Faleceu Júlio Tavares Rebimbas

12/08/2010 06:49:00 da tarde Publicado por Jolly Jumper

O bispo emérito do Porto Júlio Tavares Rebimbas faleceu, na segunda-feira de madrugada, na Casa de Saúde da Boavista, no Porto, aos 88 anos, depois de uma vida dedicada à Igreja.

Filho de Sebastião Tavares e de Maria Antónia Tavares Rebimbas, nasceu na freguesia de S. Mateus de Bunheiro, concelho da Murtosa, em 21 de Janeiro de 1922.

Frequentou o colégio de Ermesinde e o seminário de Vilar, no Porto, até 1939, passou pelo seminário dos Olivais, em Lisboa, pelo seminário de Santa Joana em Aveiro e concluiu o curso teológico no seminário dos Olivais, em 1945.

Foi ordenado presbítero pelo arcebispo-bispo de Aveiro, D. João Evangelista de Lima Vidal, em 29 de Junho de 1945, em Pardilhó. Em 1946 foi nomeado pároco de Avelãs de Cima e Avelãs de Caminho, em Anadia. (...)

Tomou posse da Diocese do Porto em 2 de Maio de 1982 e no dia 15 de Maio recebeu o Santo Padre João Paulo II, no Porto. Eleito no mesmo ano para o Conselho Permanente do Episcopado Português foi nomeado em Janeiro de 1986 para Membro da Congregação dos Bispos.

Em 31 de Maio de 1997 recebeu a Medalha de Honra da Câmara Municipal do Porto e em 30 de Junho de 1997, com a nomeação de D. Armindo Lopes Coelho para Bispo do Porto, foi aceite a sua resignação como Bispo do Porto.

Publicado em Publico.pt

Tuning em Anadia II

12/08/2010 01:37:00 da tarde Publicado por Jolly Jumper

O espaço da Concentração vai ser no local onde se realiza Feira do Vinho e da Vinha (frente aos bombeiros de Anadia).

As coordenadas GPS são:
LATITUDE: 40° 26.6693'
LONGITUDE: 8° 26.3091'

(comentário)

Anadia está no pequeno grupo que cobra IMI pelo valor mínimo

12/08/2010 11:56:00 da manhã Publicado por Jolly Jumper

Mais de metade dos municípios (176 em 308) vão cobrar a taxa máxima de IMI (0,7%) no próximo ano. Nas duas maiores autarquias do país, não há alterações: Lisboa vai manter o imposto em 0,68% e o Porto continuará a praticar 0,7%.

Dos 292 municípios que já comunicaram à Direcção-geral dos Impostos (DGCI) qual a taxa de Imposto Municipal sobre Imóveis (IMI) que vão praticar em 2011, há 176 que optaram pela taxa máxima de 0,7%. Em 2010, foram 175 os que fizeram esta opção, enquanto 119 optaram por cobrar um IMI inferior ao limite estabelecido por lei.

Em ano que se adivinha de crise e em que as autarquias irão ver as transferências da Administração reduzir-se em 5% (cerca de 126 milhões de euros) poucas são as câmaras que podendo escolher entre 0,4% e 0,7% (os intervalos mínimo e máximo do IMI para as casas não transaccionadas ou avaliadas a partir de 2004), optam pela taxa mais reduzida. Contam-se ainda assim 18 que se ficaram pelos 0,4%. Os concelhos da Anadia e Castelo de Paiva, ambos no distrito de Aveiro, estão entre este pequeno grupo que cobra IMI pelo valor mínimo, mantendo, de resto, uma prática já seguida em 2010.

Publicado em jn.sapo.pt

Ensino público de gestão privada

12/08/2010 12:28:00 da manhã Publicado por Jolly Jumper

Saudações.

Como demonstra alguma falta de conhecimento sobre este assunto..vou tentar ajudá-lo Antes de mais vamos esclarecer-nos pois qu estamos a falar de coisas diferentes. Em primeiro lugar na distinção entre colégio Privado (aí sim, com selecção e pago) e ensino público de gestão privada, ou seja, o Privado cooperativo, onde não se paga nada e onde não há selecção dos alunos. É disto que estamos a falar!!! O ensino privado cooperativo do 2º,3ºciclo e secundário é gratuito e totalmente controlado anualmente pelo Ministério da Educação (pedagógica e financeiramente).

Neste contexto, muitos dos colégios têm grande percentagem de alunos com rendimentos no escalão A. Estes colégio apareceram a pedido do Estado, que não tinha condições para garantir ensino com qualidade em lugares longe das grandes cidades.

Vamos esta questão pelo seguinte perspectiva: o ensino nestes colégios tem qualidade? Os alunos têm condições (salas de aula, equipamentos desportivos e culturais, acesso a eventos desportivos e culturais, os alunos recebem “educação” e valores). O ensino Cooperativo fica caro ao Estado? Os edifícios e os recintos das escolas são estimados ou constroem novos de 20 em 20 anos? Os alunos estão em segurança? Se a indisciplina existe? A Taxa de insucesso escolar e de desistência dos alunos, o número de falta de professores e funcionários.

Estes aspectos não contam para formar uma opinião? Há estudos sobre todos estes aspectos e todos são favoráveis ao Ensino Cooperativo: poupam muito dinheiro ao Estado (remeto para os estudos existentes do Engenheiro Jorge Cotovio onde a poupança de 40% não é divulgada publicamente).

Volto a frisar, que este assunto não tem nada haver com Ensino Privado pago (já agora, para quem passar por este blog e que paga impostos: as pessoas que pagam nos colégio Privados, os ditos ricos, também pagam impostos e voltam a pagar o ensino dos filhos e não são compensados pelo Estado poupar dinheiro. O Estado ainda ganha em impostos das ditas empresas Privadas. Mas isso são pormenores que não são para aqui chamados, mas que em países mais “evoluídos” e exigentes para com o Estado e políticos.. é entregue um cheque para o ensino…o tipo de Educação que quer para os filhos.

Estão em causa 20 000 possíveis desempregados qualificados (professores e funcionários). Com aumento de 40% do custo por aluno que transite duma Escola Privada para um Escola do Estado.

O fim de Instituições com décadas ao serviço das comunidades locais em zonas mais desfavorecidas. O impedir das classes mais podres de terem acesso a um ensino de qualidade com mais baixo custo. O direito à livre escolha de escola.
Um professor do Privado com 30 anos de serviço, fica no concurso,atrás de qualquer Professor com um mês de serviço no Público.

E se o Estado entregasse o mesmo dinheiro que dá ao ensino Público…acalmava os cépticos?? Isto foi negociado???os pais foram ouvidos???as escolas foram ouvidas??
Contributo local destas instituições ao longo da história; Decisão do Governo de forma unilateral sem negociação;

e-mail enviado por
Roberto