Encontrado último náufrago do Super Águia

8/28/2010 02:01:00 da manhã Publicado por Sérgio Bandeira

O corpo de Luís André Costa, de 21 anos, residente em Ancas, Anadia, que seguia no barco de recreio “Super Águia II”, que naufragou no dia 20 de Junho, foi apanhado nas redes de um pesqueiro de Matosinhos, na sexta-feira da semana passada, não muito longe do local onde se deu a tragédia, a na zona da “Galega”. O facto só agora foi tornado público e o funeral realiza-se, hoje, pelas 19horas, em Ancas.

O cadáver, que se encontra depositado no Instituto de Medicina Legal do Porto, está em bom estado de conservação, o que permitiu que fosse reconhecido pelos familiares sem necessidade de efectuarem testes de ADN. O corpo tinha ainda as calças, um sapato e uma pulseira, apesar de ter sido encontrado dois meses depois do naufrágio.

O “Super Águia II”, um barco de recreio de 6,10 metros que naufragou há dois meses ao largo da “Galega” a cerca de 13 milhas da costa, tinha a bordo cinco pescadores lúdicos. O barco foi localizado por mergulhadores da Marinha a 50 metros de profundidade no local onde tinha naufragado. No seu interior estava o corpo de Pedro Neves, 51 anos, da Pampilhosa do Botão (Mealhada). Dias mais tarde, o corpo de António Carrancho, 52 anos, da Palhaça (Oliveira do Bairro) e proprietário da embarcação, foi encontrado a três quilómetros a sul da Praia da Tocha (Cantanhede).

Já Arlindo Costa, de 44 anos, residente em Ancas, foi encontrado passado 15 dias. Agora, dois meses depois, foi recuperado o corpo de seu filho, Luís André. Dos cinco tripulantes sobreviveu apenas Paulo Jorge Teixeira, 37 anos, residente em Aveiro, que foi recolhido após permanecer 19 horas na água.

Pedro Fontes da Costa
Publicado em Jornal de Notícias