidente da Assembleia da República, na Avenida da Liberdade, Lisboa. Além de Mário Mendes, ficaram feridos o seu adjunto (o intendente Paulo Lucas), o motorista (o cabo da GNR Joaquim Fernandes) e o seu segurança pessoal (o agente da PSP João Ventura). No carro de Jaime Gama seguia apenas o motorista, que saiu ileso.
...João Sousa, 38 anos, inspector da secção de homicídios de Setúbal, vinha do Instituto de Medicina Legal com duas inspectoras-estagiárias e foi a primeira pessoa com conhecimentos de primeiros socorros a auxiliar o juiz Mário Mendes, que jazia estendido no asfalto depois de ter sido cuspido do Audi A4 oficial. João Sousa é formador de primeiros socorros na PJ e assim que se apercebeu do acidente não hesitou. Imobilizou Mário Mendes e efectuou massagens cardíacas até à chegada do INEM.
No carro de Mário Mendes seguia o seu adjunto, o motorista e um elemento do Corpo de Segurança Pessoal. O motorista do BMW 730i de Jaime Gama escapou ileso apesar de a frente do carro ter ficado completamente destruída.
De acordo com testemunhas, os dois automóveis desciam a avenida da Liberdade a 'alta velocidade' quando, no cruzamento com a rua das Pretas, o Audi (que assinalava marcha de urgência) travou bruscamente. Há duas versões do porquê: um peão; ou um outro carro. O BMW vinha atrás e bateu na traseira do Audi, que ficou sem controlo e só parou num poste. Dois turistas espanhóis que atravessavam a avenida 'não foram apanhados por cinco centímetros'.
Fonte policial disse ao CM que será 'difícil apurar a velocidade a que seguiam as viaturas, pois ambas estão dotadas de sistema ABS [que elimina marcas de travagem no pavimento]'.
Mário Mendes dirigia-se para o Ministério da Administração Interna, onde os 18 novos governadores civis iam tomar posse. Não se sabe para onde ia o carro afecto à Assembleia.
AS VÍTIMAS
Mário Mendes
Exerce o cargo de ‘superpolícia’ – secretário-geral do Sistema de Segurança Interna – desde Outubro de 2008. Foi director da PJ, do Centro de Estudos Judiciários e juiz-conselheirono Supremo. Nasceu em Anadia, há 62 anos. (...)
CIRURGIA PELA MADRUGA DENTRO
Mário Mendes – que fracturou o maxilar e deu entrada no Hospital de São José com um traumatismo cranio-facial com perda de conhecimento – estava a ser submetido a uma cirurgia à hora de fecho desta edição. Fonte hospitalar garantiu ao CM que seria demorada por se tratar de uma área sensível – o rosto.A sua situação era 'estável, com prognóstico favorável'. Paulo Lucas estava a realizar exames complementares – tem várias fracturas e uma lesão na coluna cervical. Joaquim Fernandes tem uma fractura na face e o agente João Ventura também estava ainda a realizar exames. O ministro da Administração Interna, Rui Pereira, e o director da PSP, Oliveira Pereira, estiveram em São José a acompanhar o estado de saúde das vítimas. (...)
João C. Rodrigues/Miguel Curado/Tânia Laranjo
....Publicado em CM...
A ACIB - Associação Comercial e Industrial da Bairrada realizou, no passado dia 25 de Novembro, no Auditório do Museu do Vinho, em Anadia, um seminário com o tema “Higiene e Segurança Alimentar - HACCP”. Este seminário teve como público-alvo todos os que na sua vida profissional manuseiam produtos alimentares, empresários e colaboradores de estabelecimentos/actividades do comércio alimentar, responsáveis e funcionários de estabelecimentos de restauração e bebidas, feirantes e vendedores ambulantes.A abertura do seminário foi feita pela presidente da ACIB, Emília Abrantes, que exortou a importância deste tipo de iniciativas devido à legislação existente sobre esta área, que ainda é desconhecida por alguns profissionais do sector alimentar e às especificidades técnicas deste sector. A primeira oradora, Ana Sofia Teixeira, consultora de Higiene e Segurança Alimentar e formadora da HM Consultores, que falou sobre as vantagens e benefícios da implementação do sistema HACCP, iniciou a sua apresentação com uma interessante afirmação de que hoje há excesso de burocracia para a implementação deste sistema. As vantagens apontadas foram, essencialmente, o cumprimento da lei, tendo referido também as contra-ordenações , a defesa em acções legais, alertando que os registos, códigos de boas práticas, planos de higiene e de HACCP e amostras testemunha, que são ferramentas valiosas para nos podermos defender em casos legais. Ana Sofia Teixeira focou ainda que um sistema bem implementado aumenta sem dúvida a confiança dos consumidores mas para tal é necessária também a formação e motivação contínua dos operadores do sector. Seguiu-se a intervenção de Miguel Santos, do Laboratório A3, que abordou a importância da higienização na prevenção de contaminações. O representante deste laboratório esclareceu sobre as definições de contaminação, os vários tipos de contaminação possíveis e depois focou-se nas noções básicas de microbiologia onde definiu um micróbio como um organismo tão pequeno que é invisível a olho nu e que vive no ambiente, nos alimentos, nos animais e no próprio homem. Miguel Santos falou ainda das diferenças entre intoxicação e infecção alimentar e nas consequências das faltas de higiene para o consumidor, para a empresa e mesmo para o manipulador. A terminar, abordou o tema da higienização, da diferença entre limpeza e desinfecção e da relação entre a limpeza e desinfecção e o crescimento microbiano.A comunicação seguinte esteve a