Inauguração da Ponte de Canha acaba com estrangulamento de trânsito

9/11/2009 06:53:00 da tarde Publicado por Jolly Jumper

Nova Ponte de Canha põe fim ao estrangulamento de trânsito entre a EN 235 e a movimentada EN1
...
O município de Anadia consumou ontem um desejo antigo, várias vezes sublinhado por Litério Marques, presidente da autarquia. A inauguração da nova Ponte de Canha, que veio colocar um ponto final na perigosidade que representava a velha e estreita ponte, no entroncamento da EN235 com a movimentada EN1, na Malaposta, onde o cruzamento com semáforos que existia também deu lugar a uma espaçosa rotunda, num investimento global que ultrapassou os dois milhões de euros.
...
Ontem, dia oficial da inauguração, Litério Marques, na presença do secretário de Estado das Obras Públicas, não deixou de manifestar a sua satisfação pela concretização da “aspiração antiga”. Mas, uma vez mais, aproveitou a presença do governante para insistir em duas outras reivindicações em termos de vias rodoviárias: a ligação de Anadia à A1, bem como a necessidade de construção da A32.
...
(Ler notícia completa na edição em papel)

António Jorge Pires

Dois Anadienses no POISON POOL Bola 8!

9/11/2009 03:47:00 da tarde Publicado por Ana Jesus Ribeiro

No 1º Torneio International POISON POOL BOLA 8 que se iniciou hoje à tarde, no Pavilhão dos Desportos em Anadia, pelas 15 horas, consta dois anadienses a participar:

José Adriano (à esquerda), residente na Moita.
Acácio Sanches, residente na Mata.

Prova, igualmente, com o apoio da empresa Bilhares Carrinho, com sede em Avelãs de Caminho.
[Foto Direitos de Autor de "Leiam a imagem"]

Salientar o positivo

Se em comentários, num post sobre o Predator 10 Ball, afirmei que a Câmara devia apostar mais na divulgação dos eventos, devo também salientar o forte ambiente mediático em torno da inauguração do Velódromo Nacional. É este o caminho a seguir.
...
Se tivéssemos conseguido fazer o mesmo com o Predator, era "ouro sobre azul".

Lino Pintado quer valorizar as pessoas em detrimento do cimento armado

9/11/2009 09:00:00 da manhã Publicado por Ana Jesus Ribeiro


Candidato à Câmara Municipal de Anadia pelo PS apresentou projecto político para o concelho


O PS Anadia apresentou os cabeças de lista às eleições autárquicas de 11 de Outubro na Curia, no dia 5. Lino Pintado, candidato à presidência da Câmara Municipal, além de apresentar um projecto “de verdadeira modernidade” para o concelho disse estar orgulhoso dos seus candidatos, por se tratarem de “gente com carácter, que nos garante competência e uma campanha limpa e com dignidade”.

Quem não faltou à apresentação foi Maria de Bélem Roseira, cabeça de lista do PS pelo círculo de Aveiro à Assembleia da República, que lembrou a aprovação da legislação que limita os mandatos aos autarcas. . “Quando nos mantemos muito tempo nos primeiros lugares, começa a faltar a criatividade e energia, porque há instalação de poder que leva à inacção”, defendeu. “É essencial para a Câmara de Anadia poder contar com Lino Pintado”, rematou.

Cardoso Leal, cabeça de lista à Assembleia Municipal, lembrou que o PS Anadia tem sido sempre oposição mas agora “ambicionamos realizar o nosso programa”, porque “Anadia precisa de novos protagonistas”. O candidato lembrou que as carências de há quatro anos continuam a ser as mesmas em Anadia, referindo-se à falta de saneamento e à “muito fraca” utilização dos parques industriais. Foram “quatro anos perdidos para Anadia”, atirou. Cardoso Leal disse ainda que caso vença, “queremos ter um comportamento mais democrático na Assembleia Municipal do que aquele que encontrámos”.


Candidatos foram “convidados e não aliciados”

Já Lino Pintado fez questão de sublinhar que os candidatos às Juntas foram “convidados e não aliciados”. Em jeito de balanço, lembrou que os 30 anos de governação PSD não serviram “para nada: o saneamento não cobre 40% do concelho; os três parques industriais não servem para nada; a dinâmica sociocultural não existe”. Assim, o candidato concluiu que tanto tempo também não serviu para aprender como se faz e que o problema é “falta de competência”.

Sobre o projecto de modernidade apresentado, Lino Pintado falou de reorganização administrativa, “que está obsoleta”, sendo sua pretensão certificar os serviços. “Queremos também transformar Anadia em cidade educativa. A adesão a esta rede é uma linha de força do nosso projecto”, explicou Lino Pintado.

Tornar Anadia uma “comunidade digital” é outro dos objectivos do PS Anadia: “O recurso às novas tecnologias é um imperativo, para todos os serviços do concelho”, disse. “Anadia, um espaço de qualidade” é outra das bandeiras dos socialistas - com a criação de espaços verdes e harmoniosos -, assim como “Anadia um património, uma identidade”, lembrando o candidato “o processo indigno de apagar a memória do concelho”.


Cabeças de lista às Juntas

O PS Anadia conta com os seguintes cabeças de lista às Juntas de Freguesia:

José Lagoa (Aguim); Lídia Pato (Amoreira da Gândara); Alcides Barreto (Ancas); Ana Júlia Póvoa (Arcos); Adriana Conde (Avelãs de Caminho); Simão Pedro (Avelãs de Cima); José Maria Ribeiro (Mogofores); José Santos (Moita); Carlos Justiça (Óis do Bairro); Artur Gorjão (Paredes do Bairro); Hipólito Santos (Sangalhos); Celso Almeida (São Lourenço do Bairro); Arsénio Almeida (Tamengos); Bertino Fernandes (Vila Nova de Monsarros) e João Libório (Vilarinho do Bairro).

[Texto redigido e enviado por "Quiosque das Letras"]

[Foto de "Quiosque das Letras" I Pós-produção de "Leiam a imagem"]