ACIB elege novos corpos sociais

3/31/2012 10:06:00 da tarde Publicado por Jolly Jumper

Emília Abrantes, da empresa Equiargue, foi reeleita presidente da ACIB – Associação Comercial e Industrial da Bairrada, numa votação que decorreu durante a Assembleia-Geral (AG) de 27 de Março, na sede da Associação, no Espaço Inovação, na Zona Industrial de Vila Verde, em Oliveira do Bairro.

Da direcção que irá conduzir a ACIB durante o próximo triénio de fazem ainda parte como vice-presidentes Alfredo Rodrigues, da Diferencial, Rui Filipe Santos, da Higisantos, Rui Reste, do Ponto Fresco, e Rui Santos, da Santos & Cruz, como tesoureiro. Os vogais são Pedro Silva, da Pedro M. Silva – Design Têxtil, Nelson Lopes, da Nélson dos Leitões, Henrique Resende, da Medicértima, Clementina Trindade, da Incograf, Pedro Alegre, da Quinta do Ortigão, Maria Adélia Martins, da Naturadélia, Carlos Ribeiro, da Anadiana, Óscar Damaya, do Hotel Paraíso, Armindo Silva, da Solinar, e Victor Condeço, da Lusogolfe.

Para a Assembleia-Geral, foram reeleitos Miguel Roque, da Porcel, como presidente, Fernando Pinhal, da Kiwicoop, como vice-presidente, e Fernando Silva, da CALCOB, como secretário. Para o Conselho Fiscal, foi eleito como presidente, António Ferreira, da Caixa de Crédito Agrícola de Oliveira do Bairro, e Jorge Abrantes, da Morol, e João Paulo Sol, da Volumes ao Cubo Courier, como vogais.

Antes da eleição dos novos corpos sociais, a ACIB reuniu em Assembleia Geral Ordinária para realizar a apreciação e a votação do relatório e contas da Associação respeitante a 2011.

Internet gratuita no concelho

3/31/2012 12:04:00 da tarde Publicado por Jolly Jumper

Dentro de dois meses, o concelho de Anadia vai ficar coberto com uma rede de espaços internet de acesso gratuito. O Município vai instalar uma estrutura de rede sem fios, vulgo pontos de acesso wireless, nos principais centros urbanos do concelho, com o intuito de disponibilizar acesso livre à internet aos munícipes e visitantes.

O projecto foi dado a conhecer, na passada sexta-feira, dia 23, pelo executivo anadiense. A vice-presidente, Teresa Belém, em traços gerais, falou da rede que envolve as 15 Juntas de Freguesias e 14 Instituições de Solidariedade Social do concelho que têm resposta social, no âmbito da Terceira Idade. O investimento ronda os 590 mil euros. É financiado em 80 por cento pelos Fundos Comunitários. Os restantes 20 por cento são suportados pela autarquia.

A rede assenta em quatro eixos de acção. O primeiro visa dotar as 15 Juntas de Freguesia com um Espaço internet de acesso público. Nesse sentido serão colocados dois computadores em cada sede. As Juntas terão apenas que disponibilizar o espaço, a energia e fazer a divulgação do serviço.

O segundo é o prolongamento destes espaços internet em alguns locais de carácter público, social e de grande frequência de munícipes. Haverá 59 postos de acessos.

O terceiro passa por implementar em diversos espaços públicos do concelho (equipamentos desportivos e sociais), pontos de rede wireless garantindo o acesso gratuito à internet a todos os cidadãos que utilizem esses espaços.

Finalmente, um quarto que é a promoção da sociedade de informação e da internet aos utentes das IPSS’s do concelho, com a deslocação de técnicos e computadores às instituições em visitas periódicas. Cada sessão terá a duração de duas horas, com duas a três sessões por mês. Estas unidades móveis arrancam já no dia 2 de Abril, com a Associação Social de Avelãs de Caminho e a Casa do Povo de Amoreira da Gândara, as primeiras instituições a serem visitadas.