Casamento Homosexual em Debate

3/24/2010 02:58:00 da tarde Publicado por Ana Jesus Ribeiro








O Museu do Vinho Bairrada, em Anadia, foi o local escolhido por dois anadienses, André Ferreira Oliveira e Sérgio Bandeira, para um debate subordinado ao tema "Casamento e Adopção entre pessoas do mesmo sexo", o qual foi moderado por Teresa Alegre, Directora do semanário Região Bairradina.

A iniciativa, aberta a toda a comunidade, contou com a participação de mais de duas dezenas de pessoas dos diversos quadrantes políticos e outras correntes, que deram a sua opinião sobre o assunto.

De acordo com os promotores o objectivo do evento é suscitar o debate na comunidade sobre os mais diversos temas da actualidade, daí que esta tenha sido a primeira de várias acções que irão lugar nos próximos meses.

Quanto ao assunto propriamente dito, as opiniões expressas foram as mais diversas, contudo deu para perceber que a maioria dos presentes não comunga do diploma que foi aprovado pela Assembleia da República e que regula o casamento entre pessoas do mesmo sexo.

Um dos problemas levantados era a questão dessa união se chamar casamento, o que no entender de muitos, poderia por em causa o conceito enquanto instituição, bem como os valores que estão agregados.

Havia quem defendesse que se deveria dar uma outra designação, sendo que o importante era que se garantisse os direitos dessas mesmas pessoas.

Relativamente à adopção de crianças as reticências também foram mais do que muitas, não reunindo o consenso entre os presentes.

Um dos pontos levantados pela plateia foi a questão da realização do referendo. Alguns dos presentes defenderam que o assunto deveria ter sido alvo de uma discussão mais ampla, junto da população, que deveria expressar a sua opinião através do referendo.
[Artigo publicado no jornal Região Bairradina]
[Imagens Exclusivas ASG da autoria de Ana Jesus Ribeiro / Leiam a imagem]

Estação será montra do território Bairrada

3/24/2010 12:05:00 da tarde Publicado por Jolly Jumper

A estação de comboios da Curia, há vários anos encerrada, vai ser ocupada pela Rota da Bairrada. A associação pretende transformar o espaço numa montra dos oito municípios que compõem a Bairrada. A inauguração está prevista para 17 de Abril.

O magnífico edifício da estação de caminho-de-ferro da Curi, projectado por Cottinelli Telmo, e inaugurado em 1944, que durante décadas recebeu turistas para aquela estância termal de Anadia, vai voltar a acolher visitantes. A estação, encerrada há meia-dúzia de anos, vai servir de sede da Associação Rota da Bairrada, que pretende transformar o espaço numa montra dos oito municípios da Bairrada.

Ver na íntegra em JN

Laurentino Dias: Velódromo de Anadia é peça essencial para o sucesso das selecções

3/24/2010 01:17:00 da manhã Publicado por Jolly Jumper

O velódromo de Anadia é uma peça essencial para o sucesso das selecções nacionais de ciclismo de estrada, pista, BTT e BMX, defendeu esta terça-feira o secretário de Estado do Desporto, Laurentino Dias.

Em Anadia, durante a cerimónia de apresentação das selecções nacionais de ciclismo de estrada, pista, BTT e BMX e dos novos equipamentos, Laurentino Dias destacou a importância para o desporto nacional de centros de alto rendimento como o de Anadia, um equipamento inaugurado em Setembro de 2009 que representou um investimento aproximado de 14 milhões de euros. (...)

O Velódromo de Anadia serviu esta terça-feira de palco para apresentação, pela Federação Portuguesa de Ciclismo e pela Liberty Seguros (principal patrocinador), das selecções nacionais de ciclismo de estrada, pista, BTT e BMX e dos novos equipamentos.

Comandada por José Poeira, a selecção nacional de estrada de elites tem como grandes destaques os ciclistas Cândido Barbosa, Ricardo Mestre, Samuel Caldeira, Tiago Machado, Vítor Rodrigues e o vice-campeão olímpico Sérgio Paulinho.

A ler na íntegra em O Jogo