cargo de Carlos Freire, da Planet Dust, que focou um assunto muito importante e que está directamente relacionado com alimentos e seu manuseamento, as pragas: Controlo, Habitat, Alimentação e Reprodução. O responsável da Planet Dust referiu que pragas são todos os animais que estejam no estabelecimento comercial, incluindo cães e gatos. Os operadores da indústria alimentar não devem utilizar os serviços de controlo de pragas só porque é obrigatório, devem ter atenção às empresas que contratam para esse fim, a sua eficácia e formação e devem ter em atenção todas as recomendações dos técnicos, nomeadamente que não devem tocar nos iscos sem luvas ou colocá-los fora do sítio que estava previsto no mapa de iscos. A última intervenção foi da responsabilidade de Jorge Claro, inspector da ASAE, que explicou a legislação e as regras básicas de higiene e segurança alimentar. Jorge Claro mencionou as das competências da ASAE: avaliar, comunicar os riscos da cadeia alimentar e fiscalizar o sector económico e alimentar. De seguida, fez referência ao ordenamento jurídico da legislação alimentar e sua aplicabilidade. O inspector da ASAE falou das responsabilidades dos operadores na aplicação dos pré-requisitos do sistema de HACCP fazendo referência à falta de formação dos mesmos na área alimentar. A encerrar, decorreu o debate e o esclarecimento de questões, por parte dos participantes. [Artigo/Foto enviados pelo Gabinete Relações Públicas da ACIB]
...Foto obtida em CDS-PP Concelhia de Anadia
Inspecção-Geral suspeita da legalidade da expansão de cinco zonas industriaisfoto Bruno T. Pires/JN A Câmara de Anadia vai ser alvo de uma "inspecção extraordinária", por parte da Inspecção-Geral do Ambiente, para averiguação de indícios de diversas ilegalidades, "de especial gravidade", cometidas em operações urbanísticas.
A acção inspectiva foi ordenada, "com carácter de urgência", pelo subinspector-geral José Diniz Freire, no dia 2. Duas semanas depois, à margem dessa decisão, também o Tribunal Administrativo de Aveiro proferiu uma "decisão definitiva" sobre uma providência cautelar que imputa "condutas proibidas" à Câmara, na expansão da zona industrial de Amoreira da Gândara, e decreta a suspensão dos trabalhos. Na origem do processo da Inspecção-Geral do Ambiente e da Administração do Território (IGAOT) estão cinco denúncias da Associação para a Defesa do Património Ambiental e Cultural da Bairrada (Aquaecuriva), sobre a criação ou expansão de outras tantas zonas industriais do município, em Amoreira da Gândara, Paraimo, Vilarinho do Bairro, Vale Cid e Vale Salgueiro/Montedeiro.
Antes de decidir realizar a inspecção, classificada como "urgente", mas que só terá lugar em 2010, a IGAOT apreciou os argumentos da Autarquia e da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro (CCDRC). Ainda assim, concluiu que os factos denunciados têm "contornos de especial gravidade".
Para a IGAOT, a Câmara, presidida por Litério Marques (PSD), terá violado o Plano Director Municipal (PDM) e os regimes legais da Reserva Ecológica Nacional (REN) e da Avaliação de Impacto Ambiental (AIA). Genericamente, estão em causa operações urbanísticas em terrenos da REN e a que o PDM não consagra uso industrial. Isto sempre na ausência de estudos de impacto ambiental.
A esse respeito, é curiosa a divergência entre a directora da IGAOT, Ana Cristina Branco, e a CCDRC: "Para as zonas industriais de Amoreira da Gândara, Paraimo e Vilarinho do Bairro, suscitam-se-nos reservas sobre a necessidade da aplicação de procedimentos de AIA, invocada pela Câmara e corroborada pela CCDRC, na implementação de projectos de loteamento industrial para aqueles espaços.
O JN não logrou ouvir a Aquaecuriva, mas obteve uma reacção do ambientalista Domingos Patacho, da Quercus, que defende que Litério Marques deve abster-se enquanto a IGAOT não terminar o seu trabalho, "de licenciamentos em terrenos da REN". Por outro lado, lembra que "a violação do PDM pode implicar a perda do mandato". O autarca não esteve disponível para comentar a situação.
Publicado em JN...upgrade:Foto obtida em CDS-PP Concelhia de Anadia
Já que o site foi um fiasco, a criação de um blogue para as camadas jovens do futebol do Anadia FC seria um passo interessante. Podiam seguir a ideia da
Secção de Hóquei em Patins! Até lá temos que ler nos outros...
Terminada que está a 1ª volta, da 1ª fase, dos diferentes campeonatos (nacionais e distritais), onde competem, oficialmente, as nossas 5 equipas de futebol de 11, é tempo de fazer um primeiro balanço das prestações auri-negras, confrontando os resultados obtidos até agora com os objectivos definidos inicialmente.(...)
...
INICIADOS B: Uma prestação perfeitamente equilibrada até aqui: 4 vitórias, 1 empate e 4 derrotas; 12 golos marcados e 12 sofridos. Tal como a equipa de juniores B, também os iniciados B se propõem manter no campeonato distrital da 1ª divisão. Este objectivo será de imediato alcançado se, na 1ª fase, se classificarem nos 5 primeiros. Não o fazendo, terão de o alcançar na 2ª fase (a evitar, se possível). Actualmente, a equipa de João Amaral encontra-se num indesejável 7º lugar, mas apenas a 3 pontos do 2º classificado. Numa prova onde o Anadia se tem destacado pela positiva e o Taboeira pela negativa, todas as outras equipas têm revelado um grande equilíbrio, que faz pensar que tudo se pode decidir em pequenos detalhes.
