o TGV em anadia é “rés vés campo de ourique” para certas localidades

2/11/2009 11:50:00 da tarde Publicado por Jolly Jumper

«(...)Fica assim a ideia que o PDM de anadia, que leva cerca de uma década a ser revisto, poderá sofrer mais um percalço, prejudicando ainda mais o município de anadia. aumenta a preocupação quando compulsando o n.º 1 do artigo 1.º (parecer prévio) do anexo II relativo às medidas preventivas, se constata o impacto no dia-a-dia da vida das populações de anadia deste diploma governamental. na verdade, as áreas abrangidas pelas presentes medidas preventivas, ficam sujeitos a parecer prévio vinculativo da rede ferroviária nacional” (REFER) os seguintes actos ou actividades:
a) criação de novos núcleos populacionais, incluindo operações de loteamento; b) construção, reconstrução ou ampliação de edifícios ou de outras instalações; c) instalação de explorações ou ampliação das já existentes; d) alterações importantes, por meio de aterros ou escavações, à configuração geral do terreno; e) derrube de árvores em maciço, com qualquer área; f) destruição do solo vivo e do coberto vegetal.

como se depreende o governo, à conta do TGV, aprova um “colete de forças” que vem criar ainda mais restrições e limitações ao município de anadia, com prejuízo para o seu desenvolvimento e progresso. acresce que, quem analisa as plantas anexas à supramencionada RCM fica escandalizado com o que vê. na verdade, com o traçado e os “corredores” que o governo apresenta, o TGV “passa à tangente” junto de várias localidades. aliás, deve ser referido que a entrada sul do município de anadia tem dois “corredores”.»

Excerto de um post publicado em: Leiam a Imagem

Sempre Vosso,
Jolly Jumper

Anadia - topónimo

2/11/2009 06:39:00 da tarde Publicado por Jolly Jumper

ANADIA, com uma área de 217,0 km2, 31 622 habitantes e 15 freguesias, é um dos 19 municípios distrito de AVEIRO. A história do topónimo de Anadia está ligado ao nome de Ana Dias. Esta era uma grande proprietária de vinhas do povoado. O seu vinho era de boa qualidade e vendido junto da estrada que seguia para Coimbra. Com o tempo, o seu nome ficou sendo conhecido e ligado ao povoado.
.
Por outro lado, a Anadia também pode ter derivado do termo ANADARIA, que corresponde à jurisdição de um capitão de Besteiros. ANADEL seria o nome do capitão. Anadaria teria origem no árabe - "an - nadir". Existem documentos antigos que apontam a forma "illà Nadia" como limite de povoações". É possível que fosse esta a designação usada pelos romanos. Em 1082, foi estabelecido os limites de Monsarros entre o mosteiro da Vacariça e o alvazir Sisnando, conde de Coimbra. O termo utilizado nesta altura foram justamente "illá Nadia" e "Quintanela" (Quintela). Anadia foi doada por D. Afonso Henriques ao Mosteiro de Santa Cruz de Coimbra, doação esta que incluía três casais. Guterres Nunes, cavaleiro fidalgo, recebeu, em doação de D. Sancho I alguns casais de Anadia.

Foi no século XVI no reinado de D. Manuel I que se deu o foral, a 21 de Agosto de 1514. Nesta época, o concelho era constituído apenas pela povoação de Anadia e uma parte da paróquia de Arcos e arredores. Nesse mesmo ano alguns pequenos concelhos vizinhos foram integrados no concelho de Anadia. Na época dos conhecidos diplomatas Sá e Melo, ascendentes dos condes de Anadia, a povoação foi elevada a vila.

Em 1839 Anadia foi elevada a sede de concelho. A Anadia é hoje a capital da Bairrada e sede de Comarca.


Sempre Vosso
Jolly Jumper

E porque eu só acredito quando vir...

2/11/2009 03:00:00 da manhã Publicado por Jolly Jumper



Quantos anos? É a pergunta que os anadienses fazem! Já agora, querem construir. Ok! Então e população? que medidas tem sido tomadas para trazer população para a Anadia? E apostas na Zona Industrial (?!?!?)?
Sempre Vosso,
Jolly Jumper

Blogs do AFC desactualizados

2/11/2009 02:07:00 da manhã Publicado por Jolly Jumper

O blogue das camadas jovens do AFC já não é actualizado desde "Domingo, 6 de Julho de 2008". Ai que saudades dos velhos tempos em que os jogos se realizavam no Dr. Pequito Rebelo (Campo dos Olivais).
E o blogue que acompanhava a história do clube também já deixou de ser actualizado.

Perguntava aos seus autores o porquê da desistência. Poucos visitantes e trabalho não reconhecido? Ou será que o clube não merece o apoio dos da terra? A ver pelo vídeo que coloquei em baixo, apostava nesta segunda opção.

Parece que a euforia da subida foi sol de pouca duração.

Será que este espaço também está condenado à morte antes mesmo de começar? Em Anadia parece esta é a sina de muita coisa. Quanto tempo durará o Teatro-Cine?

Sempre Vosso,
Jolly Jumper

AFC

2/11/2009 02:05:00 da manhã Publicado por Jolly Jumper



É só falta de vontade em procurar ou o site do Anadia FC já não existe?!

Sempre Vosso,
Jolly Jumper

Personalidade da Terra II

2/11/2009 01:56:00 da manhã Publicado por Jolly Jumper

Fausto Sampaio nasceu em Alféolas, Anadia a 4 de Abril em 1893. A incapacidade auditiva que o atingiu ao 22 meses de idade dotou-o, de certa forma, de uma grande sensibilidade para se exprimir através da pintura. Imbuído no espírito da procura de uma identidade nacional, Fausto Sampaio atinge o auge da sua carreira artística nas décadas de 30 e 40 do século XX, época em que realizou grande parte das suas obras nas províncias ultramarinas e que lhe valeram o título de “Pintor do Império”.

in: CMA
Sempre Vosso,
Jolly Jumper