CÃES ABANDONADOS: animais como nós

6/29/2009 06:23:00 da tarde Publicado por Jolly Jumper


Recentemente, calcorreei Anadia e alguns lugares do concelho na procura do meu cão desaparecido. Este episódio fez-me estar ainda mais próxima de uma realidade confrangedora que é bem visível: um sem número de cães abandonados que deambulam, famintos e esqueléticos, sozinhos ou em matilha, pelos lugares mais variados da cidade e do concelho.
...
Facilmente identificáveis, podem ser vistos, à volta de contentores do lixo, junto dos escombros do então Cine-teatro S. Jorge, do Museu da Vinha e do Vinho, nas traseiras da Cooperativa Agrícola, nos lugares da Moita, Póvoa do Pereiro, Monsarros, Curia...
...
No Montouro há um grupo certo. Raramente dali saem porque contam com a humanidade de quem ali vive, que os alimenta e acolhe. A preocupação é tanta que, recentemente, um grupo de crianças e de adolescentes construiu uma pequena casota, com tábuas e folhagens, porto de abrigo para uma cadela, que ali pariu uma grande ninhada… Um exemplo de reconhecimento e de respeito por aqueles que são os amigos incondicionais do homem.
...
O Senhor Presidente da Câmara sabe da existência da Associação Solidariedade Animal de Anadia (ASADIA), constituída em Março de 2003, com projecto de construção acabado.
- O Senhor Presidente da Câmara sabe que esta Associação aguarda há 5 anos que a Autarquia chegue a acordo com o/a proprietária de um terreno contíguo ao estaleiro da Câmara Municipal de Anadia.
...
- O Senhor Presidente da Câmara sabe que a ASADIA já tem sócios, tem projectos e parcerias delineados, tem um corpo de amigos e voluntários …
...
- O Senhor Presidente da Câmara sabe que a representante da ASADIA já tentou várias vezes reunir consigo, mas em vão. Criou outra estratégia: enviar-lhe e-mails. Mas até ao momento não obteve qualquer resposta.
...
- Sabe também, em que circunstâncias vivem os cães, melhor as cadelas, que estão no “canil” junto aos estaleiros da Câmara. Um espaço exíguo sem quaisquer condições. Se com o/a proprietária do terreno em causa não chega a acordo, estou convicta de que se houver vontade, a Autarquia tem outras respostas, para resolver com celeridade este flagelo.
...
- O Senhor Presidente da Câmara também sabe que prometeu resolver com prioridade esta situação se fosse eleito para o seu actual mandato. Prometeu, foi eleito, mas não cumpriu.
...
- Pergunto-lhe, frontalmente, se o Sr. Presidente da Câmara tem mesmo vontade de resolver uma situação que põe em risco a saúde pública, que é desumana, despida de quaisquer valores morais, um sofrimento atroz para os animais e um mau exemplo para o Concelho de Anadia?
...
As eleições autárquicas estão marcadas para o dia 11 de Outubro de 2009. No dia 4 do mesmo mês, comemora-se o Dia Mundial do Animal, data que assinala a morte de São Francisco de Assis, o padroeiro dos animais. Nada melhor do que encontrar uma resposta célere para que nesse dia os munícipes deste concelho possam perceber de que algo de concreto se está a desenvolver para amparar e acarinhar os animais mais desprotegidos do concelho.
...
Parafraseando Gandhi, humanista sábio e sensível, “A grandeza de uma nação e o seu progresso moral, podem ser avaliados pela forma como trata os seus animais”.
...
(intervenção apresentada na sessão extraordinária da Assembleia Municipal de Anadia de 26 de Junho de 2009)
(Foto tirada junto ao Jardim defronte do Tribunal de Anadia)
...
Publicado em Maria do Céu Castelo Branco

Ainda a situação da GNR de Anadia

6/29/2009 04:47:00 da tarde Publicado por Jolly Jumper

Antigas celas de Anadia não servem para acolher detidos mas são camaratas dos militares
...
A instalações da GNR de Anadia situadas numa antiga cadeia não reúnem, segundo parecer da IGAI, condições para alojar detidos, embora cada cela sirva de camarata a quatro militares enquanto as obras necessárias aguardam decisão
...
A denúncia é feita por José Manuel Ribeiro, deputado do PSD eleito pelo círculo de Aveiro, em requerimento dirigido ao ministro da Administração Interna.
(...)..
Assim não o entende o deputado do PSD, José Manuel Ribeiro, eleito pelo círculo de Aveiro, que apresentou na Assembleia da República um requerimento ao ministro da Administração Interna, para saber como se propõe o governo solucionar o problema, se pensa avançar com a construção de novas instalações e, nesse caso, quando terão inicio as obras.
...
Aquele deputado, que efectuou uma visita ao local, descreve problemas ao nível da rede eléctrica e de canalização, infiltrações e humidades, e tectos falsos a ameaçar ruína, apesar de terem sido realizadas obras em 2008.
...
Segundo José Manuel Ribeiro, «O alojamento dos militares é surreal», com o aproveitamento das antigas celas para os prisioneiros como quartos para os soldados, «sem ter havido a adequada adaptação».
...
«A Inspecção Geral da Administração Interna (IGAI) impede que as celas sejam utilizadas para deter suspeitos, por falta de condições, mas estas já servem para os soldados descansarem e viverem, ficando quatro elementos por cada quarto, critica o deputado, considerando ainda a cozinha e zona de lazer e convívio como terceiro-mundista».
...
Descreve que, para aceder ao arquivo, que funciona no sótão, só é possível por um «buraco no tecto», sendo necessário colocar uma escada móvel e constata também a escassez de armamento e a insuficiência de viaturas.
...
Publicado em SOL