Breves de Anadia no RB

5/08/2009 09:04:00 da tarde Publicado por Jolly Jumper

ACIB reúne com comitiva do Ministério das Obras Públicas de Angola
A ACIB recebeu na sua sede, no passado dia 28 de Abril, uma Comitiva do Ministério das Obras Públicas de Angola, constituída pelo Director Nacional de Materiais de Construção, pelo Consultor do Vice-Ministro das Obras Públicas de Angola e pelo Técnico Superior do mesmo Ministério.
.
Instituto da Educação e Cidadania é a uma grande mais-valia
A última reunião do Executivo de Oliveira do Bairro teve lugar, nas instalações do Instituto de Educação e Cidadania (IEC) da Mamarrosa, dando assim sequência ao objectivo do Executivo de realizar, até ao final do mandato, reuniões descentralizadas em todas as sedes de Freguesia do Concelho. Faltam agora Oiã e Oliveira do Bairro.
.
Freguesia da Moita em festa com inauguração do Lar
A Freguesia da Moita esteve em festa, no passado domingo, com a inauguração do Lar de Idosos do Centro Paroquial da Moita. O evento, presidido pelo Bispo de Aveiro, D. António Francisco, foi comemorado com toda a pompa e circunstância e mobilizou toda a comunidade. O próximo passo é a construção da Creche.
...

Sábado "cheio" na Biblioteca Municipal de Anadia

5/08/2009 09:01:00 da tarde Publicado por Carla Teixeira

Amanhã, 9 de Maio, pelas 15 horas, terá lugar, na Biblioteca Municipal de Anadia, a inauguração da exposição evocativa das segundas invasões francesas, subordinada ao tema "Movimentações militares na Bairrada - Maio de 1809". De seguida, vai proceder-se à cerimónia de entrega dos prémios aos vencedores e participantes no concurso de poesia "Letras da Primavera". Por volta das 16 horas, dar-se-á início a uma representação teatral baseada na obra "Apaixonados", preparada no âmbito do projecto "Oficinas Criativas" lançado pela biblioteca no passado mês de Março.

Publicado em «Jornal da Mealhada»

Vital Moreira não vai "para encher os bolsos"

5/08/2009 08:48:00 da tarde Publicado por Ana Jesus Ribeiro


Política "rouba" dinheiro a Vital Moreira

Como eurodeputado, Vital Moreira vai ganhar menos dinheiro. Contrariando a premissa popular de que "os políticos só estão lá para encherem os bolsos", o constitucionalista Vital Moreira vai perder dinheiro por se aventurar na política. O cabeça de lista do PS às eleições europeias já admitiu publicamente que vai baixar os seus rendimentos caso seja eleito para o Parlamento Europeu. O que é quase certo, uma vez que é o número um da lista. Tendo em conta que, só com um parecer, Vital Moreira recebeu da Câmara Municipal de Lisboa 24 mil euros, em 2008, os 7500 que vai auferir mensalmente em Estrasburgo podem mesmo ser "penalizadores".

[Texto enquadrado em artigo publicado (impresso) hoje no Diário de Notícias:] http://dn.sapo.pt/inicio/portugal/interior.aspx?content_id=1225319
Foto Retirada do Blog "forumsede.blogspot.com"

Apresentação da Feira da Vinha e do Vinho 2009

5/08/2009 07:06:00 da tarde Publicado por Jolly Jumper

Apresentação do programa da Feira da Vinha e do Vinho 2009, segunda-feira, dia 11 de Maio.

OBESIDADE INFANTIL EM DEBATE

5/08/2009 05:06:00 da tarde Publicado por Carla Teixeira

O Centro de Saúde de Anadia, em colaboração com a Rede Social local e com a Câmara Municipal de Anadia, organiza na próxima quinta-feira, dia 14 de Maio, no Cine-Teatro, o Fórum Obesidade Infantil. Porque a alimentação tem uma influência determinante no desenvolvimento emocional, intelectual e social dos cidadãos, é urgente debater a forma como se alimentam os mais novos, ainda mais numa altura em que o número de obesos em todo o mundo é crescente e que a procura de consultas para este problema disparou, sem que os hospitais consigam dar resposta a tantas solicitações. No âmbito desta iniciativa, que merece o aplauso de todos os anadienses pela importância do tema em análise, passarão pelo Cine-Teatro de Anadia alguns dos especialistas que lidam mais de perto com o problema da obesidade nas crianças, em particular no concelho de Anadia, sendo também de destacar a presença do médico João Breda, em representação da Direcção-Geral de Saúde.
Numa altura em que cerca de metade da população mundial sofre já de problemas relacionados com excesso de peso e obesidade, entre as crianças portuguesas esta começa a ser também uma questão prioritária: a procura de consultas de obesidade infantil aumentou exponencialmente ao longo dos últimos anos, de tal forma que os hospitais nacionais não têm conseguido encontrar resposta para as inúmeras solicitações de tratamento que recebem. Em virtude dessa situação, muitas unidades de saúde limitam-se a aceitar os casos mais graves ou em que existem outras doenças associadas ao excesso de peso (hipertensão ou diabetes, por exemplo), declinando o atendimento aos restantes. O «Diário de Notícias» referia há dias que, no Hospital de São João, no Porto, um dos poucos que tem uma consulta organizada para crianças e adolescentes, “mais de metade dos casos referenciados não são aceites”.
Nos casos menos graves, a tendência dos hospitais parece ser a de encaminhar os doentes para os centros de saúde, onde os médicos nem sempre têm o tempo e o apoio adequados, designadamente no que diz respeito a consultas de nutrição ou psicologia. É exactamente por isso que esta iniciativa do Centro de Saúde de Anadia se reveste de enorme importância: porque mais vale prevenir do que remediar, e porque só conhecendo as normas para uma alimentação mais equilibrada e saudável, bem como os mecanismos para potenciar a luta contra a obesidade, teremos condições de ajudar as nossas crianças a evitar cair nessa situação. Segue, por isso, o programa completo do Fórum sobre Obesidade Infantil, cujo lema é «Dizem que sou gordinho. Serei?».

