Vaga de assaltos assusta idosos

8/25/2012 06:35:00 da tarde Publicado por Jolly Jumper

A GNR está a pedir às juntas de freguesia que ajudem no combate aos roubos por esticão. A vaga de assaltos, que começou em Junho, está a alarmar as populações de Águeda, Albergaria-a-Velha, Anadia e Santa Maria da Feira, mas em todos os concelhos do distrito de Aveiro há registo de, pelo menos, um roubo do género por dia.

As vítimas são, na grande maioria, pessoas idosas e na mira dos assaltantes estão cordões e pulseiras em ouro. Dois suspeitos foram detidos em Santa Maria da Feira e Águeda, mas aguardam julgamento em liberdade. "Já não uso o ouro quando saio à rua, porque tenho muito medo", explica Maria, vizinha de uma das vítimas, em Águeda. "Eles são muito violentos e se reagirmos atiram-nos ao chão", acrescenta a mulher de 78 anos.

Rosa, a vizinha de Maria, foi assaltada em Julho no centro de Águeda. "O ladrão aproximou-se dela, a pé, e pôs-lhe as mãos ao pescoço. Ela reagiu e ele deu-lhe um empurrão", conta Maria.

A vítima, de 82 anos, foi socorrida por populares, mas o assaltante conseguiu fugir. "Agora ela tem medo de sair à rua sozinha", acrescenta Maria.

A GNR admite que está preocupada com esta onda de assaltos, e garante que esta é uma investigação prioritária. "Além da investigação que está a decorrer, já pedimos às juntas de freguesia para colaborarem connosco em sessões de esclarecimentos", explicou ao CM fonte do comando da GNR de Aveiro. Ao contrário do que era habitual, os ladrões têm actuado a pé.

Publicado em CM

Falta de água nas aldeias serranas obriga Câmara de Anadia a tomar medidas excepcionais

8/25/2012 11:35:00 da manhã Publicado por Jolly Jumper

Durante 13 dias (de 12 a 24 de julho) as aldeias de Canelas, Mata, Póvoa do Gago e Figueira de Boialvo estiveram praticamente sem água da rede pública. Devido ao escasso caudal que chegava às torneiras, naqueles dias, a população destas aldeias serranas, mal tinha água para banhos. “Era impensável lavar louça ou roupa nas máquinas”, confirmaram a JB moradores de Canelas, dando conta de que havia pessoas que nem água tinham para tomar banho, sobretudo nas zonas mais altas da localidade que, por ser serrana, é bastante acidentada. “Quem está em zonas mais baixas não sentiu tanto”, disseram, assim como quem tem furos, também não terá sentido com tanta intensidade este problema.

Contudo, esta não é uma situação inédita, já que todos os anos, no verão, a pressão nas torneiras baixa muito. Há mesmo quem esteja farto e responsabilize a Câmara Municipal de Anadia por ter deixado estas localidades serranas ao abandono. “Só se lembram do povo nas eleições. Às vezes a pressão da água é tão baixa que nem dá para acender os esquentadores”, disseram-nos.

Camiões de água. Assim, a Câmara Municipal foi obrigada a tomar medidas extremas: durante estes dias, mas também nas semanas que se seguiram, camiões cisterna da Câmara Municipal de Anadia e dos Bombeiros Voluntários de Anadia, andaram noite e dia, num corrupio, serra a cima, a transportar água para o reservatório da Mata que abastece aqueles lugares serranos.

A situação já foi normalizada, muito embora o edil anadiense, Litério Marques, reconheça que ainda está a ser transportada água para aquele reservatório por forma a evitar que os níveis no reservatório cheguem aos valores mínimos registados em Julho.

Ler notícia completa em JB