Anadia investe 11 milhões na rede de saneamento

10/19/2011 11:34:00 da tarde Publicado por Jolly Jumper

A Câmara Municipal de Anadia vai investir cerca de 11 milhões de euros em obras de saneamento básico que vão permitir alargar a cobertura da rede a 95 % do concelho. Actualmente a cobertura é de cerca de 70%.

Os trabalhos surgem no âmbito de um contrato de financiamento celebrado ao abrigo do Programa Operacional Temático de Valorização do Território, que foi homologado esta quarta-feira, numa cerimónia que contou com a presença do secretário de Estado do Ambiente e Ordenamento do Território, Pedro Afonso de Paulo.

As obras, orçadas em 10,9 milhões de euros, contam com uma comparticipação de 80 % de fundos comunitários e visam a construção de redes de saneamento, emissários e 14 estações elevatórias.

Está ainda prevista a construção de uma estação de tratamento de águas residuais (ETAR) em Amoreira da Gândara e a ampliação e remodelação da ETAR de Sangalhos.

Em declarações à agência noticiosa Lusa, o presidente da Câmara de Anadia, Litério Marques, disse que, com este projecto, o município ficará com uma cobertura na ordem dos 95 % em matéria de saneamento básico.

Segundo a autarquia, já estão adjudicadas obras no valor de 2,5 milhões de euros. Até ao final do ano, deverão estar concluídos todos os procedimentos inerentes aos restantes concursos públicos para a execução das respectivas empreitadas.

Notícia completa em JN

Muro cai e atinge um casal

10/19/2011 06:19:00 da tarde Publicado por Jolly Jumper

"Eles iam buscar limões para o almoço quando isto aconteceu. Podia ter sido uma tragédia." Foi assim que alguns familiares de Marilene e Marco Tavares, de 32 e 34 anos, descreveram ao Correio da Manhã a aflição que passaram quando ouviram os gritos da mulher, a pedir ajuda. O casal foi atingido por um muro nas traseiras de casa, em Paredes do Bairro, Anadia, ontem de manhã.

(...) A GNR e os Bombeiros Voluntários de Anadia estiveram no local, tal como o INEM, que transportou as vítimas para os Hospitais Universitários de Coimbra. O homem teve alta ontem.