Autárquicas: a polémica continua...

3/28/2009 10:21:00 da tarde Publicado por Carla Teixeira

A polémica em torno da escolha do candidato social-democrata à Câmara Municipal de Anadia nas próximas eleições autárquicas está “para lavar e durar”. Notícias ainda não confirmadas oficialmente dão conta de que o actual presidente da Assembleia Municipal, José Manuel Ribeiro – escolhido pela comissão política concelhia, mas chumbado pela distrital –, terá sido novamente recusado pelo PSD de Aveiro, no âmbito de uma segunda reunião para debater o assunto. Ao que tudo indica, a distrital terá renovado a sua confiança política em Litério Marques, e parece manter-se irredutível na decisão de apoiar o actual presidente da câmara na corrida a um novo mandato autárquico. Ao lado de José Manuel Ribeiro, que ainda não rompeu o silêncio a que se votou aquando do primeiro chumbo do seu nome, estão Lígia Seabra, cabeça-de-lista dos Delegados da Secção de Anadia à Assembleia Distrital de Aveiro, e Pedro Esteves, presidente da JSD de Anadia, que nos últimos dias vieram a público considerar “ilegítima”, “abusiva” e “sem qualquer fundamento”, a actuação do PSD de Aveiro em todo este processo.

Outras polémicas
O caso de Anadia não é único no país, e nem sequer no seio do PSD: no Município de Olhão, por exemplo, a candidatura de Gonçalo Amaral foi anunciada pela concelhia local e dias depois reprovada pela distrital, acabando por ser retirada, com o aval da direcção nacional do partido. Também no PS há pelo menos dois casos semelhantes, mas com uma pequena nuance: Narciso Miranda, o histórico “senhor de Matosinhos” que foi presidente de câmara durante mais de duas décadas, demonstrou vontade de regressar à liderança dos destinos do concelho, mas a comissão política concelhia local e a distrital portuense preteriram o seu nome, a favor do actual autarca, e seu antigo número dois, Guilherme Pinto. Já no Município de Valongo, também integrado na Área Metropolitana do Porto, a vereadora socialista Maria José Azevedo, que em 2005 conseguiu o melhor resultado de sempre do PS no concelho, foi chumbada, tendo a concelhia e a distrital optado por lançar Afonso Lobão contra o social-democrata Fernando Melo.

Candidatura independente?
Diante da resposta negativa das cúpulas dos seus partidos, Gonçalo Amaral, Narciso Miranda e Maria José Azevedo anunciaram já a intenção de liderar candidaturas independentes àqueles concelhos, mas poderá o mesmo suceder no Município de Anadia? Que futuro poderá ter José Manuel Ribeiro, cujo empenho na vida do concelho é amplamente reconhecido em diversos quadrantes, se ousar quebrar os laços que o unem ao PSD? E se isso porventura acontecer, que impacto terá a sua possível candidatura nos resultados da votação? Poderá esta clivagem no seio do PSD contribuir para a derrota do partido e para uma viragem no cenário político anadiense? O que pensa o leitor de tudo isto?

Fotografia de Ana Jesus Ribeiro

José Manuel Ribeiro novamente chumbado?!

3/28/2009 01:59:00 da tarde Publicado por Jolly Jumper

A informação é recente e ainda carece de confirmação!
.
Mas este cavalo foi informado que "PARECE que o nome de José Manuel Ribeiro foi, ontem, novamente chumbado pela distrital do PSD".
.

Post em desenvolvimento

Hora Planeta

3/28/2009 01:58:00 da tarde Publicado por Jolly Jumper

Águeda vai aderir...
.
... Porque é que Anadia não fez/FAZ o mesmo?!?!

[Hora+do+Planeta.JPG]

Museu do Vinho Bairrada

3/28/2009 01:34:00 da manhã Publicado por Jolly Jumper

Hoje estive no Museu do vinho em Anadia, na inauguração de uma exposição de artesanato organizada pela Confraria gastronómica do leitão da Bairrada com o apoio do Museu.Gostei do que vi estava bem organizada, haviam duas peças que podiam estar em qualquer galeria de arte contemporânea... muito interessantes, outras nem por isso... pelo conjunto em geral é uma exposição a visitar durante este fim de semana.

Escrito por Nuno Sacramento