PSD surpreendido com cortes na saúde e educação

12/21/2010 10:33:00 da tarde Publicado por Jolly Jumper

José Manuel Ribeiro está "indignado"
O PSD Anadia mostra-se "indignado" com o eventual encerramento das várias extensões de saúde no concelho de Anadia, nomeadamente as de Ancas, Tamengos e Vila Nova de Monsarros. "A confirmar-se a veracidade de tal notícia, o PSD/Anadia vem expressar indignação pelo facto de o governo socialista continuar com a sua política de encerramento de serviços de proximidade, neste caso concreto, de saúde", sublinha José Manuel Ribeiro, presidente da secção política dos laranjas anadienses, em nota de imprensa.

Para o líder dos laranjas, em causa está a "possibilidade de vários cidadãos ficarem impedidos de ter acesso aos fundamentais cuidados de saúde". A comissão política e a mesa da Assembleia de secção de Anadia do PSD, que reuniu a 17 de Dezembro, demonstram ainda "a sua total solidariedade às populações atingidas e aos seus autarcas".

Quanto à alteração das regras de financiamento ao ensino particular e cooperativo, José Manuel Ribeiro afirma que "foi com muita apreensão que o PSD/Anadia tomou conhecimento de tal pretensão". "Em tempos de crise, parece-nos bem que os sacrifícios sejam repartidos por todos, mas terá que haver muita atenção para que, a pretexto da aludida crise, não se tomem medidas que possam comprometer irremediavelmente esta vertente de ensino, medidas essas, baseadas mais em critérios ideológicos do que de qualquer outra natureza".

O líder do PSD-Anadia espera "que haja a sensatez necessária para se encontrar um ponto de equilíbrio, de modo a que se possa proporcionar também às famílias mais desfavorecidas, o acesso ao ensino particular, não se excluindo ninguém por critérios financeiros".

Na mesma nota o PSD fez saber que se "congratula pela recandidatura do Professor Cavaco Silva à Presidência da República", manifestando "o seu inequívoco apoio à mesma".

No concelho de Anadia, os representantes da candidatura de Cavaco Silva são Morais da Silva, primeiro Delegado de Anadia à Assembleia Distrital de Aveiro do PSD, e Henrique Fidalgo, presidente da JSD/Anadia.

*foto: Ana Jesus Ribeiro

Obsessão leva homem a estrangular prostituta

12/21/2010 12:17:00 da tarde Publicado por Jolly Jumper

foto: Notícias de Aveiro
Corpo foi encontrada no Mamodeiro
Serralheiro de 35 anos assassinou [prostituta] romena na residência e foi ocultar o cadáver em silvado. Apanhado pela PJ, confessou o crime

Uma romena de 20 anos, que se dedicava habitualmente à prostituição, foi estrangulada até à morte nos arredores de Anadia e o seu corpo atirado para um silvado debaixo da Auto-Estrada do Norte (A1), em Mamodeiro, Sul de Aveiro, num crime violento de contornos passionais. O presumível autor do homicídio é um serralheiro, de 35 anos, que seria cliente regular, tendo criado ao longo do tempo uma "obsessão" pela vítima, eventualmente atraído pela sua juventude e beleza, que culminou numa discussão fatal.

O crime ocorreu, de acordo com as provas recolhidas pela Polícia Judiciária (PJ) de Aveiro, terça-feira passada, na residência do suspeito, na zona de Anadia. Sem explicações, mãe e irmão limitaram-se a assistir, num doloroso silêncio, à sua chegada, ontem à tarde, às instalações do Departamento de Investigação e Acção Penal (DIAP) de Águeda para ser ouvido. Ficou em prisão preventiva.

A PJ de Aveiro só descobriu o corpo da rapariga, quinta-feira, após buscas realizadas num estradão florestal em terra, que passa debaixo da A1. O cadáver da romena, que teria evidentes marcas de estrangulamento no pescoço, estava no meio das silvas do pontão isolado, por isso, habitualmente usado para encontros destinados a prostituição.