...
Publicado em Academia de Futebol do Beira-Mar
PS: Este aqui não conta... mas é um primeiro passo!
Questão colocada na página do facebook do Anadia 100 Gente:
Facebook Anadia Sem Gente: "Vão deixar o pavilhão 'velho' de Anadia cair como o cine-teatro ou fará a câmara municipal pequenos arranjos principalmente nos balneários? Só porque este pavilhão com 25 anos não está no parque desportivo deve cair ao abandono?!
Este espaço só necessita de pequenos arranjos...21/11 às 18:17 · Comentar ·Gosto!Não gosto! · Ver Mural-a-Mural"
Hummm Comentários?
Judiciária continua a investigar homicídio da comerciante
...
Continuam a monte os homens que, no último sábado, mataram
brutalmente Maria Alice Gala com uma pedrada na cabeça e dez facadas no pescoço e na cara, conforme apontaram as perícias realizadas ao seu cadáver, na Tasquinha do Gala, na aldeia de Madureira, em Amoreira da Gândara, Anadia.
...Os assaltantes, que, além de tirarem a vida à viúva de 63 anos, roubaram apenas alguns trocos e maços de tabaco, são suspeitos de, na mesma madrugada do homicídio, terem assaltado um talho daquela freguesia, de onde levaram dinheiro e vários chouriços, e a igreja matriz, local do qual furtaram duas cruzes em prata utilizadas nas procissões. No total terão levado mais de 40 mil euros. A PJ de Aveiro continua a investigar vestígios dos autores do crime.
...Foi recentemente criada a
Real Associação da Beira Litoral, com sede em Aveiro, associação que
pretende reunir todos os simpatizantes da Instituição Real das várias sensibilidades e quadrantes político-partidários e que residam nesta região do País....(...)
...Para iniciar a sua actividade pública, a
Real Associação da Beira Litoral assumiu a iniciativa de organizar neste ano de 2009 o ALMOÇO DE CONJURADOS DO PRINCIPADO DA BEIRA em honra de S. A. R., O Senhor Dom Duarte de Bragança, Legítimo Herdeiro dos Direitos Dinásticos dos Reis de Portugal.
...Este Almoço de Conjurados tem o apoio de todas as Reais Associações do Principado da Beira, designadamente das de Coimbra e de Viseu, e
terá lugar na área de jurisdição da nova Real Associação, o distrito de Aveiro, mais concretamente e
m Sangalhos, nas instalações de “Aliança –Vinhos de Portugal” (ex-Caves Aliança), por volta das 13 horas do próximo dia 5 de Dezembro.(...)...Pela sua localização, equidistante das cidades de Aveiro, Coimbra e Viseu, as instalações de “Aliança – Vinhos de Portugal” são o lugar ideal para a realização deste evento tão significativo para a nova Real Associação.
...No Almoço de Conjurados usará da palavra o Prof. Doutor José Carlos Seabra Pereira, membro da Direcção da Causa Real. No evento actuarão, entre outros, o Grupo de Câmara “ANÇÃ-BLE” e, se for possível, José Campos e Sousa (que recentemente editou um CD dedicado a S.A.R., O Senhor Dom Duarte e ao Santo Condestável).
...Será a “conjura” dos monárquicos do Principado da Beira.
......Publicado em Família Real Portuguesa
Autor: Hélder Robalo
Data: Segunda, 23 de Novembro de 2009
Pág.: 3
Temática: Actual 1
São precisos mais funcionários na Comarca do Baixo Vouga
Juiz presidente e procuradora-geral adjunta dizem que são necessários mais juízes e funcionários. Mas também melhores instalações em alguns tribunais.
Faltam meios humanos e melhores condições em alguns tribunais na comarca que no início deste mês ficou no centro das atenções do País. Segundo os responsáveis do Baixo Vouga há 374 funcionários para 33 juízos e serviços do Ministério Público (MP), numa comarca-piloto criada a 14 de Abril deste ano com a reforma do mapa judicial.
Segundo o juiz presidente Paulo Brandão “os principais problemas prendem-se com a falta de funcionários em alguns juízos”.”Estes até chegavam se eles tivessem mais mobilidade e não existissem tantas baixas”, salienta. E dá o exemplo de um juízo onde “há sete pessoas onde três chegavam”. “Mas não os posso tirar de 1 “,diz. Por isso, admite,”está a instalar-se o desânimo, porque as pessoas não sentem que o seu trabalho recompensa”.
Também a procuradora-geral adjunta Maria José Bandeira, responsável pelo MP do Baixo Vouga, se queixa da falta de recursos,”sobretudo ao nível dos magistrados”, explica a mulher responsável por 49 magistrados. Uma escassez que leva alguns a dividir-se por dois tribunais. Como sucede nos juízos de média e pequena instância cível de Albergaria-a-Velha e Vagos. Ou nos de média e pequena instância cível de Anadia e Oliveira do Bairro.
(...)
O juiz presidente não adianta o número de processos pendentes, mas diz que serão vários milhares. Já Maria José Bandeira diz que no MR a 30 de Setembro, havia 8605 processos pendentes. (...)
Dados da Comarca do Baixo Vouga
CRIAÇÃO
A Comarca do Baixo Vouga foi criada a14 de Abril deste ano. Tem como juiz presidente o desembargador Paulo Brandão.
ONZE CONCELHOS
A comarca abrange a área territorial dos concelhos de Ovar, Murtosa, Estarreja, Vagos, Albergaria-a-Velha, Águeda, Sever do Vouga, Aveiro, Oliveira do Bairro, Ílhavo e Anadia.
