ARC VILARINHO - futsal

1/08/2010 08:53:00 da tarde Publicado por Jolly Jumper

No próximo Domingo, pelas 16h, Vilarinho do Bairro vai assistir a um grande jogo de futsal:

ARC VILARINHO
VS
INSTITUTO D. JOÃO V

A equipa da 1ª Divisão desloca-se à Bairrada para um jogo de preparação. É o regresso de Nuno Dias, treinador do Instituto, à sua terra natal.
Henrique Fidalgo

Face to Face

O Fábio Martins que é nosso seguidor no Facebook, deixou uma mensagem online interessante.
"15h49m: Boas, uma pergunta estava mesmo agora a falar com uma amiga e comentámos sobre o facto de quem poderá estar por trás deste endereço."
E esta heim?!

Falta de canil em Anadia deverá deixar de ser problema

Os mais incautos poderão pensar, ao ler o título, que este grande problema de Anadia tem solução à vista. Creio que estão enganados!
...
Então perguntam-me o porquê desta chamada de atenção, pouco tempo depois de Maria do Céu Castelo Branco e também alguns dos bloggers nossos conhecidos, como Paulo “Cagido”, terem alertado para a necessidade de um canil em Anadia. É que, meus “amigos”, se o pessoal da Mealhada trabalhar melhor do que «nós por cá» poderemos pedir a «eles por lá» uma ajudinha.
...
Confuso?! É muito provavel.
...
Li no Jornal da Mealhada o seguinte texto:

Cão vadio, na Pampilhosa, foi abatido por veterinário de Anadia

Mano Soares, também eleito pelo PSD, declarou: “Em nenhum dos itens de todos estes pontos, vejo nada referente ao Canil Municipal. Alerto para o facto de, recentemente, ter andado um cão, na Pampilhosa, com uma doença contagiosa, que podia ser mortal para o ser humano. Esse cão esteve cerca de um mês há espera de uma solução, até que um veterinário de Anadia procedeu ao seu abate”. “Na Pampilhosa há imensos cães vadios e, segundo pude ler, no Parque da Cidade da Mealhada, uma senhora foi também mordida por um cão vadio. Acho que é altura de se fazer um Canil Municipal e contratar um veterinário municipal também”, sugeriu.”

Entendeu agora?! Se o pessoal da vizinhança trabalhar como deve de ser, pode ser que na Mealhada construam um canil primeiro do que nós. Depois é só mandar os “nossos cães de cá” para o canil “deles por lá”.
...
Assim, já não temos de nos preocupar em construir um. Basta pagar a outros um serviço que poderíamos ser nós a fazer e a receber por ele.
...
Mas verdade é que construir tem um b – o – c – a – d - i – n – h – o (pequenino, pequenino, pequenino) de mais ciência do que destruir. E diz-me o caro “amigo” que «destruir» tem também mais uma letra. É uma verdade. Mas não fez qualquer sentido ter referido isso agora.

Breves de Anadia no JB

1/08/2010 02:50:00 da tarde Publicado por Jolly Jumper

...
...
Anadia - Escuteiros entregam donativos

Todos os bens foram fruto da Campanha DAR +
O Agrupamento 221 de Anadia de visitou a Comunidade Juvenil S. Francisco de Assis, em Eiras
...
Destak
Anadiense premiado pela Universidade de Aveiro
Prémio foi atribuído pelo Governo Civil de Aveiro
...
Emanuel Ferreira Fernandes foi, mais uma vez, premiado pelo seu percurso escolar. No passado dia 15 de Dezembro, o Governador Civil de Aveiro entregou-lhe o prémio Professor Doutor Egas Moniz pelos bons resultados, obtidos nas disciplinas do curso de Ciências Biomédicas, na Universidade de Aveiro.

O jovem anadiense foi considerado o melhor aluno da área de saúde da Universidade de Aveiro do 1.º ciclo da Licenciatura em Ciências Biomédicas. Recebeu o prémio das mãos de José Mota, governador civil de Aveiro. "É uma recompensa", afirma Emanuel Fernandes. "Quando se dedica, uma pessoa gosta de saber que está no bom caminho", acrescenta, reforçando que o valor do prémio é importante a "nível pessoal".

Ciências Biomédicas foi a opção escolhida para o percurso universitário. Um curso recente que "está a corresponder às minhas expectativas", refere o jovem universitário. Descreve-o como "outra maneira de ver a medicina". Questionado sobre o que gostaria de ser no futuro, aos 19 anos, adianta que "gostava de ser investigador a nível molecular".

No início do presente ano lectivo (2009/2010), na cerimónia oficial de abertura das aulas, a bolsa de estudo de Emanuel Fernandes foi renovada. Este reconhecimento por parte da Universidade de Aveiro é atribuído aos melhores caloiros por terem sempre obtido, desde a sua entrada na universidade, uma média igual ou superior a 17,5 valores.

