Gândara cada vez mais perigosa

5/03/2011 04:07:00 da tarde Publicado por Jolly Jumper

Anadia: GNR foi alertada mas ladrões fugiram
Trio encapuzado rouba 6 fábricas

Em apenas dois dias, três encapuzados assaltaram seis das nove empresas da Zona Industrial de Amoreira da Gândara, em Anadia, furtando ferramentas eléctricas, portas, caixilhos metálicos e, até, peças do motor de uma carrinha. No último assalto, a GNR foi alertada, mas os ladrões fugiram sem deixar rasto.

"Eu sabia que, na noite anterior, duas das fábricas, uma delas desactivada, tinham sido assaltadas. Passei no local por volta das 00h30 de quinta-feira, mas estava tudo calmo", contou ao CM Luís Portovedo, proprietário da carpintaria, onde os ladrões furtaram ferramentas eléctricas e peças do motor da Ford Transit estacionada no interior da empresa. Tinham destruído o alarme e entrado pela janela. "Quem era sabia o que fazia. Desmontaram e levaram os sensores e outros componentes do motor", explicou o empresário.

O alerta foi dado às 02h45, já a carpintaria tinha sido assaltada, quando Ivo Ambrósio ouviu o alarme da empresa gráfica em frente da sua casa tocar. "Não tocou mais do que uns segundos. Passado pouco tempo vi dois homens encapuzados a sair calmamente ao encontro de um terceiro que estaria cá fora a vigiar", disse ao CM a testemunha que imediatamente alertou a GNR.

"A patrulha demorou três minutos, mas já não havia rasto deles", acrescentou Ivo Ambrósio.

Todas as fábricas, à excepção de uma, estavam protegidas com sistema de alarme, que não foi obstáculo para os ladrões. Em alguns casos, a entrada foi pelas janelas do primeiro andar, em outras foi pelo estroncamento dos canhões das fechaduras. O caso está a ser investigado pelo Núcleo de Investigação Criminal da GNR de Anadia. 
In CM