Quinta-feira
14 de Maio de 2009

8h45: Abertura do Secretariado

9h00: Sessão Solene de Abertura

9h30: Pandemia do Séc. XXI – Factos Mundiais, Nacionais e Locais: Abordagem sócio-económica
Prelector: Enfª Silvana Marques, Centro de Saúde de Anadia
Moderador: Professor Doutor Jorge Simões, Universidade de Aveiro

10h15: Monitorização IMC numa Escola do Concelho
Prelector: Enfª Carmen Santos, Centro de Saúde de Anadia
Moderador: Profª Alexandra Gonçalves, Agrupamento de Escolas de Vilarinho do Bairro

10h45: Intervalo para Café

11h15: Alimentação e Obesidade — Perspectiva Sociocultural
Prelector: Dr. João Breda, Direcção-Geral da Saúde
Moderador: Drª Marisa Santos, Psicóloga no Centro de Saúde de Anadia

12h15: Intervalo para Almoço

14h00: Alimentação da Criança e Comportamentos Saudáveis
Prelector: Paulo Abrantes, Dietista no Hospital José Luciano de Castro
Moderador: Dr. Mário Rui, Centro de Saúde de Anadia

14h45: Obesidade: Consequências para a Saúde
Prelector: Dra Maria João, Pediatra no Hospital José Luciano de Castro
Moderador: Dr. Mário Sousa, Centro de Saúde de Anadia

15h30: Intervalo para Café

15h45: Estratégia de Intervenção na Comunidade
Prelector: Dra Fernanda Pinto, Delegada de Saúde do Centro de Saúde de Anadia
Moderador: Enfª Silvana Marques, Centro de Saúde de Anadia

15h45: Conclusões

17h15: Sessão de Encerramento

Homenagem à Obra de Fausto Sampaio no Museu do Oriente

5/08/2009 02:01:00 da tarde Publicado por Jolly Jumper

[ Fausto Sampaio (1893-1956), natural de Anadia, surdo-mudo desde a infância, notável pintor contemporâneo, foi discípulo de Jules Renard, tendo frequentado as academias de Paris. Expõe, pela primeira vez, em Lisboa, no ano de 1930. Fausto Sampaio distinguiu-se como grande paisagista. Exprimia profundos sentimentos pela natureza, brilhou pelo uso apurado da cor e pela predominância das atmosferas embaciadas ou luminosas.
...
Foi inexcedível na representação das terras do Vale do Vouga e foi um dos mestres do pintor ilhavense Cândido Teles, a partir de 1939, que dele terá perfilhado o gosto pelas representações pictóricas dos coloridos moliceiros da Ria de Aveiro. Está representado em vários museus nacionais e famosas colecções particulares. Artista do período naturalista, de transição para o modernismo, a sua obra revela o conhecimento e admiração pelo oriente o que o levou também a aderir ao “orientalismo”, próprio da pintura da sua época. As suas obras são não só fruto da vivência das terras por onde andou, de África ao Oriente, de Macassar a Goa, Diu, Damão ou Timor, mas também daquelas em que viveu, como Macau ou S. Tomé. Grande paisagista brilhou pelo uso apurado da cor e pelas atmosferas embaciadas ou luminosas.
...
(...)
...
Fausto Sampaio, manejando o lápis, a pena, o pincel e a espátula foi universal, porque a sua pintura, carregada de sentido poético, abrangeu o homem, a terra, o mar, o céu, e fez perdurar para sempre o momento em que o artista vivia. Foi um pintor do Universal e no Universal, reside precisamente a superioridade! Cerca de 60 obras, algumas de colecções do Governo, de particulares e outras da própria família, irão estar expostas no Museu do Oriente, na Galeria Sul, de 8 de Maio, data em que se comemora o primeiro aniversário do Museu do Oriente, até 27 de Setembro.]
FONTES & VER +EM:
http://www.cnaf-familia.org/?p=104
...
Publicado em Pensar Real

Dizeres

Ontem fui jantar a Anadia, e entre uma conversa e outra desfolhei o jornal RB até à páginas dos poemas!
Delicio-me a ler o que os leitores publicam.
Aqui deixo um poema do Camelo das Quintas, colaborador do RB, sobre a Feira da Vinha e do Vinho...
Como ainda não há novidades, cá fica.

A Feira


Na Feira da Vinha e do Vinho
cheira a sardinha assada
o negocio vai devagarinho
mas anda alegre a rapaziada

Em dias de sol e calor
dizem todos, este ano é que vai ser
mas logo mudam de humor
quando começa a chover

Culpam tudo e toda a gente
menos o S. Pedro
o povo nunca está contente
mas isso já não é segredo

Eu sou Camelo e teimoso
difícil de desanimar
mesmo com o tempo manhoso
comigo podem sempre contar

Professor,Jorge, Pedros, Paulos,
Ana e Marta
desculpem aqueles que não me lembro
para dizerem bem de vocês que se farta
organizem a Feira talvez em Dezembro!

camelodasquintas. 21/06/2007


O Camelo é um bom tema para um próximo post...