Saúde em Anadia...

10/07/2010 05:19:00 da tarde Publicado por Jolly Jumper

.
Mudanças na Saúde... em Anadia
«Até ao final de Outubro entram em funcionamento três Unidades de Cuidados Personalizados de Saúde em Anadia, São Lourenço do Bairro e Sangalhos. Consulta Aberta passa a Atendimento Complementar e funciona à noite e ao fim-de-semana.

Mais mudanças para Anadia na área da Saúde. Vitima da nova reforma dos Cuidados de Saúde Primários, Anadia tem sofrido na pele as alterações que os governantes têm apresentado. Encerramento da Urgência do Hospital e a qualquer momento encerramento da Consulta Aberta, agora com nova designação: Atendimento Complementar.

Com a nova reestruturação, o concelho de Anadia vai contar com três Unidades de Cuidados de Saúde Personalizados (UCSP) e não duas como o RB havia adiantado algum tempo atrás. Trata-se assim das Unidades de Anadia, São Lourenço do Bairro e Sangalhos que deverão arrancar até ao final do corrente ano e funcionarão, entre as 8h00 e as 20h00.»

É assim que começa o artigo da discórdia e que muito tem dado que falar. O RB publicou e até agora, que eu saiba, não desmentiu nada do que escreveu.

Termina o artigo dizendo:
Relativamente à Unidade de Saúde Familiar (USF) de Anadia que, em princípio deveria entrar em funcionamento até ao final do corrente, está a ter dificuldades em arrancar. Pelo que o RB apurou existem incoerências no processo de candidatura.(...)

Mais novidades na Saúde... Mais uma vez o Hospital Luciano Castro vai entrar em Obras com a criação de uma Unidade de Cuidados Paliativos com capacidade de aproximadamente 20 camas. Esta Unidade irá localizar-se na actual zona da cirurgia, piso acima da antiga Urgência.

Fica a pergunta: com obras à entrada do Atendimento Complementar, onde vai parar esse atendimento? Certamente que assim será anunciando o seu fim ...

PS e PSD não sabem de nada, dizem.

O PS Anadia avança ainda na sua página, num texto assinado por José Carlos Coelho, o seguinte:

"No sentido de averiguar o que era noticiado coloquei, por e-mail, algumas questões à Sra. Dra. Ana Oliveira, directora do recentemente formado ACES Baixo Vouga l (Agrupamento dos Centros de Saúde do Baixo Vouga l), que é o organismo com responsabilidade na referida e, de há muito anunciada, reorganização nos serviços de saúde na região que engloba o concelho de Anadia."

Questões e respostas:

1 - Esta notícia tem como fonte os vossos serviços?
"Não. Não fomos questionados sobre o assunto."

2 - As UCSP substituem o atendimento complementar (consulta aberta), ou seja, este serviço vai encerrar?
"Não. Cada unidade tem as suas funções específicas."

3 - A distribuição das extensões de saúde a encerrar, pelas UCSP, é a referida?
"Não. Não está previsto encerrar definitivamente qualquer extensão. Trata-se apenas de reorganização de recursos para um melhor desempenho dos cuidados assistenciais."

4 - Porque é que a formação da USF não se concretizou?
"Trata-se de um processo de candidatura a decorrer noutras Instâncias, não dependentes do ACeS Baixo Vouga I."

5 - Esta reorganização, a ser verdadeira, quando passa ao terreno?
"As unidades funcionais em organização, de acordo com a reforma dos cuidados de saúde primários, entrarão em funcionamento logo que tenham condições, previsivelmente até final de 2010."

Atentamente
Directora Executiva e Conselho Clínico do ACES Baixo Vouga I

Como é que os turistas se enganam entre si?

10/07/2010 02:05:00 da manhã Publicado por Jolly Jumper

Houve alguém que viajou até Anadia e partilhou com o Mundo a sua ideia da cidade. Uma viajem pela universidade de Anadia, pelo jardim municipal, por uma igreja com jardim interior e até por "uma série de casas abandonadas"...

Slideshow of Anadia: TravelPod’s trip to Anadia, Beiras, Portugal was created by TripAdvisor. See another Anadia slideshow. Create a free slideshow with music from your travel photos.