97 MAGISTRADOS
Integram os quadros da comarca 97 magistrados. Destes, 48 são juízes do Ministério Público.
(...)
...
A ACIB – Associação Comercial e Industrial da Bairrada vai promover durante a época natalícia várias iniciativas de forma a promover e a animar o comércio tradicional dos concelhos de Anadia e Oliveira do Bairro.
De 01 a 31 de Dezembro, irá decorrer um Sorteio de Natal do Comércio Tradicional, que consiste na entrega de uma senha, ao cliente, por cada 15€ de compras efectuadas durante esse mês, nas lojas aderentes, que o habilitará ao sorteio de uma viagem a Palma de Maiorca. As senhas, depois de devidamente preenchidas, deverão ser depositadas numa tômbola, que estará no centro das duas cidades. O resultado do sorteio será anunciado a 06 de Janeiro de 2010.
A ACIB vai promover também mais uma edição do Concurso de Montras de Natal, de 12 a 25 de Dezembro, em colaboração com as autarquias de Anadia e Oliveira do Bairro. O objectivo desta iniciativa é tornar o comércio tradicional mais apelativo durante a época natalícia e embelezar as ruas do concelho no decorrer deste período.
Os resultados do concurso serão divulgados publicamente na semana de 21 a 26 de Dezembro e a entrega de prémios será efectuada também a 06 de Janeiro.
Tanto o sorteio como concurso estão abertos a todos os espaços comerciais dos dois concelhos, sendo necessário para a inscrição nos mesmos o preenchimento das fichas de candidaturas. As inscrições estão abertas até ao dia 27 de Novembro para o Sorteio e até ao dia 04 de Dezembro para o Concurso de Montras.
Animação de Natal
Além destas duas iniciativas, a ACIB vai promover também a já tradicional animação de Natal nos dias 12, 19, 23 e 24 de Dezembro, com o Pai Natal a percorrer as ruas das duas cidades, entregando brindes aos transeuntes e com várias actividades para mais pequenos e graúdos.
Estas actividades são apoiadas pelas Câmaras Municipais de Anadia e Oliveira do Bairro, Jornal da Bairrada e Região Bairradina e patrocinadas pelas Caixas de Crédito Agrícola de Anadia e Oliveira do Bairro, pela Vimartins e pela Incograf.
[Press Release Departamento Relações Públicas da ACIB]
Uma sexagenária foi, hoje, durante a madrugada, assassinada. A mulher, de 63 anos, era proprietária de uma mercearia / café, na localidade da Madureira, Amoreira da Gândara.
Os meliantes começaram por assaltar a igreja, depois foram ao talho e acabaram na mercearia, onde esfaquearam, até à morte, a proprietária.
A Polícia Judiciária está, desde cedo, no local.
Publicado em Bairrada Digital
O Parlamento Europeu: a voz dos cidadãos e guardião das liberdades e da democracia
Na qualidade de Deputado Municipal e Presidente da Concelhia de Anadia do CDS/ Partido Popular tive a honra de ter sido convidado pelos Eurodeputados do Partido Popular Europeu/Democratas-Cristãos/PPE-DE, Diogo Feio e Nuno Melo, eleitos nas últimas eleições europeias, para uma visita oficial ao Parlamento Europeu em Bruxelas.
No âmbito da visita foi efectuada uma conferência sobre o funcionamento e competências dos diversos Órgãos da União Europeia (UE). De seguida, deslocámo-nos ao Plenário, onde se debateram temas relacionados com a importância e a influência da UE no dia-a-dia dos cidadãos dos países membros.
Nesse sentido, efectuei uma intervenção, com o objectivo “de alertar para o estreitamento das relações entre as diversas instituições da UE, nomeadamente o Parlamento Europeu, e os cidadãos, que são os reais destinatários das decisões tomadas. Assim, é fulcral uma maior divulgação, por parte da EU, em cada País, dos direitos e deveres que assistem aos seus cidadãos, mas é também fundamental que cada Estado (e as diversas entidades públicas e privadas que o compõem) e cada um de nós promovam uma cidadania europeia activa que se consubstancia na intervenção que podemos ter no dia-a-dia, nomeadamente através do Direito de Petição, mecanismo ao dispor dos cidadãos para que possam interagir nas tomadas de decisão que os afectam localmente”.
Efectivamente, qualquer cidadão da UE, bem como qualquer pessoa, com residência ou sede estatutária num Estado-Membro, tem o direito de apresentar, a título individual ou em associação, petições ao Parlamento Europeu, escritas nomeadamente em português, sobre qualquer questão que se integre nos domínios da Comunidade e lhe diga respeito. Estas petições permitem ao Parlamento Europeu revelar a violação dos direitos dos cidadãos praticada por um Estado-Membro, por autoridades locais ou outra Instituição. Anualmente, chegam mais de mil petições à Comissão das Petições do Parlamento, que desempenha um papel crucial na defesa dos direitos dos cidadãos, encontrando soluções adequadas para as preocupações e os problemas que enfrentam na vida quotidiana, contribuindo para o reforço do controlo democrático.
Para qualquer informação visite o sítio da UE (http://europa.eu) ou contacte a linha telefónica de apoio aos cidadãos Europe Direct (número gratuito 0080067891011, com atendimento em português), ou ainda os Centros de Informação da UE existentes em Portugal (http://europedirect.europa.eu), nomeadamente em Aveiro (tel:234 373 170) e Coimbra (tel:239 82 59 54).
João Tiago Castelo Branco
[Artigo e Foto enviados por João Tiago Castelo Branco para publicação no Anadia Sem Gente]
Faleceu António Simões, presidente da Junta de Freguesia de Ventosa do Bairro, na noite de 20 de Novembro de 2009.
