Fechem a Consulta Aberta, já!

4/07/2011 01:54:00 da manhã Publicado por Jolly Jumper


A sério... fechem! Fechem a "consulta aberta" e coloquem recursos humanos e materiais no Centro de Saúde. É preferível esta opção a não ter nada, que é o que realmente se tem em Anadia: um grande nada.

Perdemos as "urgências" e não foi criado um sistema coerente e eficaz para as substituir. Vamos lutar por um serviço de assistência que vá de encontro ás necessidades das populações. Não é lutar contra o regresso das urgências ou por uma Consulta Aberta nos moldes actuais... É, por exemplo, por um Centro de Saúde aberto 24 horas com profissionais suficientes que não tenham que andar entre o Hospital e os Centros de Saúde.

Faltam 19 médicos no agrupamento, mas há uma médica no Centro de Saúde que vai (creio que continua a ir) uma vez por semana para Vila Nova de Monsarrros PERDER uma manhã quando não tem lá doentes. Pois, a população de Vila Nova foi incentivada a registar-se no Centro de Saúde de Anadia.

Continuam a brincar com as populações e a não explicar, porque nem eles sabem, o que é que se necessita fazer.

E a culpa não é (só) do Sócrates, nem do Litério, nem do Correia... É sobretudo destes senhores e senhoras do Agrupamento de Centros de Saúde do Baixo Vouga que não têm a coragem de agir contra o sistema. Não querem perder o emprego, não é?

Que liberdade é esta que temos onde ninguém faz nada porque tem medo das consequências?