Rita de Freitas Gomes

Breves de Anadia no RB

1/08/2010 02:37:00 da tarde Publicado por Jolly Jumper

Vila Nova: Cemitério e Junta de Freguesia são prioridades
Para o presente mandato, o executivo da Junta de Freguesia de Vila Nova de Monsarros tem em mente concluir duas obras importantes, o alargamento do cemitério e as novas instalações da Junta. O presidente António Duarte salientou ao RB que é intenção do executivo proceder ao alargamento do cemitério, tendo já sido adquiridos os respectivos terrenos.

Paulo Rangel em Anadia
O eurodeputado social-democrata, Paulo Rangel, a convite da Comissão Política de Secção do PSD de Anadia (PSD/Anadia), deslocar-se-á ao concelho de Anadia, no dia 8 de Janeiro, para uma Conferência subordinada à temática da Educação.

Biblioteca Rodrigues Lapa abre ao público
A Câmara Municipal de Anadia aproveitou a cerimónia de entrega dos Prémios Rodrigues Lapa para proceder à inauguração da Biblioteca Rodrigues Lapa. Uma sala que contém todo o espólio, vários milhares de obras que pertenciam a este ilustre anadiense, e que a partir de agora pode ser consultado por todos os interessados.

...
DESTAK

...
O Estudo de Impacte Ambiental (EIA) do troço do TGV, entre Soure e Oliveira do Bairro, encontra-se em Fase de Consulta Pública até ao próximo dia 5 de Fevereiro. Como o RB já havia anunciado a linha irá atravessar o concelho de Anadia, nomeadamente passando pelas freguesias de Amoreira da Gândara, Sangalhos, Ancas, Paredes do Bairro e São Lourenço do Bairro, causando grandes prejuízos, dado que irá destruir áreas de vinhedos, entre Paredes do Bairro e São Lourenço, afectando, designadamente a adega da Quinta do Encontro.

O EIA apresenta dois traçados, tendo sido escolhido o traçado 4, por ser o mais favorável, interferindo com menos habitats naturais que o traçado 5 que iria afectar mais espaços urbanos. De referir que enquanto que o traçado 4, depois de São Lourenço do Bairro flecte para poente, em direcção ao concelho de Cantanhede, o traçado 5 iria atravessar as freguesias de Óis do Bairro e de Tamengos.

Segundo o Estudo a ligação entre Lisboa e Porto deve entrar em funcionamento em 2015, com estações intermédias em Leiria, Coimbra e Aveiro. O tempo de ligação será 1h15 e de 1h35 com paragem nas estações, contra as actuais 2h35 do Alfa Pendular. O troço com cerca de 70 quilómetros terá um custo entre os 630 e 650 milhões de euros.

Ameaça de cadeia para dona de lar

1/08/2010 12:10:00 da tarde Publicado por Jolly Jumper

A dona do lar de idosos que a GNR encerrou, anteontem, quarta-feira, em Cantanhede, pode vir a cumprir até cinco anos de prisão por abandono de seis utentes e pagar multa até dez mil euros devido ao exercício, já reincidente, de actividade não licenciada pela Segurança Social.

"O que encontrámos ontem [anteontem] no apartamento, na povoação de Arrôtas, freguesia da Pocariça (Cantanhede), foi um cenário deplorável e triste que já não seria de esperar nos dias de hoje. Muito menos tendo como responsável a mesma pessoa a quem fechámos, em tempos, um outro lar igualmente ilegal em Amoreira da Gândara (Anadia) e um outro na Mamarrosa (Oliveira do Bairro). Pelos vistos, a senhora não aprendeu a lição. Pode ser que seja desta, para bem de todos", desabafou ontem, ao JN, uma fonte da Segurança Social, lamentando aquilo a que chamou de "aproveitamento das fragilidades humanas".
...
Excerto de noticia publicada no JN

Entrega de prémios do concurso de Montras de Natal

1/08/2010 12:05:00 da tarde Publicado por Jolly Jumper

Helena Carvalho de Anadia e Ortélia Carrinho de Sangalhos foram as vencedoras dos Sorteios de Natal de Anadia e Oliveira do Bairro, respectivamente, cuja extracção decorreu no passado dia 06, pelas 19h30, na sede da ACIB – Associação Comercial e Industrial da Bairrada, promotora das iniciativas.

A extracção decorreu na presença de dois representantes do Governo Civil de Aveiro e de alguns dos comerciantes que aderiram aos Sorteios e que entregaram as senhas aos seus clientes que fizeram compras no comércio tradicional durante a época natalícia.

As lojas cujas senhas foram sorteadas foram a Spaccio, em Anadia, e a Sapataria Popular, em Oliveira do Bairro.

O prémio foi uma viagem a Palma de Maiorca para duas pessoas.

Às vencedoras a ACIB apresenta os seus parabéns.
...
Joana Costa
E-mail: relacoespublicas@acib.pt