...O empresário, proprietário da construtora Marvoense de Ventosa do Bairro, foi vítima de um acidente de viação.
...Para além de autarca e empresário, António Simões era ainda dirigente desportivo, destacando-se o cargo de
presidente da direcção do Anadia Futebol Clube. As exéquias fúnebres realizam-se no sábado, 21 de Novembro. A bandeira do município, nos Paços do Concelho, está a meia haste.
...Publicado em Jornal da Mealhada On-Line
Acabei de ver a
notícia na SIC. Tenho a dizer que está claro que a Consulta Aberta funciona na perfeição nos casos em que um grupo de (mais de 20) pessoas têm que ser atendido.
...Ficou ainda claro que chamaram Centro de Saúde ao Hospital. Não compreendo porquê.
...E que, mesmo não sendo a água a causadora destes casos, a água da rede pública de Anadia (pelo menos na freguesia da Moita) é de boa qualidade.
... ironias. f.
Expressão ou gesto que dá a entender o contrário do que significa; sarcasmo.
Dezenas de crianças estão a dar entrada no Hospital de Anadia, distrito de Aveiro, por suspeita de contaminação pela água da rede pública. A água das torneiras ainda está a ser analisada, mas a população já está avisada para não beber essa água. O número de casos está a aumentar como nos conta Soraia Ramos.
...ActualizaçãoCâmara de Anadia reforça medidas de desinfecção da água face a surto de gastroenterite...A autarquia da Anadia anunciou hoje que vai reforçar, temporariamente, as medidas de desinfecção da água de consumo público, na sequência do surto de gastroenterite que afectou hoje escolas de concelho e cujas causas permanecem desconhecidas. "De acordo com as instruções da delegação de saúde de Anadia, decidimos reforçar, temporariamente, as medidas de desinfecção da água de consumo público, com o aumento de dióxido de carbono residual na água de rede", refere um comunicado conjunto da autarquia e Delegação de Saúde local. O presidente da Câmara Municipal, Litério Marques deu a conhecer à Antena1 estas medidas.
...
Mulheres encontravam-se num estabelecimento de diversão nocturnoDuas mulheres, de nacionalidade brasileira, foram detidas por permanência ilegal no país, na semana passada, quando se encontravam num estabelecimento de diversão nocturna, revelou ao Jornal da Bairrada fonte policial.
De acordo com a fonte, as duas mulheres encontravam-se num estabelecimento de diversão nocturno, referenciado por práticas de alterne, quando foram surpreendidas pela GNR.
Uma das mulheres, de 38 anos, foi notificada para comparecer no Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) em Santarém, local onde decorre um outro processo, também por permanência ilegal.
A outra detida é uma mulher de 46 anos, residente em Peso da Régua, que foi presente, no dia seguinte, ao juiz de instrução na Comarca da Baixo Vouga. Agora, terá que abandonar país no prazo de 20 dias.
O blogue Anadia Sem Gente, a pedido de muitas famílias, vai passar a ser divulgado pelo placard electrónico do Município de Anadia.
Pedir não custa...
*(foto original de Paulo "Cagido")
Tabela Classificativa
Iniciados
I Divisão - Zona Sul
1º ANADIA F.C................................8 jogos....... 22 pontos2º U.D.OLIVEIRENSE ..................8 jogos....... 15 pontos
3º C.D.ESTARREJA..................... 8 jogos....... 15 pontos
4º A.A.AVANCA............................. 8 jogos....... 13 pontos
5º G.D.MEALHADA...................... 8 jogos....... 13 pontos
6º S.C.BEIRA MAR....................... 8 jogos........ 12 pontos
7º OLIV.BAIRRO S.C................... 8 jogos........ 11 pontos
8º U.D.BUSTOS ...........................8 jogos......... 7 pontos
9º S.C.ALBA................................... 8 jogos......... 7 pontos
10º A.D.TABUEIRA...................... 8 jogos......... 1 ponto
... Anadia 2009-11-10 O Rotary Clube Curia-Bairrada realiza, no próximo dia 20 de Novembro, um jantar/palestra sendo palestrante o Companheiro Médico Manuel Pinho.
O Clube de Ancas, com Sede na Freguesia de Ancas, Concelho de Anadia, Distrito de Aveiro, foi fundada como uma associação de “instrução, recreio e beneficência” sendo actualmente, uma Instituição Particular de Solidariedade Social, que tem por objectivos, o exercício da solidariedade social e a promoção do desenvolvimento cultural e recreativo da população de Ancas, do concelho de Anadia e do distrito de Aveiro.
Esta secular colectividade, foi fundada a 8 de Dezembro de 1904 e teve os seus primeiros Estatutos aprovados por alvará do Governo Civil de Aveiro, visados em 12 de Dezembro de 1939.
...
Uma das mais antigas Associações do Distrito de Aveiro, promove actividades culturais, que se destacam: Semanas Culturais, Festivais Internacionais de Folclore, aulas e audições de música, aulas de hip hop, dança jazz, fitness, danças de salão, Yoga, sessões de música para bebés, Metal Fest, Prova de Resistência, Ocupação de Tempos Livres para crianças, Tertúlias e debates, concertos, Teatros, encontros de Coros e muitas outras actividades culturais.
Na área da solidariedade, as actividades são muitas, destacando-se o recente “Club Sénior” com aulas de ginástica geriátrica, aulas de alfabetização, informática para adultos, os bordados e actividades de lazer.
Na área da formação destacam-se os cursos modelares para adultos e os cursos de Educação e formação de adultos.
