Concurso Nacional de Leitura - 2ª Fase

2/25/2009 10:38:00 da tarde Publicado por Jolly Jumper

calendário da prova da 2ª Fase do CNL:

23 de Março de 2009

3º ciclo: 10h30

Secundário: 14h30

Porque várias escolas do distrito concorrem com alunos em ambas as categorias, o Município de Anadia está a planear um dia com várias actividades. Assim, enquanto os alunos do 3º CEB realizam a prova, os do Ensino Secundário estarão em visita a espaços do Concelho. À tarde, durante a realização da prova do Ensino Secundário, os alunos do 3ª Ciclo farão a visita.
O Município de Anadia irá ainda oferecer o almoço a todos os alunos participantes, bem como aos professores acompanhantes.

Publicado em: Be Cre Vale de Cambra

Anadia: Americanas mostram futebol de qualidade

2/25/2009 09:14:00 da tarde Publicado por Jolly Jumper

O Centro de Estágio de Anadia recebeu, de 14 a 19, uma selecção feminina de futebol de formação do Estado Norte-Americano do Massachusetts, em Sub-12 e Sub-14. A organização esteve a cargo da Portugal Pró Soccer em parceria com a Câmara Municipal de Anadia, com o apoio da Associação de Futebol de Aveiro, União Recreativa Ferreirense e dos Bombeiros Voluntários de Anadia.

A selecção Americana realizou o primeiro amigável, no dia 16, com a selecção de sub-17 de Aveiro, num jogo que as Aveirenses venceram por 2-1, controlando a partida quase na sua totalidade, a meio a segunda parte a selecção de Aveiro, efectuou várias substituições, o que permitiu ás Americanas subirem no terreno, marcando um golo de livre directo e ocuparem o meio campo Aveirense até ao final da partida. Para o segundo amigável, realizado no dia 17, alinhou um misto da UR Ferreirense e jogadoras jovens, com idades compreendidas entre os 15 e os 17 anos de vários clubes da região. As Americanas venceram por 2-0, mostrando uma disponibilidade física e espírito de entreajuda, com nota máxima para o seu meio campo. De destacar a prestação da extremo-esquerda Felícia Mulhoiland que, com 13 anos, foi uma permanente dor de cabeça para a defesa “verde e amarela”, tendo apontado um golo e criado muito perigo.


No último jogo de preparação, realizado no dia 18, as americanas voltaram a ter a selecção de Aveiro como adversária, tendo José Manuel Sá convocado para este segundo jogo outras jogadoras, dado assim a oportunidade das aveirenses usufruírem de uma experiência competitiva de carácter internacional. Logo nos minutos iniciais da partida as “pupilas” de Laura Ray mostraram vontade de resolver a partida, causando muito perigo aos 10 minutos de jogo, tendo como interveniente Felícia Mulhoiland, que fugiu a defesa aveirense, pelo corredor esquerdo, entrando na área e rematando com pouco força para uma defesa fácil da guarda-redes. Poucos minutos depois, num lance muito semelhante, Felícia Mulhoiland, voltou a causar muitos calafrios às aveirenses, num lance também pelo lado esquerdo, e depois de passar a defesa e a guarda-redes, rematou já sem ângulo, num bonito lance de futebol. Após os primeiros 20 minutos de jogo, em que as americanas tiveram duas excelentes oportunidades não concretizadas, foi a vez das aveirenses descerem até á baliza do topo norte, e no primeiro lance de perigo apontarem o primeiro golo.

O segundo golo foi também marcado ainda na primeira parte, levando as aveirenses para o intervalo uma vantagem de 2-0. A segunda parte foi muito equilibrada, tendo as Americanas apontado um golo, por Felícia Mulhoiland, revelação do estágio, apelidada de “coelhinha” dada a velocidade desta jovem promessa das “terras do tio Sam”.

A selecção dos Mass Youth USA, realizou nesta estadia em Anadia cinco treinos e três jogos, tendo a treinadora principal, Laura Ray, feito um balanço muito positivo: “foi um excelente estágio, com muito boas condições de treino no Complexo Desportivo de Anadia e de estadia no Hotel Cabecinho, que nos serviu muito boa comida. Também apreciámos muito os passeios turísticos a Coimbra e Aveiro, os vinhos e o leitão.

As meninas e os familiares estão encantados com a região da Bairrada, e em particular com a cidade de Anadia” Sobre os jogos referiu: “realizámos três jogos equilibrados, apesar das jogadoras portuguesas serem mais velhas, mas foi sem dúvida um excelente teste na preparação desta selecção”. Sobre o apoio recebido: “tivemos um grande apoio da Câmara Municipal de Anadia, e de todas as entidades que colaboraram com a nossa equipa, desde a equipa local o Ferreirense à Associação de Futebol de Aveiro e aos Bombeiros de Anadia. As pessoas foram muito simpáticas e colaborantes”. Laura Ray terminou com o desejo de voltar em 2010, com duas equipas de futebol feminino.

Publicado em Região Bairradina

Formação Cívica Precisa-se

2/25/2009 08:52:00 da tarde Publicado por Jolly Jumper

Era este o aspecto que apresentava um sinal rodoviário, hoje de manhã, às portas de Anadia. Aquele ou aqueles que fizeram este serviço, mais tarde vão entender o erro que cometeram. Quando estiverem na posição de condutores verificarão a importância que uma boa sinalização vertical representa. Talvez esteja na hora de o Estado nas escolas atribuir mais horas às disciplinas de formação cívica e moral, para a população estudantil adquirir regras de boa conduta e preocuparem-se menos, com coisas que não têm importância nenhuma para o crescimento pedagógico, cívico e social das crianças.

De salientar, que alguém de bom senso já ergueu o dito sinal, continuando o mesmo, dentro das suas possibilidades e condições a informar os condutores, pois é para isso que ele é útil.


Publicado em Paulo "Cagido"