Matou prostituta drogado e com medo da SIDA

10/05/2011 05:03:00 da tarde Publicado por Jolly Jumper

Homem acusado de homicidio e profanação de cadáver alega ter cometido os crimes "alterado".

O homem de 36 anos que estrangulou até à morte uma jovem prostituta romena, em Anadia, justificou o acto tresloucado por estar drogado e a vítima lhe ter dito que tinha SIDA quando mantinham relações sem protecção.

A versão contada ontem em tribunal por P. Rocha, mostrando-se “muito arrependido”, contrariou depoimentos seus na fase de inquérito que constam da acusação, segundo a qual não chegou sequer a haver sexo no encontro mantido na residência do arguido, em Couvelha, por recusa da mulher.

No entanto, de acordo com o homicida confesso, a prostituta de apenas 20 anos ficou “nervosa por não ter droga” mas “acalmou” e anuiu manter relações. “O preservativo saiu, só parei quando ela disse que tinha SIDA e aí exaltei-me por poder ficar com a vida desgraçada”, contou.

No meio da discussão, ainda segundo o relato do arguido em tribunal, a vítima atirou-lhe com gás pimenta e deram-se as agressões fatais. “Agarrei-a pelo pescoço, não me lembro bem como”.

Nos autos de apreensões das buscas da Polícia Judiciária (PJ) de Aveiro não consta qualquer objecto com gás paralisante.

A rapariga caiu na cama “e não se mexeu mais”. Apercebendo-se que estava morta, P. Rocha levou o cadáver na bageira do carro e lançou-o num silvado, debaixo do pontão da auto-estrada do Norte (A1), em Oiã, no vizinho concelho de Oliveira de Bairro.

No dia seguinte, o serralheiro foi trabalhar para uma obra, na praia da Barra, Ílhavo, onde seria detido pela PJ. Confessaria o crime e indicou o local do corpo.

Telemóvel pode ajudar a provar depoimento
O colectivo chegou ontem a activar o telemóvel do arguido, apreendido à ordem do processo, e confirmou chamadas no dia do crime, a 14 de Desembro do ano passado.

Nas horas anteriores, o homem terá contactado uma conhecida de Águeda com quem alegadamente consumiu droga (heroína e cocaína) antes de marcar encontro com a romena. “Tinha ido levar a minha namorada ao aeroporto e sentia-me livre”, contou, garantindo que ficou “alterado” pela droga.

O tribunal vai tentar contactar a presumível fornecedora da droga para depor como testemunha, tendo ainda pedido a presença, na próxima audiência, do clínico que fez o relatório das faculdades mentais de P. Rosa.

Aquando da detenção, a PJ admitiu que o homicida, actualmente em prisão domiciliária com vigilância electrónica, tivesse agido por motivações passionais, por ter criado uma “obsessão” pela romena, devido à sua juventude e beleza, a quem recorria desde há meio ano regularmente. Mas em tribunal, assumiu ter mantido pelo menos dez encontros durante “meses”.

Publicado em Notícias de Aveiro

Outros artigos relacionados:

  1. Obsessão leva homem a estrangular prostituta
  2. Perícias devem atrasar julgamento de homicida de prostituta

Matou a mulher a tiro de caçadeira e suicidou-se (actualização)

10/05/2011 12:49:00 da manhã Publicado por Jolly Jumper

Mais duas notícias sobre este triste acontecimento. A primeira é do DN
Os reparos da mulher terão levado um antigo emigrante em França a disparar sobre esta a tiros de caçadeira, suicidando-se a seguir. O crime ocorreu por volta das 22:00 horas de terça-feira na localidade de Banhos, freguesia de Vilarinho do Bairro, concelho de Anadia, tendo a GNR do concelho assim como a Polícia Judiciária sido chamadas ao local.  

Elísio Marques, o emigrante reformado, que terá mais de 70 anos, alvejou mortalmente a mulher, Célia Marques, doméstica, tendo os disparos atraído a atenção de vizinhos. Quando estes se aproximaram da residência do casal, Elísio Marques ameaçou suicidar-se se alguém tentasse aproximar-se. Depois, inesperadamente, voltou a arma contra si e disparou uma vez.

O casal deixa um filho e uma filha, ambos na casa dos 50. A filha foi chamada ao local do crime; o seu irmão trabalha actualmente no estrangeiro. 

As razões deste acto violento permanecem por esclarecer, com os vizinhos a aventarem duas hipóteses. Para uns, tratar-se-ia de uma questão passional; para outros, o antigo emigrante sofria de um grave problema de alcoolismo, tendo passado por vários tratamentos. Na origem do crime poderia estar um reparo da mulher, que discordava do seu consumo excessivo de bebidas alcoólicas.
DN
E esta do Notícias de Aveiro:
Um homem alvejou mortalmente a mulher, de 61 anos, e suicidou-se, em Banhos, Vilarinho do Bairro, Anadia. 

O atirador, Elísio Jesus Marques, 71 anos, ex-emigrante em França, reformado, que ocupava o tempo a tratar de vinhas, usou uma caçadeira para pôr fim à vida da esposa em circunstâncias não apuradas em concreto, admitindo-se que estivesse embriagado. 

Quando vizinhos se aproximaram da casa, junto à capela do lugar, alertados pelo tiro, o homem, que terá arrastado ainda o corpo da vítima, ameaçou também pôr fim à vida. Apesar dos apelos, acabaria mesmo por desferir a arma contra si próprio. 

Os bombeiros e o INEM foram chamados pelas 22:12 e já terão encontrado o casal cadáver.
Segundo uma vizinha, o homem sofria de graves problemas de alcoolismo e poderá ter agido após discutir com a esposa por motivos não apurados. "Ela travava uma luta muito grande para ele deixar a bebida que lhes estragava a vida que tinham a dois", disse. 

Os falecidos tinham um casal de filhos e viviam sozinhos. Uma filha e a neta, já maior, compareceram no local.
Notícias de Aveiro