...
O Club de Ancas conta com um Cybercentro, biblioteca, BCLUB (bar), sala de multiusos, campo de futebol relvado, salão de espectáculos renovado, escola de música com estúdio de gravação e salas de ensaio.
Votos apurados: 55
Chama-se
blog.sangalhos.com e nasceu a
12 de Novembro de 2009. Este blogue está ligado ao sítio
Sangalhos Vila Mundial.
...Um sítio sobre a vida de Sangalhos ao longo dos séculos:
Medalha de prata do contra-relógio nos Mundiais de Sub-23 transferiu-se para a equipa espanhola do Xacobeo-Galicia.
Nélson Oliveira foi uma das sensações dos Mundais de Estrada de ciclismo, ao conquistar a medalha de prata no contra-relógio. O jovem de 20 anos despertou a atenção de algumas equipas do pelotão internacional mas foram os espanhóis da Xacobeo-Galicia quem conseguiram o concurso do ciclista, que assinou assim por dois anos explicando ao diário A Bola o porquê desta escolha. “Dentro dos convites que recebi optei pela Xacobeo, que me oferece a possibilidade de correr numa equipa profissional, com um calendário mais atraente. Tenho mais dois anos como Sub-23, que me permitem maior evolução. A médio prazo quero estar numa equipa Pro Tour a correr as provas mais importantes e tentar ser campeão do mundo”.
A nova aventura não intimida o jovem ciclista da Anadia, que se encontra preparado. “Em qualquer profissão é importante dar o máximo por isso não tenho receio, até porque já conheço muitos corredores da equipa”, procurando assim seguir as pisadas de Sérgio Paulinho, Rui Costa, e mais recentemente, Tiago Machado.
...
Joaquim Rego Natal 2009-VW Ar Clube de Portugal - Anadia
Finalizando um grande ano, pleno de actividades refrigeradas a ar
nada melhor que um convívio de Natal, entre família, amigos e VW´s.
O destino este ano é a bonita região da Mealhada, com quartel general em Anadia.
Apareçam e tragam os vossos VW´s. Publicado em Portal Clássicos
3ª etapa do Circuito Squash Cidade de Anadia
...
Estão abertas as inscrições para o Torneio Squash Museu do Vinho Bairrada, a realizar no dia 21 de Novembro de 2009 no Pavilhão de Desportos de Anadia.
Este torneio é o terceiro e ultimo, que constitui o Circuito Squash Cidade de Anadia e apurará os 16 melhores para o Masters a realizar em Janeiro, (data alterada, devido a alteração do Campeonatao Nacional Veteranos e Feminino, por ser também coincidente com o Masters de Lamas), a nova data será divulgada logo após a Federação Nacional de Squash publicar o calendário de 2010, como condição fundamental é a participação no mínimo em dois torneios.
Este torneio está limitado a 32 participantes e cada um desses participantes realizará no mínimo 3 jogos.
Terá Quadro Principal e Placas.
O valor da inscrição é de 10€ (seguro incluído).Para atletas até 18 anos 5€(seguro incluído).
Alunos do Clube Squash da Escola Sec. de Anadia - grátis (seguro incluído)
Projecto a decorrer na Bairrada...Na tentativa de minimizar o número de pessoas burladas, a GNR encerrou ontem, na região da Bairrada, uma campanha de sensibilização denominada “Idosos em segurança”, que teve o seu início a 15 de Outubro.
Nesse intuito, o Destacamento Territorial da GNR de Anadia saiu à rua para sensibilizar a população numa acção porta-a-porta.
Entre muitos conselhos, os militares da GNR alertavam a população para que “desconfiassem de toda gente e cumprissem todas as regras de segurança como não abrir a porta a desconhecidos”.
...Publicado em Diário de Aveiro
O Projecto CADI - Centro de Atendimento e Desenvolvimento Integrado vai promover o Seminário intitulado "Intervenção Social e Sustentabilidade" no próximo dia 20 de Novembro de 2009 no Museu do Vinho Bairrada.O Seminário visa ser o mais interactivo e partilhado possível pelo que se tiverem experiências que desejem partilhar podem fazê-lo enviando essa informação para este e-mail até hoje, segunda-feira 16 de Novembro (tal informação será colocada nas pastas a distribuir no Seminário). Ao longo do seminário teremos também algumas surpresas para os participantes (relacionados com as actividades do projecto CADI)Se algum participante quiser também partilhar através de áudio, vídeo, fotografia, exposição, grupos artísticos, culinária, entre outros, experiências de sucesso, por favor contactem-nos para enquadrar nos momentos mais "lúdicos do seminário" (também até hoje segunda-feira)
Para qualquer informação ou esclarecimento por favor contactar Sónia Valente - 919646153, 231082397 ou através do e-mail cadi.escolhas@gmail.comContámos com a Vossa participação!Sónia Valente (Coordenadora do Projecto CADI)
...
(clicar nas imagens para ampliar)
Tendo em conta a época Natalícia que se avizinha, as Caves Castelar com sede em Anadia, decidiram colocar no mercado, um Pack constituído por duas garrafas de vinho tinto Pedaços de Vida e Fantasia, colheita do ano 2000, e um exemplar do livro cujo título deu origem à marca do vinho, e cuja imagem de capa foi adoptada para o rótulo da garrafa. O referido Pack está limitado a 200 exemplares.
Para efectuar encomendas visite o site www.vinicolacastelar.com/, onde estão disponíveis os diversos contactos e, aproveite a oportunidade para conhecer os produtos de excelente qualidade, das Caves Castelar.
...
