"Se houve atentado, não foi contra Sá Carneiro"

12/04/2011 10:00:00 da manhã Publicado por Jolly Jumper

António Capucho, figura destacada do PSD, disse no sábado, em Anadia, que, "se houve atentado em Camarate, não foi contra Sá Carneiro", porque não estava previsto o fundador do partido ir no avião que se despenhou em 1980.

António Capucho falava na Curia como orador convidado da conferência 'Sá Carneiro, o Homem e o Político', organizada pelo PSD de Anadia na véspera da passagem de 31 anos sobre a morte de Francisco Sá Carneiro, a 04 de dezembro daquele ano.

"Reuníamos frequentemente num restaurante e almoçamos lá no dia em que morreu. Não era suposto ele ir para o Porto, mas sim fazer campanha em Setúbal, só que, como a Helena Roseta [então destacada militante do partido] tinha retomado a campanha eleitoral e ia estar em Setúbal, entenderam ser melhor ele ir ao Porto", contou.

"Tinha bilhete na TAP e Adelino Amaro da Costa [ministro da Defesa] é que lhe disse que também ia para o Porto. O Patrício Gouveia [chefe de gabinete do primeiro-ministro] disse-lhe que não ia porque o avião tinha vindo do Algarve já com problemas, mas ele [Sá Carneiro] quis ir com o Adelino para combinar as coisas", descreveu, acrescentando que "só muito tarde é que ambos decidiram ir juntos na fatídica avioneta".

António Capucho disse não acreditar na tese de atentado contra o primeiro-ministro, considerando que "não se prepara em poucas horas uma sabotagem". Mais plausível seria, no seu entender, a possibilidade, levantada por Freitas do Amaral, de que o atentado tivesse por alvo o ministro da Defesa, para evitar revelações sobre alegados desvios do Fundo de Defesa do Ultramar.

"A propósito do Fundo, Adelino Amaro da Costa explicou-me que eram milhões desbaratados", comentou António Capucho.

Sobre a acção política de Sá Carneiro, António Capucho recordou a sua "persistente exigência, desde 1974, de realização de eleições autárquicas, que fez nascer o poder local democrático".

O orador aproveitou para criticar a "onda anti-municipalista que já vem do tempo de José Sócrates" e manifestou "preocupações" sobre o Documento Verde da Reforma da Administração Local, que "não augura nada de excecionalmente bom".

Por outro lado, sublinhou o quadro de estabilidade política em que o PSD e o CDS estão a governar: "Este ano foi possível o principal objetivo que Sá Carneiro pretendia - uma maioria, um governo e um presidente, não como fim em si mesmo, mas para melhorar a qualidade de vida do povo português".

Na sua opinião, "será bom que a nova geração do PSD no poder não deixe de defender os interesses de Portugal e não desperdice esta oportunidade histórica".

ACIB promove Sorteio de Natal do Comércio Local

12/04/2011 02:08:00 da manhã Publicado por Jolly Jumper

A ACIB – Associação Comercial e Industrial da Bairrada está a promover, durante a época natalícia, várias iniciativas de forma a promover e a animar o comércio local dos concelhos de Anadia e Oliveira do Bairro.

Desde 01 até 31 de Dezembro, decorre o Sorteio de Natal do Comércio Local, que consiste na entrega de uma senha, ao cliente, por cada 15€ de compras efectuadas durante esse mês, nas lojas aderentes, que o habilitará ao sorteio dos seguintes prémios em cada concelho:

1º - Uma viagem à Madeira para duas pessoas, quatro dias, três noites, em regime de meia pensão, com taxas e transferes incluídos, válido de Janeiro a Abril, excluindo os períodos de Páscoa e Carnaval
2º - Cabaz de compras dos supermercados Ponto Fresco (Mamarrosa/Oiã)
3º - Tratamento de beleza no Centro de Estética Ilha dos Sonhos (Oliveira do Bairro)
4º – Espelho da Biselarte
5º - Electrodoméstico da Electro Silvério (Bustos)
6º - Um cabaz de compras dos supermercados Intermarché (Oliveira do Bairro)
7º - Electrodoméstico da Electro São Sebastião (Anadia)
8º - Perfume da Pó D’Arroz (Anadia)
9 º - Jantar para duas pessoas no Restaurante Casa do Sargento (Malaposta)
10º Jantar para duas pessoas no Restaurante Stop (Oiã)
11º - Jantar para duas pessoas no Hotel Paraíso (Oliveira do Bairro)
12º - Caixa com três garrafas Frei João das Caves São João (Sangalhos)
Do 13º ao 33º - 20 Vales de descontos de 15% na loja Magna Casta (Anadia)

As senhas, depois de devidamente preenchidas e carimbadas pelas lojas, deverão ser depositadas numa tômbola, que estará no centro das duas cidades. Em Anadia, estará na Praça do Município e, em Oliveira do Bairro, no jardim da Avenida Abílio Pereira Pinto, em frente Biblioteca.

O resultado do sorteio será anunciado a 05 de Janeiro de 2011.

Esta iniciativa tem o apoio das Câmaras Municipais de Anadia e de Oliveira do Bairro, da Incograf, do Jornal da Bairrada e do Região Bairradina, bem como o patrocínio das Caixas de Crédito Agrícola de Anadia e Oliveira do Bairro, dos supermercados Ponto Fresco, do Intermaché de Oliveira do Bairro, do Centro de Estética Ilha dos Sonhos, da Electro Silvério, da Electro São Sebastião, da Biselarte, do Pó D’Arroz, do Restaurante Stop, do restaurante Caso do Sargento, do Hotel Paraíso e da Magna Casta.

Lojas Participantes – Sorteio de Natal
Centro de Estética Ilha dos Sonhos (Oliveira do Bairro)
Centro de Estética Ilha dos Sonhos (Oliveira do Bairro
Ginóflorista (Oliveira do Bairro)
Glam (Oliveira do Bairro)
Lialsan (Oliveira do Bairro)
Naturadélia (Oliveira do Bairro)
Óptica Arromba (Oliveira do Bairro)
Óptica Ruivo (Oliveira do Bairro)
Ourivesaria Paraíso (Oliveira do Bairro)
Padaria Abílio Ribeiro (Anadia)
Perfoto (Oliveira do Bairro)
Pó D'Arroz (Anadia)
Sapataria Duarte (Avelãs de Caminho)
Sapataria Popular (Oliveira do Bairro)
Supermercados Intermarché (Oliveira do Bairro)
Supermercados Ponto Fresco (Mamarrosa/Oiã)