Poluição de regueira foreira contamina Rio Cértima

1/21/2012 12:22:00 da tarde Publicado por Jolly Jumper

A rutura numa caixa de saneamento básico terá estado na origem da contaminação de uma regueira foreira que desagua no rio Cértima.

Depois de alertado pelo Jornal da Bairrada, António Floro, autarca de Sangalhos, que se mostrou inicialmente surpreso com a situação, que desconhecia, em colaboração com os Serviços Municipalizados de Água e Saneamento de Anadia (SMAS), conseguiu detetar a origem do mau cheiro que se fazia sentir ao longo do caminho do Barroco, em Sá-Sangalhos e junto à Ponte do Moínho Novo.

Depois de uma deslocação, no dia 4, ao local para se inteirar do problema, António Floro e uma equipa dos SMAS fizeram a pé, no dia seguinte, o percurso da regueira foreira e conseguiram detetar a origem do foco poluente – uma caixa de saneamento básico rebentada e subterrada (talvez por descuido, de uma máquina agrícola) que terá causado o entupimento do ramal de saneamento, fazendo com que este transbordasse para a regueira foreira e contaminasse o leito do rio.

“Já detetámos a origem do problema e todas as caixas de saneamento na zona estão a ser revistas. De dentro de uma delas foi retirado um enorme plástico de embalar paletes”, revelou o autarca de Sangalhos, alertando ainda para descuido e facilitismo das pessoas que acabam por ser as responsáveis por estes problemas.

Catarina Cerca

A notícia completa em JB