Anadia estuda solução intermunicipal para os transportes escolares

8/03/2012 02:09:00 da tarde Publicado por Jolly Jumper

A capacidade instalada de transportes escolares está subaproveitada na região de Aveiro, cujos municípios admitem vir a partilhar serviços e contribuir para a viabilização da linha ferroviária do Vouga.

A informação consta da caraterização feita pela empresa TIS.PT, a quem foi encomendada pela Comunidade Intermunicipal da Região de Aveiro (CIRA) a elaboração do Plano Intermunicipal de Mobilidade e Transportes (PIMTRA), que deverá ser divulgado em Setembro.

A CIRA reúne os municípios de Aveiro, Sever do Vouga, Ovar, Vagos, Estarreja, Águeda, Oliveira do Bairro, Ílhavo, Murtosa, Anadia e Albergaria-a-Velha, onde vivem cerca de 430 mil habitantes.

"Está terminada a fase de caraterização e estamos na fase de definição das linhas de orientação estratégica, seguindo-se a auscultação pública", disse à agência Lusa o presidente da CIRA, Ribau Esteves.

Questões relevantes como os transportes coletivos de passageiros e os transportes escolares, o uso da bicicleta, o futuro da linha ferroviária do Vouga, ou a gestão dos espaços de estacionamento, são algumas das matérias abordadas na elaboração do Plano.

Quanto aos transportes escolares, Ribau Esteves admitiu a possibilidade de haver municípios a partilhar serviços, mas considerou prematuro falar em transportes escolares intermunicipais, porque ainda não há decisões.

"Há espaço para que se venham a encontrar soluções ao nível intermunicipal para otimizar os recursos que já existem em termos de oferta, seja ela pública ou privada. Fica muito claro da caraterização feita que a rede de transporte público tem desajustamentos e está muito assente nos transportes escolares, os quais são financeiramente suportados pelas câmaras municipais", disse.

O futuro da linha do Vouga, nomeadamente no eixo Aveiro/Albergaria-a-Velha/Águeda, é outra das matérias centrais do Plano de Mobilidade intermunicipal, afirmando Ribau Esteves que, "a seu tempo, as disposições da CIRA serão apresentadas", quando questionado se os municípios estão dispostos a assumir a exploração da linha, cujo encerramento chegou a ser previsto pelo Ministério da Economia.

O presidente da CIRA deixou em aberto o cenário de "haver soluções mistas, em que pode ter a agregação da componente turística", além da oferta de transporte público convencional.

Uma das curiosidades da caraterização feita pela TIS.PT é a constatação de que as populações de Ílhavo e da Murtosa são as que mais usam a bicicleta no trajeto entre a casa e o trabalho, no âmbito dos municípios que integram a CIRA.

Lusa em Porto Canal

Londres’2012: Nelson Oliveira cumpre expectativas no contra-relógio

8/03/2012 02:01:00 da tarde Publicado por Jolly Jumper

O português Nelson Oliveira foi o 18º classificado no contra-relógio dos Jogos Olímpicos de Londres, uma prova ganha pelo britânico Bradley Wiggins. O corredor natural de Anadia completou o percurso de 44 quilómetros em 54m41s.

O ciclista luso gastou mais 4m02s do que o novo campeão olímpico, mas conseguiu um registo de elevada qualidade, pois ficou apenas a 32 segundos do décimo lugar.

“Esperávamos um melhor lugar na classificação final, mas em termos de tempo cumpriu as expectativas. Tendo em conta a margem de evolução de que o Nelson dispõe, o futuro parece-nos extremamente promissor, até porque os homens que hoje discutiram os primeiros lugares talvez não conseguissem um desempenho tão bom como o do Nelson Oliveira quando tinham a idade dele, 23 anos”, afirma o seleccionador nacional, José Poeira.