Vendedores do Mercado reclamam melhores condições

12/27/2011 04:22:00 da tarde Publicado por Jolly Jumper

Em Janeiro deste ano, em pleno Inverno, o Jornal da Bairrada denunciou, numa das suas edições, a falta de condições do novo Mercado Municipal de Anadia, sobretudo para os vendedores, a braços com o frio insuportável e a falta de conforto do espaço.

A localização do mercado, situado numa zona alta da cidade e a falta de vedação numa parte do edifício (ao nível do rés-do-chão), onde funciona o mercado, provoca um grande desconforto a vendedores e compradores, durante todo o Inverno.

A solução, dizem, passa por vedar o recinto (com paredes, lonas ou portões de correr), por forma a tornar o frio e o vento mais suportáveis.

No sábado, dia 17 de Dezembro, com temperaturas a rondar os sete graus, JB voltou a este espaço para ouvir o descontentamento de vendedores e clientes que, em Outubro último, fizeram chegar à Câmara Municipal de Anadia uma petição, com mais de três dezenas de assinaturas, exigindo uma rápida intervenção da Câmara no que diz respeito à vedação do recinto, de modo a que o frio e a chuva deixem de massacrar quem por ali circula semanalmente. No entanto, até ao dia de hoje a resposta por parte do executivo de Litério Marques foi o silêncio.

Na missiva enviada a Litério Marques e à qual JB teve acesso, os signatários da petição queixam-se das “más condições humanas” que o mercado possui, tanto para quem compra como para quem vende, sobretudo para estes últimos que passam várias horas neste espaço, ventoso, frio e húmido.

Contactada por JB, a vice-presidente da autarquia anadiense admite tratar-se de um problema complexo e que exige “cuidado na gestão dos interesses dos vários vendedores” e ciente de que é difícil “agradar a toda a gente”, Teresa de Belém Cardoso acrescenta que “o gabinete-técnico da Câmara Municipal está a estudar a melhor solução, que pode passar por uma estrutura fixa ou não, que permita também a circulação de viaturas e que tenha enquadramento com a construção existente”, admitindo ainda que não é uma situação que se resolva facilmente, de um dia para o outro.

Morreu Emídio Pinto, decano do ciclismo português

12/27/2011 08:27:00 da manhã Publicado por Jolly Jumper

Emídio Pinto, a "velha raposa", como era conhecido no pelotão, treinou grande parte dos ídolos da modalidade desde que, em 1964, iniciou a sua profícua carreira como director-desportivo.

Dos sucessos de Marco Chagas ao inusitado triunfo de Manuel Zeferino - com uma fuga de 12 minutos na Volta a Portugal 1981, Emídio Pinto foi sempre uma figura de referência do ciclismo desde que terminou a carreira de ciclista -após 11 Voltas a Portugal - e iniciou-se como treinador.

Nos anos em que esteve arredado das equipas, Emídio Pinto desempenhou cargos na organização da Volta a Portugal - na estrutura do JN - e sempre se notabilizou pela sua ligação afectiva ao F. C. Porto, clube no qual regularmente era saudado pelos adeptos aquando das jornadas futebolísticas no Estádio do Dragão.

Nasceu na Freguesia de Santa Marinha, concelho de Vila Nova de Gaia, a 29 de Março de 1932.

Como ciclista representou o Sangalhos e o F. C. Porto, tendo sido considerado, pelos seus adversários, um corredor temível durante a sua carreira de 1950 a 1962.

Como treinador e director desportivo comandou o F. C. Porto, Coimbrões, Sporting C.P., Canidelo, Ruquita/Feirense, Madeinox e Louletano, tendo ganho muitas provas e sendo ainda hoje, conjuntamente com Manuel Zeferino, o treinador que mais Voltas a Portugal ganhou.

Foi ainda seleccionador nacional e muitas vezes comparado a José Maria Pedroto, pelo estilo e pela argúcia.

Emídio Pinto teve uma vida inteira dedicada ao ciclismo.

Quiz: Frases de 2011 - ASG

12/27/2011 12:33:00 da manhã Publicado por Jolly Jumper

Ainda se recorda quem disse o quê em 2011?


O ano passado foi assim: http://anadia100gente.blogspot.com/2010/12/quiz-frases-de-2010-asg.html