Distrito de Aveiro perde 18 escolas básicas

8/19/2011 12:43:00 da tarde Publicado por Jolly Jumper

A reorganização da rede escolar leva ao encerramento de várias escolas do 1.º Ciclo. Santa Maria da Feira é o concelho que perde mais estabelecimentos de ensino

No distrito de Aveiro, serão 18 as escolas do 1.º Ciclo do Ensino Básico que irão encerrar. O Ministério da Educação e Ciência anunciou, na quarta-feira, o encerramento de 297 escolas do 1.º Ciclo do Ensino Básico no próximo ano lectivo, no âmbito da reorganização da rede escolar (e com o acordo das respectivas autarquias).

Na região de Aveiro, Santa Maria da Feira é o concelho que perde mais escolas – quatro estabelecimentos de ensino vão encerrar. No município de Aveiro, confirma-se, também, o fecho da escola de Vilar.

A lista divulgada pelo Ministério da Educação confirma o encerramento de uma escola em Arouca, a EB Tojal, duas em Albergaria-a-Velha, a EB Outeirinho e a EB Paus, e uma em Ílhavo, a EB da Carvalheira. Na Mealhada, está confirmado o fecho da EB Lameira de S. Pedro, e em Oliveira do Bairro encerra a EB Passadouro.

No Norte do distrito, Santa Maria da Feira aparece em destaque com o fecho de quatro estabelecimentos: EB da Proselha, EB de Agoncida, EB de Igreja (Espargo), EB de Goim (Romariz). No município de Oliveira de Azeméis, encerram duas escolas, a EB Prof. D. Elvina Fernandes Dias e a EB de S. Roque, em Vila Chã de S. Roque.

Sever do Vouga é outro dos municípios que salta à vista na lista dos municípios do distrito que irão ver encerradas algumas escolas. O concelho perde três estabelecimentos de ensino: EB Rocas de Vouga, EB Sanfins e EB Couto de Esteves. Já Vale de Cambra perde a EB Santa Cruz e em Anadia fecha a EB Pedralva.

Em Aveiro, confirma-se o fecho da Escola de Vilar.
(Ler artigo completo na edição em papel)

Maria José Santana