Anadienses desaparecidos

6/22/2010 12:00:00 da tarde Publicado por Jolly Jumper

Um homem de 37 anos sobreviveu a 19 horas no mar, entre Ovar e Aveiro, agarrado a uma balsa flutuante e sem colete. Foi avistado por acaso por pescadores de uma traineira de Matosinhos, que o resgataram. Os quatro homens que pescavam com ele desapareceram.(...)

Paulo Teixeira viu dois companheiros desaparecer imediatamente no mar. Um deles era António Martins Carrancho, 52 anos, proprietários de talhos em Oliveira do Bairro e Anadia, a quem nasceu um neto no dia da tragédia (ver texto ao lado). O outro desaparecido, Pedro Rodrigues Neves, 51 anos, de Pampilhosa do Botão (Mealhada), tem dois filhos, de 7 e 15 anos, trabalhava na fábrica Cinca. António Carrancho era dono da embarcação onde os cinco planeavam passar um dia de pesca lúdica.

"Ninguém nos vem buscar"

Tinham saído às 6 horas de domingo da marina da Gafanha da Encarnação, Ílhavo, e naufragaram cerca de três horas e meia depois. Os outros dois tripulantes - Arlindo Costa, 48 anos, mecânico em Ancas (Anadia) e Luís Costa, 21 anos, pai e filho - agarraram-se também à balsa quando o barco afundou.

Paulo contou que Arlindo e Luís se começaram a soltar lentamente. Segundo relatou aos pescadores que o salvaram, Arlindo, o pai, resistiu até cerca do meio-dia; Luís aguentou mais tempo, até às 19 horas, altura em que se declarou desesperado. Paulo contou que Luís queria desistir. "Ninguém nos vem buscar, vamos morrer agora para não sofrer tanto", terá dito o jovem de 21 anos. E depois ter-se-á deixado ir no mar.

Paulo "aguentou-se porque estava com o corpo preso na balsa", afirmou Francisco "Camacinhos". Da traineira, o sobrevivente foi transferido para o salva-vidas "Nossa Senhora dos Navegantes" e levado para o hospital de Aveiro pelos Bombeiros Voluntários de Ílhavo, em estado de hipotermia.

Quando chegou à lota de Aveiro, entrou na ambulância pelo seu próprio pé, o que impressionou o comandante da capitania, Coelho Gil. "Estar 19 horas dentro de água, com água fria, e estar tão bem, sem aparentar mazelas físicas físicas, é muito raro", disse ao JN. As causas do acidente estão por apurar, tendo-se iniciado entretanto um inquérito.

Notícia publicada em JN