O suspeito, tentou, desta forma, dissimular a autoria do crime, já que a vítima era vista frequentemente na estrada nacional 235, próximo da Zona Industrial de Mamodeiro. Após várias horas a recolher vestígios, as autoridades libertaram o corpo pelas 20.00, chamando uma ambulância dos Bombeiros Velhos de Aveiro que fez o transporte para a morgue.

O desaparecimento da rapariga foi comunicado num gesto de solidariedade, terça-feira à tarde, para a PJ, por colegas suas que também se prostituem na mesma zona. Outras informações dadas pelas cidadãs estrangeiras terão sido determinantes para a polícia identificar o suspeito, que seria detido, quinta-feira, na obra em que estava a trabalhar, na praia da Barra, concelho de Ílhavo.

O indivíduo, serralheiro, não teria antecedentes criminais até ser agora fortemente indiciado por homicídio qualificado e ocultação de cadáver, o que acabaria por confessar ao ser confrontado com certas evidências recolhidas pela PJ. Residia actualmente com familiares, em Couvelha, freguesia de S. Lourenço do Bairro, Anadia, depois de a companheira se ter ausentado para o estrangeiro.

Comentários no ASG

12/21/2010 03:20:00 da manhã Publicado por Jolly Jumper

--- Mensagem de Aviso ---

Até ao momento estávamos a usar o IntenseDebate como plataforma de gestão de comentários, porém, vários leitores do ASG que utilizam o InternetExplorer como navegador fizeram-nos chegar algumas queixas quanto à dificuldade de carregamento de páginas. Nomeadamente, repetições de aberturas de página, páginas pesadas de abrir, erros no carregamento de páginas, etc, etc.

O IntenseDebate funciona muito bem em sites e blogues do wordpress, mas contém algumas falhas  (normais) quando é instalado no blogger. A situação piora se o seu navegador não estiver actualizado. Usar o IE não ajuda! :)

Este blogue é produzido na sua grande parte através de navegadores como Mozilla ou o Chrome (passo a publicidade), daí que não nunca tivéssemos notada essas dificuldades. Mas a verdade é que grande parte dos nossos leitores usa o IE. Portanto, como não conseguimos contornar a questão, voltámos à velha forma. Pelo menos por agora.

Possivelmente poder-se-à perder alguns comentários. Desde já pedimos desculpa.

Aguardamos sempre pelo vosso feedback... e pelas vossas fotos natalícias! Já temos outra na caixa de e-mail, amanhã será publicada!

Sara Neves Campeã Nacional Squash sub 23 de 2010

12/21/2010 02:11:00 da manhã Publicado por Jolly Jumper

Elementos do Anadia Squash Clube
Sara Neves sagrou-se campeã Nacional Squash sub 23 de 2010. A anadiense de 16 anos junta assim aos títulos nacionais de sub 17 e sub 19 o título de sub 23.

Sara Neves defrontou na final Joana Pinto (Porto) e venceu por 3-0 (11/7; 11/3; 11/5). Na primeira ronda defrontou Gabriela Nascimento (Porto) e venceu 3-0, na ronda seguinte venceu Daniela Vieira (Lamas)
por 3-0. Seguiram-se meias-finais onde encontrou Beatriz Dias (Lamas) e venceu também por 3-0.

Mas os excelentes resultados do Anadia Squash Clube não ficaram por aqui, a jovem Alexandra Santos com apenas 13 anos obteve o 11º lugar e Rita Cruz classificou-se em 14º.

No sector masculino, Custodio Dias, classificou-se no 9º lugar, Leonel Santos, em 14º, Xavier Oliveira em 16º, Diogo Dias, 19º, João Oliveira 23º e o estreante Rui Neves 28º.

Este Campeonato Nacional de sub 23 realizou-se nas instalações do Solinca Dragão no Porto.

"Terminou assim a época de 2010 com excelentes resultados para o Anadia Squash Clube – Agrupamento de Escolas de Anadia, pelo número de atletas que pertencem e este novo clube, e, além da conquista dos títulos nacionais, a salientar os 2º lugar sub 17 e sub 19 feminino por Ana Marta Ferreira, o 3º lugar de Alexandra Santos em sub 13 e ainda o 1º e 3º lugares na etapa europeia o Portuguese Júnior Open", sublinha Paulo Mamede,responsável pelo Anadia Squash Clube.