5º etapa do Circuito Anadia Squash Clube

11/09/2011 01:00:00 da tarde Publicado por Jolly Jumper

Estão abertas as inscrições para a 5º etapa do Circuito Anadia Squash Clube, a realizar no dia 19 Novembro de 2011 no Pavilhão de Desportos de Anadia.

Este quinto torneio que constitui o Circuito Anadia Saquash Clube, apurará os 16 melhores para o Masters a realizar em Janeiro (data a designar, dependendo do calendário do squash nacional),como condição fundamental é a participação no mínimo em dois
torneios.

Esta terceira edição do Circuito Anadia Squash Clube conta com o apoio da Camara Municipal de Anadia, Tecnifibre e Eye.

Este torneio está limitado a 32 participantes e cada um desses participantes realizará no mínimo 3 jogos.Terá Quadro Principal e Placas.

Data limite das inscrições : 17 de Novembro ás 12.00h
O valor da inscrição é de 10€ (seguro incluído).
Para atletas até 18 anos 5€(seguro incluído).
Alunos do Anadia Squash Clube - gratis (seguro incluido)

Um vinicultor com a força da família e da tradição

11/09/2011 02:08:00 da manhã Publicado por Jolly Jumper

Bairrada. Aqui mora uma produtora vinícola familiar... mas com fama mundial: é a Quinta das Bágeiras, o projecto de vida de Mário Sérgio.

Em Fogueira (freguesia de Sangalhos, concelho de Anadia) mora uma produtora de vinhos com uma chama imensa. A Quinta das Bágeiras é um "projecto familiar" e com "respeito pela tradição". Mas isso não a impede de chegar longe: é cada vez mais vendida no estrangeiro e este ano foi incluída na lista das 100 melhores adegas do mundo, pela prestigiada revista norte-americana Wine & Spirits.

A Bairrada não é apenas sinónimo de leitão. Também é uma região de "bons néctares", como lhe chamam os especialistas. Tem vinhos como o "branco colheita 1994" ou o "tinto garrafeira 2005" da Quinta das Bágeiras a quem a Wine & Spirits deu pontuações acima dos 90 pontos (de 0 a 100) numa recente avaliação.

Por trás deste sucesso está Mário Sérgio, um apaixonado pela vinha, que deu nova vida às terras dos pais e dos avós. (tão apaixonado que, em 1995, teve de abdicar da lua-de-mel para fazer "um dos melhores vinhos tintos" da sua história). Embora a família já produzisse vinho há décadas, a marca Quinta das Bágeiras surgiu apenas em 1989. "Queria tornar a exploração viável economicamente, fazendo uma actividade de que gosto muito", recorda o produtor, que se lançou na vinicultura aos 23 anos. O início não foi fácil: "Nós pensamos sempre que temos o melhor vinho do mundo, mas é preciso vendê-lo. Eu, que nunca tinha vendido nem um prego, tive de me adaptar ao negócio". Mas o sucesso acabou por chegar.

Mário Sérgio ganhou o prémio de Jovem Agricultor Português logo no ano de estreia (e, outra vez, em 1991) e foi considerado o Agricultor do Ano em 2004. E, pelo meio, também os vinhos foram recebendo distinções como as da Wine & Spirits. "Esses prémios encheram-nos de orgulho e proporcionaram que nos conhecessem. O que é muito importante, porque o negócio do vinho vive da imagem", aponta o agricultor, ao DN.

Hoje, a fama está garantida. E Mário Sérgio não esquece o apoio da família. "Eu sou só o rosto mais visível deste projecto. A força familiar foi extraordinariamente importante para chegarmos aqui", assegura. Para prová-lo, dia 23, fará saltar a rolha de uma nova marca da Quinta das Bágeiras; um vinho branco, de 2009, que vai chamar-se "Pai Abel". "É uma homenagem à família, por me ter dado liberdade e acreditado em mim", diz o vinicultor.

DN