Publicada por antónio paiva em Domingo, Novembro 15, 2009
A ACIB – Associação Comercial e Industrial da Bairrada, com o objectivo de informar sobre a legislação e as regras básicas de higiene e segurança alimentar, o seu cumprimento prático e a fiscalização, vai organizar, a 25 de Novembro, no Auditório do Museu do Vinho, em Anadia, pelas 14h, um seminário subordinado ao tema: Higiene e Segurança Alimentar — HACCP
Esta iniciativa destina-se a todos os que na sua vida profissional manuseiam produtos alimentares, empresários e colaboradores de estabelecimentos/actividades do comércio alimentar, responsáveis e funcionários de estabelecimentos de restauração e bebidas, feirantes e vendedores ambulantes
Para mais informações e/ou inscrições, contacte a ACIB através do telefone: 234 730 320 ou via e-mail: acib@acib.pt.
O Cineteatro Anadia irá receber um espectáculo evocativo do 85º Aniversário de
José Luís Iglésias [
1 e
2], na sexta-feira, dia 27 de Novembro, pelas 21h30.
...Este espectáculo, organizado pelo “Grupo de Amigos de José Luís Iglésias”, será apresentado por diversas Associações Culturais do Município que, directa ou indirectamente, surgiram pela mão desta personalidade marcante da cultura anadiense.
...Desta forma, participam neste evento: ADABEM; APPACDM Avelãs de Caminho; Grupo de Amigos de José Luís Iglésias; Grupo Lar S. Martinho Ouca; Laços de Coimbra; Mónica Dias; Musicanto; Nuno Moura; O Baluarte; Os Rouxinóis; Otília Silva; Raízes Verde Pinho e Sons de Avelãs.(...)
...Na segunda metade do século XX,
José Luís Iglésias colocou Anadia no panorama cultural do país. Foram anos de consecutivos sucessos por ele encenados.
...Cenógrafo, actor, dançarino, desenhador, pintor e excelente músico, José Luís Lhano Iglésias foi um grande impulsionador da cultura em Anadia....Os bilhetes (2,5 €) podem ser adquiridos nos seguintes horários: sextas-feiras (18h00 – 22h00) e sábados (18h00 – 22h00). No dia de espectáculo a bilheteira abrirás às 14h00.
...As reservas podem ser efectuadas na Câmara Municipal de Anadia até três dias antes do espectáculo e os bilhetes levantados, impreterivelmente, até duas horas antes do mesmo.
...A receita da bilheteira reverterá para o Fundo Social da Câmara Municipal de Anadia.
...CMA
2 - 0
O Anadia venceu o Tocha por 2-0. Um jogo em que a equipa da Bairrada controlou de principio a fim, daí que a vitória seja mais do que merecida. Os "trevos" mantêm a luta pelo primeiro lugar. Na 2ª Divisão, o Oliveira do Bairro foi derrotado pelo Monsanto pela margem mínima e encontra-se no fundo da tabela. O encontro Praiense-Pampilhosa foi adiado.
...Publicado em RB
Segundo uma notícia do semanário
Jornal do Fundão "os ordenados dos eleitos para os municípios estão directamente indexados ao salário do Presidente da República, o titular do mais alto cargo político da nação. Aníbal Cavaco Silva tem um vencimento- -base de 7.630,30 euros. Os restantes vencimentos da hierarquia de Estado estão directamente indexados a este valor, e sempre abaixo deste montante. Os presidentes das Câmaras de Lisboa e Porto recebem 55 por cento deste valor. Os presidentes de Câmara de municípios com 40 mil ou mais eleitores recebem 50 por cento do vencimento do Presidente da República. Nos municípios com mais de dez mil eleitores e menos de 40 mil, recebem 45 por cento do salário-referência".
...Isto quer dizer que Litério Marques
"tem, segundo a lei, um salário de 3.433,65 euros e despesas de representação de 999,87 euros". Sem contar, como é óbvio, os vencimentos que poderá ganhar enquanto membro de outros organismos (que, segundo julgo saber, são cargos que ocupa).
...Mas o executivo camarário também ele é feito de vereadores. E segundo o semanário fundanense, "
um vereador a tempo inteiro ganha 2.746,92 euros, com despesas de representação de 533,27 euros e um vereador a meio tempo recebe 1.373,46 euros".
...Anadia tem sete vereadores. Tentei sem sucesso saber se já foram definidos os pelouros e se já se sabe quantos irão ficar em permanência.
...Mas há mais. "
Ainda segundo a lei, os eleitos locais têm direito a dois subsídios extraordinários (vulgo subsídios de férias e de Natal) a serem pagos nos meses de Junho e Novembro, respectivamente. Quanto às senhas de presença dos vereadores que não se encontrem em regime de permanência ou a meio-tempo (...) nas autarquias entre dez mil e 40 mil eleitores [que é o caso de Anadia que tem 28871 eleitores inscritos]
, estes vereadores recebem 68,67 euros por presença".
..."Nos municípios com mais de dez mil e menos de 40 mil eleitores, o presidente da AM tem direito a uma senha de presença de 103,01 euros, os secretários 85,84 euros e os restantes membros a uma senha de presença de 68,67 euros".
...Se se realizarem mais ou menos 5 assembleias por ano são 68,67 euros multiplicados por 5 (número de assembleias municipais) que por sua vezes terão que ser multiplicados por (pelo menos) 21 (número de deputados municipais).
...Deixar claro que "o regime fiscal aplicado aos vencimentos é o dos titulares dos cargos políticos". Pode ler a legislação em
IGF Min-Finanças.
...Em relação aos presidente de junta... é matéria para outro dia. Por agora, e ao que ao concelho de Anadia diz respeito, como diria António Guterres: "
é só fazer a conta".
