"Super Polícia" é anadiense

4/15/2009 02:47:00 da tarde Publicado por Jolly Jumper

Só hoje li esta notícia:
.



Juiz conselheiro do Supremo vai ocupar novo cargo
Direcção da PJ considera Mário Mendes uma "excelente escolha" para a Segurança Interna
29.08.2008 - 14h35 Lusa
O director nacional da Polícia Judiciária considerou hoje uma "excelente escolha" o nome do juiz conselheiro Mário Mendes para o novo cargo de secretário-geral do Sistema de Segurança Interna, hoje anunciado pelo gabinete do primeiro-ministro.

José Almeida Rodrigues enalteceu a "grande qualidade" do juiz conselheiro do Supremo Tribunal de Justiça e a sua "vasta experiência internacional" e considerou que as suas qualidades serão "extremamente úteis para o desempenho do cargo" de secretário-geral do Sistema de Segurança Interna, criado no âmbito da Lei de Segurança Interna, hoje publicada em Diário da República.

Além das funções de magistrado, Mário Mendes foi director-geral da Polícia Judiciária, nos anos 90, conselheiro técnico principal para a área da Justiça e Administração Interna junto da REPER, em Bruxelas, e director do Centro de Estudos Judiciários.

No âmbito da Lei de Segurança Interna, irá ter funções de coordenação das forças policiais e de segurança em situações como ataques a órgãos de soberania, hospitais, prisões e escolas, sistemas de abastecimento de água e electricidade, bem como estradas e transportes colectivos.

Segundo a nova legislação, o secretário-geral de Segurança Interna funcionará na dependência directa do primeiro-ministro.


O percurso de Mário Mendes

Mário Silva Tavares Mendes nasceu em Anadia e é licenciado pela Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra.
Durante nove anos (1973 a 1979) Mário Mendes foi magistrado do Ministério Público, ocupando em 1980 o cargo de juiz de Direito e juiz desembargador do Tribunal da Relação de Coimbra.
Entre 1991 e 1995, foi director-geral da Polícia Judiciária e, por inerência, membro do Conselho Superior de Segurança Interna e do Conselho Superior Médico-Legal.
Seguiu depois para Bruxelas, onde entre 1996 e 2001 desempenhou as funções de conselheiro técnico principal na Representação Permanente de Portugal junto da União Europeia.
Em 2001, passou a estar à frente do Centro de Estudos Judiciários e foi membro da Rede Europeia de Formação Judiciária, cargos que desempenhou até 2004. Foi ainda membro do Conselho de Gestão da Academia de Direito Europeu (Trier/Alemanha).
Nomeado para o Supremo Tribunal de Justiça a 30 de Novembro de 2007, Mário Mendes é juiz conselheiro naquele tribunal superior. Colaborou em diversas acções de formação organizadas, nomeadamente, pela Faculdade de Medicina da Universidade do Porto, onde leccionou no curso de pós-graduação em Medicina Legal.
Teve também uma colaboração com o Instituto Europeu de Administração Pública, na Holanda, com o Centro de Formação Jurídica e Judiciária, em Macau, com a Fundação Luso-Americana, o Conselho da Europa, o Instituto de Altos Estudos de Segurança Interna, em França, o Parlamento Europeu e o Conselho de Justiça Federal do Brasil.

.
Publicado no Público

0 comentário(s):