..."Muito? Justo? Pouco? Cada eleitor terá a sua opinião".
Gripe A - O estado das coisas...Hoje depois do estágio na Covilhã que acabou ontem, lembrei-me da gripe A e resolvi telefonar para o centro de saúde da minha área de residência a perguntar qual era a contingência que existia e como faço parte de um grupo de risco (estudante de enfermagem em ensinos clínicos) quando é que me podiam vacinar.
...Disseram que ainda não me podiam vacinar porque só tinha 3 frascos de vacina e a procura era maior do que a oferta, mas disse para me deslocar a Viseu (a 100km) que como era o local onde estudo poderiam ter um plano de contingência para estes casos.
Não fui mas telefonei.
...No site do Min. da Saúde deram o num de um centro de saúde que afinal era do serviço da saúde publica, portanto tive de telefonar para o no. que a pessoa me disse e telefonei par ao 5º andar do edifício alto, mas não era lá.
...Aparentemente tenho de me dirigir ao 7º andar, para marcar uma consulta, e depois é que sei quando e onde me vou vacinar...
Conclusão!? É mais fácil contrair a infecção do que prevenir... Aparentemente não se deve perder oportunidades de vacinação, mas o centro de saúde de Anadia deu-me um Nim, e não está preparado para eventualidades nem é flexíve, mas a culpa não é do centro de saúde. É dos senhores sentados em cadeiras em Lisboa que não consegue criar a ligação Instituição - População... A resposta foi um Nim, porque o enfermeiro não tem vacina para todos...
...Publicado em Público do Tó
A ACIB – Associação Comercial e Industrial da Bairrada promoveu um seminário, a 04 de Novembro, no Museu do Vinho, em Anadia, subordinado ao tema: Oportunidades de Internacionalização — O Caso do Mercado de Cabo Verde. Esta acção está integrada num conjunto de iniciativas que a ACIB está a organizar no sentido de promover as relações comerciais e económicas entre a Bairrada e Cabo Verde, que culminará com uma visita empresarial ao país africano.O seminário tinha como objectivos identificar oportunidades e ameaças para o investimento em Cabo Verde, analisar as disposições legislativas e regulamentares nas trocas comerciais com Cabo Verde e divulgar apoios à internacionalização. A sessão foi aberta pela presidente da ACIB, Emília Abrantes, que realçou a importância desta iniciativa como preparação para a missão empresarial que está planeada para o início do próximo ano. A responsável da ACIB referiu ainda a visita que já fez ao país, no passado mês de Agosto, integrada na comitiva da Câmara Municipal de Anadia, ao município de São Lourenço dos Órgãos, e os contactos já efectuados com algumas entidades cabo-verdianas. Ainda na sessão de abertura, tomou a palavra a representante da Embaixada de Cabo Verde, Edna Marta, que agradeceu os frutos da geminação entre São Lourenço dos Órgãos e Anadia e salientou que dada a proximidade da língua e culturas, Portugal e Cabo Verde são parceiros óbvios. De seguida, foi a vez da intervenção do vereador da Câmara Municipal de Anadia, Jorge Sampaio, que explicou que a autarquia lançou o desafio à ACIB de organizar uma missão empresarial a Cabo Verde, no sentido de envolver as empresas da região, dinamizando assim, ainda mais, o Protocolo de Geminação estabelecido entre este concelho e São Lourenço dos Órgãos. Jorge Sampaio aproveitou a ocasião para deixar mais um desafio à Associação: promover uma missão empresarial à Letónia, também no âmbito da geminação com o município letão de Jurmala. A primeira intervenção dos palestrantes coube a Edna Marta, que apresentou de forma sucinta o arquipélago de Cabo Verde. A representante da embaixada cabo-verdiana apontou as razões para se investir no país: localização geo-estratégica; acesso preferencial a mercados; características da mão-de-obra; boas infra-estruturas de apoio; garantias aos investidores; incentivos ao investimento externo e à exportação e estabilidade macroeconómica num sistema globalizado. Edna Marta referiu ainda quais os sectores em desenvolvimento e com mais oportunidade de investimento no arquipélago: serviços financeiros; turismo; pescas; serviços transportes/confecções. Seguiu-se a comunicação do vice-presidente executivo da Câmara de Comércio, Indústria e Turismo Portugal Cabo Verde, João Manuel Chantre, que também caracterizou o país e apontou mais algumas razões para o investimento. João Chantre abordou ainda os incentivos fiscais e aduaneiros para o desenvolvimento externo em Cabo Verde para o sector da indústria, do turismo e das empresas francas. Depois do intervalo, foi a vez da intervenção da AICEP, através da técnica da área dos incentivos PME, Inês Jácome, que apresentou os instrumentos de apoio à internacionalização de PME: produtos e serviços da AICEP; sistemas de incentivos às empresas (QREN); estratégias de eficiência colectiva e acções colectivas (QREN); código fiscal do investimento; benefícios fiscais à internacionalização; instrumentos de financiamento e gestão de risco. A técnica da AICEP referiu ainda que se encontram abertas, até 27 de Novembro, as candidaturas de apoio à internacionalização das empresas. A última intervenção esteve a cargo da companhia de seguros de crédito COSEC, representada por Maria José Melo, que abordou as linhas de apoio ao seguro de créditos. No final do seminário, decorreu um pequeno período de questões e de debate, em que os participantes aproveitaram para esclarecer as suas dúvidas quanto à exportação e investimento em Cabo Verde. [Artigo e Foto enviados pela Responsável do Departamento de Relações Públicas da ACIB]